os carros da dallara sao quase onipresentes no automobilismo parece uma afirmaçao ousada mas e verdadeira a companhia italiana dallara automobili fundada em 1972 e uma das mais mais conceituadas fabricantes de carros de corrida do planeta ao longo das decadas seus projetos correram em provas de longa duraçao na formula 3 na formula 1 nos ralis e em corridas de turismo alem disso a dallara projeta e fabrica todos os monopostos da formula indy desde 1997 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a dallara nunca havia feito um carro de rua contudo isto mudou no fim do ano passado quando foi apresentado o dallara stradale nome que literalmente significa dallara de rua um nome simples e direto que reflete perfeitamente a personalidade do carro um carro que como todo dallara foi feito para as pistas mas que possui todos os equipamentos e respeita todos os regulamentos necessarios para ser emplacado e rodar nas ruas mesmo que seja apenas no caminho entre a garagem e o autodromo isto porque apesar de ser um carro legalizado para as ruas o dallara stradale e um brinquedo de pista com construçao monocoque em fibra de carbono com para brisa removivel e dois lugares praticamente sem itens de conforto e conveniencia ele foi feito para ser leve e veloz e nao para ser usado todos os dias como um carro normal ainda que em tese nada o impeça de ser usado como daily driver por quem estiver disposto a abrir mao de algumas coisas como um banco traseiro sistema de som ou ar condicionado em sua configuraçao basica o dallara stradale e uma barchetta sem para brisa ou portas o piloto sobe nele como se fosse um monoposto mesmo e possivel contudo colocar um para brisa e fazer dele um roadster com um teto removivel ele se transforma em um targa por fim adicionando duas portas que se abrem para cima ao melhor estilo asa de gaivota o dallara stradale se torna um cupe com teto transparente seu desenho e bastante atual e atraente embora fique claro que a carroceria esta mais para uma carenagem para dar ao carro um aspecto mais civilizado os para lamas sao vazados os bancos nao passam de suportes em formato de concha com almofadas e o interior com fibra de carbono aparente traz praticamente todos os comandos concentrados no volante alem de um painel digital e nao muito mais do que isto o sistema de entretenimento do dallara stradale e o proprio carro dito isto o motor escolhido para ocupar a porçao central traseira e algo bem menos exotico do que o visual e a configuraçao da carroceria poderiam sugerir como um v8 feito com dois motores de hayabusa por exemplo trata se de um quatro cilindros ford ecoboost de 2 3 litros com turbo e preparaçao bosch para entregar 400 cv a 6 200 rpm e 50 9 mkgf de torque entre 3 000 rpm e 5 000 rpm considerando que o dallara stradale pesa 855 kg estamos falando entao de uma relaçao peso/potencia de 2 1 kg/cv para efeito de comparaçao o ford focus rs que tem uma versao de 350 cv do mesmo motor pesa 1 557 kg peso/potencia de 4 44 kg/cv neste quesito o dallara stradale e melhor que a do novo porsche 911 gt3 rs que pesa 1 430 kg e tem 520 cv ou seja 2 85 kg/cv segundo a dallara o carro pode ir de zero a 100 km/h em 3 25 segundos com velocidade maxima de 280 km/h considerando que o carro tem motor quatro cilindros sao numeros bem impressionantes a aceleraçao e comparavel a do novo porsche 911 gt3 2018 o nao rs e o corvette z06 da geraçao atual ambos capazes de ir de zero a 100 km/h em 3 2 segundos [youtube id= 9wn_0khaft0 width= 620 height= 350 ] dito isto o dallara stradale e exatamente o que o nome sugere um carro da dallara que pode rodar nas ruas e os carros de corrida da dallara sao em sua maioria monopostos embora sua filosofia se aproxime daquela exercida por carros como o ariel atom e o caterham seven um conjunto minimalista com apenas o necessario para andar rapido seu objetivo e outro ele se comporta muito mais como um monoposto exigindo muita pericia para ser levado ao limite e intolerante a erros o atom e o seven sao carros de conduçao mais solta [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] os caras do site do top gear estao entre os primeiros a publicar uma avaliaçao e eles resumem muito bem a personalidade do dallara stradale se voce adora escorregar pela pista controlando a traseira com o acelerador ou jogar um hot hatch nas curvas para curtir o sobresterço quando alivia o pe o stradale pode nao ser bem o que voce procura ele nao e um carro para acelerar e curtir logo de cara; ha um nivel de habilidade e engenharia que torna possivel cavar cada vez mais fundo e ainda assim encontrar mais potencial no carro mais velocidade dito istoe interiamente possivel com o talento e a coragem necessarias gerar mais de 2g de aceleraçao lateral nas curvas a primeira coisa que um amador precisa depois de comprar um stradale e passar mais tempo na pista muito muito mais tempo na pista e a segunda coisa e um instrutor profissional e entao com o tempo a medida que sua tecnica melhora e voce alcança os limites absurdamente altos do carro entao havera a satisfaçao de ter conseguido domina lo entao e mais uma satisfaçao duradoura do que diversao imediata e errado esperar que o stradale te faça gargalhar alto como faria um caterham nao e um carro para te fazer dar risada no track day e um carro para ir levar ate o autodromo humilhar todo mundo e voltar contente para casa e ainda existe outro aspecto interessante apesar de a suspensao por braços triangulares sobrepostos ter acerto natural de pista os tres modos de ajuste permitem que se opte por uma configuraçao mais confortavel que de acordo com o pessoal do top gear absorve impactos em piso irregular de maneira muito mais eficiente e confortavel do que a de outros track day toys como o radical sr8 alem disso ha um modo de conduçao que reduz a potencia do motor para apenas 300 cv a fim de torna lo mais civilizado em uso civil alem disso diferentemente destes carros mais old school o stradale tem controles de estabilidade e traçao desenvolvidos pela bosch a dallara disse que vai produzir 600 exemplares do stradale e que os preços variam entre €155 000 r$ 625 000 em conversao direta pelo modelo basico e €190 000 r$ 765 000 pela versao mais completa com para brisa teto portas que na verdade sao apenas janelas laterais que abrem para cima e asa traseira ajustavel
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