nos ja contamos aqui a historia das cores e pinturas de corrida como surgiram como evoluiram e como chegaram ao que sao hoje o que ainda nao contamos foi a origem exata de cada cor hoje todos sabemos que o verde identifica os carros britanicos british racing green ou simplesmente brg que o branco com faixas azuis e o esquema dos carros americanos que o azul e dos franceses que o branco e dos japoneses e que o vermelho e dos italianos mas nem sempre foi assim nas primeiras corridas em que os carros disputaram com suas cores nacionais havia mais carros do que cores unicas — afinal o reino unido tem as mesmas cores dos eua a frança usa o mesmo tricolor da holanda a alemanha tem duas das tres cores belgas e a italia duas cores do tricolor irlandes o azul foi usado pelos franceses o vermelho pelos americanos o branco pelos alemaes o amarelo pelos belgas sobrou pouco para os britanicos e italianos os ingleses deram um jeito como suas locomotivas ja eram verdes e eles tiveram que migrar a organizaçao da prova da inglaterra para a irlanda na epoca parte do reino unido ficou decidido que eles usariam o verde shamrock irlandes como gratidao aos irlandeses aos italianos restou pintar seus carros de preto com um tom de vermelho bastante escuro beirando o marrom no chassi esse esquema foi usado em varios carros italianos daquela primeira decada do seculo 20 como os f i a t que vincenzo lancia pilotou na gordon bennett cup e na targa florio o vermelho entra em cena pela primeira vez em um carro italiano na lendaria corrida peking to paris de 1907 sim como voce ja deve ter percebido trata se de uma corrida entre a capital da china e a capital da frança em uma epoca na qual o automovel tinha apenas 21 anos de historia se e dificil hoje imagine 110 anos atras nao era uma corrida convencional com regras percurso ou categorias na epoca o automobilismo era muito movido por desafios e apostas e pela curiosidade dos automobilistas tanto que a ideia para a corrida surgiu de um desafio feito pelo jornal parisiense le matin em 31 de janeiro de 1907 que dizia o seguinte o que precisa ser provado hoje e que contanto que um homem tenha um carro ele pode fazer qualquer coisa e ir a qualquer lugar havera alguem para viajar neste verao de pequim a paris em um automovel e um desafio e tanto — e que lido hoje serve para lembrar das razoes que tornaram o automovel uma maquina tao venerada e foi assim que nasceu a peking to paris que partiria da embaixada francesa na capital chinesa e tinha como linha de chegada o centro de paris separado de pequim por 15 000 km tudo o que os corredores precisavam fazer era chegar em paris antes dos demais nao havia rota nao havia categorias nao havia regras nem mapas a premiaçao se resumia a um lugar na historia do automovel e um engradado de champagne mumm mesmo assim quarenta equipes se inscreveram para a corrida embora somente cinco delas tenham enviado seus carros para a china devido ao cancelamento da prova pelo comite de automobilismo frances entre as cinco equipes estavam o principe italiano scipione borghese seu motorista ettore guizzardi e o jornalista luigi barzini que relatou e fotografou toda a viagem enviando seus textos ao daily mail por telegrafo — cujas linhas serviram de referencia para os carros o trio italiano viajou em um itala de sete litros e 40 hp pintado com um tom vibrante de vermelho escarlate como mostra a foto abaixo a jornada começou no dia 10 de junho de 1907 uma segunda feira e como estamos falando dos primeiros anos do automovel ainda nao se sabia que tipo de modificaçoes um carro precisaria para uma viagem desta lembre se que na epoca o mundo era predominantemente rural e mesmo as cidades tinham infra estrutura viaria precaria atoleiros pontes frageis trilhas e travessias por vaus nao eram incomuns [caption id= attachment_170669 align= aligncenter width= 1200 ] largada em pequim[/caption] [gallery columns= 4 link= file type= grid ids= 170672 170671 170670 170668 170663 170664 170666 170667 170662 170661 170659 170654 170653 170652 170646 170648 ] no interior da china o carro seguiu boa parte do caminho puxado e empurrado pelo trio italiano auxiliado pelos nativos fosse por causa de atoleiros ou por caminhos pedregosos na mongolia foi preciso atravessar um rio sem ponte nem balsa o carro foi levado por um vau nao muito raso ficando quase que praticamente coberto pelas aguas fluviais mais adiante na siberia ao passar por uma ponte a estrutura se rompeu e o carro deu praticamente uma cambalhota parando de cabeça para baixo apoiado na estrutura destruida felizmente a simplicidade mecanica da epoca permitiu que o carro voltasse a andar com um rapido reparo a viagem pela russia continuou por trilhas e trilhos de trem ate moscou dali o trio seguiria para kaunas na lituania e depois seguiria para stuttgart e berlim porem ao saber da passagem do principe scipione borghese pelo pais uma familia da nobreza russa o convidou para um jantar em sao petersburgo como esse tipo de convite nao se recusa o principe desviou seu percurso ate a cidade compareceu ao evento social e de la partiu para kaunas — um desvio de 500 km por mera formalidade aristocrata o que nao contamos ate agora e que aquela altura o principe o jornalista e o chofer ja lideravam a prova com folga e eles ainda foram beneficiados pelo fato de o segundo colocado um vigarista frances chamado charles godard ter feito a corrida sem dinheiro pedindo gasolina e favores ao longo do caminho assim exatamente 60 dias depois da partida na china no sabado 10 de agosto de 1907 scipione borghese luigi barzini e ettore guizzardi surgiram no panorama parisiense a bordo do itala cinza para descobrir que haviam sido os primeiros a chegar vencendo a corrida e respondendo a pergunta do jornal sim era possivel viajar de carro de pequim a paris e eles eram a prova viva o segundo colocado o spyker de godard e seu parceiro chegou somente 20 dias depois e sem godard a bordo procurado pela policia francesa ele foi preso assim que colocou as rodas no pais e nao terminou a prova em seu ultimo artigo barzini escreveu tudo parece absurdo e impossivel; nao consigo me convencer de que chegamos ao fim que realmente chegamos como premiaçao o trio recebeu seu engradado de champagne mumm e claro o reconhecimento internacional como herois nacionais da italia agora voce percebeu que eu falei itala cinza pois e o carro saiu da italia vermelho mas voltou cinza isso aconteceu porque na hora de colocar o carro no navio no porto de genova o guindaste o deixou cair na agua para impedir que a carroceria e o chassi enferrujassem o carro recebeu uma camada de tinta — e a unica tinta que se encontra em um porto era justamente o cinza anti corrosivo usado nos cascos dos navios e por isso que as imagens comemorativas da epoca em cartoes e selos mostram o carro cinza e nao vermelho apesar disso em homenagem ao feito de borghese barzini e guizzardi os italianos passaram a pintar seus carros com o tom vibrante de vermelho daquele itala nas corridas internacionais quando a aiacr antigo nome da fia sugeriu que as equipes usassem cores nacionais no periodo entre guerras a italia adotou oficialmente o vermelho que foi deixado de lado pelos americanos em favor do azul e branco e assim nasceu o rosso corsa a cor oficial dos carros de corrida italianos
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