nao faz muito tempo que contamos aqui a historia do desconhecido de tomaso p70 que foi feito pela fabricante italiana em parceria com carroll shelby em meados da decada de 1960 ele seria o sucessor do cobra e chegou a ter duas unidades construidas apresentadas em 1965 no entanto shelby acabou abandonando o projeto em curso para dedicar se ao ford gt40 prototipo anglo americano que venceu as 24 horas de le mans quatro vezes consecutivas entre 1966 e 1969 alejandro de tomaso nao gostou nenhum pouco disso mas ao menos tinha uma base muito boa para criar um esportivo de rua baseado no p70 seu nome era mangusta e ele era feito sobre a mesma plataforma do tipo espinha dorsal inspirada pela lotus do antecessor vallelunga porem em vez do motor 1 6 ford de 104 cv acoplado a um transeixo de fusca ele tinha um v8 ford 289 hi po high power de 310 cv nas unidades destinadas ao mercado europeu enquanto os americanos ficaram com um v8 302 windsor de 224 cv em ambos os casos o cambio era um transeixo manual de cinco marchas fornecido pela zf [youtube id= kg6gf_o2fg4 width= 620 height= 350 ] projetado por giorgetto giugiaro o mangusta era um carro muito bonito e nao custava tanto dinheiro quanto os rivais mais tradicionais — em especial ferrari e lamborghini — mas tambem nao era um carro muito bom claro ele tinha belissimas portas asa de gaivota sobre o cofre do motor central traseiro que deixava espaço para compartimentos de bagagem laterais porem uma distribuiçao de peso frente traseira de 32 68% nao era o carro mais equilibrado do mundo a estrutura que nao era la muito rigida tambem nao ajudava resultado o mangusta teve so 401 unidades produzidas entre 1967 e 1971 — 150 delas para o mercado europeu claro que sua tendencia ao sair de traseira hoje em dia e um atrativo a mais para quem quer desafio ao volante mas na epoca isto so significava uma coisa o sucessor do mangusta precisava ser um baita carro e ele foi o pantera começou a ser projetado antes mesmo do fim do mangusta e uma das maiores prioridades foi seu comportamento dinamico assim a primeira coisa a ser modificada foi a estrutura em vez de um chassi do tipo espinha dorsal o carro teria um monobloco de aluminio sendo o primeiro de tomaso a empregar tal tecnica o primeiro conceito foi apresentado em modena no mes de março de 1970 — ou seja 46 anos atras — e foi muito bem recebido sua bela carroceria em forma de cunha tinha linhas limpas e harmonicas com um perfil baixo farois escamoteaveis e tudo o que se esperava de um bom superesportivo italiano naquela epoca nem parecia que seu designer tom tjaarda era americano descendente de holandeses agora se o visual era definitivamente italiano o coraçao continuava americano e nao foi apenas porque carroll shelby havia se envolvido com a de tomaso anos antes — desta vez a força vinha diretamente da ford que na epoca estava se coçando para abocanhar uma fatia do mercado europeu de superesportivos o motivo era pessoal em 1963 a ford tentou comprar a ferrari e o negocio estava certo ate que enzo ferrari decidiu voltar atras no ultimo minuto as vitorias do gt40 em le mans foram meio que uma forma de se vingar mas a ford tambem queria dar uma liçao nos italianos fora das pistas o primeiro passo foi comprar o estudio ghia de design onde tom tjaarda trabalhava foi o mangusta que fez sucesso por seu visual que levou a ford a chamar a de tomaso de canto e dizer caras a gente bem que podia fazer um supercarro juntos mas desta vez vamos fazer direito ok o principal interesse da ford era importar o pantera e vende lo atraves de sua propria rede de concessionarias assim depois de apresentado em modena o esportivo fez sua estreia no salao de nova york daquele mesmo ano e começou a ser vendido em 1971 [youtube id= dd2unce43wi width= 620 height= 350 ] nao era so o visual que rendia elogios o monobloco cujo desenvolvimento foi supervisionado por ninguem menos que gian paolo dallara que antes havia trabalhado na lamborghini era muito rigido; a suspensao independente por braços triangulares sobrepostos era mais do que eficiente e o motor tambem nao deixava nem um pouco a desejar a escolha foi feita a dedo o pantera usava o v8 windsor de 351 pol³ 5 75 litros da ford — o mesmo do ford mustang mach 1 com carburador de corpo quadruplo e potencia de 334 cv isto de acordo com os dados da fabricante