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História

Ícones dos anos 1990: Nissan 300ZX Turbo


Alguns motivos para o desprezo dos ocidentais para com marcas orientais são fáceis de entender. O mais fácil tem muito a ver com idade: marcas europeias e americanas tem uma longa história, na maioria das vezes muito mais antiga que a dos asiáticos em geral.  O pedigree que vem disso é inescapável: vitórias em Le Mans, anos e anos se consolidando na mente da população... Por mais que um Lexus em 1989 fosse muito melhor que um Mercedes-Benz, não se faz uma marca como a Mercedes-Benz de um dia para o outro. São necessários anos, décadas de produtos infalivelmente criados à sombra de uma especificação técnica especial, para se tornar algo assim. Com algum significado. Sim, existem empresas jovens de estirpe: Ferrari e Porsche, ambas do pós-guerra, teoricamente são tão jovens quanto qualquer japonês, senão coreano ou chinês. Mas na verdade as duas carregaram uma história anterior: seus fundadores eram famosos desde a aurora do automóvel, trabalhando para outros; o pedigree aqui