o quadro flatout street se dedica aos carros preparados e customizados estrangeiros e nacionais de todas as epocas e estilos sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para ver o indice de posts fugindo dos cliches talvez seja a grade em forma de coraçao dos alfa ou talvez a cor vermelha certamente tem a ver com a origem italiana e o estereotipo sanguini viu so nao levou duas frases para a primeira palavra em italiano dar as caras no texto previsivel quando se trata de um carro italiano com motor italiano nao deu para evitar talvez seja tudo isso que mexe com os entusiastas e torna os carros da velha bota tao apaixonantes e talvez seja por isso que e facil se render ao cliche do italianismo estereotipos nao acontecem por acaso afinal e como anisio campos me contou na unica vez em que conversamos os carros sao um reflexo de seus criadores italianos sao temperamentais e intensos em suas emoçoes pessoas temperamentais e intensas discutem para conceber as ferrari os lamborghini os fiat os lancia e os alfa romeo e como e facil cair no cliche ao escrever sobre eles tambem seria facil cair no cliche ao prepara los mas diferentemente de mim daniel resistiu ao cliche e fez um projeto improvavel pela receita e no lugar onde foi feito isso porque o cruzamento de marcas nao costuma ser algo comum fora do universo hot rodder americano de raiz e foi um cruzamento de marcas o que daniel fez ao colocar um v6 alfa romeo em seu fiat brava hgt basso lançado em 1995 para substituir o tipo com seu irmao bravo o brava trazia um formato de carroceria inedito em seu segmento na fiat pela primeira vez o modelo medio da marca ganhava o formato notchback com uma pequena saliencia traseira que nao chegava a ser um terceiro volume era uma das semelhanças com seus primos da alfa romeo como o alfa 146 era o cinco portas do alfa 145 o brava era o cinco portas do bravo — todos compartilhavam mesma plataforma dai a decisao da fiat em criar dois modelos diferentes de acordo com o numero de portas ate mesmo os designers eram diferentes o bravo foi obra de peter fassbender enquanto o brava foi traçado por mauro basso ambos no centro stile fiat [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261695 261696 261677 261682 ] mas esta era a semelhança mais obvia entre os modelos alfa fiat a outra era que ambos tinham um motor de 1750 cm³ — um numero tradicional na historia da alfa romeo imortalizado pelo lendario gtv 1750 poucos percebem isso porque no brava/bravo e no 145/146 esse motor foi comercializado como um mero 1 8 sim a fiat ignorou o numero magico — imagine um alfa romeo 145 quadrifoglio 1750 — mas havia uma boa razao para isso o modelo hgt da dupla era equipada com um motor de dois litros e 20 valvulas somente o hgt brasileiro saiu com o motor 1 8 ou melhor com o 1750 fortuna o brava hgt entrou na vida de daniel por acaso — e tambem por acaso ele voltou era 2006 quando uma tia procurava um carro para uso diario e deparou com um raro brava vermelho cordoba com interior de veludo azul e um numero baixissimo no odometro em duvida sobre as qualidades do carro a tia consultou daniel para saber se aquela seria uma boa compra a resposta nao poderia ser outra alem do sim o carro ficou pouco tempo na familia certa vez apos uma lavagem de motor as velas acabaram molhadas causando falhas de igniçao foi a gota d agua para a mulher desistir do carro ela que nunca gostou da combinaçao de vermelho e azul acabou desanimada com a falha e logo o vendeu sem bolso suficiente daniel viu o belo brava desaparecer da sua realidade mas nao por muito tempo [gallery type= grid link= file size= large columns= 2 ids= 261757 261756 261753 261751 ] dois anos mais tarde em 2008 daniel encontrou o carro anunciado na internet ainda em brasilia/df onde vive ja nao estava tao bem cuidado como na primeira vez mas ainda era atraente como na primeira vez o pai de daniel que havia compartilhado o carro com a tia tambem gostou de reencontra lo e sugeriu ao filho que recomprassem o carro em uma negociaçao de pai e filho o brava voltou para a familia de daniel agora usado diariamente o brava serviu daniel em sua rotina por muitos anos ate que seu motor 1750 apresentou o caracteristico defeito no variador de fase e posteriormente acabou fundido a primeira vista parece uma mare de azar mas como diz o ditado latino fortuna fortes adiuvat — a sorte favorece os bravos ou os bravas nesse caso busso antes de o motor 1750 do bravo decidir encontrar seus ancestrais daniel havia arrematado um v6 3 0 24 valvulas de um alfa romeo 164 foi um golpe de sorte em uma visita rotineira ao ferro velho para comprar peças para seu outro projeto um fiat uno com partes de fibra de carbono ele ja estava com o carro cheio de saida quando um caminhao plataforma chega com um alfa 164 super imaculado intrigado daniel volta e tenta descobrir o por que aquele carro aparentemente intacto foi sucateado a resposta era um principio de incendio no cofre do motor que derreteu chicotes e sensores e levou a seguradora a declarar perda total devido ao custo do reparo imediatamente daniel começou despretensiosamente a negociar o motor ate baixar o preço de r$ 6 000 para r$ 2 000 com dois cheques pre datados emprestados pelo pai daniel arrematou o v6 busso o motor acabou guardado na oficina do preparador do brava a ph motorsport ate que o proprio ph convenceu daniel a instalar o v6 no fiat foi um trabalho relativamente facil afinal a plataforma do brava e uma variaçao da plataforma do alfa romeo 155 que recebeu uma variaçao de 12 valvulas e 2 5 litros do v6 busso em sua versao de topo em cinco dias o brava 1750 foi transformado no hot hatch que a alfa romeo nao teve coragem de fazer brava hgt v6 3 0 alem do motor daniel tambem tinha uma pequena reserva de peças para upgrades no brava — caso das barras estabilizadoras mais espessas do fiat coupe das buchas de poliuretano para a suspensao e freios do marea turbo a preparaçao de cinco dias incluiu todas estas peças alem do capo com respiros do marea turbo molas jj ecu fueltech ft400 coletores redimensionados escape de inox de 2 5 polegadas amortecedores com ajuste de carga e rodas rota grid inspiradas nas volk te37 concebido originalmente para produzir 218 cv no carro de daniel e com as modificaçoes o v6 busso agora produz 236 cv um numero que talvez nao impressione nestes tempos de hot hatches de 400 cv mas que certamente desperta todos aqueles sentimentos citados no inicio deste texto especialmente porque o v6 busso e reconhecidamente um dos motores mais sonoros da historia da italia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 261722 261720 261716 261724 ] quando o hgt v6 ficou pronto brasilia ja estava prestes a fechar entao daniel nao chegou a participar de track days com o hot hatch em vez disso aproveitando a expertise de seu preparador em arrancadas ele disputou provas nos 402 metros em goiania fazendo tempos na casa dos 13 5 segundos atualmente daniel usa o carro somente nas ruas e estradas com quase 36 kgfm de torque ele viaja sempre em quinta marcha quase nunca exigindo reduçoes e com exceçao do escape propositalmente escandaloso como uma mamma italiana educando os filhos travessos e um carro bastante civilizado olhando para o resultado depois de conhecer a historia deste fiat alfa brava hgt o proverbio romano fortuna fortes adiuvat nao sai da minha cabeça este fiat vermelho entrou por acaso na historia de daniel ele teve a sorte de reencontra lo teve a sorte de encontrar o v6 e a sorte de te lo guardado pronto para entrar em cena seria esta uma conspiraçao dos deuses romanos
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