pois testes feitos ao longo dos anos demonstram que o numero real estava mais para 385 390 cv brutos com o cambio zf de cinco marchas que foi mantido era o bastante para chegar aos 100 km/h em 5 5 segundos com maxima de 240 km/h — e ainda cumprir o quarto de milha em 13 segundos otimos para a epoca estes numeros ajudaram o pantera a fazer bastante sucesso para um supercarro alternativo na campanha impressa de lançamento a ford exaltava justamente o desenho classico italiano somado a confiabilidade e ao desempenho da mecanica americana quer dizer as primeiras unidades ainda sofriam com alguns problemas — a tal fabricaçao virtualmente artesanal mais do que garantir exclusividade tornava a qualidade de construçao dos carros um tanto inconsistente assim em 1972 — depois que cerca de 1 000 exemplares do pantera foram vendidos nos eua — a ford decidiu aumentar seu envolvimento na produçao trazendo boas melhorias ao chamado fit and finish especialmente na carroceria em cima o interior do pantera original embaixo do pantera lusso o motor tambem sofreu modificaçoes — agora tinha um novo coletor de escape taxa de compressao reduzida de 11 1 para 8 6 1 a fim de reduzir a emissao de poluentes e 270 cv agora liquidos a nova serie do pantera foi batizada como l de lusso e justificava o sobrenome com um interior ligeiramente mais refinado enquanto isso na europa havia o de tomaso pantera gts com grafismos na carroceria e um motor com taxa de compressao elevada e 285 cv em 1974 os americanos receberam um gts fake com grafismos iguais aos europeus porem o mesmo motor da versao comum de 266 cv as vendas foram bem — cerca de 5 500 unidades do pantera foram vendidas atraves das concessionarias ford nos eua uma delas foi comprada por elvis presley que bem atirou no carro no entanto as crescentes leis para emissoes de poluentes acabaram por levar a fabricante de detroit a deixar a parceria em 1975 isto significa que o pantera morreu de forma alguma ele foi na verdade o supercarro mais longevo da de tomaso sendo produzido por conta propria pelos italianos ate 1992 — claro em menor numero visto que a fabricante agora contava com menos recursos e vendido apenas na europa ainda que alguns exemplares tenham entrado de forma clandestina nos eua nos anos 1980 isto porem nao impediu que a de tomaso deixasse o pantera cada vez mais agressivo e mais potente este cara ai em cima e o pantera gt5 facelift apresentado em 1980 que tinha como principal caracteristica os alargadores nos para lamas instalados com rebites agora o apelo do design era a agressividade — e ficou bom alias os para lamas alargados permitiam pneus maiores tornando o pantera gt5 um carro bastante fotogenico especialmente visto por tras a partir de 1982 o motor cleveland passou a ser fornecido pela ford australiana ainda deslocava 5 75 litros mas sua potencia ficava agora na casa dos 360 cv em 1985 os para lamas rebitados deram lugar a peças feitas em uma unica chapa de metal tres anos depois em 1988 os motores australianos acabaram e a de tomaso voltou a usar o v8 windsor americano ha quem pense que o design do pantera foi assinado por marcello gandini dada sua semelhança especialmente no pantera gt5 com o lamborghini countach a verdade porem e que gandini so se envolveu com o projeto em 1990 quando uma reestilizaçao bem mais abrangente foi realizada o supercarro ficou mais moderno com novos para lamas uma dianteira mais limpa e lanternas traseiras maiores e horizontais o motor tambem mudou agora era um v8 de 302 pol³ cinco litros e 313 cv que elevava a velocidade maxima do pantera para 270 km/h a verdade era que aquela altura a fatia do pantera no mercado de supercarros era bem menor apenas 38 exemplares ou 41 dependendo da fonte consultada foram feitos ate 1992 em seu lugar entrou o guara que tinha carroceria de fibra de vidro e plataforma maserati de qualquer forma o pantera se tornou um carro bastante colecionavel nos ultimos anos pouco mais de 2 000 exemplares foram feitos apos 1980 e muitos deles foram modificados para competiçoes — especialmente subidas de montanha onde a combinaçao exotica de motor americano e carroceria italiana complementadas por um otimo comportamento dinamico tornam o pantera bastante popular [youtube id= 5_pqz18vatm width= 620 height= 350 ]
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