o game de corrida mais recente que eu joguei ate hoje foi dirt rally 2 0 no ps4 embora seja a versao para consoles fiquei impressionado com a qualidade da simulaçao a quantidade de aspectos que voce pode modificar no carro a precisao necessaria nas curvas as seis diferentes cameras com uma visao detalhadissima do cockpit e o modelo de danos do carro sao absurdos nem parece que menos de 20 anos atras o melhor que eu tinha para disputar corridas virtuais era uma triade de jogos dos anos 80 mach rider e f 1 race estes tres jogos foram lançados originalmente para o nintendo entertainment system o nes ou nintendinho eu nunca tive um nes original com seus controles retangulares que deviam ser extremamente desconfortaveis mas tive acesso a estas perolas graças ao maravilhoso mundo dos clones voce provavelmente conhece o polystation ele deve ser o mais famoso dos clones piratas do nes ate o começo dos anos 2000 quando o playstation 2 ja existia mas muitas crianças brasileiras ainda sonhavam com um psone o polystation foi relativamente popular muito se fala na comunidade dos games retro sobre pais que chegavam em casa com o videogame que o filho tanto queria comprado por mais ou menos r$ 70 achando que haviam feito um belo negocio mas a criança queria o playstation que na epoca encostava nos r$ 600 [caption id= attachment_262526 align= aligncenter width= 999 ] it s jist not a game anymore [/caption] a criança evidentemente ja tinha percebido que o nome era diferente e percebeu antes de abrir a caixa que era inspirada no nintendo 64 que aquele videogame rodava cartuchos aqueles amarelos que voce encontrava em bancas de jornal e locadoras de games com 99999 jogos em um [caption id= attachment_262522 align= aligncenter width= 960 ] ou entao algum mortal kombat que certamente nao era oficial[/caption] meu primeiro videogame nao foi um playstation mas tambem nao foi um polystation que eu nunca tive mas ele tambem era um clone do nes fabricado no brasil pela dynacom o magic computer pc 95 a empresa fundada em 1981 foi pioneira no brasil ao lançar em 1983 um clone nao licenciado do atari 2600 que tinha um controle superior ao do oficial que chegou no mesmo ano o dynavision lançado em 1989 era um clone nao licenciado do nes que chegou dois anos antes da versao oficial da nintendo e tornou se um sucesso tendo versoes produzidas ate 2008 a ultima delas foi o wi vision que imitava o nintendo wii mas ainda usava uma copia do hardware da nintendo o magic computer pc 95 era uma versao com pegada educacional do dynavision ele tinha o formato de um teclado de computador e rodava um sistema operacional que era na verdade uma rom de 8 bits criada por um time de programadores asiaticos que trazia varios programas simples como um editor de texto uma calculadora exercicios de digitaçao testes de matematica e ate mesmo sistemas de programaçao g basic e f basic usadas para criar jogos e programas em 8 bits https //www youtube com/watch v=g9scdba7ey8 o magic computer pc 95 porem tambem tinha entradas para controles e um leitor de cartuchos e por mais que eu tenha me divertido com os joguinhos educacionais me interessei muito mais pelos cartuchos o videogame vinha com um cartucho chamado 7x1 radical e como o nome dizia tinha sete jogos incluindo pac man o classico duck hunt tenis e claro meus primeiros games de corrida mach rider e f1 race curiosamente nenhum deles era de fato um jogo de corrida f 1 race foi lançado em 1984 pela hal laboratory desenvolvedora de satoru iwata que foi contratada pela nintendo pra criar alguns titulos originais para o nes iwata foi quem quis criar um game de corrida sendo fa da formula 1 e ao mesmo tempo dar um desafio a sua equipe de programadores o uso da tecnica raster scrolling para dividir a tela em duas camadas e dar ilusao de profundidade e movimento do cenario https //www youtube com/watch v=rvfqu3ewtso o jogo era bastante simples voce tinha de dar duas voltas em cinco circuitos diferentes antes de o tempo acabar havia outros carros de formula 1 na pista o seu era vermelho e branco o deles era azul e amarelo mas eles so estavam la para te atrapalhar nao era uma disputa por posiçoes nao havia musica durante as corridas apenas o ronco dos carros mas os efeitos ate que eram convincentes para 1984 e os controles eram surpreendentemente importantes embora fosse um arcade f 1 race te obrigava a dosar na aceleraçao e nos freios ao contornar curvas ou voce acabava subesterçando e acertando os postes na beira do asfalto e nao havia final as ultimas fases de cada nivel de dificuldade que eram tres no total continuavam a corrida indefinidamente com o contador diminuindo a cada volta dada ate que nao dava mais tempo o outro game era mach rider lançado pela nintendo em 1985 era um jogo de combate veicular nele voce era mach rider um justiceiro que viaja pelo mundo combatendo uma gangue alienigena chamada quadrunners no ano de 2112 is that a rush reference os modos de jogo eram dois voce tinha de percorrer determinado trecho dentro do limite de tempo enquanto batalha com os quadrunners atirando ou jogando os para fora da pista; ou simplesmente percorrer a distancia necessaria no menor tempo possivel https //www youtube com/watch v=2pbcqhhzfho o jogo era bem feito para a epoca tinha bons graficos; jogabilidade relativamente complexa; uma trilha sonora simples mas memoravel; e varios efeitos sonoros simultaneos o que exigia bastante processamento e manejo de recursos mach rider tambem foi desenvolvido pela hal e utilizava as liçoes aprendidas pela equipe de programadores com f1 race e embora nao tenha ganho uma sequencia per se o game acabou inspirando um classico do super nintendo na decada de 1990 f zero jogo de corrida espacial futurista que emprestava certos elementos esteticos e conceitos de mach rider incluindo o protagonista captain falcon que era muito parecido com o motociclista em forma e funçao https //www youtube com/watch v=bie4avklsa4 mas como foi que estes games vieram parar no brasil sem licença pela nintendo produzido e distribuido legalmente por uma empresa brasileira tem a ver com a lei de reserva do mercado de informatica que entrou em vigor em 1984 e previa incentivos para empresas que quisessem desenvolver tecnologia de eletro eletronicos no brasil a lei fazia vista grossa para o uso de um software nao licenciado e a propria nintendo nao deu muita atençao ao uso de sua propriedade intelectual no brasil era so retirar qualquer mençao a marca nintendo algo que no fim das contas acabou preparando o mercado e os consumidores para a chegada oficial do nes claro que a nintendo de hoje em dia uma companhia extremamente atenta ao uso nao autorizado de seus recursos jamais permitiria tal coisa se nao tivesse fechado as portas em 2011 por dificuldade de competir em um mercado globalizado de games a dynacom certamente teria problemas para manter se em pe de todo modo para mim foi otimo certamente mach rider e f1 race foram os jogos que eu mais joguei no cartucho 7x1 radical antes de descobrir que havia uma locadora de games do outro lado da cidade que tinha final fantasy disponivel para aluguel nunca pensei em comprar aquele cartucho e hoje vejo como fui ingenuo mas o caso e que so fui me interessar de novo por games de corrida depois que consegui um playstation e gran turismo como ja contei aqui varias outras vezes
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