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Automobilismo

Por que a F1 ainda usa barreiras de pneus?


Nos últimos 50 anos o automobilismo foi dos monocoques de alumínio com tanques de gasolina semi-expostos, pilotados por homens com macacões de brim, para monocoques ultrasseguros de fibra de carbono, com célula de sobrevivência, tanques de combustível inacessíveis, circuitos assépticos, macacões anti-chamas, halo etc. Mas uma coisa não mudou nesse tempo todo: apesar de toda a inovação tecnológica, alguns circuitos ainda usam uma pilha de pneus amontoados entre a área de escape e os muros de proteção da pista. Pode parecer um resquício dos velhos tempos, mas a razão pela qual os pneus ainda estão lá mesmo com as novidades nas tecnologias de segurança: sua relação custo/benefício ainda é muito alta. Sim, já existe a barreira SAFER, mais recentemente a F1 adotou a Tecpro, mas mesmo estas barreiras mais seguras ainda contam com a ajuda dos pneus empilhados para conter os carros descontrolados fora da pista. Lembra daquela matéria sobre o acidente do Max Verstappen e a desaceleraç