por roger bueno project cars #519 ola flatouters em primeiro lugar eu quero me desculpar pela demora em escrever a parte final desse processo de restauraçao aconteceram varias coisas desde o ultimo capitulo que me impossibilitaram de escrever essa parte antes mas sem mais desculpas vamos a historia pois isso e bem mais interessante na parte 2 o carro havia acabado de ficar pronto na pintura e nesse momento iria iniciar o processo de montagem como voces devem lembrar eu optei por fazer todo o trabalho de restauraçao do carro em uma unica oficina pois ja tinha ouvido muitas historias de problemas no deslocamento do carro de plataforma ate que todas as etapas dos processos fossem concluidas sendo assim meu carro estava na garagem spadari para fazer tudo por la mesmo e evitar os dissabores que esse vai e vem podem ocasionar ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a montagem essa etapa que começou em meados de outubro de 2017 ficou sob a responsabilidade de um grande profissional o jefferson salatiel o proprietario da jems eletrica e montagem especializada empresa associada da garagem spadari ele possui muita experiencia na montagem de carros antigos de todas as marcas tendo especializaçao no maverick pois ja havia montado mais de 30 ate aquele momento o jefferson foi conduzindo de forma muito profissional a montagem e tambem me ajudando na solicitaçao das peças e no tempo adequado para o desembolso financeiro porque sabemos que e muito caro restaurar um carro mais ou menos e com a profundidade que fiz sairia bem mais caro por isso seria muito importante fazer compras nos tempos adequados para o projeto nao parar por falta de recurso alem disso ele cotou e comprou peças de forma que o projeto nao parasse e depois eu fazia o acerto com ele ter esse gerenciamento do projeto e fundamental para quem nao tem tempo sem duvida alguma isso foi um grande diferencial em todo o processo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261895 261884 ] vamos as peças para a montagem conforme ja falei acima eu fiz questao de colocar tudo novo no carro para que nao tivesse problemas depois com peças coladas ou ja usadas sendo assim comprei muita coisa e de acabamento nos eua e outras coisas eu comprei no mercado local alem de peças que ja existiam no carro mas nao tinham reposiçao e ai sim nos partimos para a restaurar outras tais como partes internas de plastico frisos metalicos e peças de metal que seriam desmontadas lixadas e pintadas tudo isso para deixar o carro com o aspecto de realmente novo porem se houvesse algo que estivesse comprometido tudo foi trocado para deixar o carro sem problemas futuros frisos para choques e acabamentos do cofre foram colocados todos no padrao metalico alguns vieram com o carro e outros tiveram que ser comprados preferi coloca los assim pois para meu gosto eles ficariam mais alinhado como o que eu idealizei para dar um toque de personalidade e modernidade a esse classico eu comprei parafusos especiais para dar um toque no cofre do motor sim porque um classico nao deve ser bonito somente por fora afinal o motor e o seu coraçao e nada mais justo que refinar o acabamento dele tambem foram comprados parafusos especiais da performance v8 para prender os paralamas e dar um destaque a essa montagem os para choques foram todos retrabalhados o dianteiro que teve que ser comprado um novo pois a ferrugem havia o destruido e nao conseguiria fazer uma funilaria nele para recupera lo tendo o para choques dianteiro comprado os dois foram mandados para funilaria e posteriormente para serem cromados posso dizer que nunca pensei que ficariam tao caros vidros eu troquei todos os vidros originais do carro sei que os puristas poderao me recriminar pois isso mexe com originalidade do carro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261885 261901 ] em parte isto e muito verdadeiro mas so quem ja teve carro antigo com vidros riscados sabera dizer o quanto isso incomoda na estrada e os que vieram no carro nao tinham condiçoes positivas para um possivel polimento sendo assim eu comprei vidros verdes e novos para o carro maçanetas e milos de fechaduras as maçanetas eu comprei nos eua muito mais baratas que as do brasil assim como os trincos de porta agora os miolos de portas e porta malas esse item eu comprei os do corcel porque alem de serem os mesmos sao mais baratos que os do maverick a impressao que tenho e que falou maverick as coisas dobram