se voce manja um pouco de automobilismo provavelmente ja ouviu falar da prodrive e de suas conquistas a equipe britanica e conhecida principalmente por sua parceria com a subaru na fase de ouro da fabricante japonesa no wrc colin mcrae o escoces voador conquistou seus primeiros titulos no campeonato mundial de rali ao volante do iconico subaru impreza wrx 555 desenvolvido pela prodrive [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas a prodrive cuja sede fica em banbury na inglaterra e bem mais do que uma bem sucedida equipe de rali na verdade eles sao uma das maiores companhias de engenharia aplicada do mundo atualmente desenvolvendo tecnologia hibrida ambulancias bicicletas dobraveis barcos e compositos mas claro jamais abandonaram os carros de competiçao entao no clima do rali de erechim temos um leitor la o thiago marinelli e ele fara um relato que publicaremos em breve nada mais justo que relembrar a historia da prodrive nos ralis e tambem olhar o que eles estao fazendo atualmente o inicio de tudo a prodrive foi fundada em 1984 por ian parry e david richards com parry cuidando do marketing e david que era engenheiro da parte tecnica o primeiro cliente da recem formada companhia foi a equipe rothmans que havia colocado um porsche 911 sc rs para competir em torneios nacionais de rali ja no dia 27 de janeiro de 1984 a prodrive conquistou sua primeira vitoria a primeira etapa do campeonato de rali do oriente medio merc com o piloto saeed al hajri nascido no qatar pouco depois no campeonato europeu de rali erc o finlandes henri toivonen assumiu o volante do mesmo carro no campeonato europeu de rali erc façamos uma pausa para ouvir o ronco nervoso do boxer de tres litros e 290 cv naturalmente aspirado do porsche [youtube id= gp4abzy4nl8 width= 620 height= 350 ] dois anos depois em 1986 a prodrive correu com um metro 6r4 nos campeonatos irlandes e britanico de rali no entanto naquele mesmo ano aconteceu o tragico acidente de toivonen e seu navegador sergio cresto em um lancia delta s4 do grupo b tirando a vida dos dois e contribuindo largamente para a extinçao da categoria no ano seguinte a prodrive iniciou uma parceria com decidiu afastar se dos ralis e investir nas corridas de turismo foi uma decisao acertada sua primeira parceria foi com a bmw que disputava com o ainda recente m3 o campeonato britanico de carros de turismo british touring car championship ou simplesmente btcc [youtube id= r59y5ejz49g width= 620 height= 350 ] o piloto ingles frank sytner venceu 13 de 11 corridas e foi o campeao isolado na temporada de 1988 e a bmw ainda conseguiu os titulos de sua classe em 1989 e 1990 com carros preparados pela prodrive prodrive e subaru uma parceria de quase 20 anos em 1990 teve inicio a fase mais iconica da prodrive sua parceria com a subaru na elite do wrc que começou em 1990 e marcou o retorno da equipe aos ralis aquela altura a principal categoria do campeonato mundial de rali era o grupo a e a subaru chegou a abrir uma subsede no reino unido para tornar as operaçoes mais eficientes nos primeiros anos a subaru competiu com um legacy rs preparado pela prodrive e equipado com um boxer turbinado de 2 5 litros e cerca de 300 cv alem de traçao integral entre seus rivais havia o ford sierra rs cosworth o toyota celica gt four e o imbativel lancia delta hf integrale que conquistou nada menos que seis titulos consecutivos entre 1987 e 1992 [youtube id= emdxhv1hsjo width= 620 height= 350 ] com o legacy a subaru conseguiu como seu melhor resultado um quarto lugar na temporada de 1992 em 1993 com a estreia do impreza que era menor e mais leve e consequentemente mais agil nos estagios de rali a subaru conseguiu o terceiro lugar no podio e seu rendimento so melhorava mas havia outro elemento que deve ser lembrado o brilhante piloto escoces colin mcrae com um estilo de pilotagem direto e eficiente afinal na duvida pise fundo logo que foi contratado colin provou sua habilidade ao conseguir a unica vitoria do legacy no wrc durante o rali da nova zelandia em 1993 quando o impreza foi adotado de vez nao houve quem segurasse o primeiro titulo da subaru e da prodrive foi conquistado em 1995 foi quando o impreza de colin mcrae estampado com o azul e amarelo da marca de cigarros 555 entrou para a historia e se tornou um dos carros de rali mais emblematicos de todos os tempos um detalhe interessante que costuma passar batido anos antes em 1986 quando a prodrive trabalhava com a rothmans no wrc o metro 6r4 da equipe era conduzido por jimmy mcrae pai de colin mcrae mcrae ainda ajudou a subaru a conquistar tres titulos de construtores consecutivos em 1995 1996 e 1997 ao lado dos colegas finlandeses hannu mikkola e markku alen e tambem o frances didier auriol depois da temporada de 1998 porem o escoces migrou para a ford [youtube id= eqzq5qrhdqk width= 620 height= 350 ] a subaru ainda conquistou titulos em 2001 e 2003 com richard burns e petter solberg a parceria com a prodrive durou ate 2008 