foi uma revoluçao rapida essa a empresa benz antes de se juntar a daimler e ao nome mercedes criou um carro de grand prix de motor central traseiro ha exatos cem anos atras sim a empresa ate pensou na ideia de fazer dele um carro esporte de rua mas nao deu em nada tambem famosamente o dr porsche criou os auto union de grand prix dos anos 1930 nesta configuraçao como bem sabemos depois nos anos 1950 a porsche criou o 550 spyder outro carro de corrida importante com motor central traseiro [caption id= attachment_351974 align= aligncenter width= 999 ] benz 1923 gp de corrida convertido para rua ja pensou [/caption] mas nao a revoluçao que comprovou esta como a melhor configuraçao para se ganhar corridas aconteceu rapidamente praticamente uma virada de jogo em poucos anos a partir de 1958 quando os cooper de motor traseiros ganharam seu primeiro grande premio de f1 no ano de 1962 ja nao existiam mais carros de motor dianteiro no grid [caption id= attachment_351971 align= aligncenter width= 999 ] o de tomaso vallelunga[/caption] como ja contamos aqui esta e uma incrivel revoluçao iniciada literalmente num shed ingles por john cooper em 1946 rapidamente depois da f1 tudo virou motor central em competiçao em 1963 um ferrari 250 p vence le mans e dali em diante todo vencedor foi de motor central traseiro a exceçao que comprova a regra e o porsche 935 k3 da kremer racing que ganhou em 1979 em indianapolis demorou um pouco mais mas depois da vitoria da lotus em 1965 e tudo motor central tambem https //flatout com br/quando o mini conheceu john cooper/ praticamente em 1958 era um mundo; em 1965 a mudança estava completa uma revoluçao rapida e absoluta como nunca mais vimos desde entao mas e nas ruas obviamente paralelo a esta revoluçao nas pistas começaram a ser desenhados carros esporte de motor central traseiro tambem o mais famoso deles e o lamborghini miura que ao ser mostrado em forma de chassi no salao de turim em 1965 apareceu antes mesmo da versao de rua do ford gt40 no miura o motor era transversal; uma tentativa de se manter um entre eixos razoavel com o motor comprido mas que deixava a traseira pesada demais e por isso nao e comum em competiçao [caption id= attachment_351970 align= aligncenter width= 999 ] o chassi do miura furor em 1965[/caption] mas o miura nao foi o primeiro carro de produçao a ter motor central traseiro ao ser lançado no fim de 1966 nem mesmo o primeiro italiano o primeiro carro de produçao com motor central traseiro veio de competiçao tambem claro era o rene bonnet djet depois tornado matra djet de 1962; essa historia voce tambem ja conhece foi contada aqui https //flatout com br/a historia da matra em sete carros/ mas hoje vamos falar de outro pioneiro; o primeiro carro italiano com motor central traseiro e o segundo do mundo um carro com fortes influencias da lotus e e claro nascido tambem de influencia direta de competiçoes e com um nome que depois se tornaria famoso de tomaso alejandro pica a mula para a italia [caption id= attachment_351976 align= aligncenter width= 999 ] alejandro de tomaso[/caption] alejandro de tomaso era estanciero e filho de politicos nascido e criado na argentina um homem de seu tempo era alem de piloto amador em seu pais metido em politica estas atividades acabam por colocar ele em maus lençois com o governo de peron; foge para o uruguai e de la vai tentar a vida na italia em bolonha consegue um emprego de mecanico na osca fabrica que os irmaos maserati fundam depois de vender a maserati para os orsi em modena fica amigo de ernesto maserati e progride na empresa; diz depois que ernesto fora uma das pessoas mais honestas generosas e cultas que ja conheceu quem diria que acabaria dono da maserati; uma historia incrivel tambem mas que fica para outro dia [caption id= attachment_351975 align= aligncenter width= 778 ] de tomaso encontra uma esposa[/caption] de tomaso faz seu pe de meia la em bolonha mas algo mudaria sua vida ali elisabeth heskell uma piloto americana visitava a osca procurando seu proximo carro de corrida era herdeira de uma familia industrial americana e ela e de tomaso se apaixonam e se casam dali em diante seria chamada de isabelle de tomaso dali em diante tambem dinheiro nunca mais foi um problema para alejandro um casamento de interesse parece que nao os dois sempre foram inseparaveis vivendo e trabalhando juntos ate o fim o fato e que juntando suas economias dois motores osca e alguma ajuda de isabelle em 1959 funda a de tomaso automobili inicialmente uma fabrica de carros de corrida apenas [caption id= attachment_351978 align= aligncenter width= 999 ] o formula junior de de tomaso 1962[/caption] o primeiro monoposto de 1959 era um formula junior com um motor osca quatro em linha dohc de competiçao e 1 5 litrosm chassi tubular e carroceria de aluminio mas seu maior sucesso de vendas era um formula junior com o motor fiat 1100 em 1960 o seu junior tinha o motor fiat com cabeçote dohc da osca e foi um grande sucesso mas o mais interessante ocorre em seguida a formula 1 passa a ter capacidade maxima de motor de 1 5 litro fazendo carros bem do tamanho dos que de tomaso fazia para a formula junior e formula 2 de tomaso tem sonhos de grandeza algo que fazia tres vezes ao dia e resolve desenhar e construir um oito cilindros boxer de competiçao com 1 5 litros e criar seu f1 o motor fracassa mas o carro de f1 usando o motor alfa romeo giulia praparado por conrero corre em algumas provas em 1963 nao era competitivo com os ingleses e de tomaso desiste [caption id= attachment_351979 align= aligncenter width= 999 ] formula junior 1963 com um motor 1500 virou f1 [/caption] mas