e bem provavel que voce tenha sido apresentado ao delorean dmc 12 pela trilogia de volta para o futuro iniciada em 1985 mas ele foi muito mais que uma mera maquina do tempo do cinema bem na verdade ele tentou ser mas acabou morto e enterrado por uma sucessao de equivocos de seu criador e uma serie de boatos maldosos que arruinaram a reputaçao da marca repetindo a historia de preston tucker nos anos 1940 a historia do dmc 12 começa em 1973 quando john zachary delorean deixou a general motors para realizar seu sonho de criar sua propria fabrica de automoveis delorean fora um executivo bem sucedido na gm onde inventou o muscle car ao desenvolver o pontiac gto leia a historia e mais tarde foi o responsavel pelo chevrolet nova e seu irmao menor o chevrolet vega esse sonho de ter sua propria fabrica de automoveis começou dois anos mais tarde em 24 de outubro de 1975 quando ele fundou a delorean motor company para captar recursos e viabilizar seu sonho ele construiu um prototipo daquela que seria seu primeira e infelizmente unica criaçao independente ele queria que seu carro fosse uma perfeita expressao de seus valores pessoais esportivo mas tambem racional duravel economico e seguro delorean via seu carro como o supercarro dos novos tempos pos crise do petroleo o projeto para projetar seu novo carro delorean contratou um antigo colega da pontiac chamado bill collins o estilo da carroceria ficou a cargo de ninguem menos que giorgetto giugiaro delorean especificou que o carro precisaria ter motor central traseiro monocoque de plastico e chapas de aço inoxidavel para que se mantivesse na casa dos 1 000kg o baixo peso poderia garantir a economia de combustivel enquanto o aço inoxidavel tornaria o carro imune a corrosao ele foi inicialmente batizado como dsv de delorean safety vehicle mas com o fracasso comercial de um outro veiculo seguro o bricklin safety vehicle 1 delorean decidiu mudar o nome do carro para dmc 12 em 1976 ele apresentou o primeiro prototipo a imprensa com a promessa de fazer um carro revolucionario em todos os aspectos — da forma de construçao ao desempenho e segurança — ele conseguiu reunir emprestimos do bank of america e investimentos privados atraves de parcerias com o apresentador johnny carson e os artistas roy clark e sammy davis jr alem de beneficios recebidos do governo do reino unido para construir e fabricar seus veiculos em dunmurry nos arredores de belfast a capital da irlanda do norte este primeiro prototipo usava motores de quatro cilindros mas delorean decidiu que o carro precisava ser lançado com um motor v6 ele chegou a cogitar a adoçao do motor wankel comotor de dois rotores da citroen mas com a falencia da fabricante francesa voltou suas atençoes ao ford cologne v6 usado no ford capri e no mustang ii na mesma epoca a renault estava adotando um novo motor v6 para seu seda r30 e tinha mais capacidade de produçao do que sua propria demanda o que tornou a fabricante francesa mais aberta a negociaçoes de fornecimento assim delorean fechou o acordo com a renault para usar o novo prv um v6 e 2 6 litros desenvolvido em parceria entre peugeot renault e volvo dai o nome prv alem disso o motor era tambem mais leve que o velho ford [youtube id= 1exnympddxq width= 620 height= 350 ] com o prv delorean divulgou os primeiros dados de desempenho de seu esportivo zero a 100 km/h em pouco menos de 8 segundos velocidade maxima de 209 km/h e consumo medio de 10 7 km/l com esses numeros o dmc 12 seria tao rapido quanto um jaguar xj s v12 mas usando metade do combustivel a fabrica da delorean começou a ser construida em outubro de 1978 e a previsao era começar a construir seu esportivo ja em 1979 contudo uma serie de imprevistos com o desenvolvimento do carro atrasou o inicio da produçao para 1981 esses problemas com o desenvolvimento do carro internamente levaram bill collins e john delorean a recorrer a ajuda externa primeiro eles foram a porsche e mais tarde a bmw mas ambas queriam mais dinheiro do