A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

Conheça o motor mais antigo do mundo ainda usado em um modelo de série

Um crítica recorrente no passado recente do mercado automobilístico brasileiro era a idade dos motores usados por algumas fabricantes. Por alguma razão, o consumidor brasileiro acredita que um motor precisa ser sempre reinventado a cada geração ou duas, e não hesita em criticar motores com desenvolvimento ao longo de mais de uma década. Veja por exemplo, o Jetta equipado com o motor 2.0 aspirado EA113/EA827: ele não escapou de ser apelidado de Santana por conta da combinação do eixo traseiro de torção e do motor evoluído do AP2000 que equipou a versão brasileira do Passat sedã. Com os Chevrolet Vectra e Astra não foi diferente: apesar de usarem uma evolução bem interessante do Família II, o motor 2.0 acabou apelidado maldosamente de "Monzatec". Como acontece com as plataformas, nem sempre um motor de denominação antiga é ineficiente. Talvez fosse o caso dos dois exemplos acima — especialmente o 2.0 do Jetta, que tinha 120 cv em uma época na qual seus rivais já passavam dos 140

Matérias relacionadas

Nove animes de carro que você precisa assistir (que não são Initial D)

Dalmo Hernandes

Sim, este é um VW Jetta com motor Honda K20 – ou o herege que encontra um lugar entre nós

Juliano Barata

Rali, trapalhadas e ronco de motor: mais momentos inesquecíveis do Goodwood Festival of Speed 2014

Dalmo Hernandes