em 1955 stirling moss ja era considerado um dos melhores pilotos do mundo e o principal rival de juan manuel fangio o que ajuda a explicar sua grandeza mesmo sem um titulo de formula 1 no curriculo naquele ano ambos foram contratados pela mercedes benz para pilotar as flechas de prata ao lado do salemaes karl kling hans herrmann e do americano john fitch nao apenas na formula 1 mas tambem em competiçoes como a carrera panamericana 24 horas de le mans e a mille miglia a mille miglia era uma corrida disputada desde 1927 em vias publicas italianas formando um circuito de 1 500 km 1 000 milhas romanas com ponto de partida e chegada em brescia para a prova italiana a equipe mercedes correria com quatro 300slr que seriam pilotados por fangio fitch kling e herrmann fangio teria como copiloto seu mecanico desde os tempos da alfa romeo kling decidiu correr sozinho herrmann foi com hermann eger e john fitch levaria denis jenks jenkinson um jornalista ingles com alguma experiencia em corridas de motos em suas primeiras conversas jenks e fitch concluiram que a unica maneira de derrotar os italianos nas estradas que eles conheciam seria usando disciplina e metodologia e fitch explicou sua ideia de escrever um livro de bordo onde anotariam cada uma das curvas do trajeto para que o co piloto instruisse o piloto como contorna las a primeira vista um jornalista automotivo franzino e baixinho ele tinha apenas 1 52m de altura nao parecia a melhor escolha para uma corrida de 1 500 km ja que os co pilotos na epoca eram meros mecanicos de bordo jenks contudo tinha uma coragem e uma inteligencia inversamente proporcionais ao seu porte fisico [gallery link= file columns= 2 size= large ids= 249801 249780 249800 249799 ] fitch contudo acabou negociando com a mercedes para correr nas 24 horas de le mans daquele ano com um 300 slr o mesmo carro de pierre levegh piloto que morreu no que e considerado o pior acidente automobilistico da historia de algum modo isso impos que nas mille miglia ele corresse com outro modelo o 300 sl com motor de seis cilindros seu lugar no slr das mille miglia foi ocupado por stirling moss que ja pilotava para a mercedes na f1 quando moss convidou jenks para ser seu co piloto o jornalista aproveitou a chance e perguntou a fitch se poderia realizar a ideia das anotaçoes da pista com a permissao de fitch jenks arranjou um rolo de 5 5 metros de papel fino e montou em uma caixa impermeavel com dois cilindros moveis sob uma pelicula transparente para que pudesse ler as instruçoes enquanto o carro cruzava a italia em alta velocidade durante os tres meses de treinos ele anotou cada curva cada reta e todo tipo de caracteristica do percurso para que moss pudesse explorar o maximo do carro a ideia era inedita mas tao inteligente quanto perigosa e por isso moss nao estava totalmente confiante em um caso classico de skin in the game um jeito polido de dizer por o seu na reta jenks o convenceu lembrando que tambem sofreria as consequencias de um eventual erro impossibilitados de ouvir um ao outro em um carro de corrida sem capota a dupla combinou um sistema de gestos como forma de comunicaçao antes de começar a corrida moss acreditava que chegaria em terceiro pois o veterano kling ja havia memorizado todo o percurso e fangio… bem era fangio na tarde de 30 de abril de 1955 os carros começaram a largar em intervalos de um minuto iniciando pelos mais lentos com mais de 700 carros inscritos os mercedes benz largaram somente na manha seguinte fangio as 6 58 e moss somente as 7 22 dai os numeros 658 e 722 a dupla britanica imprimiu um ritmo forte desde o começo da corrida de modo que ao chegar em roma depois de cerca de 600 km ja eram os lideres o primeiro problema enfrentado por jenkinson e moss foi o enjoo do co piloto mas este era um motivo pelo qual nenhum dos dois estava disposto a reduzir a velocidade quando a corrida chegou a costa do mar adriatico moss acelerou seu mercedes ate a velocidade maxima de 274 km/h a 7 400 rpm o motor chegava frequentemente a 7 500 rpm e em duas vezes atingiu a rotaçao maxima de 7 700 rpm sem grandes consequencias as anotaçoes realmente estavam funcionando apesar de um leve inconveniente as pequenas ondulaçoes das retas nao pareciam um grande problema durante os treinos que foram feitos em velocidades legais mas a 250 km/h faziam o carro dar longos e perigosos saltos outra dificuldade encontrada pela dupla eram os pilotos mais lentos que encontravam pelo caminho as rodovias italianas na epoca tinham inclinaçoes acentuadas nas bordas da pista em alguns trechos o que contribuia para jogar o carro para fora das curvas alem do talento de moss e da disciplina de jenks a prova exigiu uma boa dose de sorte o 300 slr saiu da pista tres vezes na primeira o carro escapou em uma curva e atravessou uma barreira de palha na segunda moss sentiu um leve mal estar e na terceira os freios acabaram e o carro caiu em uma vala exatamente no unico ponto em que o desnivel era pouco [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 249803 249806 ] apesar da carroceria amassada e de correr 480 km sem pastilhas nos freios dianteiros moss venceu a prova no tempo recorde de 10 horas sete minutos e 48 segundos com uma impressionante media de velocidade de 157 63 km/h fangio chegou em segundo quase meia hora depois de moss [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 249798 249797 249793 249794 ] a prova teria somente outras duas ediçoes a ultima delas em 1957 quando dois graves acidentes mataram os pilotos josef gottgens e alfonso de portago seu navegador edmund nelson e nove espectadores sendo cinco crianças o recorde de moss nao foi superado em nenhuma das ediçoes posteriores o mercedes benz 300 slr tornou se um dos maiores icones do automobilismo com ediçoes comemorativas baseadas no slr mclaren moderno stirling moss sofreria um grave acidente em 1962 o que causou sua aposentadoria precoce denis jenkinson morreu em 1996 depois de uma longa carreira dividida entre o jornalismo e as pistas onde foi campeao como co piloto de sidecar o que definitivamente o credita como louco profissional por sua estrategia na mille miglia de 1955 ele e considerado o inventor das pacenotes as anotaçoes de percurso usadas ate hoje pelos pilotos de ralis
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