que delorean podia pagar por fim eles bateram a portas de colin chapman na lotus que ja tinha grande experiencia em carrocerias de plastico em 1978 eles assinaram o contrato para desenvolver o dmc 12 na lotus os engenheiros descartaram boa parte do projeto original de bill collins substituindo alguns elementos pelo que ja havia sido desenvolvido no lotus esprit um desses elementos era o monocoque plastico do carro que foi substituido por uma estrutura de duas peças de fibra de vidro feitas com o processo de injeçao de resina assistida por vacuo exclusivo da lotus montada sobre um chassi tipo backbone espinha dorsal o lotus esprit as mudanças deixaram o carro 227 kg mais pesado do que o projeto original previa apesar disso o consumo medio de 10 7 km/l foi homologado pela agencia ambiental americana mas o fato de o motor ter apenas 130 cv apos os ajustes para atender os limites de emissoes nos eua cobraram o seu preço no desempenho começa a produçao os primeiros carros começaram a sair da fabrica na irlanda do norte em 21 de janeiro de 1981 mas os atrasos e gastos fora do planejamento deixaram a delorean praticamente sem dinheiro e john delorean recorreu ao governo britanico para investir outros 14 milhoes de libras e mais 10 milhoes em emprestimos de curto prazo mesmo assim a dmc estava operando com um prejuizo de 18 6 milhoes de dolares enquanto isso sob os holofotes o publico estava animado com o novo carro a imprensa automotiva divulgava cada etapa da produçao em busca de uma chance de testar o carro que eles tanto haviam ouvido falar nos eua mais de 340 concessionarias ja haviam se credenciado para vender e os esportivos que eram reservados com um sinal de us$ 5 000 a dura realidade infelizmente os carros nao atenderam a expectativa criada a dmc havia planejado uma agenda de testes ambiciosa e rigorisa mas no fim do primeiro semestre de 1981 havia muita pressao para que o carro fosse logo lançado por isso a qualidade de construçao dos primeiros cem ou duzentos carros era constrangedora e a maioria precisou ser reconstruida nos eua para piorar a historia estas primeiras unidades foram destinadas aos principais investidores do projeto a imprensa tentou ser generosa com o carro e em geral reconheceu a falta de qualidade mas compreendendo se tratar de unidades de pre produçao e tambem elogiou o estilo da carroceria e do interior o maior problema contudo era o desempenho do carro com uma tocada mais entusiasmada onde ele se mostrava instavel e incomodo alem disso o desempenho em linha reta tambem nao era dos melhores com o cambio original de cinco marchas o tempo de aceleraçao de zero a 100 km/h era de 9 5 segundos e a velocidade maxima ficava na casa dos 197 km/h a aceleraçao ate o limite tambem era bastante demorada esse desempenho nao era dos piores em 1981 mas ele ficava bem atras de outros esportivos de sua faixa de preço para piorar ele era 25% mais caro que o corvette o datsun 280zx turbo e o porsche 924 turbo — todos eles mais rapidos que o dmc 12 delorean nao deu bola para esses problemas dizendo que o consumidor comum nao se importava com desempenho e queria apenas rodar por ai com estilo apesar disso ele prometeu lançar no futuro uma versao biturbo para colocar o dmc 12 no nivel dos esportivos de sua epoca antes disso a inflaçao e a flutuaçao do cambio de libra esterlina para dolar fez o preço do delorean disparar para us$ 25 000 mais que o dobro do preço original apesar do otimismo de delorean — que chegou a dizer que venderia 30 000 carros por ano em breve — a empresa estava perdendo dinheiro de forma preocupante o começo do fim os problemas de qualidade de construçao e garantia custaram mais e us$ 4 milhoes naquele primeiro ano e a dmc era obrigada a pagar ao governo britanico quase us$ 400 por carro em impostos o que reduziu ainda mais as margens de lucro da fabricante enquanto isso delorean contava com um salario de us$ 500 000 por ano alguns analistas começaram a se perguntar como a delorean