a noticia de que a gm pretende vender novamente a silverado aqui no brasil desencadeou uma onda enorme de nostalgia para alguns amigos meus claro tudo gente de uma certa idade que se lembra uma epoca passada mais precisamente no inicio dos anos 1970 onde a ford a chevrolet e a dodge competiam aqui no mercado de picapes grandes com carros fabricados no pais [caption id= attachment_319822 align= aligncenter width= 999 ] dodge ram hoje[/caption] e literalmente uma volta ao passado essas tres marcas novamente competindo aqui pelo mercado de picapes full size ainda que a dodge por algum motivo obscuro e idiota agora se chame ram temos de novo as tres principais marcas americanas competindo em uma categoria que criaram e a unica onde ate hoje ainda reinam absolutas a das picapes grandes sera uma volta muito diferente porem nos ultimos 30 anos as picapes americanas evoluiram para uma forma automotiva muito diversa da que tivemos aqui nos anos 1970 hoje sao carros de luxo a americana enormes parrudos e potentes e com todos os equipamentos de conveniencia conhecidos pela industria sim ainda tem uma caçamba aberta o que lhes confere uma versatilidade de usos incrivel mas ainda assim nao sao mais os utilitarios veiculos de carga que tinhamos aqui na forma de f100 c10 e d100 [caption id= attachment_319802 align= aligncenter width= 1920 ] cherolet hoje[/caption] sao na verdade sedas de quatro portas e quatro lugares com o porta malas aberto e capacidade off road e um tipo de carroceria cabine dupla que costumava ser menos popular e nos eua se chamava crew cab; crew e equipe como em equipes de trabalho era para levar o supervisor e a equipe de reparo com seus equipamentos na caçamba para consertar um buraco na estrada hoje esta mais para levar os meninos para a escola antes de se se ir ao escritorio eram inicialmente tambem parte de uma familia de caminhoes; a cabine era usada em uma infinidade de pesados das marcas americanas tambem a picape era um caminhao pequeno literalmente e criado para ser apenas isso hoje nenhuma dessas empresas lida com pesados; a picape que e hoje uma das categorias de maior volume de vendas no mundo e desenvolvida para ser so uma picape e mais nada e um bicho totalmente diferente do que nos acostumamos no passado [caption id= attachment_319824 align= aligncenter width= 999 ] ford hoje[/caption] e um mercado mais restrito tambem afinal de contas uma picape dodge ram moderna começa hoje bem pertinho do meio milhao de reais um dinheiro que ainda compra uma casa de bom tamanho na maior parte do pais o sucesso dela em especial depois que passou a trazer tambem uma versao v8 a gasolina animou a ford e a gm a fazer uma tentativa trazendo tambem a f 150 e a silverado para ca se o tamanho desse mercado vai expandir para acomodar todas ou vai diminuir para cada uma delas ate que de novo nao exista mais ainda vamos ver mas o fato e que o velho embate esta prestes a começar de novo o que nos leva a lembrar da primeira vez que aconteceu nos anos 1970 a f100 a d100 e a c10 eram concorrentes diretas todas fabricadas no brasil mas ao contrario de hoje em que as picapes sao muito parecidas entre si mecanicamente eram tres propostas entao bem diferentes e unicas a imprensa da epoca nao era muito animada para comparar picapes; eram consideradas caminhoes de pouco interesse para quem gostava de automoveis um erro que hoje e claro como agua desde sempre pessoas usam picapes para a lida diaria mesmo fora do campo onde sao mais comuns; e um veiculo extremamente util para uma serie de usos e perfeitamente agradavel como transporte mesmo em 1970 no brasil quando eram decididamente simples e espartanos de fabrica nos preparando para este futuro proximo de ford vs chevrolet vs dodge ram vamos olhar um pouco para tras e analisar os tres carros nao agora mas quando se enfrentaram pela primeira vez por aqui começando com a mais rara e o maior fracasso de vendas entre as tres e terminando com a indiscutivel campea de vendas de seu tempo dodge d100 a d100 foi lançada em 1969 praticamente junto com os dart e equipada com o mesmo v8 deles lembre se a chrysler começou a investir no brasil quando comprou a simca em 1966 e depois de produzir as evoluçoes do chambord com sua marca por um par de anos lançou