a sabedoria popular nos ensina nunca conheça seus herois uma sabia frase com certeza afinal de contas somos todos humanos e bem de pertinho bem esquisitos de longe a uma distancia segura uma pessoa pode parecer extremamente inteligente e articulada bonita e cheirosa antenada e generosa mas tenha certeza que bem de pertinho ele e esquisito somos todos imperfeitos; pode esconder a vontade que sabemos a verdade como diria o tio geraldo o papa piiii fedido que nem eu e tambem real com automoveis claro todo automovel sem exceçao e interessante e algo a se respeitar por definiçao mas como com pessoas esperamos mais deles esperamos uma experiencia transcendental que nos leva a um nirvana sobre a estrada quando falham em atingir esses impossiveis criterios reclamamos nesta sexta feira lembrei me de uma vez que efetivamente encontrei algo que sempre sonhei quando deitava a cabecinha no travesseiro resolvi contar este evento para voces sem uma liçao de moral ou significado oculto no fim; e apenas uma forma de dividir a emoçao do encontro e o resultado sonhe quem se prende ao possivel nunca conhece o impossivel e por mais que voce ache que esta longe de algo o sonho e pelo menos o primeiro passo para um dia realiza lo o m5 seis em linha tentar explicar a fixaçao que tinha com o bmw m5 e34 e dificil de explicar ha o fato de que a carroceria e bela e a ultima evoluçao do que era realmente o bmw tradicional; depois continuou legal com a serie 5 e39 e serie 3 e36 mas era algo diferente o e34 tem uma beleza classica inimitavel depois era raro aqui; e lançado em 1988 inicialmente unobtanium puro nao se podia importar nem com todo dinheiro do mundo ate a abertura do mercado em 1990 e mesmo se fosse comum nas ruas aqui era tao caro e exotico que nao poderia em 1988 sequer imaginar ter um mas por mais que admirasse o e34 o m5 era entao algo ainda mais incrivel tinha um motor de corrida enfiado num seda de rua completo com seis borboletas individuais de injeçao e valvulas que precisavam ter folga constantemente ajustada um motor de corrida e o ultimo feito a mao nas oficinas da divisao m da empresa bavara e nao montado na linha com os 525d diesel taxi e tambem o ultimo m5 a usar um seis em linha aspirado e um motor derivado de competiçao existiram outros sensacionais depois mas nunca mais motor de corrida esse motor surgiu nos anos 1970 nos belissimos cupe e9 de corrida coloridos alargados cheios de asas e sempre voando nurburgring afora em imagens para sempre gravadas no imaginario coletivo entusiasta sua evoluçao seguinte tambem era destinada as pistas a bmw pretendia que seu m1 um supercarro de motor central desenvolvido com a lamborghini fosse uma homologaçao para uma versao de competiçao que efetivamente substituiria os seus cupes csl batmovel nas pistas acabou sendo frustrada por mudanças de regulamento mas o carro ganhou as ruas e ate as pistas num campeonato monomarca patrocinado pela empresa com um seis cilindros derivado diretamente da experiencia acumulada em competiçao denominado m88 o motor deslocava 3 453 cm³ a partir de um curso de 84 mm e um diametro de cilindro de 93 4 mm diferente de suas versoes anteriores porem o seis em linha agora contava com dois comandos de valvula no cabeçote quatro valvulas por cilindro e vela central no lado da admissao injeçao mecanica kugelfischer controlada por seis enormes e belissimas borboletas independentes com suas respectivas cornetas como todo motor de competiçao dos anos 1970 deve ser mesmo se montado num carro de rua o m1 era fabuloso nao so pelo motor mas o motor era fabuloso por si so pete lyons disse o seguinte sobre ele em 1979 o carro tem varias qualidades invejaveis mas a principal delas e seu estimulante propulsor colocado longitudinalmente atras do cockpit e como uma lança de aço apontada para seu ombro um comprido virabrequim dois magnificos comandos de valvulas e vinte e quatro lindas valvulinhas em cima de seis robustos pistoes de 3 453 cm³ ele entrega 277 cv a 6 500rpm com um rosnar totalmente apropriado o som do escapamento e o mais proeminente dos sons do motor — como deve ser — e e um barulho otimo rude e cheio de promessa em baixa e que