quem esta a fim de conhecer um prototipo obscuro do fim dos anos 80 que trazia uma das mais improvaveis combinaçoes de carro e motor que podem existir e claro que e voce caro leitor que nunca recusa a chance de ampliar seu bestiario automotivo e o dodge daytona decepzione e um daqueles carros que parecem ter vindo de um universo alternativo [gt40 content search= lamborghini widget= 1 title= lamborghini no gt40 ] mas nao ele e apenas o fruto de tempos estranhos para a chrysler e para a lamborghini em 1987 a primeira comprou a segunda salvando a lamborghini da falencia a gigante americana pretendia aproveitar o know how dos italianos em seus esportivos o que de fato aconteceu na forma do dodge viper ja a companhia italiana precisava desesperadamente de dinheiro visto que os ultimos anos haviam sido dificieis a fabricante de esportivos fundada por ferruccio lamborghini ja havia trocado de maos algumas vezes tinha um supercarro ja defasado embora o countach nunca tenha deixado de ser matador e estava nos estagios finais de desenvolvimento de seu sucessor o diablo que seria lançado em 1990 o diablo e precisava fazer sucesso pois a existencia da lamborghini no futuro dependia disto ate porque seu desenvolvimento nao custou barato pois bem no fim dos anos 80 os carros esportivos americanos ja nao eram os cupes com motor v8 e traçao traseira havia algum tempo com combustivel e apolices de seguro caras alem da influencia das fabricantes europeias e japonesas que ja estavam bem estabelecidas nos estados unidos as tres grandes de detroit fizeram questao de se manter atualizadas desse modo traçao dianteira e motor transversal viraram a norma o dodge daytona era fruto desta epoca e visivel a inspiraçao nos carros japoneses da epoca como o toyota supra de terceira geraçao mas tambem conseguimos enxergar talvez por causa do contorno da porta e do formato do vigia traseiro um pouco do porsche 928 em ordem de cima para baixo porsche 928 toyota supra e dodge daytona o daytona foi lançado em 1984 como sucessor da segunda geraçao do dodge challenger que por sua vez foi lançado em 1977 e era uma versao rebatizada do mitsubishi galant lambda a chrysler e a mitsubishi tinham um acordo na epoca se por um lado ele era completamente diferente do challenger classico que conhecemos e amamos por outro lado ele tinha motor dianteiro e traçao traseira ainda que so tenha sido vendido com motores de quatro cilindros como dissemos eram tempos estranhos o daytona usava a plataforma k da chrysler que foi explorada a exaustao e deu origem a literalmente dezenas de modelos de diferentes categorias entre minivans sedas hatchbacks cupes e peruas da plymouth da dodge e da propria chrysler poucos sao realmente memoraveis no caso do daytona o maior motor era um v6 mitsubishi de tres litros e 141 cv disponibilizado em 1990 todos os outros eram motores de quatro cilindros de 2 2 e 2 5 litros com ou sem turbo com cambio manual de cinco marchas ou automatico de tres e quatro marchas [youtube id= 9vkptadyppg width= 620 height= 350 ] uma as versoes mais legais mas que nem por isto era menos inospita era o dodge daytona shelby z lançado em 1987 o motor era um quatro cilindros 2 2 com turbo e intercooler que dava conta de entregar 176 cv e carroll shelby que na epoca havia migrado para a chrysler realizou modificaçoes na suspensao e no visual do carro o shelby z tinha suspensao mais firme barra estabilizadora mais grossa e freios melhores e um otimo cambio manual de cinco marchas da getrag que na verdade era um transeixo o que ajudava na distribuiçao de peso a ideia veio de jack stavana um dos diretores da lamborghini sob o guarda chuva da chrysler colocar um v8 italiano debaixo do capo do daytona ajudando a dar ao cupe desempenho mais esportivo e simultaneamente mostrando a competencia da engenharia italiana ao publico americano o motor escolhido estava para se aposentar um v8 de 3 5 litros com comando duplo nos cabeçotes e 258 cv que podia ser encontrado atras dos bancos do lamborghini jalpa vendido entre 1981 e 1988 com 401 unidades fabricadas o lamborghini jalpa foi um fracasso e seu sucessor o gallardo so veio em 2003 com a lamborghini ja nas maos da volkswagen como e ate hoje colocar seu motor no dodge daytona seria uma forma de continuar a aproveitar seu desempenho so que como voce deve ter imaginado nao foi tarefa facil adaptar um v8 no cofre de um carro feito para motores de quatro cilindros foi preciso transplantar toda a dianteira de um carro da plataforma aa da chrysler que era uma versao esticada da plataforma a em um daytona na foto do unico prototipo que aparece la no alto e possivel ver o enorme scoop se voce olhar com atençao tambem vera que os para lamas sao mais largos o v8 foi instalado na transversal e logo viu se que ele ainda era alto demais os quatro carburadores de corpo duplo ficavam com os corpos de borboleta acima da linha do capo enquanto o carter simplesmente encostaria no chao caso o carro fosse colocado sobre suas quatro rodas por isso o capo recebeu um scoop especial para acomodar a admissao enquanto o carter teve seu tamanho reduzido ate o limite mas mesmo assim o reservatorio acabou a menos de quatro centimetros do chao e quase a mesma altura de um carro de turismo de competiçao cuja altura minima oscila entre 35 e 40 mm o carro recebeu tambem um sistema de traçao integral desenvolvido no reino unido pela lotus cars em parceria com carroll shelby o dodge daytona com motor lamborghini recebeu um nome bem macarronico decepzione um palavra que nao existe em italiano mas soava italiana o suficiente os americanos nao se ligaram que em portugues soa como decepçao que em italiano e delusione [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e de fato foi uma decepçao o desempenho do carro empolgou em exibiçoes a imprensa com 0 100 km/h na casa dos seis segundos e velocidade maxima de mais de 240 km/h de acordo com testes da car and driver americana so que nao passou daquilo o carter lambendo o chao tornava o daytona decepzione simplesmente inviavel para ganhar as ruas a chrysler e a lamborghini colaboraram de outras formas depois mas o decepzione acabou cancelado para fazer o papel de esportivo a fabricante americana decidiu apelar para a mitsubihi e criar uma versao rebatizada do 3000gt o dodge stealth
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