parecia uma tarefa simples afinal que pode ter de complicado numa troca de junta do carter tire alguns acessorios do caminho remova alguns parafusos solte o carter troque a junta faça o processo ao contrario e pronto bom nao e bem assim normalmente o carter e uma peça livre de qualquer agregado porque contem todo o lubrificante do motor uma pancada em alguma peça ali afixada pode ter um efeito de alavanca com um bom potencial de danos ao pobre do carter que so estava ali contendo seu lubrificante e protegendo a parte de baixo do motor mas alguem inventou de prender o compressor do ar condicionado nele entao ele agora tem uma fraqueza exposta nao adianta reclamar o motor e assim e assim sempre sera para tirar o carter voce tira o bendito compressor ai voce acessa os parafusos do carter mas ha algo estranho o carter esta todo desparafusado mas nao esta solto que cazzo esta acontecendo ja dizia michelangelo o que esta acontecendo e que no motor equipado com ar condicionado o carter feito de aluminio tem um ponto de fixaçao extra dois parafusos e uma aba que sao presos antes da instalaçao do cambio tem acesso talvez se estivessemos ganhando r$ 350 por hora sim mas ao meio dia de sabado e claro que ele nao teria acesso voce nao sabe que a probabilidade de alguma coisa dar errado aumenta exponencialmente a medida em que o meio dia de sabado se aproxima para soltar os dois parafusinhos so dois dos dez que prendem o carter e preciso prepare se remover o cambio eu so queria trocar uma junta mas teria que afastar o cambio como se eu fosse trocar a embreagem ou o atuador hidraulico meio dia de sabado nao e hora de seguir em frente com esse processo melhor parar antes que piore em seguida vem aquele momento de curtir a decepçao voce sabe do que estou falando voce senta em um canto decepcionado mas nao irritado e começa a aceitar a derrota para o engenheiro que projetou o negocio nao ha o que fazer nao agora e entao voce entra em uma espiral que termina na reflexao pensando sobre trocar o carro sobre os carros que voce pode pegar sobre aquele outro carro que voce gosta voce chega a seguinte constataçao uma manutençao dificil joga contra todo o trabalho feito pelos engenheiros executivos e principalmente pela turma do marketing nossa aquele carro e incrivel diz seu amigo pena que voce precisa desmontar as quatro portas o painel remover o isolamento acustico e as pinças de freio para trocar uma vela voce pensa [caption id= attachment_295709 align= aligncenter width= 960 ] parece insano mas e relativamente simples mais simples que desmontar um cambio para tirar o carter[/caption] porque ha carros que sao assim os proprietarios do punto t jet que ja acompanharam uma troca de filtro de oleo nao me deixam mentir — para citar um exemplo facil e isso acaba pesando na hora da compra do carro porque nao adianta fazer um programa de revisao com preço fixo se daqui a dois ou tres anos com o carro ja fora desse plano o custo de manutençao dele for mais alto que a media carros nao ganham ma fama por boatos infundados se todo mundo diz que uma vaca e malhada ao menos uma manchinha ela deve ter e essa manchinha para varios carros e o custo de manutençao o peugeot 206 por exemplo teve sua reputaçao abalada principalmente pela fragilidade da suspensao especialmente as bieletas da barra estabilizadora sao baratas ate que sim sao faceis de trocar tambem mas bieleta e algo que voce troca quase nunca eu nunca troquei bieletas ou buchas nos meus carros mas no 206 voce precisa trocar a cada 20 000 30 000 km e barato trocar e mas e mais barato nao ter de trocar ate aqui parece so o rastro da frustraçao com a nao troca da junta do carter mas o negocio e uma verdadeira toca do coelho sabe quando a alice cai na toca do coelho um exemplo mercedes benz w213 a atual classe e o tanque de combustivel tem dois sensores de nivel — um para cada lado do tanque porque o tanque tem uma curva que abre caminho para o carda se um sensor falha o outro tambem para de funcionar um sensor e acessivel pela janela da bomba de combustivel o outro nao como voce troca comprando um tanque de combustivel novo com os dois sensores quanto custa bem melhor seguirmos em frente a questao aqui e que o tanque usa dois sensores interligados porque o tanque precisa ser dividido em duas metades e ele precisa ser assim porque o espaço e escasso em um seda executivo moderno ele disputa espaço com o sistema de escape com a bateria do sistema hibrido com os braços da suspensao e com as caixas de roda [caption id= attachment_295708 align= aligncenter width= 1728 ] eis o tanque[/caption] mas ele tem de ser assim afinal ele precisa ter 300 ou 400 cv precisa ir de zero a 100 km/h em cinco segundos enquanto transporta quatro adultos de estatura germanica precisa fazer tudo isso enquanto consome um litro de combustivel a cada 15 km e ainda tem que responder aos seus comandos de voz ativar o ar condicionado remotamente e limpar a pista dos discos de freio nos dias de chuva alem disso ele precisa atender a legislaçao ambiental e tambem precisa convencer o publico leigo guiado por testes de impacto de que e tambem seguro e isso tudo nos traz a dois problemas o primeiro e o preço do carro lembra quando aquele seu amigo digitava furiosamente na caixa de comentarios que e uma vergonha cobrarem r$ xx xxx por um carro que nao tem nem airbag lateral pois e agora os carros tem e e seu amigo veloz e furioso que paga essa conta — ou reclama que e um absurdo o carro custar tao caro isso nao e um fenomeno brasileiro — os carros estao mais caros no mundo todo por causa das obrigaçoes e demandas do publico nao vou me estender nesse tema aqui porque ja temos outras materias a respeito veja abaixo mas tenha em mente que nao e so o brasil que sofre com este problema apenas sofremos mais porque temos