um projeto de formatura normalmente e algo que se faz para cumprir tabela um conteudo basico necessario e cumprido em seu memorial de calculo e pronto voce e um profissional formado a maioria das pessoas se lembra dele por ser um rito de passagem; no caso da engenharia existem projetos de guindastes prontos para serem copiados sem do por ai e boa mas algumas pessoas acabam indo alem; na maioria das vezes gente entusiasmada demais com uma profissao que nunca conseguira fazer jus a imagem mental perfeita que se tem dela quando jovem mas essa gente agindo assim algumas vezes movem o estado da arte de sua area de atuaçao um pouco mais adiante em 1995 o ingles simon saunders era professor de design industrial especializado em transporte na universidade de coventry ainda trabalhava como consultor na industria mas tinha achado uma vocaçao em meio aos entusiasmados estudantes da cadeira [caption id= attachment_357451 align= aligncenter width= 999 ] simon sounders mister ariel[/caption] saunders e obviamente um de nos uma das coisas que mais ocupava sua cabeça era como inserir design profissional na industria inglesa de baixo volume mais especificamente sempre repetia para seus alunos uma de suas grandes frustraçoes o lotus seven nada contra o lotus seven claro e em si so um icone de minimalismo ate entao inigualavel mas ali naquele ponto todo entusiasta mesmo quarenta anos depois do seven ter aparecido ainda dedicados a ele incontaveis kits eram vendidos pela caterham pela westfield e muitos outros todo ano; muita gente nem comprava eles e fazia replicas em casa mesmo certamente tao proximo da virada do milenio ja era hora de fazer algo mais moderno [caption id= attachment_357450 align= aligncenter width= 999 ] salao de birmingham 1996[/caption] o professor sempre dizia que toda essa energia em replicas poderia ser gasta em bolar algo mais moderno e diferente os alunos começam a provoca lo de varias formas dizendo que se achava isso mesmo devia tomar uma atitude e começar algo e nao so reclamar o assunto e discutido ad infinitum em sala de aula ate que fica tao intenso que ja nao cabe mais nela de alguma forma devia transbordar sair ao mundo la fora virar algo real mas nao haveria dinheiro nem ajuda da universidade; como financiar algo assim o professor e alunos começam a pedir e implorar ajuda para quem pudesse ouvir um impulso vem da ford que doa um fiesta para a universidade assim motor cambio e uma serie de outros componentes podiam ser canibalizados dele [caption id= attachment_357464 align= aligncenter width= 999 ] o prototipo lsc em primeiro plano[/caption] dai em diante tudo viria com dificuldade mas o projeto ia adiante michelin doou pneus a twr fez os braços de suspensao; amigos e alunos ajudaram e saunders acaba gastando um bom dinheiro seu tambem muito trabalho era necessario tambem o que rapidamente foi fazendo os alunos desaparecerem depois de perceberem que aquilo era extra curriculo outras ocupaçoes tomavam seu tempo so um aluno sobra este com dedicaçao total e voluntaria um certo niki smart ao inves de arrumar estagio como os colegas se dedica de corpo e alma ao projeto [caption id= attachment_357465 align= aligncenter width= 999 ] o lsc hoje[/caption] mas o que eles estavam fazendo um lotus seven moderno de motor central traseiro agora e ainda mais radical que o lotus original a dupla tentou varios desenhos de todo tipo com tres e quatro rodas um ou dois lugares mas acaba com uma configuraçao simples de dois ocupantes lado a lado mas com o motor e transmissao de veiculo de traçao dianteira atras deles apenas uma coisa era radical e diferente nele a estrutura duas inspiraçoes para a dupla chegar na treliça exposta tao caracteristica do atom primeiro motocicletas uma moto parece mais bonita por justamente deixar tudo exposto de chassi a mecanica; poderia isso ser transposto para um carro a outra vinha da infancia de saunders livros que mostravam a estrutura tubular de carros de corrida faziam ele jovem imaginar por que diabos alguem cobriria algo tao bonito com qualquer coisa [caption id= attachment_357463 align= aligncenter width= 999 ] o interior do lsc[/caption] assim nasce a sensacional treliça sobre rodas que conhecemos hoje com o nome de ariel atom na verdade e simplicidade encarnada em metal duas treliças curvas se encontrando na extremidade dianteira formando a estrutura e a carroceria visivel; todo resto seria montado nele e nenhuma carroceria propriamente dita existiria leve funcional moderno e bonito de uma forma diferente mas existiam problemas para os dois designers em realizar isso designers normalmente fazem o primeiro prototipo em argila de modelar o clay e dele tiram moldes de fibra assim podem mostrar o carro mesmo com zero engenharia de verdade envolvida no caso do ariel a engenharia era o desenho externo tambem o carro nao esconde nada e peladao feito um nenem recem nascido o trabalho era exponencialmente maior um exemplo a pedaleira do prototipo era em aluminio lindissima e profissionalmente desenhada sim podiam ter usado a pedaleira do fiesta mas era feia demais quando tudo esta exposto assim tudo aparece e detalhes escondidos ficam na cara da gente e os designers nao suportam isso e incrivel que um conceito que deixa de lado o design tradicional como este tenha nascido num estudio e nao numa oficina mas so existe de verdade por ter juntado essas disciplinas inevitavelmente por tratar engenharia como parte do design; como arte industrial filosoficamente e lindo o projeto lsc em um ano