cresce limpo para um uivo excitante no topo da faixa de giro ele e tanto substancial quanto lirico como um baritono cantando wagner o som complementa perfeitamente o carater do motor e este carater e carismatico atrativo cativante satisfaz tanto a alma tanto ao dirigir quanto ao ouvir que voce acaba odiando ter chegado a seu destino o m1 foi o primeiro m a ser vendido ao publico e era em sua essencia algo de pouca duraçao quando parou de ser vendido em 1981 o seu motor acaba por encontrar nova casa no feijao com arroz da marca bavara os seus sedas e cupes primeiro veio o cupe m635csi m6 nos eua em 1983 e depois o primeiro m5 baseado na segunda geraçao da serie 5 e28 e o mais veloz seda do mundo em seu lançamento com a injeçao mecanica substituida pela bosch motronic mas ainda com 6 borboletas dava 282 cv john phillips iii da automobile magazine americana na apresentaçao do m6 em 1987 mesmo se voce nao quer um bmw merece ir numa concessionaria e dar uma olhada nesse motor em carne e osso em aluminio e aço ele devia estar num museu de arte moderna num posto em bowling green ohio um atendente que pretendia apenas checar o oleo abriu o capo e praticamente perdeu a cabeça e a compostura criiiiiisto jim vem aqui rapido e olha pra isso jim logo apareceu seguido pelo bob roy maynard e o billy joe o oleo nunca chegou a ser checado phillips tambem gostou do barulho na verdade falando de barulho o m6 nao emite nada a nao ser musica a sinfonia de sons que emana das seis borboletas individuais do seis em linha e tao arrepiante quanto qualquer coisa deste lado de um cosworth dfv ferraris inclusos o ultimo carro a carregar este ja entao velho mas carismatico motor de competiçao na rua foi o m5 e34 para ser montado no moderno carro criado para durar ate meados dos anos 1990 o motor dos anos 1970 foi amplamente reformulado o diametro do cilindro foi aumentado para 86 mm perfazendo 3 535 cm³ na verdade entao um 3 5 litros e nao 3 6 como diz a bmw a taxa de compressao foi aumentada para 10 1 novos comandos de valvulas e um sistema de admissao completamente novo de comprimento variavel mas ainda com seis borboletas foi criado novas molas de valvulas e um novo virabrequim permitiram aumentar a rotaçao maxima para 7 250rpm o resultado era nada menos que 310 cv a 6 900 rpm em 1990 kevin smith da car and driver disse sobre o motor do m5 e o motor e ainda melhor do que as especificaçoes sugerem e suave responde rapido e e incrivelmente forte responde com tranquilidade abaixo de 3 000 rpm a 3 500 rpm esta totalmente acordado e a qualquer coisa acima de 4 000 e uma verdadeira tempestade todos os comandos e engrenagens e valvulas se harmonizam com o rosnar do escape e o grito da admissao com resultado extremamente entusiasmante o treco tem ate a marcha lenta nervosa de um muscle car os numeros que a revista conseguiu com carro sao impressionante mesmo 20 anos depois 0 100 em 5 5 segundos e o quarto de milha em 14 segundos a 160 km/h normalmente muito critica a revista fez tambem um elogio incomum digno de repetir e a força bruta pode nem ser a maior qualidade do m5 a sua melhor qualidade pode ser so isso mesmo ser o melhor de acordo com alguns criterios perfeitamente logicos e razoaveis a nova geraçao de m5 da bmw pode muito bem ser o melhor carro do mundo o m5 e34 entao tem alem do pedigree impecavel e um motor lendario tudo mais que entraria na lista de compras do entusiasta tres pedais e cambio manual distribuiçao de peso bem pensada centro de gravidade baixo aerodinamica pensada para velocidades acima de 200 suspensao independente nas 4 rodas mcpherson dianteira e braço arrastado atras neste caso quatro enormes freios a disco com abs capazes de parar repetidas vezes o mastodonte quase 1800 kg barrabas a partir de velocidades impublicaveis e quatro rodas de aluminio com pneus de perfil baixo 235/45 zr17 [caption id= attachment_353133 align= aligncenter width= 999 ] roda turbina parece faixa branca [/caption] e falando de rodas originalmente o este m5 vinha com rodas muito originais e diferentes por cima da roda ia uma verdadeira turbina em duas peças que puxava ar para ventilaçao dos discos de freio genial e funcional