os tempos mudam e e preciso adaptar se a eles o mercado de esportivos esta muito mais globalizado e avançado do que ha cinco dez anos atras com isto um dos bastioes dos esportivos old school o chevrolet corvette abraçou de vez a evoluçao e adotou enfim o motor central traseiro ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o corvette c7 lançado em 2014 foi amplamente considerado o melhor corvette de todos ate aquele momento e de fato seu projeto era uma excelente base para um monstro das pistas como a propria chevrolet provou com o corvette zr1 e seu tempo de 7min04s em nurburgring nordschleife entretanto o layout de motor dianteiro tinha seu apelo limitado aos eua para ganhar o mundo o motor precisava trocar de lugar como ja comentamos antes para nos a chevrolet fez um bom trabalho conservando a identidade visual do vette na geraçao c8 e nos tambem os elogiamos fazendo coro com o resto do mundo diga se por conseguirem oferecer um esportivo de 500 cv capaz de acelerar ate os 100 km/h em menos de tres segundos por menos de us$ 60 000 e uma fraçao do que custam todos os seus rivais em desempenho foi so agora porem que os primeiros reviews do corvette de motor central traseiro foram publicados pela imprensa internacional assim podemos enfim saber a revoluçao valeu a pena mais do que um bom corvette o c8 e um bom esportivo de motor central traseiro enquanto nao podemos tirar a prova por nos mesmos vamos dar uma olhada no que os jornalistas que ja andaram no stingray andam falando o tom geral dos reviews e de aprovaçao ja podemos adiantar o que nao surpreende afinal a chevrolet passou decadas brincando com a ideia de um corvette de motor central traseiro e ainda gastou ao menos cinco anos testando a plataforma do c8 o primeiro prototipo foi uma holde ute adaptada que foi flagrada pela primeira vez em 2013 a fabricante nao arriscaria uma manobra tao ousada sem ter pelo menos 110% de certeza de que o resultado estava a altura das expectativas ao mesmo tempo seria dificil esperar um carro perfeito revolucionario que estabelecesse um novo patamar entre os esportivos de motor central traseiro o corvette chegou tarde a disputa neste segmento que ja e muito bem estabelecido e possui diversos concorrentes de peso e tradiçao nao faz sentido esperar que o estreante chegue e faça todo mundo comer poeira ainda mais uma techo que resume bem esta noçao vem de jason cammisa da road and track vamos tirar logo do caminho o chevrolet corvette 2020 e bom no entanto ele nao e otimo o corvette c8 e sem sombra de duvida o carro mais importante do ano ele manteve todas as caracteristicas principais do corvette anterior um v8 de alto desempenho preço acessivel carroceria de fibra de vidro e chassi de aluminio mas pela primeira vez o motor fica atras dos bancos e o cambio manual foi eliminado para diminuir a distancia entre o corvette e os supercarros europeus e um grande momento para a chevrolet e facil confundir a importancia deste novo corvette e sua competencia mas nos vamos pela direçao oposta de qualquer forma ele e um carro que tem potencial para ser incrivel mas ainda nao chegou la ou seja o corvette tem qualidades e defeitos que nao podem ser ignorados e eles geralmente se complementam ou se anulam por exemplo ele ficou mais potente mas tambem ficou mais pesado ele e o corvette mais rapido da historia entre os produzidos em serie obviamente mas se beneficia menos do layout de motor central traseiro do que poderia e por ai vai atualizado o motor v8 lt2 de 6 2 litros agora entrega 500 cv e 65 kgfm de torque um ganho de 35% e 10% respectivamente sao acrescimos relativamente modestos em um mundo turbinado no qual algumas linhas de codigo podem multiplicar estes numeros mas o small block continua sendo um retorno elegante e bem acertado aos tempos em que os motores roncavam bonito e respondiam instantaneamente ao acelerador a potencia extra e quase totalmente anulada pelo aumento de 92 kg do c8 em relaçao ao c7 stingray pesando 1 650 kg a nova geraçao tem relaçao peso potencia apenas 1% melhor que a antiga e ainda assim o c8 conseguiu marcar impressionantes 2 8 segundos no zero a 100 km/h crucificando o c7 e seus 3 9 segundos enxugar quase 1/3 do tempo de aceleraçao sem aumentar a potencia na mesma proporçao e possivelmente o maior feito ja conquistado por uma fabricante desde a combustao interna em si entao qual e o problema basicamente o acerto subesterçante do carro ainda de acordo com cammisa nos nao apenas pensamos que a chevrolet consegue fazer melhor nos sabemos disso o acerto de chassi da chevrolet costuma ficar entre os melhores da industria por vezes chega a ser o melhor mostrando a fabricantes como a porsche e a ferrari como um carro deve se comportar a c7 stingray da geraçao passada era nada menos que magnifico o c8 ainda nao chegou nesse nivel ele nao tem a mesma graciosidade no limite que o 718 cayman e nem o impeto de aviao de combate da ferrari 488 pista https //www youtube com/watch v=ijy68_pzcpy graças a potencia ao cambio e ao grip o c8 tem desempenho excelente em linha reta mas o corvette nao pode ser bom apenas em linha reta e nesse quesito o layout de motor central traseiro deveria fazer uma enorme diferença so que ele nao faz conseguir 1 03g de aceleraçao lateral parece algo bom ate voce lembrar que o c7 conseguiu 1 08 g ha seis anos e naquele carro o piloto de testes nao reclamou de subesterço alem disso a direçao nao comunica os limites do carro o peso nao muda caso os pneus dianteiros comecem a sair de frente e mais decepcionante ainda nao fica mais afiada quando a traseira começa a escapar outros veiculos que testaram o corvette c8 nao foram tao ceticos o pessoal da motor trend por exemplo teve mais elogios ao corvette e eles tambem interpretaram