algumas pessoas nasceram para forçar limites e quebra los para tentar o que ninguem nunca tentou so porque ninguem nunca teve coragem de tentar e no fim as vezes essas pessoas conseguem criar coisas realmente incriveis mesmo que na verdade sua verdadeira motivaçao seja algo muito maior craig williams parece ser uma dessas pessoas ele nao e famoso e provavelmente nunca vai ser nao no sentido tradicional da palavra mas em pleno 2021 ele esta trabalhando em um novo motor v8 para project cars e esta fazendo tudo sozinho e nao se trata de um motor qualquer mas de um v8 criado a partir de dois motores honda k24 ou melhor de seus cabeçotes ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o engenheiro mecanico de scottsdale arizona esta as voltas com o projeto ha cinco anos e decidiu embarcar nessa como uma forma de clarear as ideias testar suas proprias capacidades e talvez o mais importante encontrar um pouco de paz em meio ao tratamento de uma doença cronica debilitante que o fez ficar preso a um respirador por duas horas todos os dias craig decidiu que faria desse tempo algo util levou o respirador para a oficina e começou a trabalhar mas vamos tomar cuidado para nao deixar a condiçao de williams chamar mais atençao que o motor em si ele proprio nao faz questao nenhuma de ficar falando sobre seus problemas em sua pagina no instagram a neutron engines williams posta atualizaçoes frequentes sobre o motor batizado k48 e alguns insights interessantes sobre as varias caracteristicas do propulsor em entrevista ao site hagerty williams conta que ha muito tempo sonha em transformar dois motores em um so a principio sua ideia era criar um flat 12 usando dois blocos bmw e um virabrequim bentley como ponto de partida e coloca lo em uma ferrari testarossa um supercarro que na opiniao do engenheiro seria muito melhor aproveitado com um motor moderno mais potente e confiavel loucura nao pois craig pensou a mesma coisa nao so pelo motor em si mas porque seria preciso ter um carro grande e exotico para aproveitar todo o seu potencial entao ele decidiu colocar os pes no chao agora se o conceito de pes no chao que williams tem e pegar dois cabeçotes de honda k24 projetar um bloco novo do zero juntar tudo e fazer funcionar ai e com ele ao hagerty williams relatou que considerava algumas possibilidades diferentes quanto ao projeto base primeiro ele colocou na balança figurativamente o f20c do honda s2000 conhecido por ser um dos aspirados de maior potencia especifica da historia; e o 4g63 do lancer evolution um motor relativamente facil e barato de encontrar nos estados unidos e que tambem tornou se um dos favoritos dos preparadores por seu imenso potencial contudo o f20c tinha a desvantagem de pertencer a um dos esportivos mais valorizados e procurados dos estados unidos com um enorme catalogo de componentes aftermarket sim mas tambem com preços elevados pelo proprio status do s2000 como colecionavel o problema do 4g63 era outro ele e um motor turbo com bloco de ferro fundido e eu tinha a impressao que um cabeçote honda para um motor aspirado seria uma escolha mais sensata contou craig a publicaçao e foi ai que ele lembrou do k24 por aqui ele nao e um motor extremamente acessivel e abundante mas nos eua houve um punhado de modelos da honda e da acura equipados tanto com o k20 quanto com o k24 nos anos 2000 e 2010 de la para ca a ideia mudou e craig começou a fazer experiencias com turbocompressores mas a essencia do projeto e a mesma engana se porem quem pensa que foi so juntar dois k24 pelo virabrequim uma noçao simplificada e muito difundida porem erronea apenas os cabeçotes do k24 foram aproveitados em sua integridade pois os cabeçotes sao justamente a parte mais complicada de se projetar em um motor especialmente quando nao se e uma fabricante com toneladas de recursos tecnicos e financeiros a geometria e extremamente complexa e requer uma serie de testes alteraçoes e mais testes e mais alteraçoes usar cabeçotes prontos alem de tornar as coisas mais rapidas reduz