essa peça imunda e fora de eixo ai no alto e uma bomba mecanica de agua em condiçoes normais ela fica presa em um buraco no bloco do motor do carro e esse triangulo da ponta e parafusado a uma polia que e girada por uma correia ligada ao virabrequim certo dia ela começou fazer um barulho escandalosamente alto sabe o som da destruiçao e exatamente esse ela simplesmente quebrou decidiu que nao queria mais bombear agua resolveu parar e quase levou a correia de acessorios junto ou seja alem da bomba d agua eu ficaria sem alternador direçao hidraulica e ar condicionado mas tudo bem afinal eu nao deveria fazer o motor funcionar sem bomba d agua o barulho foi o indicador do problema e parte do diagnostico bombas d agua nao fazem barulho em condiçoes normais se seu funcionamento causava ruido era claro que havia uma falha no rolamento ou nas pas da bomba a desmontagem da bomba mostrou a helice intacta assim como seu eixo mas os retentores estavam estourados ao tentar girar sua polia manualmente ficou claro o motivo da pane o rolamento travou com a carga do motor a força acabou deslocando o eixo que rompeu os retentores e fez o fluido vazar evidentemente voce nao precisa esperar quebrar a bomba d agua para saber que ela esta falhando o carro como o corpo humano da sinais claros quando algo nao esta bem voce so precisa saber interpreta los no caso da bomba d agua ha basicamente cinco sinais de que ha algum problema com ela ruido da bomba vazamento de fluido sujeira no sistema de arrefecimento superaquecimento do motor e vazamento de vapor do reservatorio de expansao ruido da bomba o primeiro deles e o que eu ja mencionei mais acima o ruido vindo do cofre do motor pode ser pelo deslizamento da correia sobre a polia ou por causa dos ruidos do funcionamento do rolamento o primeiro e o classico som de correia cantando o som agudo de borracha sendo esfregada sobre metal o segundo e um ruido aspero como um ronco e por isso que se fala rolamento roncando no primeiro caso da correia e claro que a causa da cantoria pode ser outra polia que nao a da bomba d agua por isso voce deve observar se a polia esta girando constantemente e de forma regular e investigar se nao e outro acessorio alternador compressor do a/c bomba da direçao hidraulica que esta causando o ruido e importante tambem verificar se a tensao da correia esta correta antes de culpar a pobre bomba d agua [caption id= attachment_306371 align= aligncenter width= 1493 ] pas quebradas o eixo deslocado permitiu o contato das pas com o alojamento da bomba no bloco[/caption] por ultimo em caso de duvida verifique se o fluido de arrefecimento retorna ao vaso de expansao se nao estiver retornando pode ser que a bomba esteja parada e possivel tambem que a valvula termostatica esteja emperrada ou inativa a verificaçao pode ser feita de duas formas nos carros com obd ii e possivel usar um scanner como o gerenciamento e eletronico a ecu do motor tem a informaçao da temperatura do fluido de arrefecimento que e o dado usado para disparar o sinal que ativa a valvula e o ventilador do radiador se a valvula estiver ativada a ecu tera a informaçao do sinal [caption id= attachment_306370 align= aligncenter width= 894 ] parede riscada o eixo foi deslocado a helice girou inclinada raspando a carcaça da bomba[/caption] quando a valvula se abre o fluido de arrefecimento passa pelo radiador onde e resfriado antes de retornar ao motor por isso a mangueira de entrada no radiador tem uma temperatura externa mais alta que a mangueira de saida esta e a outra forma de verificar se e a valvula que parou de funcionar para constatar manualmente voce deve comparar as temperaturas da mangueira de entrada e de saida do radiador apos a ativaçao do ventilador do radiador se a mangueira de saida a que vai do radiador para o cabeçote estiver fria significa que a agua nao foi desviada pela valvula e nao passou pelo radiador — ou seja a valvula esta com problema se ela estiver quente porem menos quente que a mangueira de entrada a mangueira que vem da valvula termostatica para o radiador significa que a agua circulou pelo radiador e que a valvula funcionou corretamente se constatar que e realmente a bomba evite usar o carro e providencie a