no proximo domingo o mundo do automobilismo estara dividido entre duas das tres maiores corridas do planeta a 500 milhas de indianapolis e o grande premio de monaco neste ano as atençoes serao ainda mais divididas especialmente porque fernando alonso simplesmente abriu mao de disputar o tradicional gp de monaco o qual ja venceu em 2006 e 2007 pegou as malas e foi para indiana onde ira disputar as 500 milhas a presença de alonso na indy e a primeira de um piloto regularmente ativo na formula 1 desde 1971 quando denny hulme encontrou um tempo entre os gps de monaco e da holanda e deu um pulo em indianapolis nigel mansell tambem chegou a disputar as duas categorias em um mesmo ano mas fez o caminho contrario deu um pulo na f1 enquanto disputava a indy — e boa parte de seus gps foi apos o fim da temporada da indy esse longo intervalo se deveu principalmente aos esforços de bernie ecclestone para impedir comparaçoes entre as duas categorias — a f1 afinal sempre se vendeu como o apice da tecnologia de corridas; uma eventual vantagem da indy que gasta menos e tem soluçoes tecnologicas mais conservadoras seria algo indesejavel para a f1 tambem por este motivo as duas categorias disputaram uma prova em um mesmo circuito em um mesmo ano somente uma vez desde que a indy 500 deixou o calendario da f1 foi em 2002 quando a indy na epoca cart correu a molson indy montreal no mesmo traçado que o gp do canada de f1 na ocasiao cristiano da matta conquistou a pole na prova da cart com 1 19 465 e o escoces dario franchitti fez a volta mais rapida com 1 20 238 na f1 a pole e a volta mais rapida da corrida ficaram com juan pablo montoya que fez 1 12 836 na classificaçao e 1 15 960 na corrida a participaçao de alonso contudo permitiu um outro tipo de comparaçao entre as categorias pela primeira vez um piloto teve a oportunidade de pilotar um carro da indy e um de formula 1 em uma mesma temporada e ambos em situaçao de competiçao foi por isso que assistimos atentos a coletiva de alonso apos seus primeiros testes e tambem e por isso em menor parte que o mundo esta tao interessado no desempenho do espanhol na indy por isso aproveitando a proximidade com a indy 500 achamos que e uma boa hora para falar sobre as diferenças de cada categoria os carros chassi enquanto na formula 1 o chassi e fabricado pela propria equipe ou comprado de um fornecedor na indy as equipes usam todas o mesmo chassi fornecido pela dallara e com o mesmo projeto basico peso na formula 1 o peso seco minimo do carro com o piloto e de 728 kg sendo no maximo 330 kg sobre o eixo dianteiro e 391 sobre o traseiro antes de 2014 quando os carros ainda usavam v8 aspirados o peso minimo era inferior 628 kg na mesma epoca a indy permitia 676 kg porem agora curiosamente as posiçoes se inverteram indyexige carros mais leves que devem ter no minimo 701 kg 1 545 lbs em ovais e 714 kg 1 575 lbs em circuitos mistos dimensoes os carros da indy medem no minimo 5 13 m de comprimento 202 pol 2 01 m de largura 79 pol e o entre eixos deve ter entre 2 98 m e 3 08 m 117 5 pol e 121 5 pol os formula 1 tem comprimento e entre eixos sem restriçoes de medidas porem nao podem ter mais que 95 cm de altura nem 2 m de largura com os pneus dianteiros sem esterçamento a carenagem entre os eixos nao pode ter mais de 1 6 m de largura e os balanços nao devem exceder 71 cm na traseira e 120 cm na dianteira aerodinamica apesar dos chassis serem os mesmos para todas as equipes da indy o conjunto aerodinamico e desenvolvido de forma independente pelo fornecedor de motores para 2017 o desenvolvimento foi congelado em relaçao ao ano passado e em 2018 as equipes usarao um kit aerodinamico unico motor na formula 1 deve ter 1 6 litro de deslocamento layout v6 de 90 graus duas valvulas de admissao e duas de escape um turbocompressor uma unidade eletrica mgu h com rotaçao limitada a 125 000 rpm conectada diretamente a turbina e uma unidade eletrica mgu k com rotaçao maxima de 50 000 rpm conectada ao virabrequim antes da embreagem e com relaçao direta 1 1 as rotaçoes do motor sao limitadas a 15 000 rpm e o combustivel deve ser gasolina a potencia nao e declarada mas e estimada entre 750 cv e 1 000 cv os fornecedores atualmente sao ferrari renault honda e mercedes na indy o motor tambem e v6 porem o deslocamento e de 2 2 litros e a sobrealimentaçao e feita por dois turbocompressores nao ha assistencias eletricas a velocidade do motor e limitada a 12 000 rpm e o combustivel deve ser e85 15% de gasolina e 85% de etanol a potencia varia entre 558 cv 550 hp e 760 cv 750 hp de acordo com o circuito em que a prova sera disputada os pilotos ainda tem o push to pass que acrescenta mais 20 cv por 20 segundos no maximo os fornecedores atualmente sao apenas honda e chevrolet cambio nas duas categorias o cambio com trocas automaticas e proibido porem a atuaçao automatica da embreagem e permitida o que faz deles cambios semi automaticos ou automatizados para usar o termo mais moderno na formula 1 o cambio deve ter obrigatoriamente oito marchas a frente e uma a re enquanto na indy o cambio precisa ter seis marchas a frente e uma a re direçao nas duas categorias o mecanismo e de cremalheira e pinhao porem