de preços rodas e pneus as rodas do carro foi outro ponto de muita discussao por varios motivos harmonia com o caro medidas valor de compra e durabilidade inicialmente eu pensei em colocar as rodas magnum que equipa os dodges mas depois me encantei com as ridler 695 em principio elas seriam cromadas depois optei pelas escovadas ate que um dia eu vi em site americano as rodas escovadas com a parte interna toda preta ela combinou muito no carro que apareceu na foto fiquei decidido naquela hora era aquela agora onde comprar essas rodas no brasil ate que depois muita pesquisa eu consegui achar o contato do pessoal da rally som loja de curitiba que e a representante da ridler no brasil falei com o josias que me atendeu muito bem me ajudou no processo de comprar e entrega e fechei com ele pronto agora so faltavam os pneus que foram comprados pela internet e assim que chegaram eu providenciei a montagem das rodas e pneus a configuraçao de rodas e pneus ficou assim dianteira rodas ridler 695 black 17x8 com pneus 215/50 traseira rodas ridler 695 black 18x9 5 com pneus 255/45 como a suspensao foi levemente rebaixada na traseira e dianteira foi necessario rebater os paralamas dianteiros e rebater a caixa de rodas traseira pois logo que o carro saiu da oficina ele continuou raspando e fiz o serviço em outra oficina pois ja havia passado mais de ano da restauraçao eletrica e instrumentos a parte eletrica do carro foi toda ela refeita chicote novos caixa de fusivel moderna e nova instalaçao de nova iluminaçao do painel em led branco para combinar com os instrumentos auxiliares e radio que tambem tinha display branco farois novos e tambem em led foram instalados nesse carro as lanternas dianteiras e traseiras sao novas com lampadas comuns alem disso foram calibrados todos os instrumentos do caro para que nao houvesse problema de aferiçao com velocimetro e tanque de combustivel tapeçaria os bancos eu havia comprado logo no inicio da restauraçao os originais do maverick os famosos bancos picoles comprei e guardei para quando chegasse a hora da tapeçaria o carpete central eu importei dos eua o jefferson levou para seu tapeceiro que fez a reforma dos bancos a nova forraçao do teto do caro e tambem um novo estofamento para o dashpad do carro acima do painel para que tudo ficasse pronto os forros de porta eu comprei da maverick parts br produtos de qualidade e que dao um acabamento sensacional [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261881 261879 ] a etapa de montagem fluiu muito rapido entre meados de outubro ate meio de dezembro de 2017 o carro ficou pronto posso afirmar que essa foi a etapa mais rapida de todo o processo quando falo de montagem compreende vidros e borrachas frisos tapeçaria interna instrumentos farois e lanternas e toda eletrica em geral nessa etapa houve muito pouca surpresa pois alem da experiencia do jefferson o que dava algum problema logo era resolvido com alguma soluçao e nao comprometeu prazo para a finalizaçao o prazo o prazo inicial que trabalhamos o carro inicialmente foi para setembro de 2017 mas devido os ocorridos ja sabiamos que isso nao ocorreria o novo prazo que fora estipulado era dezembro de 2017 mas infelizmente mais uma vez nao ocorreu isso por desencontros de planejamento da montagem mecanica porque nao foi cumprido o cronograma que deviria ser feito isso foi um fato que me deixou muito chateado com tudo porque em nenhum momento faltou entrega de peças ou pagamento para a oficina mas isso e algo que tive que engolir e seguir em frente porque nesse momento faltava pouco a montagem mecanica aconteceu em paralelo a montagem do carro mas nao na velocidade que necessitavamos para entregar o carro em dezembro de 2017 ate entendi que final de ano e um periodo mais complicado mas infelizmente expectativa e algo muito complicado quando nao e atendida nao havia muito o que ser feito era seguir em frente e aguardar o prazo que a oficina iria entregar montagem mecanica motor enquanto a etapa de montagem interna do carro era concluida eu comprei um motor que veio com cabeçote de dutos largos o que melhora o desempenho do motor ele foi enviado para a retifica para ser todo refeito foram compradas em novembro de 2017 todas as peças novas pistoes bronzinas aneis e etc para quando o motor voltasse da retifica fosse montado e depois ele seguiria para a retsam balanceamento de motores eu havia trazido dos eua em julho de 2017 um comando de