calma; para continuar essa historia temos que voltar um ano ao passado e ficar um pouquinho mais na f1 o evento que impulsionou todo este investimento na f1 aconteceu em 1962 no grande premio de roma decidindo tentar ver como era essa tal de f1 de tomao pegou um de seus carros de f2 e colocou nele um quatro em linha de 1 5 litros ohv do ford cortina preparado ate o talo supostamente pela cosworth e inscreveu o carro pilotado por franco barnabei no gp de roma para ver como se sairia [caption id= attachment_352012 align= aligncenter width= 800 ] de tomaso vallelunga[/caption] aparentemente se sairia muito bem de verdade o carro tomou liderança e ficou algum tempo la parando apenas por problemas na alimentaçao de combustivel na hora de tomaso deve ter pensado ei eu posso ser o proximo ferrari se tentar de verdade na verdade isso foi o mais proximo do sucesso na f1 que chegaria o nome da pista onde o pequeno de tomaso liderou um batalhao de coventry climax v8 o circuito perto de roma se chamava vallelunga o de tomaso de rua com seus f2 usando motores ford kent preparados a relaçao com a ford era boa; de tomaso resolve usar seu know how de competiçao para criar o seu primeiro carro de rua uma pequena fera praticamente um carro de formula modificado para rua e o primeiro carro italiano com o motor central como em seus carros de corrida iria fabricar para ele o chassi e a suspensao; todos os outro componentes incluindo carroceria seriam comprados a carroceria seria um desenho de fissore mas produzida na osi uma subsidiaria da ghia o chassi sem a carroceria parecia um carro de formula o chassi era na realidade um tubo quadrado feito de chapas de aço soldadas que media em seçao 280 mm em cada um dos quatro lados tinha o comprimento do habitaculo apenas na frente dele um subframe abrigava a suspensao dianteira um desenho duplo a tubular de competiçao com coilovers a caixa de direçao por pinhao e cremalheira do renault adiante da roda e o radiador na traseira o tubo acabava numa parede onde um subchassi segurava o motor o transeixo traseiro era uma caixa vw modificada pela hewland de competiçao e o conjunto motor transixo era semi estrutural com a suspensao traseira multilink independente com a inferior e longos braços tensores pivotados na parede traseira do chassi quase toda ela ancorada no transeixo os cubos de roda eram da triumph e os freios a disco dunlop o ford kent ohv de 1 5 l do cortina que dava 140 cv nos carros de corrida de tomaso aqui para a rua era ajustado para uma potencia de 104 cv a 6 200 rpm com dois exoticos carburadores weber 40dcoe2 ainda era bastante potencia para ele o carro pesava menos de 600 kg em ordem de marcha baixo aerodinamico e muito leve os 104 cv faziam milagre passava dos 200 km/h e fazia o 0 100 km/h em 7 5 segundos o que ate hoje e interessante especialmente num carro tao baixo e leve imagine em 1964 [caption id= attachment_352017 align= aligncenter width= 999 ] vallelunga spider nunca existiu fora do papel[/caption] inicialmente anunciado como cupe e spider aberto o roadster nunca chegou a existir os primeiros 5 cupes tiveram carroceria de aluminio fissore; ha um boato de que entao de tomaso tentou vender o caro para a ford mas nao confirmado todos os carros restantes cerca de 50 carros eram em fibra de vidro fabricada na osi da ghia o desenho choca de tao belo limpo e proporcional choca ainda mais entender que ja tem sessenta anos de idade um dos carros mais bonitos ja criados e claramente influenciado pela lotus; o elan de 1962 inaugurara o chassi espinha dorsal numa carroceria de fibra; so nao era ainda de motor central traseiro algo criado por de tomaso antes o lotus europa apareceria com motor central em 1966 mas nem perto de ser tao bonito quanto o carro italiano peter coltrin testando o carro em 1965 disse que lembra um lotus mas e ainda mais avançado e sensacional a posiçao de dirigir era uma grande novidade entao como seus antecessores de corrida o vallelunga mostrava que neste tipo de carro o piloto pode ficar realmente baixo no carro costas deitadas e assim baixar o teto diminuindo area frontal e aumentando velocidade o volante de madeira grande no centro vinha pela primeira vez com o simbolo da marca hoje famoso um t estilizado sobre as cores da argentina sua origem ja foi contada de varias formas por nosso amigo alejandro nao e um t e um i de isabelle homenagem a esposa e a marca do gado de sua familia na argentina e a letra t estilizada a moda egipcia por algum motivo parece que a cada vez que se perguntava ele dava uma versao diferente para ele mas o fato e que tudo conspirava para uma experiencia inesquecivel volante alto e grande voce baixo no carro penas esticadas; alavanca alta mas de curso curto e com a famosa grelha italiana na base o motor praticamente dentro do habitaculo urrando pela admissao dos gulosos weber a estabilidade e os freios sao reportados como excepcionais e o carro todo apesar de deveras barulhento quente duro e apertado um balde completo de diversao quao bom e um vallelunga bem tem a chancela de ninguem menos que gordon murray e um dos seus 5 carros favoritos de sua coleçao diz que o que chamou atençao foi primeiro o desenho e lindo depois a tecnica de lotus mas o motor central traseiro quando nao existia lotus de rua assim eu gosto tambem que e um exotico italiano mas com um motor de ford cortina o que para ele soa como se fosse um italiano com um motor de chevette ou corcel ele termina dizendo que it’s a lovely little thing https //www youtube com/watch v=cygcx2tgfni e quem somos nos para dizer que nao
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