o chevrolet monza foi lançado em 1982 e portanto completa 35 anos em 2017 trata se de um carro importantissimo na historia da industria automotiva brasileira mais do que um grande sucesso por quase 15 anos ele foi o carro mais vendido do brasil entre 1984 e 1986 um feito e tanto para um carro nao popular no brasil e um atestado de sua aceitaçao pelo publico nada mais justo entao que contarmos um pouco de sua historia mais ainda porque o nosso monzao fazia parte de um programa global uma plataforma dividida entre todas as submarcas da general motors a plataforma j e foi o produto mais bem sucedido a utiliza la mas a gente vai começar do começo o monza original esta e uma historia um pouquinho complicada mas da para entender na decada de 1970 quase todas as divisoes da gm tinham modelos medios diferentes ainda que todos tivessem traçao traseira nos eua havia o chevrolet monza que era vendido tambem como buick skyhawk e pontiac sunbird buick skyhawk pontiac sunbird na europa havia o opel ascona que no reino unido era vendido como vauxhall cavalier opel ascona vauhall cavalier os australianos por sua vez tinham o holden torana o fim da decada de 1970 trouxe uma mudança importante na industria automotiva mundial movida pelo sucesso dos carros compactos de traçao dianteira vindos da europa eles eram mais leves mais faceis de dirigir custavam pouco e bebiam menos combustivel foi questao de tempo entao ate que a traçao traseira deixasse de ser o standard da industria e passasse a ser mais utilizada por modelos esportivos a criaçao de uma nova plataforma de traçao dianteira a ser usada por todas as marcas do grupo seria uma forma de modernizar a linha da general motors e cortar custos de desenvolvimento e produçao com soluçoes de engenharia e componentes compartilhados entre todos os modelos em maior ou menor grau o resultado pratico foi que todos aqueles modelos diferentes foram unificados sob uma mesma plataforma embora alguns conservassem seus nomes antigos e todos tinham identidades visuais distintas embora compartilhassem diversos componentes mecanicos estruturais e cosmeticos o nosso monza e seu parente mais proximo voce conhece bem a cara do nosso monza nao e diferentemente do sensual cupe americano o monza brasileiro era praticamente um opel ascona com a gravatinha da chevrolet talvez seja bairrismo mas a gente acha que o visual do monza/ascona era o mais bem resolvido entre os j cars como ficaram conhecidos os carros da plataforma j com proporçoes muito agradaveis e estilo limpo agora se voce der uma olhada nos outros modelos que a opel vendia na epoca vai entender de onde veio o estilo do monza este aqui e o opel kadett de quarta geraçao o que veio antes do nosso kadett e depois do carro que deu origem ao nosso chevette o opel rekord de ultima geraçao lançado em 1977 e fabricado ate 1986 era praticamente um monza crescido e com traçao traseira em 1986 o rekord foi substituido pelo omega de primeira geraçao se liga e por fim havia o opel monza que usava a mesma plataforma do rekord porem era feito apenas como hatchback de duas portas ele era completamente diferente do chevrolet monza dos anos 1970 e estava uma categoria acima do opel ascona e da para dizer que o opel monza de certa forma foi a maior inspiraçao para o monza hatchback que era o unico disponivel no lançamento isto porque o opel ascona hatchback so era vendido com quatro portas e nao tinha um perfil tao arrojado observaçao importante no reino unido o opel ascona era vendido como vauxhall cavalier que era identico com a obvia exceçao do volante do lado direito nos eua chevrolet pontiac buick e oldsmobile provavelmente os americanos nao gostavam muito do visual limpo dos europeus e por isso os j cars dos estados unidos tinham um visual mais carregado e diferentemente do que ocorreu na europa cada fabricante adotou sua propria identidade visual sao as laterais que denunciam a origem comum especialmente por causa do formato das portas e janelas o pontiac era o j2000 que depois mudou de nome para 2000 e por fim para sunbird da para ver a influencia de outros modelos da marca na dianteira do j2000 como o firebird de primeira geraçao lançado em 1982 o j2000 foi totalmente renovado em 1988 ganhando um aspecto mais limpo que durou ate 1994 na decada de 1980 a envemo criou um bodykit que dava ao monza o visual do pontiac j2000 e nao ficava tao ruim em 1995 o sunbird foi substituido pelo sunfire apesar da carroceria com linhas arredondadas tipicas da decada de 1990 a plataforma era exatamente a mesma ele saiu de linha em 2005 ja a versao da buick lançada em 1981 conservou o nome skyhawk e tinha como diferencial os farois escamoteaveis em algumas versoes ele foi fabricado ate 1989 e usava o mesmo motor 1 8 do monza brasileiro o oldsmobile se chamava firenza e foi fabricado entre 1982 e 1988 da para dizer que seu visual era o mais conservador entre todos os j cars americanos e ele tambem foi um dos que tiveram a vida mais curta o cadillac cimarron ja teve sua historia contada aqui no flatout ele foi a tentativa de transformar o j car em um carro de luxo de acordo com o posicionamento da cadillac no mercado americano mas a plataforma nao confortava o nivel de luxo equipamentos e isolamento acustico a que os consumidores da marca estavam acostumados ele tambem foi produzido apenas entre 1982 e 1988 o chevrolet cavalier por outro lado foi o modelo mais longevo foi produzido entre 1992 e 2005 com tres geraçoes diferentes a ultima delas apresentada em 1995 tinha visual inspirado pelo chevrolet camaro de quarta geraçao mais uma curiosidade la vai o chevrolet cavalier foi vendido como toyota cavalier no japao e nos eua entre 1995 e 2000 mas nao fez muito sucesso do outro lado do mundo holden daewoo e isuzu a australiana holden criou um estilo proprio para seu j car o holden camira foi produzido ate 1989 e tinha uma versao station wagon que serviu como base para a perua do opel ascona e do vauxhall cavalier o monza perua chegou a ser testado no brasil mas acabou nao sendo produzido a coreana daewoo hoje gm korea ja era uma subsidiaria da general motors na epoca e em 1990 contratou o estudio bertone para projetar a carroceria do seda espero sua interpretaçao da plataforma j o visual e sem duvida um dos mais interessantes da familia ele foi vendido no brasil na decada de 1990 logo que as importaçoes foram reabertas no japao havia o isuzu aska que era bem parecido com o chevrolet cavalier e foi o unico a ser oferecido exclusivamente como seda de quatro portas curiosamente ele foi vendido na nova zelandia como holden camira a primeira geraçao saiu de linha em 1990 e o modelo seguinte abandonou a plataforma j
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.