valvulas levemente mais apimentado para equipar o motor do carro porque eu havia definido que nao queria uma preparaçao muito forte para o carro ate para poder curtir o carro tranquilamente entao todas as peças internas do motor foram originais ou seja nada forjada ou com preparaçao especial [gallery type= grid link= file size= large ids= 261886 261887 261888 ] o kit de comando completo comprado foi um kit de valvulas hidraulicos simples com levante em 434 / 467 duraçao 255 ° / 263 ° angulo de separaçao do lobulo 110 ° e faixa do rpm em 1000 5500 alem disso foram comprados esses itens coletor de admissao edelbrock performer; carburador holley quadrijet cfm 600 sem vacuo; distribuidor eletronico spectra premium fd09~ tampas de valvula logo maverick americano; radiador importado de aluminio mangueiras cromadas art billit; bomba d’agua normal; bomba de oleo tradicional; polias cromadas da rota v8; fuel line em aluminio; 2 ventoinhas eletricas para possibilitar estabilidade no sistema de arrefecimento; toda a linha de combustivel do carro feita em aeroquip com malha de inox direçao hidraulica [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261905 261898 ] foi instalada a direçao hidraulica do omega gm no maverick alem disso foi instalado um reservatorio de oleo da art billit em aluminio escovado esse foi um dos itens de conforto que solicitei para instalar no carro pois so quem teve um maverick com rodas e pneus largos e sem direçao hidraulica e que sabe o trabalho que dar para estacionar o carro em garagens apertadas toda a linha de abastecimento da bomba para reservatorio trabalhada tambem em aeroquip freios e suspensao esses deram um pouco de trabalho pois decidi trazer um kit de pinças duplas da marca wilwood para as quatro rodas eu so nao sabia que para o freio traseiro essas pinças nao funcionariam pois elas nao permitiam a utilizaçao do freio de mao sem contar que elas eram muito estreitas para serem colocadas nos discos mas a wilwood tem prolongadores para esse tipo de pinças mas nao chegariam a tempo o caminho foi ir ate um torneiro mecanico para que ele produzisse esses espaçadores para os freios dianteiros ja nos freios traseiros eu adaptei os freios do golf pois eles permitiam a utilizaçao do freio de mao mas alem disso precisei trocar as mangas de eixo dianteira porque o fase 2 nao permitiam a adaptaçao de tais pinças [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261904 261902 ] alem disso ele possui discos de freios do maverick fase 2 e cilindro mestre wilwood de alta capacidade deixando o freio bem firme para um carro antigo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261867 261871 261889 261906 ] a suspensao foi mantida original com amortecedores dianteiros e traseiros e molas helicoidais na frente e feixe de molas na traseira sendo que esse ultimo item passou por uma revisao e melhoria em seu arqueamento cambio eu ja havia tido a experiencia de ter um v8 com quatro marchas e sabia o quanto ele precisava de uma 5 marcha para ter o desempenho total do motor sabendo disso eu me planejei e adquiri um cambio t5 tremec cambio do mustang dos anos 90 esse e um item caro e tive que fazer algumas parcelas para deixar esse item de fora do setup idealizado mas claro que precisou ser feita uma adaptaçao na manga de eixo do cambio para que ele servisse com perfeiçao no meu carro ok vamos em frente porque restauraçao e dor de cabeça e quase nada e plug and play uma vez ajustado foi colocado sem maiores problemas o diferencial do carro e um dana 44 3 73 e permite uma economia em marchas mais altas esse foi um item mantido revisado e trocada as cruzetas do eixo carda o primeiro ronco depois de tres longos meses de montagem mecanica e ajustes e de espera pelo motor na retifica posterior a isso o balanceamento finalmente chegou o grande dia o coraçao do maverick roncou em 14/03/2018 nesse dia eu nao estava na oficina e nao acompanhei o ronco do motor mas um video foi feito e me mandaram posso dizer que essa emoçao so foi substituida pela primeira volta no carro apos mais 10 dias o carro seguiu para a montagem do escapamento do carro e entendia que essa era a fase final do carro no dia 06/03/18 o escapamento finalmente ficara pronto e faltavam os ajustes finos do carro mas no meio do caminho havia uma pedra [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261880 261868 ] nao havia sido feita nenhuma analise quanto ao tamanho das rodas no