um critica recorrente no passado recente do mercado automobilistico brasileiro era a idade dos motores usados por algumas fabricantes por alguma razao o consumidor brasileiro acredita que um motor precisa ser sempre reinventado a cada geraçao ou duas e nao hesita em criticar motores com desenvolvimento ao longo de mais de uma decada veja por exemplo o jetta equipado com o motor 2 0 aspirado ea113/ea827 ele nao escapou de ser apelidado de santana por conta da combinaçao do eixo traseiro de torçao e do motor evoluido do ap2000 que equipou a versao brasileira do passat seda com os chevrolet vectra e astra nao foi diferente apesar de usarem uma evoluçao bem interessante do familia ii o motor 2 0 acabou apelidado maldosamente de monzatec como acontece com as plataformas nem sempre um motor de denominaçao antiga e ineficiente talvez fosse o caso dos dois exemplos acima — especialmente o 2 0 do jetta que tinha 120 cv em uma epoca na qual seus rivais ja passavam dos 140 cv com menos deslocamento — mas voce nao vera o publico reclamando do motor l usado nos honda fit city civic hr v e cr v que ja esta em seu 19º ano de mercado e ninguem nunca deu muita bola para o fato de a familia sigma dos motores 1 5 e 1 6 ti vct usados ate este ano pela ford ter sido lançada em 1995 — e ja ter passado pelo brasil entre 1996 e 1999 no fiesta e na courier clx 1 4 16v em todos estes casos os motores foram evidentemente evoluidos ao longo dos anos — uns mais outros menos — mas a percepçao de mudança depende muito de como a fabricante optou por batizar cada versao atualizada do motor no caso da ford o motor sigma ja foi chamado de zetec se duratec e sigma e e por isso que praticamente ninguem percebeu a relaçao entre o zetec 1 4 do fiesta 1996 e o ti vct 1 6 do fiesta 2016 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 244924 244925 ] voltando a volkswagen embora o motor ea827 do jetta 2 0 nao fosse dos mais eficientes sua variaçao ea113 era muito bem recebida na europa com injeçao estratificada fsi e turbo tfsi nos audi e passat os dois motores 827 e 113 sao modernizaçoes do motor que conhecemos por aqui como md quando o passat foi lançado em 1974 a historia dos carros tem diversos outros exemplos de motores que duraram mais que os carros por eles embalados ja ouviu falar do bmw m12 era uma versao do m10 usado de 1961 ate 1988 chevrolet small block foi lançado em 1954 e equipou carros da general motors ate 2003 o motor xk da jaguar durou pouco menos foi de 1949 ate 1992 agora ha um motor que durou mais que todos estes e ainda esta em produçao seriada e mais equipa um carro de alto luxo onde normalmente se espera encontrar o que ha de mais moderno e tecnologico na industria estou falando do motor v8 da bentley tambem conhecido como rolls royce bentley l series v8 ele começou a ser desenvolvido no inicio dos anos 1950 entrou em produçao em 1959 e nunca mais saiu ate hoje se voce levantar o capo do bentley mulsanne ira encontra lo em plena forma como se o tempo nao tivesse passado para ele estes 60 anos tornam o motor v8 da bentley o motor mais antigo a venda atualmente o chevrolet small block embora ainda seja vendido e tenha 65 anos nao equipa nenhum carro — ele e oferecido apenas como crate engine dai a marca ser atribuida a bentley o motor nao e vendido para preparadores hot rodders equipes de corrida e construtores de carros de arrancada ele equipa um dos sedas mais luxuosos do planeta evidentemente trata se do projeto basico do bloco distancia de centro a centro dos cilindros numero de mancais variaçao de diametro e curso com seis decadas de evoluçao mas nao deixa de ser um feito tao impressionante quanto ousado o desenvolvimento do v8 bentley começou assim que a fabricante se mudou para crewe no inicio dos anos 1950 eles precisavam de um substituto mais potente que o seis em linha usado pelos bentley mark vi r type e s1 e o engenheiro chefe de motores jack phillips se encarregou de resolver o problema ele precisava de um motor ao menos 50% mais potente que o seis em linha precisava ocupar o mesmo espaço no cofre e tinha que fazer isso sem aumento de peso dai a opçao pela configuraçao v8 ao longo de 18 meses phillips e sua equipe desenvolveram o motor construiram os primeiros prototipos o testaram por mais de 500 horas sob aceleraçao total e fizeram testes de estrada para atestar sua robustez o resultado foi um motor de 6 2 litros com oito cilindros em v e 13 kg mais leve que o seis em linha ele tinha bloco de aluminio valvulas no cabeçote comando no bloco e camaras de combustao tipo cunha com deslocamento de 6 230 cm³ ele acabou conhecido como seis litros e um quarto na epoca os boatos diziam que era um motor v8 americano produzido sob licença pela bentley mas ele tinha diversas caracteristicas da rolls royce e da bentley as empresas eram ligadas na epoca caso das velas expostas comando sincronizado por engrenagem distancia de centro a centro dos cilindros de 120 7 mm e ordem de igniçao 1 5 4 8 6 3 7 2 a rolls royce tinha como praxe nao divulgar a potencia dos motores limitando se a dizer que era suficiente mas a versao marinizada dele produzia 220 cv esta configuraçao estreou no bentley s2 de 1959 e foi usada ate 1970 pelos bentley s3 e t series e pelos rolls royce silver cloud ii e iii phantom v e vi e silver shadow em 1970 ja como modelo 1971 veio a versao que o tornou mais conhecido aumentando o curso do motor de 91 44 mm para 99 06 mm o deslocamento aumentou para 6 750 cm³ dando a origem a nomenclatura 6¾ litre ou 6 75 litros esta versao equipou praticamente todos os rolls royce produzidos ate 1998 quando as duas marcas se separaram devido a venda do que sobrou da british leyland — a rolls royce foi comprada pela bmw e a bentley pela volkswagen https //vimeo com/106819112 no total foram 23 modelos equipados com as variaçoes e evoluçoes deste motor ate chegar ao bentley mulsanne de 2010 nele o v8 mantem o bloco de aluminio e os turbos que ganhou a partir de 1982 mas agora conta com injeçao direta de combustivel comandos nos cabeçotes e variaçao de fase do comando de valvulas e ele esta longe de ser um motor anacronico ou ineficiente sao 537 cv a 4 200 rpm e 111 9 kgfm a 1 750 rpm que levam o mulsanne do zero aos 100 km/h em 4 9 segundos e a maxima de 305 km/h com uma media de 7 km/l de gasolina o bentley v8 contudo dificilmente tera um substituto prevista para 2021 a nova geraçao do seda podera ser oferecida somente com motores eletricos o que e um contraste ainda maior e que reforça a historia deste motor incrivel
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