quando se fala em de tomaso e inevitavel pensar no pantera seu jeitao de lamborghini countach e na deliciosa combinaçao de design italiano e mecanica americana acontece que o pantera nao foi o primeiro de tomaso e muito menos o primeiro a ter um motor americano antes dele houve o mangusta e antes ainda o sport 5000 e dele que vamos falar hoje ha duas razoes para isto dos de tomaso esportivos com motor central traseiro ele e um dos menos conhecidos segundo foi por causa desse carro que alejandro de tomaso continuou construindo esportivos movido por um rancor especialmente direcionado a ninguem menos que carroll shelby ok na verdade essa historia nunca foi confirmada ou documentada de forma oficial e inquestionavel mas e o que dizem por ai e tem todo jeito de verdade como voce deve saber carroll shelby foi o pai do shelby cobra criado usando como base um esportivo britanico bonito e bom de curva porem meio fraco o ac ace sendo assim de tomaso — que ja cultivava relaçoes com a ford na europa — sabia que shelby era o cara mais indicado para resolver um pequeno problema este problema se chamava de tomaso vallelunga quer dizer o carro estava longe de ser um problema com uma bela carroceria projetada pela carrozzeria fissore na italia o esportivo de motor central traseiro usava um eficiente chassi do tipo espinha dorsal inspirado pelos carros da lotus agora ao olhar para ele voce talvez imagine um motor v8 ou v12 italiano o que faz perfeito sentido no entanto o que ele usava era um quatro cilindros ford de 1 6 litro acoplado a um transeixo de fusca sim e serio completo com a transmissao manual de quatro marchas e este era exatamente o problema o motor usado como componente estrutural ajudava a tornar a estrutura rigida e a dinamica bem acertada mas era muito fraco — so 104 cv a 6 200 rpm claro o carro era leve com apenas 726 kg mas a verdade e que seu visual sugeria algo bem mais potente assim para responder as criticas a respeito do vallelunga de tomaso chamou carroll shelby no inicio para um papo entre fordeiros os dois firmaram um acordo cujas minucias se perderam na historia mas a ideia era transformar o valellunga em um carro a prova de criticas nascia ali a ideia para um carro de corrida o de tomaso sport 5000 carroll shelby mergulhou de cabeça no processo — acredita se por considerar que o carro poderia ser um bom substituto para o shelby cobra em sua equipe de corrida nisto ambos queriam a mesma coisa colocar o sport 5000 para correr no circuito de endurance da europa incluindo e claro as 24 horas de le mans e na recem fundada can am categoria de prototipos esporte com corridas realizadas nos eua e no canada shelby entraria com uma versao de competiçao do v8 small block da ford de 289 pol³ 4 7 litros e 475 cv do mesmo tipo usado pelo shelby cobra o posicionamento central traseiro garantiria que o carro fosse mais equilibrado dinamicamente pois melhoraria a distribuiçao de peso do carro que nao esqueçamos era bastante leve pete brock designer que ha havia sido responsavel pela segunda geraçao do chevrolet corvette o famoso c2 ou sting ray e pelo shelby cobra daytona coupe ficaria responsavel pelas modificaçoes no chassi — que foram poucas limitando se basicamente a mudança na localizaçao dos pontos de suporte da suspensao traseira que assim como a dianteira usava braços sobrepostos do tipo duplo a a carroceria era ligeiramente baseada naquela do de tomaso vallelunga porem o carro de corrida era um roadster — com portas a fim de tambem poder competir na categoria de turismo o novo de tomaso era baixo e largo e a traseira tinha uma asa movel que em longas retas era abaixada para reduzir o arrasto aerodinamico e consequentemente ganhar mais velocidade com a carroceria instalada sobre o chassi o carro passou a se chamar de tomaso p70 o p70 foi apresentado em 1965 no salao de turim e fez bastante sucesso exibido ao lado de um segundo chassi sem carroceria muita gente estava ansiosa para ve lo correr mas isto nao aconteceu diversos contratempos adiaram a estreia do carro nas pistas — problemas mecanicos conflitos de agenda e outros imprevistos impediram que o carro corresse nas 12 horas de sebring em março de 1966 tres meses depois o de tomaso p70 foi inscrito nas 24 horas de le mans mas os organizadores da prova nao aprovaram o bolido na inspeçao e por isso o recusaram e agora e agora nada foi preciso esperar mais um mes para que o de tomaso p70 finalmente estreasse foi no grande premio de mugello na italia corrida que apesar do nome nao fazia parte da formula 1 e sim do mundial de carros esporte o problema e que novamente por problemas mecanicos o carro foi obrigado a abandonar a prova na primeira volta o maior problema e que em meio a tudo isto carrol shelby abandonou o projeto para dedicar se integralmente ao lendario ford gt40 que venceu as 24 horas de le mans de 1966 1967 1968 e 1969 dizem que depois que isto aconteceu de tomaso ficou furioso sua replica contudo foi bastante elegante depois de usar como base o trem de força do p70 pra criar um sucessor para o vallelunga o argentino batizou o como mangusta [youtube id= v4opczhqi90 width= 620 height= 350 ] pode ter certeza de que vamos falar dele em breve mangusta e como os italianos chamam o mangusto pequeno animal carnivoro que parece um furao e apesar do tamanho diminuto tem como principal componente de sua dieta as cobras — e e famoso por enfrentar vencer e devorar especimes que muitas vezes tem o dobro do seu tamanho o mangusta entao seria um devorador de cobras deu para sacar [youtube id= vdg9gkmwsea width= 620 height= 350 ] enquanto isto o projeto do de tomaso p70 foi abandonado e o carro ficou na antiga fabrica da de tomaso ate 2004 quando foi comprado por um colecionador seu legado no entanto nao foi em vao a eficiencia do arranjo espinha dorsal era indiscutivel e este tipo de construçao tornou se a norma para monopostos por sua leveza e minimalismo
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