o subesterço de outra forma nas palavras de scott evans colocando de forma simples o c8 nao e nenhum carro de drift se voce tentar corrigir o subesterço com uma pisadinha de leve no acelerador so conseguira mais subesterço se voce pisar muito fundo com o controle de estabilidade desligado provavelmente acabara rodando e preciso ser extremamente paciente e acelerar da forma correta e assim o c8 atacara a curva e saira dela com muita força mas se voce acelerar demais a traseira vai escorregar a linha entre uma bela derrapagem controlada e um rodopio e fina como uma navalha o que explica as saidas de frente elas tornam mais dificil andar de lado e diminuem as chances de o carro rodar a equipe do corvette e mais do que capaz de acertar o carro para um comportamento mais equilibrado o que nos faz pensar que tudo foi intencional a maioria dos corvette vendidos sera de stingray e mais que provavel que seus compradores jamais tenham dirigido um carro de motor central traseiro que chega aos 100 km/h em menos tempo do que e preciso para ligar o motor um subesterço violento vai ajudar os donos mais apressadinhos a nao se meterem em encrenca com tudo isto em mente tambem esperamos que nos futuros modelos como o grand sport o z06 e o zr1 a chevrolet pese menos a mao no subesterço melhorando a performance a motor trend tambem criticou os freios que pela primeira vez usam sensores e atuadores eletronicos em vez de cabos o que mantem a eficiencia das frenagens mas prejudica a sensaçao do pedal por outro lado tambem ha elogios para o uso no dia a dia que convenhamos e um dos argumentos de venda do corvette desde sempre ainda que nos freios isto seja uma desvantagem o bom isolamento da suspensao em longas viagens e um destaque os amortecedores magneticos quando colocados no modo tour dao ao corvette o rodar de um seda esportivo impactos de irregularidades no piso como rachaduras no asfalto e trilhos de trem sao mais ouvidos do que sentidos mesmo choques mais fortes dificilmente chacoalham o habitaculo colocar o seletor nos modos sport ou track deixa a suspensao mais dura e aumenta os movimentos verticais para os ocupantes mas mesmo em sua configuraçao mais firme rodar do corvette nao e um sacrificio a impressao que fica e que o chevrolet manteve o stingray o mais proximo possivel do corvette anterior neste primeiro momento melhorando sua percepçao ante ao grande publico ao mesmo tempo em que deixa claro que o projeto tem mais potencial do que se ve logo de cara tanto que em outros aspectos mais mundanos ve se muitos elogios kirk bell do site australiano motor authority que o diga dirigi [o corvette c8] no suburbio como qualquer outro carro e fiquei impressionado com o quanto ele e mais civilizado a começar pelo ronco do motor rodando pela vizinhança rugido do v8 nao e tao pronunciado quanto no corvette c7 e fica mais facil conversar dentro do carro entretanto ele ainda responde quando provocado e tem um ronco mais alto no modo track o v8 americano ainda soa como um v8 americano exceto que em um volume mais baixo [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 241502 241504 ] por dentro a qualidade dos materiais e do acabamento deu um salto e a visao do bando do motorista melhorou tambem em vez de sentar baixo com o capo e seu scoop bloqueando a visao o motorista agora fica mais alto e a visao do para brisa e muito mais aberta e livre a visao das laterais tambem e excelente e ate a visao do vigia traseiro e decente e o motor fica tao baixo que eu nao consigo ve lo olhando para tras mais silencio mais visibilidade mais conforto e acabamento superior mais quatro pontos positivos para o novo corvette mike duff da britanica autocar tambem foi mais ponderado a maior diferença [em relaçao ao corvette antigo] esta na estabilidade e na confiança que o carro passa ao motorista mesmo o corvette c7 de entrada parecia um carro complicado na hora de carregar bastante velocidade em estradas sinuosas o c8 tem muito grip em qualquer situaçao e nao passa a sensaçao de estar tentando te levar ao limite e preciso pisar com força nas curvas mais apertadas para fazer a traseira escorregar; em curvas mais rapidas o carro parece completamente plantado no chao a suspensao incrivelmente complacente tambem ajuda aqui mas o corvette se da ainda melhor com mudanças de relevo quando os amortecedores adaptativos estao instalados tanto no modo tour quanto no modo sport imaginamos que os norte americanos estao em uma posiçao complicada especificamente quando o carro e claramente acertado para agradar a um publico mais global eles conseguiram aceitar a ruptura do novo corvette com o passado mas precisam admitir que a receita ainda nao esta totalmente pronta e ainda precisam levar em conta que por mais que o corvette seja um carro entusiasta e tenha muito potencial as coisas mudaram e a chevrolet levou bastante tempo para admitir que os limites do arranjo original ja foram atingidos deve ser complicado ter nas maos um icone tao radicalmente reconfigurado e ter de esperar mais alguns meses para ve lo chegar a seu auge no entanto percebemos tambem que a chevrolet sabe o que esta fazendo e so podemos agradecer pelo fato de o corvette ainda estar vivo mesmo que diferente nao se pode falar a mesma coisa a respeito do dodge viper por exemplo fiquemos com a conclusao da road and track que nos faz crer novamente no futuro dos esportivos ainda que o corvette c8 nao tenha redefinido a dinamica dos esportivos de motor central traseiro ele e tem desempenho muito bom e cumpre as promessas da gm em aceleraçao mas o stingray e so o começo ele pode nao ser incrivel ainda mas e um começo e tanto para um novo capitulo na historia dos esportivos americanos
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