inicio do processo entao houve a necessidade de o carro voltar para a funilaria para rebater os paralamas dianteiros ou seja funilaria e pintura tudo novamente para que nao houvesse problema na conduçao desse classico entao o prazo que havia sido mudado para março de 2018 foi para um pouco mais para a frente [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261890 261872 ] no dia 21/04 daquele ano a maior emoçao de todas dirigir o carro pela primeira vez esse e um dia que felizmente esta registrado em video e mostra a minha emoçao de estar a bordo do sonho que planejei patrocinei e vi se concretizar atraves das maos dos profissionais que havia escolhido para isso grandes emoçoes outra grande emoçao que tive durante esse processo foi poder traze lo para casa no dia 28/04 para que eu testasse e visse se havia algum ponto para ser reparado e ou ajustado isso fora combinado no inicio do processo foi lindo o caminho pelo rodoanel ate minha casa quase chorei de ver aquele sonho concretizado andei com ele no final de semana e no final do sabado ele apresentou um defeito no motor de arranque que fazia um barulho estranho como so soube disso depois do defeito ser reparado eu tive que leva lo de volta para a oficina de plataforma isso ja era 05/05/2018 anotei a lista de itens a serem ajustados e passei para os responsaveis seriam necessarios 15 a 20 dias para que o carro ficasse pronto e no meio do caminho havia outra pedra o tempo a mais que tomou o reparo dos serviços quase 30 dias e tambem a greve dos caminhoneiros com isso nao havia combustivel para colocar no carro e traze lo de volta entao passado esse momento eu fui busca lo no dia 13/06/2018 esse e o dia de sao joao o santo casamenteiro com isso espero ficar com esse carro ate o final da minha vida ou seja casar com ele recentemente eu entrei numa pequena crise financeira e cheguei a coloca lo a venda com muita dor no coraçao pois eu brincava que esse carro eu fiz mas eu rasguei o dut documento unico de transferencia mas felizmente vendi meu carro de uso diario fiz uma nova engenharia financeira em minha vida mas nao vendi o carro ele ja esta morando em minha garagem ha dois anos e posso dizer que esta sendo maravilhoso ter esse carro pois alem dos elogios olhares e fotos que ele arranca por onde ele passa fiz muitas amizades por conta do carro amizades que so a magia do antigomobilismo permite que ocorra [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261874 261873 ] alem dos amigos ele ja mostrou bravura fui com ele ate curitiba para marcar presença no 20 aniversario do maverick clube de curitiba ja esteve na basilica de aparecida e por 2 oportunidades no maior palco do automobilismo brasileiro o autodromo de interlagos alem outras pequenas viagens menores tudo isso esta registrado nas fotos que o carro coleciona em seu perfil do instagram @maverickmav8 e no grupo do facebook que conta com detalhes toda a historia de restauraçao desse carro maverick a construÇao de um sonho o mav8 alem de varias fotos varios passeios e muitos encontros de antigomobilismo que o carro ja participou conta aqui a satisfaçao pessoal que tenho em andar em um carro que eu idealizei do começo ao fim isso nao tem preço [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261876 261893 261892 261875 ] quero aqui agradecer imensamente todos os profissionais envolvidos na construçao desse sonho pois apesar dos desencontros o carro ficou sensacional e por fim meus agradecimentos a flatout por esse espaço nao so por poder contar minha historia mas tambem porque eu li muitas historias quando ainda estava na fase de restauraçao e isso servia como um estimulo para quem esta envolvido nesse processo espero que minha historia sirva de inspiraçao para quem pretende recuperar um carro antigo ou construir o seu sonho e deixar uma mensagem para todo aquele que sonha em ter um carro como esse nao desista porque quando comecei meu processo de compra e restauraçao eu nao tinha a condiçao para fazer isso naquela ocasiao comprei fui fazendo conta foi dando certo fui ajustando tudo e no fim o carro estava pronto a vida passa muito rapido e o que levaremos dela serao os bons momentos vividos e o tempo sim esse e o nosso maior ativo e o mais escasso pois ele nao volta viva a vida com alegria e de v8 e muito melhor gratidao clique aqui para ver o indice dos projetos e acessa los individualmente
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.