substituiçao da peça vazamento de fluido evidentemente estou falando do vazamento de fluido na propria bomba d agua e nao no restante do sistema os vazamentos acontecem normalmente em caso de falha dos retentores que mantem a impermeabilidade da valvula essa falha pode ocorrer por varias razoes uma delas e o deslocamento do eixo da bomba por algum defeito em seu rolamento outra e a deterioraçao dos selos e retentores pelo acumulo de depositos do sistema de arrefecimento ou mesmo pelo uso de fluido inadequado nesse caso eles reagem com o material da vedaçao e causam a deterioraçao que permite o vazamento ainda e possivel que o vazamento ocorra por corrosao da carcaça da bomba tambem causada pelo acumulo de depositos na bomba sujeira no sistema de arrefecimento [caption id= attachment_306372 align= aligncenter width= 999 ] note os depositos de residuos em toda a bomba eles danificaram o rolamento travando o e impedindo a circulaçao do fluido no sistema[/caption] no sistema de arrefecimento nao deveria haver nada alem do fluido de arrefecimento e seus componentes internos mas quando voce usa fluidos inadequados ou permite a entrada de ar no sistema podem ocorrer reaçoes fisico quimicas indesejadas que causam a oxidaçao dos componentes como o sistema nao tem filtros os residuos e particulas que se desprendem das partes oxidadas acabam impregnando as partes do sistema se voce notar uma alteraçao drastica na cor do fluido de arrefecimento ou perceber impurezas certamente ha algo errado no sistema pode ser qualquer parte mas tambem pode ser a bomba — e ela podera falhar porque estes residuos tendem a se depositar nas partes da bomba e voce ja viu mais acima o que acontece quando eles se depositam na bomba e por isso que a verificaçao do fluido de arrefecimento e um procedimento que deve ser realizado periodicamente voce ira detectar eventuais vazamentos e sujeira antes que a situaçao esteja critica e voce acabe na mao ou melhor a pe superaquecimento do motor motores de combustao interna trabalham em uma faixa ideal de temperatura quando esta faixa e excedida acontece o superaquecimento nao e necessariamente aquela situaçao em que o a tampa do reservatorio de expansao estoura e dispara fluido fervente em tudo ao seu redor o superaquecimento pode ser simplesmente a temperatura excessiva do fluido no sistema voce ira perceber isso pelo indicador de temperatura no painel — seja ele na forma de luz espia ou de termometro mesmo — e pelo acionamento frequente e constante do ventilador do radiador uma vez que ele e ativado sempre que a temperatura se torna critica para fazer o teste voce precisa ligar o motor na garagem ventilada lembre se com o sistema de ventilaçao/ar condicionado desativado mantem o motor em marcha lenta e aguarda o acionamento da ventoinha apos algum tempo ela deve se desativar o que indica que o fluido de arrefecimento ja atingiu sua temperatura ideal novamente caso ela persista ligada ou seja ativada novamente em um curto intervalo de tempo provavelmente ha algum problema no sistema pode ser a valvula termostatica verifique fazendo o teste das mangueiras mas pode ser tambem que a bomba simplesmente tenha deixado de bombear o fluido pelo sistema nesse caso desligue o motor e providencie o reparo da bomba vazamento de vapor o vazamento de vapor acontece quando o motor ja superaqueceu drasticamente causando a vaporizaçao do fluido o que aumenta a pressao no sistema de arrefecimento a ponto de romper uma mangueira abrir a valvula de segurança da tampa do reservatorio de expansao ou simplesmente expulsar a tampa do bocal novamente o superaquecimento pode ter sido causado pelo travamento da valvula termostatica ou pela falha da bomba d agua nesse caso com o sistema a bem mais de 100ºc e sob pressao nao e seguro fazer nenhum diagnostico imediato desligue o motor e espere o sistema esfriar se tiver uma tampa reserva alo proprietarios do rocam com o motor ja frio de a partida e observe se a bomba esta funcionando corretamente sem ruidos e faça o teste das mangueiras sempre observando o temperatura pelo painel para nao correr o risco de ter o sistema estourando novamente agora na sua cara
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.