exato de trabalho ignorando horarios normais da universidade e varando uma serie de noites seguidas a dupla expoe o que chamaram de projeto lsc lightweight sports car carro esporte leve no salao de birmingham em 1996 ainda em rodasse pneus finos o carro de qualquer forma foi um sucesso de publico e critica o que fez o agora entusiasmadissimo saunders imaginar o inimaginavel produzir o carro em serie niki smart porem embora garantisse sua ajuda sempre que pudesse resolve andar adiante com a vida faz um mestrado no art college de londres e parte para trabalhar como designer com a ford e depois gm estava num ponto de sua vida diferente do de simon saunders claro acaba com uma carreira de sucesso na gm no estudio da california ate 2019 quando abre uma consultoria independente mas todo ano desenha o cartao de natal da ariel [caption id= attachment_357452 align= aligncenter width= 999 ] niki smart e o cadillac ciel sua criaçao na gm[/caption] com algum suporte da british steel conseguido no salao saunders continua indo adiante o chassi original se mostrou nao rigido suficiente e teve que ser reprojetado; o motor fiesta 1 2 acaba trocado por um zetec 1 7 do ford puma a carro ficou mais largo e maior diferente sem nenhuma peça do original a nao ser o imaterial a ideia o projeto original por exemplo para economizar peso e imitando o seven original nao tinha bancos voce se sentava diretamente na estrutura salvo uma espuminha para amansar as pancadas no derrierre acaba descobrindo que ficava muito melhor com bancos de verdade em trilhos ajustaveis [caption id= attachment_357466 align= aligncenter width= 999 ] o lsc em 1997 prototipo[/caption] com alguns investidores resolve usar um nome de uma marca inglesa antiga disponivel por baixo preço a ariel famosa realmente por motocicletas a mais famosa dela chamada ariel square four com quatro cilindros num quadrado a marca de qualquer forma fazia automoveis tambem no passado distante funcionou este carro para entusiastas certamente se aproveitou do fato de lembrar todos de uma antiga e respeitada marca de motocicletas pode nao funcionar para uma marca de suv mas neste caso ajudou a chamar atençao inicialmente; hoje a fama da nova ariel certamente ultrapassa a da antiga em 1999/2000 finalmente era lançado no mercado ingles o primeiro ariel atom usando o famoso motor quatro em linha da rover todo em aluminio e dohc/16 valvulas famoso por girar muito ter bastante força e ser extremamente leve foi usado tambem pela lotus em seu elise a lotus tambem por sinal foi contratada para acertar o tuning de chassi um gasto inteligente as suspensoes eram via duplo a sobreposto independente nas quatro rodas; os coilovers eram operados por alavancas e pushrods as laterais sao totalmente expostas pela treliça apenas o assoalho e curvoes dianteiro e traseiro protegidos por fibra de vidro o primeiro atom de 1999 pesava 612 kg e era oferecido com o k series em versoes de 120 160 e 190 cv nao tinha portas para brisa ou teto; o lotus seven moderno o prototipo lsc original com o motor ford zetec e rodas fininhas era certamente ainda muito mais leve mas era apenas um degrau uma ideia tornada real e que podia ser dirigida ainda existe e de tempos em tempos e levado para exposiçao em eventos importantes na empresa a ariel apesar de pequena desde entao continua um grande sucesso e uma fonte infindavel de prazer e sonho para os entusiastas em 2003 aparece o atom 2 ja com um motor honda k20 de 220 cv em 2007 a mudança para o motor k20z4 type r levou a mudança para o atom 3 com um chassi completamente revisado apesar da aparencia identica com potencia aspirada de ate 245 cv e supercharged para ate 300 cv o atom continuou a evoluir com outros refinamentos na suspensao carroceria e sistemas em todo o carro uma pequena tiragem de 10 atom mugens baseados no atom 3 com um motor mugen normalmente aspirado de 270 cv acelerando para 8 600 rpm foi feita em 2011 uma caixa de cambio sadev sequencial potencia agora sempre com supercharger aumentada e modificaçoes na suspensao resultaram no atom 3 5r de 350 367 cv em 2013 antes dele existiu um monstro chamado atom v8 tambem uma ediçao limitada de 25 carros vinha com um v8 de 3 litros com 475 cv ou 500 cv baseado em cabeçotes de suzuki hayabusa que girava ate 10 000 rpm com uma caixa de cambio sequencial sadev controlada pneumaticamente se tornou o carro com aceleraçao mais rapida do mundo alem de manter o recorde da famosa pista do top gear por mais de dois anos ha tambem agora o nomad; uma versao ainda mais legal do conceito original feito para uso on off road que virou uma verdadeira febre com longo curso de suspensao se mostrou muitas vezes ate mais divertido que um atom se mais lento https //www youtube com/watch v=qqjlzencwmq&t=4s desde 2008 o ariel atom 3 e fabricado sob licença nos eua tambem pela empresa tmi autotech inc em uma instalaçao construida especificamente para isso no virginia international raceway vir em janeiro de 2016 a tmi mudou de suas instalaçoes para uma tres vezes maior em south boston no mesmo estado americano de virginia e a ariel north america um imenso sucesso empresarial mas tambem um sucesso da ideia inicial que parecia tao impossivel e foi desdenhada por muitos como impossivel fazer um lotus seven moderno como sempre com tudo que e realmente importante começou com uma pessoa e um sonho mas nao qualquer pessoa uma que tal qual te lawrence tem a audacia de agir e tornar este sonho realidade
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