no fim dos anos 1960 o volkswagen fusca começou a ser utilizado como base para a segunda geraçao do puma o mais famoso fora de serie do brasil nao demorou para que outros pequenos fabricantes seguissem a mesma receita e facil entender o motivo a construçao simples dos vw a ar permitia que se utilizasse o chassi rolante com outra carroceria e outro interior aproveitando todo o projeto de suspensao e o conjunto mecanico originais ate 1990 ainda era possivel comprar um puma com mecanica volks zero quilometro neste meio tempo a industria dos fora de serie cresceu bastante e rendeu frutos bem diversos utilizando componentes de automoveis de outras marcas e modelos tanto que decidimos falar sobre eles em uma serie especial na qual contamos a historia do santa matilde com o motor do chevrolet opala e do hofstetter cujo prototipo tinha motor cosworth de formula 3 por exemplo o dardo era outro deles se voce e apreciador dos esportivos italianos mais obscuros existe a chance de conhecer o fiat x1/9 ou ao menos visto um deles por ai se voce viu provavelmente nao era um x1/9 e sim um dardo isto porque ele era uma replica do original italiano feita fora de serie no brasil e era tao bem feita que a propria fiat o vendia nas concessionarias e inevitavel contar ao menos uma parte da historia do fiat x1/9 se quisermos falar sobre o dardo isto porque uma de suas grandes marcas e o design de marcello gandini projetista do estudio italiano bertone que em 1969 assinou o conceito autobianchi a112 runabout um roadster com carroceria em forma de cunha que usava o mesmo motor e do hatchback autobianchi a112 que tambem cedeu sua plataforma para o fiat 127 a partir de 1971 o estilo do runabout foi aproveitado no fiat x1/9 pronuncia icsunonove em italiano exceto que em vez de um roadster o x1/9 era um cupe com teto removivel do tipo targa desde o inicio o x1/9 foi concebido para se adequar aos padroes de segurança e resistencia a impactos vigentes na europa a partir da decada de 1970 o carro utilizava uma plataforma compacta desenvolvida especialmente para ele porem tinha o motor fiat sohc montado na transversal e a transmissao do compacto 128 que havia sido lançado em 1969 exceto que em vez de ficar sobre o eixo dianteiro o conjunto mecanico ficava a frente do eixo traseiro a suspensao era independente do tipo mcpherson nas quatro rodas e garantia um comportamento dinamico bastante esperto graças tambem ao entre eixos curto apenas 2 2 metros e ao baixo peso de apenas 900 kg o motor era um quatro cilindros de 1 3 litro e 75 cv foto quatro rodas o fiat x1/9 teve mais de 140 000 unidades fabricadas pela fiat entre 1972 e 1982 e depois disto mais 14 000 feitos pela bertone ate 1989 ate mesmo nos estados unidos o x1/9 foi vendido na verdade foi um dos ultimos fiat a serem vendidos por la sendo que as ultimas quatro unidades foram entregues em abril de 1990 no brasil o dardo foi apresentado em 1978 na nona ediçao do salao do automovel em sao paulo a ideia de criar uma replica do x1/9 partiu do designer toni bianco que na epoca era diretor tecnico da corona s a empresa de diadema/sp especializada em construir carrocerias e caçambas para caminhoes a carroceria tinha praticamente o mesmo desenho do carro italiano hoje em dia uma copia feita desta forma nao seria tolerada naquela epoca porem o mercado brasileiro ainda era fechado nenhum carro feito la fora podia entrar aqui e o pessoal la fora tambem nao prestava muita atençao no que andava rolando no brasil a matriz da fiat nao se incomodou nem um pouco com a existencia do chamado corona dardo ao contrario deu permissao para que a divisao brasileira fornecesse componentes e incorporasse a versao de produçao do carro lançada em agosto de 1979 a sua gama de modelos nascia o carro oficialmente chamado fiat dardo f 1 3 assim quem entrasse em algumas das concessionarias fiat em 1979 poderia comprar um 147 ou um dardo o motor de ambos era o mesmo com 1 3 litro 1 297 cv de 72 cv utilizado na versao rallye alimentado por um carburador weber de corpo duplo e acoplado a uma caixa manual de quatro marchas que tinha os mesmos engates ruins do hatchback a carroceria era de fibra de vidro o italiano tinha carroceria de metal e o interior tinha acabamento com materiais de boa qualidade com revestimento de couro ate mesmo no painel os instrumentos do fiat 147 e ergonomia mais caprichada com uma carroceria mais ampla e comandos bem posicionados o acabamento deixava um pouco a desejar mas isto nao era incomum entre os fora de serie foto quatro rodas o dardo tinha dois porta malas um deles na dianteira que abrigava tambem o radiador e o outro na traseira somando no total 310 litros de capacidade de carga graças a primazia do motor central traseiro e era construido sobre uma estrutura tubular dividida em tres seçoes o conjunto de suspensao era do tipo mcpherson nas quatro rodas com braços inferiores na dianteira e amortecedores hidraulicos nas quatro rodas era um conjunto bem acertado dinamicamente ainda que o 0 100 km/h na casa dos 18 segundos e a velocidade maxima inferior a 150 km/h nao fossem exatamente empolgantes em 1981 uma pequena reestilizaçao deu ao dardo uma nova dianteira inspirada pelo porsche 928 com seus farois escamoteaveis expostos; e uma nova traseira com as lanternas do ford del rey dito isto sua vida foi curta o dardo foi produzido pela corona ate 1983 e o apoio da fiat tornava a tarefa de conseguir peças e manutençao relativamente facil depois disto a empresa vendeu o projeto a uma empresa de cotia/sp que seguiu fabricando o dardo sob a marca grifo a produçao original do dardo pela corona oficialmente sua produçao foi encerrada oficialmente em 1990 mas segundo consta ate 2004 a grifo ainda produzia do dardo sob encomenda o ultimo exemplar foi fabricado e vendido em 2004
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