na indy e proibido qualquer tipo de assistencia na formula 1 qualquer ajuste eletronico e proibido bem como assistencia eletrica porem a assistencia hidraulica e liberada e adotada por todas as equipes os circuitos [youtube id= fzg3eqng1by width= 620 height= 350 ] circuito misto de indianapolis a indy corre majoritariamente em quatro tipos de circuito ovais longos com mais de duas milhas 3 2 km de comprimento geralmente chamados de superspeedways; ovais curtos com cerca de 1 5 milha 2 4 km circuitos mistos road courses e circuitos de rua street courses [youtube id= yqypu3mnqhw width= 620 height= 350 ] a formula 1 nao tem ovais desde 1960 quando a indy 500 deixou de integrar o calendario oficial da categoria desde entao os grandes premios sao disputados apenas em circuitos fechados de autodromos e circuitos de rua desempenho estas diferenças de configuraçao de circuitos tambem permite que os carros da indy atinjam velocidades significativamente mais altas o recorde de velocidade maxima da categoria americana em corrida e de 413 52 km/h atingidos por paul tracy no oval de michigan em 1996 na cart para ser mais exato enquanto na formula 1 e de 372 6 km/h atingido por juan pablo montoya no gp da italia de 2005 [youtube id= df8gtl0_rma width= 620 height= 350 ] ja a velocidade media mais elevada na indy foi atingida por gil de ferran no oval de pocono em 2000 388 537 km/h na formula 1 o recorde e de damon hill no gp de monza de 1993 249 835 km/h ja sobre o comportamento dinamico dos carros fernando alonso fez uma comparaçao rapida durante sua primeira coletiva da indy 500 sao mundos muito diferentes em termos de conduçao o carro esta preparado para rodar apenas em ovais com pouca carga aerodinamica com muito pouca resistencia ao ar andando sempre em grupos aproveitando sempre os cones de ar do trafego para melhorar seu tempo e sua posiçao a formula 1 e uma luta contra o cronometro uma luta consigo mesmo para buscar os limites do carro e do motor em condiçoes perfeitas nao havendo nada que afete essa perfeiçao sao as maiores diferenças [ ] na formula 1 com a direçao assistida e todos os auxilios parece mais facil tambem tem o nivel de downforce e a sofisticaçao do formula 1 que te dao mais aderencia um carro mais previsivel aqui tem mais rolagem… mais corrida mesmo e definitivamente mais rapido e diferente mas no fim das contas todos nos começamos nos karts e acabamos sentido falta dessa sensaçao na formula 1 temos tudo sob controle cada milimetro cada decimo de segundo aqui tudo depende mais do piloto orçamento o orçamento total de uma equipe de ponta da formula 1 pode chegar aos us$ 470 milhoes caso da ferrari na indy o orçamento e bem mais em conta us$ 15 milhoes o desenvolvimento e construçao dos carros de uma equipe da f1 chegam aos us$ 125 milhoes enquanto um carro de ponta da indy sai por us$ 3 milhoes isso porque as equipes de f1 precisam desenvolver seu proprio chassi e embora a construçao do carro seja relativamente barata — cerca de us$ 15 milhoes — as equipes de ponta chegam a gastar mais de us$ 100 milhoes em pesquisa e desenvolvimento na indy os carros sao todos fornecidos pela dallara que cobra us$ 345 000 pelo chassi o pacote aerodinamico custa entre us$ 150 000 e us$ 200 000 o desenvolvimento de motores custa outros us$ 130 milhoes na f1 enquanto a indy gasta apenas us$ 2 milhoes as equipes de f1 que compram os motores de outras desembolsam cerca de us$ 13 milhoes para receber os motores necessarios ao longo dos anos ja na indy os motores sao mais baratos dois milhoes por oito motores os testes da f1 custam outros us$ 15 milhoes enquanto na indy saem apenas us$ 1 milhao — isso considerando que o orçamento de testes e limitado por regulamento na f1 a taxa de inscriçao no campeonato tambem e incluida na conta obviamente a formula 1 cobra us$ 500 000 enquanto a indycar pede us$ 456 000 us$ 12 000 por carro em cada corrida o campeonato em 2017 o campeonato da indy tem 15 equipes e 29 pilotos e esta sendo disputado em 17 etapas — seis ovais e 11 mistos/rua para cada prova contudo classificam se apenas 26 carros — exceto na indy 500 onde largam 33 pilotos ha disputa de construtores os fornecedores de motor e pilotos mas nao de equipes o sistema de pontuaçao preve pontos para todos os pilotos do vencedor ao ultimo colocado o primeiro colocado ganha 50 pontos o segundo 40 e o terceiro 35 da quarta posiçao ate a decima a diferença entre uma posiçao e outra e de dois pontos — de 32 4º a 20 10º da 11ª posiçao ate a 24ª a diferença de pontos e de apenas um de 19 a 6 pontos os pilotos que ficarem na 25ª posiçao ou abaixo disso levam somente cinco pontos na formula 1 atualmente sao dez equipes e com dois carros cada somando 20 pilotos em 2017 o campeonato tem 20 etapas que sao disputadas por todos os 20 pilotos ha disputa de construtores como sao chamadas as equipes pelo regulamento e pilotos o sistema de pontuaçao distribui pontos apenas para os 10 primeiros 25 pontos para o vencedor 18 para o segundo colocado 15 para o terceiro 12 para o quarto 10 para o quinto 8 para o sexto 6 para o setimo 4 para o oitavo 2 para o nono e 1 para o decimo
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