os dart em 1969 muitos acham que a chrysler devia ter trazido o motor slant six para ca o que a colocaria em pe de igualdade com a chevrolet no binomio potencia/economia de combustivel mas a ford começava aqui na mesma epoca com o galaxie com um v8 e um dart com o seis em linha deitado seria muito lerdo frente a ele e pior frente ao menor opala da chevrolet um carro monobloco europeu mais leve [caption id= attachment_319830 align= aligncenter width= 852 ] o v8 la 318[/caption] foi entao uma escolha dificil mas inevitavel o motor dodge nacional seria o moderno v8 la um v8 ohv de ferro fundido relativamente compacto lançado nos eua em 1964 medindo 92 x 84mm para um total de 4 5 litros 4473 cm3 273 cid veio para ca na sua versao mais evoluida o 318 cid medindo 99 3 x 84 1 mm ou exatos 5 212 cm³ fornecia originalmente 198 cv a 4400 rpm e 41 5 mkgf a 2200 rpm dados de epoca brutos o carburador era sempre o famigerado dfv 446 um weber de corpo duplo fabricado em sao paulo e este o motor que acaba na d100 e a melhor coisa da caminhonete e o mais potente e valente dos motores montados originalmente em picapes nacionais era acoplado a um cambio manual de tres marchas com alavanca na coluna de direçao com relaçoes de marcha mais curtas que as do dart na primeira e segunda marchas alem do par final tambem mais curto [caption id= attachment_319831 align= aligncenter width= 999 ] a picape americana[/caption] o resto da picape apesar de plenamente aceitavel para sua epoca e objetivo era tecnologicamente inferior as concorrentes baseada num desenho americano de 1961 era uma picape com dois eixos rigidos atras e na frente ambos localizados apenas por feixes de molas a direçao por setor rosca sem fim e braço pitman e sem assistencia alguma era extremamente desmultiplicada pesada e um pouco vaga e os freios eram por tambor nas quatro rodas a picape nao era nada leve tambem com 1650 kg carga maxima 700 kg alem disso nao tinha versao diesel ou quatro cilindros como as outras duas acabaram tendo e com a crise do petroleo nos anos 1970 foi ficando cada vez mais demodee uma picape v8 seu melhor ano de vendas foi 1970 quando vendeu 559 carros; dali em diante nunca mais chegou a casa dos 500 e em seu ultimo ano 1976 apenas nove foram fabricadas ate o fim da chrysler do brasil nos anos 1980 registraram se produçoes pequenas da caminhonete mas possivelmente para exportaçao e/ou usos internos da empresa no fim apenas 2 621 delas foram fabricadas o que a torna a mais rara das picapes nacionais deste exercicio ford f100 a segunda picape americana de maior sucesso nos anos 1970 foi a ford f100 a picape sobre o que falamos aqui e a f100 de terceira geraçao no brasil equivalente a de quinta geraçao americana foi lançada no brasil em 1971 a f100 ao contrario da d100 era uma nova picape em carroceria e geraçao mas era tambem uma velha conhecida dos brasileiros era produzida aqui em versoes mais antigas desde 1958 mas a carroceria desta geraçao de 1971 era contemporanea da americana e totalmente moderna; tanto que durou aqui ate os anos 1990 na frente da f100 a suspensao era a teoricamente ruim twin i beam; um sistema de suspensao independente por braços oscilantes que dava exageradas alteraçoes de cambagem em seu curso meio como a suspensao traseira de fusca basicamente dois longos braços inferiores oscilantes em cima de molas mesmo assim o chassi era melhor que o da d100 a ford sempre tirou leite de pedra dos seus twin i beam os braços eram longos e seu curso limitado impedindo mudanças exageradas de geometria no movimento; eram normalmente prodigos em dar um conforto de rodagem decente em estradas ruins nao era perfeito claro; mas era aceitavel e melhor que um eixo rigido na maioria das situaçoes mas era tambem teoricamente errado e idiossincratico uma maneira estranha de se fazer uma suspensao debaixo do capo uma reliquia o v8 y block nos eua foi lançado em 1954 como substituto do v8 flathead e durou ate 1964 quando foi substituido pela familia windsor o v8 que conhecemos aqui com 302 cid nos maverick e landau recebeu sobrevida aqui nos tropicos quando descontinuado era usado nos galaxie e nas picapes aqui era a versao 292 cid 95 25 x 83 82 mm e 4778 cm³ dava 190 cv e 37 mkgf brutos e usava cambio manual de tres