quando a fabricante japonesa decidiu deixar de competir nos ralis por conta da crise economica que se instaurou mundialmente no fim da decada de 2000 no asfalto dito isto a prodrive jamais deixou de atuar em outras categorias alem da bmw alfa romeo 1995 honda 1997 e 1998 e ford contrataram a firma britanica para desenvolver seus carros de corrida o programa conjunto com a ford foi o melhor sucedido com um titulo do btcc conquistado pelo mondeo em 2000 [youtube id= ych5cxatugi width= 620 height= 350 ] em 2001 a prodrive aliou se a ferrari para disputar provas de longa duraçao e novamente o resultado foi um triunfo com uma 550 maranello a fabricante italiana conquistou uma vitoria na categoria gt das 24 horas de le mans ainda entre 2003 e 2012 a prodrive competiu na v8 supercar australiana trabalhando com a ford performance e chegando ao segundo lugar nas temporadas de 2006 2008 2011 e 2012 a atual parceira da prodrive nas corridas de turismo e a aston martin que começou a competir com carros preparados por sua compatriota em 2005 mais do que isto alem de presidente ser o presidente da prodrive tambem ocupou o cargo na propria aston entre 2007 e 2013 durante este periodo a companhia das empresas se tornaram bastante intimas em 2007 2008 e 2014 a aston martin venceu as 24 horas de le mans na categoria gt e ate hoje a prodrive coordena a equipe de fabrica da aston sem planos de romper o contrato [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] um carro de rua e importante citar este cara em 2006 a prodrive decidiu mostrar ao mundo como seria um esportivo de rua feito a moda da casa o resultado foi o p2 concept um esportivo de dois lugares feito sobre a plataforma do kei car subaru r1 porem com motor de impreza wrx sti um flat four de 2 5 litros turbo preparado para render 350 cv com traçao nas quatro rodas o prodrive p2 era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 8 segundos com velocidade maxima de 280 km/h o carro usava um diferencial eletronico com vetorizaçao de torque na traseira em uma epoca na qual esta tecnologia ainda era restrita aos carros de rali e teve suas capacidades demonstradas em um quadro do top gear na epoca [youtube id= onvz8qftnb4 width= 620 height= 350 ] a prodrive chegou a dizer que o p2 custaria cerca de £ 50 000 caso fosse produzido mas tambem disse que nao havia planos para isto em uma volta as raizes as atividades mais recentes da prodrive envolveram a formaçao da equipe da mini no wrc em 2011 com um countryman equipado com motor 1 6 turbo foi a volta da companhia aos ralis depois e resultou em uma sete vitorias com o mini countryman entre 2011 e 2014 em 2015 a prodrive foi para a china onde desenvolveu em colaboraçao com a vw faw joint venture entre a volkswagen e a fabricante estatal chinesa faw um golf gti para o campeonato chines de rali com ele a equipe de fabrica da volks conquistou titulos nacionais em 2015 e 2016 dentro e fora das corridas foi em 2000 que david richards decidiu diversificar a atuaçao da prodrive abrindo um centro de desenvolvimento em warwickshire no centro da gra bretanha ali a prodrive consolidou se alem de uma equipe de corridas como uma firma de tecnologia aplicada nao apenas a industria automotiva mas a industria dos transportes em geral para começar a prodrive atualmente e a maior fornecedora de componentes de fibra de carbono no reino unido posiçao que conseguiu com a ajuda de sua experiencia em carros de competiçao david richards acredita que os compositos devem se tornar onipresentes na industria automotiva claro mas tambem fabrica componentes para embarcaçoes e recentemente colocou no mercado uma bicicleta dobravel de fibra de carbono a hummingbird beija flor em ingles que pesa 6 9 kg e em breve devera ganhar uma versao eletrica ela e vendida exclusivamente pela internet e custa £ 2 800 r$ 13 000 em conversao direta [youtube id= mhtirxpelck width= 620 height= 350 ] dito isto seu projeto mais recente aposta em outra frente que pelo que se pode ver fara parte da industria automotiva integralmente a tecnologia hibrida a ford encomendou um sistema extensor de autonomia para a ford transit um motor eletrico integrado ao 1 0 ecoboost de tres cilindros usado pela van no momento 27 prototipos estao sendo testados nas ruas de londres para que sejam realizados os ultimos ajustes antes do inicio da produçao em serie e se voce acha que com isto a prodrive esta ficando sem graça saiba que david richards acredita que uma das melhores formas de fazer os entusiastas aceitarem os hibridos e o automobilismo por isso atualmente a prodrive esta trabalhando no novo renault megane rs rx para provas de rallycross seu motor 2 0 turbo foi totalmente desenvolvido pela prodrive incluindo o bloco e o megane rs o tem instalado em posiçao longitudinal com uma caixa sequencial x trac de cinco marchas levando todos os seus 600 cv para as quatro rodas nada mau [youtube id= wjy6bkcbih4 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.