menos poder de compra https //flatout com br/como as leis de emissoes podem matar os carros populares/ o outro problema e a durabilidade do carro e que remete ao papo do carter que eu tentei trocar um carro complexo e um carro mais propenso a falhas o fabricante precisa minimizar ao maximo o risco de falhas entao ele começa a ficar um pouco mais complexo e mais dificil de ser reparado fora da rede autorizada a mao de obra especializada custa caro entao o carro fica caro de se manter mas este nem e o maior problema o problema esta na bendita eletronica e nao estou falando de ecu de motor ou modulos de cabine estou falando de sistemas mais complexos como os assistentes pessoais digitais outra demanda do publico que efetivamente compra esses carros estou falando da informatica embarcada https //flatout com br/o carro popular ja cumpriu seu papel nos e que nao cumprimos o nosso/ quando voce tem um computador de bordo que usa o input de um sensor de temperatura do fluido do motor para exibir se o carro esta com o motor frio ou quente ha um sistema simples ali a maioria dos tecnicos de eletronica consegue resolver um defeito nesse sistema quando voce tem um sistema de ar condicionado automatico que usa um sensor de temperatura para regular a velocidade do ventilador ou ajustar automaticamente a temperatura do sistema com interface mecanica botoes e displays de barras ainda temos um processo relativamente simples que pode ser resolvido com conhecimento basico de eletrica/eletronica mas ai voce tem um sistema de user experience que substitui todos os comandos fisicos do sistema de ventilaçao do carro a configuraçao do quadro de instrumentos ou o modo de conduçao do sistema hibrido ai temos um problema porque o sistema passa a ser um sistema operacional como aquele que temos nos computadores e smartphones e ele passa a ser um sistema operacional proprietario alguns fabricantes usam sistemas com base linux ou seja eles sao apenas modificados para a aplicaçao que a fabricante deseja um bom programador consegue dar um jeito de modificar o sistema se for necessario [caption id= attachment_295707 align= aligncenter width= 999 ] fritas para acompanhar seu maserati senhor [/caption] contudo em nome da segurança e da sofisticaçao alguns fabricantes ja planejam criar sistemas operacionais proprietarios nestes sistemas o codigo fonte e privado; voce so tem acesso se o fabricante te conceder o acesso a esse codigo e ai voltamos ao problema por quanto tempo o fabricante fornecera suporte ao seu sistema operacional como os fabricantes de smartphones que encerram o suporte a versoes anteriores de sistemas os fabricantes de automoveis tambem farao isso e nao e uma questao de sacanagem ou de te forçar a comprar um produto mais novo mas e uma questao simplesmente economica imagine a microsoft fornecendo suporte ou seja atualizaçoes de segurança e melhorias continuas ao windows xp ate hoje qual o custo disso para a empresa levando em conta que o numero de usuarios deste sistema decaiu consideravelmente depois de tanto tempo entao o que acontece com quem usa windows xp fica sem suporte ate ele deixar de funcionar quando isso acontecer joga se fora o computador compra se um novo com o windows mais novo suportado pelo desenvolvedor agora troque windows xp por bmw x7 2021 o que acontece com ele quando seu sistema operacional deixar de ser suportado pela bmw fica sem suporte ate ele deixar de funcionar quando isso acontecer joga se fora o carro compra se um novo com o sistema mais novo suportado pelo desenvolvedor percebe o problema a diferença e que o computador nao serve para nada sem seu sistema operacional ja o carro ele continuaria rodando sem um sistema operacional para dizer bom dia mestre do universo quando voce fecha a porta do motorista mas se o sistema controla a interface do quadro de instrumentos o sistema de climatizaçao modos de conduçao e gerenciamento de bateria bem seria como jogar fora um computador porque o teclado quebrou mas isto foi apenas pensando no futuro voltando para o presente tudo isso alimenta o primeiro problema apontado mais acima o custo dos carros veja so hoje um honda civic acelera de zero a 100 km/h em 7 8 segundos — apenas um segundo a mais que o bmw m3 e36 e um carro de familia com um desempenho que poderia se passar por esportivo para qualquer pessoa que tivesse de classifica lo apenas pela referencia das sensaçoes ao volante sem referenciais externos mas em tempos de suv de 800 cv de hipercarros de 480 km/h e da formula 1 hibrida capaz de virar interlagos em 1 10 5 um civic de oito segundos com o bom acerto dinamico que tem esta longe de ser esportivo [caption id= attachment_295705 align= aligncenter width= 999 ] bmw x6 o carro que inaugurou a categoria mais sem sentido da historia do automovel[/caption] quero dizer nos elevamos o nivel de nossas expectativas achamos um seda familiar de oito segundos no zero a cem apenas ok e queremos sempre mais potencia mais velocidade mais conforto mais conveniencia mas por alguma razao inexplicavel nao elevamos as expectativas de preço e como se fosse possivel ter mais sem pagar mais voce nao pode sequer viver sem pagar com o tempo o preço da vida por que os carros entregariam mais e mais por menos so que agora chegamos a um nivel que pode começar a ser prejudicial para os proprios carros ou seja as demandas e anseios do publico sao prejudiciais ao futuro dos carros e a verdadeira obesidade automobilistica comida e essencial mas em demasia pode te matar em longo prazo o que fizemos com os carros foi um processo de engorda que em nome de sua sobrevivencia precisa ser interrompido e revertido para a forma saudavel so espero que eles lembrem de nao colocar o parafuso do carter dentro da capa seca do cambio
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