marchas com alavanca na coluna de direçao mas a picape receberia um animo de vendas ainda que nao de força com o lançamento em 1977 da f100 quatro cilindros sim a f100 recebeu um motor de quatro cilindros em linha e 2300 cm³ o mesmo do maverick a epoca pedia era um motor moderno pelo menos com comando no cabeçote e atual ate nos mercado de primeiro mundo eram 99 cv a 5 400 rpm e 16 9 mkgf a 3 200 rpm brutos mesmo com um novo cambio de quatro marchas com alavanca no assoalho era lerdo; lembro de uma viagem numa delas onde carregada conseguia apenas esporadicamente chegar a 100 km/h mesmo com o pe embaixo o tempo todo sim e um daqueles carros que o acelerador podia ser substituido por um switch liga desliga mas era inevitavel; uma epoca que pedia coisas mais economicas o que depois daria luz a picapes diesel a f100 pesava ao redor de 1700 kg e podia carregar 865 kg com o v8 e 660 kg com o 4 cilindros a versao 4 cilindros acabaria tambem possibilitando uma versao a alcool no futuro em 1979 a f100 e efetivamente substituida por uma nova picape com a mesma carroceria mas maior capacidade de carga a f1000 a f100 vendia no ritmo de 1000 picapes/mes na primeira metade dos anos 1970; muito melhor que a d100 mas a metade das vendas da campea da decada o que nos leva a ela chevrolet c10 se considerarmos o nome c10 a picape chevrolet foi a ultima das tres a aparecer em 1974 mas na verdade a c10 e uma evoluçao da c14 uma picape de 1964 a mais antiga delas entao mas a campea de vendas tinha motivos claros para a liderança era tranquilamente o pacote mais integrado era a mais avançada em alguns pontos cruciais e a com mais aceitaçao para usos tanto profissionais quanto particulares a gm entao investia em carros criados aqui por brasileiros sem se preocupar muito com unificaçao mundial de produtos; as caracteristicas peculiares de cada mercado ainda eram prioridade para ela monta um centro tecnico em sao caetano do sul separado da fabrica que conta inclusive com um estudio de design liderado pelo americano luther whitmore stier a picape c14 de 1964 e entao uma picape brasileira cuja carroceria era praticamente exclusiva; apenas o painel de instrumentos era compartilhado com um modelo americano a chevrolet c/k de primeira geraçao de 1960 1966 era uma picape belissima e mais moderna em desenho ate que a sua contemporanea americana se mostraria um grande e duradouro sucesso [caption id= attachment_319840 align= aligncenter width= 1173 ] c14 a origem[/caption] o chassi era o mais moderno aqui mesmo durante os anos 1970 inspirado na primeira c/k americana o chassi deixava se ser com longarinas retas permitindo arcos acima das rodas e assim rebaixamento do carro inteiro na dianteira suspensao independente por duplo a sobreposto e molas helicoidais ao inves do eixo rigido tambem ajudavam o rebaixamento o motor foi outro acerto ainda que acidental era o seis em linha ohv de quatro mancais de uma geraçao anterior a do opala e que ja era fabricado em sao jose dos campos/sp desde os anos 1950 tinha exatos 4278 cm³ 95 25 x 100 mm e dava 151 cv a 3800 rpm e 32 1 mkgf a 2200 rpm o cambio era de tres marchas na coluna era perfeito para as caminhonetes duravel suave em funcionamento e tinha a medida certa de potencia e economia necessaria para a categoria se os quatro em linha eram fracos demais e os v8 bebiam muito o seis em linha era perfeito claro que mais adiante as picapes chevrolet receberiam tambem motores quatro em linha o 2 5 litros do opala e diesel fazendo uma d10 mas foi o velho seis em linha que consolidou folgada liderança de mercado junte isso a um chassi moderno com suspensao independente decente uma direçao que embora pesada era relativamente precisa e direta e um carro parrudo mas nao extremamente pesado aos 1570 kg carga maxima de 750 kg e se tem uma combinaçao matadora fora que tinha mais versoes de fabrica tambem comparado a concorrencia caçamba longa cabine dupla de duas portas a dodge tinha uma tambem mas ninguem comprou e perua veraneio nos anos 1980 porem tudo mudava nao existia mais a dodge e a nova f1000 tinha mais capacidade de carga o que provocou o aparecimento de outra picape chevrolet brasileira mas isso e historia para outro dia
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