bastante o custo de pesquisa e desenvolvimento o bloco claro usou certos elementos do k24 como ponto de partida a estrutura interna o desenho das galerias a superficie do deck onde acontece o casamento com o cabeçote e outros elementos mais especializados mas nao e so juntar dois blocos e torcer para que o novo virabrequim faça seu trabalho magicamente sincronizando as duas metades nao nao para o esquema funcionar os dois cabeçotes precisariam ficar em sentidos opostos ou seja um deles virado para tras e o outro para a frente de modo que os dutos de admissao e escape ficassem posicionados de forma simetrica inicialmente craig pensou em adotar o esquema tradicional com a admissao em cima no meio do v e os escape embaixo para fora so que isso envolveria colocar as correias sincronizadoras em uma posiçao na qual uma delas ficaria com o tensionador hidraulico apoiado em uma regiao relativamente fragil do bloco o que a longo prazo certamente causaria danos estruturais a soluçao foi transformar o motor em um hot v com a admissao embaixo e o escape em cima com isso o tensionador da corrente sincronizadora foi instalado em uma posiçao bem mais adequada outro quebra cabeça foram as partes moveis com o dobro de pistoes e bielas teve de ser feito sob medida ate ai tudo bem o problema e que sendo um motor de virabrequim plano com oito cilindros a ordem de igniçao modifica completamente o funcionamento do motor em um virabrequim de plano cruzado com o movimento dos pistoes e bielas cancela naturalmente boa parte das vibraçoes com movimentos opostos dos pistoes subindo e descendo acontecendo a cada quarto de volta 90° do virabrequim com o virabrequim plano os movimentos opostos acontecem a cada meia volta 180° sem poder recorrer a contrapesos craig teve de reduzir a massa da rotating assembly o conjunto de pistoes bielas virabrequim e demais componentes o maximo possivel e o que as fabricantes fazem e e uma das razoes para que os motores em v giradores terem pouco curso e cilindros de maior diametro isso ajuda a reduzir a inercia rotacional e de quebra permite que o motor seja mais girador e suave no caso do motor desenvolvido por craig que reiterando trabalha sozinho com muito menos recursos a soluçao foi empregar componentes de titanio feitos sob medida bielas que pesam 374 gramas cada; pistoes cada um com 265 gramas cada; e pinos que pesam so 77 gramas com isso mesmo com curso mais longo de 99 mm e diametro de 90 mm as vibraçoes do virabrequim sao bastante aceitaveis e tudo foi feito com a ajuda de uma empresa britanica chamada arrow precision que tambem fez algumas alteraçoes no desenho de algumas peças para garantir a maior integridade estrutural possivel no fim das contas chega a ser injusto dizer que se trata de um motor k24 em dose dupla ainda que o proprio craig tenha batizado seu v8 de k48 na verdade sequer o deslocamento permaneceu o mesmo agora com as novas medidas de diametro e curso o motor desloca cerca de cinco litros craig ate ja calculou o rendimento do motor sem induçao forçada ele deve render algo acima dos 600 cv com redline perto das 10 000 rpm por ora o objetivo e concluir o primeiro motor e faze lo funcionar depois o plano e viabilizar a produçao em serie mesmo que limitada do neutron k48 que segundo craig pode ser uma alternativa interessantissima para quem procura um v8 para swap mais leve que um v8 coyote ou um voodoo o motor do mustang gt350 carro que o proprio craig tem na garagem apesar do deslocamento e do rendimento semelhantes alias o engenheiro garante que se trata de algo bem diferente de qualquer motor americano de oito cilindros moderno claro ja existem motores prontos nessa pegada e ate menores e mais estupidos como o motor v8 de john hartley o h1 que e feito com dois motores de suzuki hayabusa e foi uma das inspiraçoes de craig williams mas algumas pessoas so querem fazer as coisas por conta propria pois nao veem graça em comprar pronto built not bought como dizem por ai
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