acabou sendo um fracasso simplesmente porque era feia para burro fazendo o carro parecer equipado com pneus faixa branca quase todos foram substituidos pela calota estrela das ultimas versoes do carro o m5 e34 ainda teve mais uma evoluçao a versao de 3 8 litros aumentando o diametro e curso para 94 6 x 90 mm e a taxa mais uma vez para 10 5 1 entre outras coisas chegou se a 340 cv nessa que e a sua ultima evoluçao e claro que um moleque criado em toda essa hiperbole mantinha o carro num alto pedestal pode este idolo sobreviver ao escrutinio bem de perto podera ele estar a altura disso tudo bem eu descobri a resposta ha exatos 10 anos no passado andando de m5 a primeira coisa que se nota hoje em dia quando se ve um serie 5 de trinta anos e como ele nao e mais tao grande como parecia no fim dos anos 1980 mesmo ao ado do meu carro de uso de entao um cruze ficava pequeno mas e um carro denso o m5 ate hoje 1800 kg e muito no interior a primeira coisa que chama a atençao ja ocupando o lugar do piloto sao os bancos voce senta mais baixo que o e34 normal e tudo apoiadinho nos recaro a regulagem e eletrica e ele tem memoria para tres posiçoes e o mais legal e que a extensao regulavel do assento e o apoio de cabeça tambem sao eletricas e ficam guardadas na memoria o volante e daqueles primeiros bmw com airbag feio grandao e com o logotipo injetado na capa sem cor nem brilho algum achei que ia odia lo mas sua pega e bem legal e nao obstrui nada no painel adiante o carro nao e duro; ja nos primeiros metros nos mostra como e bom movimentos controlados de suspensao sem nenhuma folga ou moleza mas nenhuma pancada ou irregularidade causa desconforto roda com a autoridade que so um pesado seda alemao consegue ter ao contrario do m3 contemporaneo e30 que e nervoso e impaciente tendo que ser segurado a toda hora com força nas redeas para que nao saia em disparada louca o m5 e mais facil de controlar mais docil e menos hiperativo o m5 e um atleta experiente deliberado e confiante em seus movimentos e o m3 um skatista cheio de cocaina pronto para sair e fazer maluquices em serie ambos sao sensacionais mas nada parecidos alem do motor quase nunca se inclina seja em curvas freando ou acelerando nao ha movimento aparente em carroceria certamente os freios devem ter trabalhado muito para segurar os paquidermicos 1780 kg mais dois ocupantes de quase 100 kg mas so percebemos isso com o cheiro o carro e simplesmente impassivel andando nada o abala buracos curvas freadas buscas inesperadas nada traz drama apenas uma segurança e certeza de comportamento benigno que e extremamente viciante parece que qualquer coisa que se peça a ele ele fara feito um obediente mordomo ingles e um carro pesado porem nao ha como negar o motor e uma fera principalmente acima de 5000 rpm quando acorda e parece ter deixado de ser bmw e virado ferrari mas como o cambio e de relaçoes longas pacas as velocidades a essas rotaçoes sao impublicaveis e preocupantes num carro que nao e meu pesado cambio longo grande e uma porcaria letargica entao nao de maneira nenhuma se se dirige com vontade e sensacional com uma aderencia inacreditavel e um motor sublime na epoca gostei muito amei de verdade hoje sei que apesar de muito legal e um carro para autobahn; nao para romeiros onde andei um carro sensacional; mas hoje depois de anos usando bmw s diariamente descobri que nao sao para mim mais talvez porem a que mais exemplifique a marca como bmw um monstro de pedigree e prazer se nao velocidade pura lembrei disso tudo ao tropeçar no arquivo antigo de eu dirigindo o carro em 2013 que voces podem ver aqui era o fim do passeio e estava andando agora tranquilo e com o teto aberto; um dia maravilhoso em romeiros como voces podem sentir mas saudades mesmo eu tenho das minhas luvas genuinas bmw que depois de 15 anos de uso foram devoradas pelo meliante canino aqui de casa que atende pelo nome de pudim maldito https //ugc kizoa app/klon1/o402889642_9996360 mp4 conhecer seus idolos e sempre sensacional; decepçao ou nao e conhecimento verdadeiro real em primeira mao e e ele o conhecimento que realmente nos liberta
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