estava gastando tanto em tao pouco tempo o que levou o governo britanico a acreditar que delorean estava desviando recursos da empresa para uso pessoal a scotland yard iniciou uma investigaçao mas depois de oito dias nao encontrou nada de irregular a soluçao de john delorean para reverter o prejuizo foi contratar mais centenas de funcionarios e dobrar a produçao esperando alavancar as vendas enquanto isso no outro lado do atlantico os compradores escasseavam a economia americana entrou em recessao no fim e 1981 em parte devido a um inesperado inverno muito severo a maioria dos grandes investidores pulou fora enquanto os carros lotavam os patios dos concessionarios que nem conseguiam mais financiar o modelo pelos bancos mesmo assim a fabrica continuou produzindo mais e mais carros sem compradores a representaçao americana simplesmente parou de pagar os carros no fim do ano a divisao americana devia cerca de us$ 10 milhoes por carros ja entregues mas nao vendidos deixando a subsidiaria de belfast sem dinheiro para pagar os fornecedores diante disso delorean pressionou o governo para conseguir ainda mais dinheiro cerca de us$ 70 milhoes como a primeira ministra ultra conservadora margareth thatcher ja estava compreensivelmente irritada com os us$ 155 milhoes ja investidos o governo conduziu uma investigaçao minuciosa e impediu o emprestimo sem uma reorganizaçao completa na dmc em fevereiro de 1982 a dmc acumulava mais de us$ 800 000 apenas em juros sobre os pagamentos atrasados e fornecedores como a renault ja começavam a fazer ameaças antes do fim daquele mes o governo passou a confiscar o dinheiro recebido pela dmc e delorean ja nao poderia mais controlar sua propria fabrica — a menos que encontrasse uma forma de pagar os us$ 20 milhoes devidos pela empresa o governo britanico decidiu manter a fabrica em operaçao ate 31 de maio de 1982 com uma reduçao significativa no quadro de funcionarios eles ja nao produziam mais novos carros — apenas montavam os carros que ja haviam sido produzidos ate entao para vende los e facilitar a liquidaçao da fabrica esta e a ultima porta direita a ser fabricada na dmc ela foi feita por b atkinson brian boyle phil gough hugh barrett rj conden k ferris boatman o fim de um sonho sera a falencia e o fim do sonho a dmc acabou falindo no final de 1982 logo apos a prisao de john delorean por um suposto envolvimento com trafico internacional de cocaina ele acabou absolvido mas ja era tarde demais para retomar a produçao do dmc 12 o estrago ja estava feito cerca de 100 carros parcialmente montados foram finalizados apos o fim da produçao e as partes excedentes foram enviadas aos eua para serem vendidas como peças de reposiçao cerca de 9 200 dmc 12 foram produzidos entre janeiro de 1981 e dezembro de 1982 quase 2 000 deles foram feitos somente em outubro de 1981 e todos os cerca de mil modelos produzidos entre fevereiro e maio de 1982 foram alterados para serem vendidos como ano modelo 1983 estrela de cinema e icone pop contudo em 1985 tres anos depois da falencia da dmc os produtores de um novo filme sobre viagem no tempo em hollywood acharam que usar uma geladeira como maquina do tempo poderia causar uma serie de acidentes com crianças que tentassem copiar os personagens do filme por isso eles decidiram trocar a geladeira por algo mais seguro como um carro o delorean foi escolhido por seu visual futurista reforçado pela carroceria de aço inoxidavel ao ser uma das principais estrelas de de volta para o futuro back to the future 1985 ao lado de marty mcfly e doc emmett brown o dmc 12 tornou se um icone instantaneo e um dos carros mais famosos da historia do cinema anos mais tarde john z delorean escreveu uma carta ao produtor do filme bob gale dizendo obrigado por manter meu sonho vivo john delorean morreu vitimado por um derrame em 19 de março de 2005 aos 80 anos em sua lapide esta o dmc 12 entalhado com suas portas asa de gaivota abertas
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