o ano era 1964 os colegas hans werner aufrecht e erhard melcher trabalhavam em uma versao de corrida do motor m189 na divisao de desenvolvimento de motores da daimler benz o motor era um seis em linha de tres litros que originalmente produzia 160 cv para levar o 300se w112 aos 180 km/h — suficiente para aproveitar os trechos sem limites das autobahnen mas bastante modesto para as pretensoes esportivas da mercedes benz era o trabalho dos sonhos para aufrecht desde sua adolescencia nos anos 1950 ele sonhava em construir motores de corrida para a fabricante daquelas flechas de prata que dominaram o automobilismo mundial na epoca liderados por rudolf uhlenhaut o problema e que ao final daquela temporada a mercedes decidiu abandonar o automobilismo interrompendo o projeto de aufrecht e melcher qualquer outro engenheiro lamentaria o esforço em vao engavetaria o projeto e passaria a se dedicar ao proximo projeto mas hans werner aufrecht nao era qualquer engenheiro ele comprou um motor m189 e convenceu erhard melcher a ajuda lo a terminar o motor depois do expediente em sua casa em grossaspach a pouco mais de 30 km da sede da daimler benz quando a dupla de engenheiros finalmente concluiu o motor no inicio de 1965 ele produzia 240 cv e foi direto para o cofre do 300se de manfred schiek um colega de aufrecht e melcher que tambem havia sido piloto da fabrica com esse carro e esse motor schiek se inscreveu no campeonato alemao de carros de turismo um avo do dtm chamado deutsche rundstrecken meisterschaft e venceu nada menos que 10 etapas da temporada conquistando o titulo daquele ano na categoria de carros com mais de 2 500 cm³ a fama de aufrecht e melcher logo se espalhou no meio automobilistico os pilotos e proprietarios entusiastas de mercedes que desejavam um desempenho um pouco mais apimentado para seus roadsters e sedas começaram a procurar a dupla de grossaspach para preparar seus motores era tanto trabalho que no final de 1966 os dois engenheiros deixaram seus empregos na daimler benz para criar sua propria empresa em 1º de junho de 1967 eles juntaram seus sobrenomes o nome da cidade onde trabalhavam e batizaram sua nova empresa como aufrecht melcher großaspach ingenieurburo konstruktion und versuch zur entwicklung von rennmotoren — ou aufrecht melcher grossaspach escritorio de engenharia design e testes de desenvolvimento de motores de corrida mas pode chamar de amg a casa de aufrecht ficou pequena para tanto trabalho e a dupla alugou um antigo moinho em uma cidade proxima de grossaspach chamada burgstall [caption id= attachment_130616 align= aligncenter width= 999 ] o antigo moinho onde alfrech e melcher começaram a trabalhar nos primordios da amg[/caption] logo um motor da aufrech melcher grossaspach ou amg se tornou o equipamento certo para vencer corridas ou simplesmente andar mais rapido com carros da mercedes diz a lenda que o sucesso inicial da amg inspirou a mercedes a lançar modelos mais potentes de seus sedas ao perceber a demanda por esportivos havia perdido verdade ou nao o fato e que em 1968 a mercedes colocou o motor 6 3 v8 da limousine 600 pulmann no 300 sel w111 transformando um seda de luxo em um verdadeiro esportivo capaz de chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos e atingir a velocidade maxima de 240 km/h um desempenho impressionante mas que nao preocupou aufrech e melcher afinal eles sabiam melhor que qualquer pessoa como extrair ainda mais potencia desta verdadeira usina de força [caption id= attachment_130613 align= aligncenter width= 999 ] o desenvolvimento do 300sel 6 3 amg[/caption] e foi exatamente o que eles fizeram nos anos seguintes eles converteram varios 300sel 6 3 para corridas dentre os quais o mais famoso e o modelo inscrito pela propria amg nas 24 horas de spa de 1971 a preparaçao envolvia a substituiçao das portas de aço por outras de aluminio e uma extensa modificaçao no motor 6 3 que ganhava novos pistoes para deslocar 6 8 litros comandos de valvulas retrabalhados com balanceiros modificados bielas aliviadas valvulas de admissao maiores aumento da taxa de compressao novos coletores de admissao borboleta de corpo duplo radiador de oleo virabrequim balanceado e escape sem restritores o resultado era um aumento de 250 cv para 430 cv 60 7 kgfm de torque e velocidade maxima de 265 km/h https //youtu be/s9ukaq94ece para a corrida belga a amg ainda conseguiu um jogo de rodas emprestadas da mercedes vindas do prototipo c111 que tinham 10 polegadas de largura na traseira finalmente permitindo pneus a altura do desempenho do carro depois de 24 horas ao redor de spa o resultado nao poderia ser melhor segundo lugar geral e a vitoria em sua categoria na verdade poderia ser melhor sim o que atrapalhou o imenso seda vermelho foram as frequentes paradas para reabastecimento e trocas de pneus mesmo assim com o excelente resultado a amg finalmente entrou no mapa das grandes preparadoras hora de tomar as ruas ate as 24 horas de spa de 1971 a amg era uma preparadora famosa nos circulos de entusiastas mas nao muito fora deles com a projeçao da improvavel vitoria de um carro de corridas mais improvavel ainda aufrecht e melcher decidiram expandir sua atuaçao e passaram tambem a oferecer personalizaçao e preparaçao de carros de rua eles desenvolveram um modelo de roda proprio inspirado nas rodas mercedes usadas pelo 300sel de spa que ficaram conhecidas como amg penta e passaram a criar kits de carroceria e interiores customizados para todos os modelos de passeio da marca a receita se tornaria um padrao nao apenas da amg mas de toda preparadora moderna saias e spoilers freios otimizados volante esportivo bancos recaro com opçao de ajustes eletricos rodas e pneus esportivos e ate grafismos exclusivos na carroceria e motores mais potentes claro com o novo segmento o negocio cresceu tanto que em 1976 eles precisaram se mudar do velho moinho para uma nova instalaçao em affalterbach onde a amg esta ate hoje [gallery columns= 2 size= medium link= file type= grid ids= 130618 130619 130620 130621 ] o grande salto da amg contudo aconteceria em 1984 — exatamente duas decadas depois do cancelamento do projeto de motor de corrida da mercedes que levou a fundaçao da preparadora naquele ano erhardt melcher desenvolveu um cabeçote de comando duplo e quatro valvulas por cilindro para os motores v8 m117 da mercedes o novo cabeçote foi o passo definitivo na transformaçao da amg de preparadora em construtora e desenvolvedora de automoveis a partir dali com ele — e por causa dele — eles passariam a oferecer modelos ineditos em vez de apenas pacotes de transformaçao e preparaçao graças a este curto periodo de pouco mais de cinco anos a daimler fechou um acordo de cooperaçao com a amg em 1990 e iniciou a incorporaçao da preparadora em 1993 completando a em 1998 o resto como diz o cliche e historia uma historia muito bem conhecida especialmente nos ultimos 15 anos menos conhecidos sao os modelos que a amg fez durante os anos 1980 que convenceram a mercedes de que ela deveria comprar a preparadora sao modelos que se destacaram tanto quanto os proprios mercedes da epoca mas como estavamos isolados do resto do mundo por uma legislaçao anacronica que proibia importados eles passaram quase anonimos pelo publico brasileiro hora de mudar isso 190e 3 2 amg ate 1987 a amg ainda nao havia prestado a devida atençao ao entao novo baby benz de seu lançamento em 1982 ate ali tudo o que a amg tinha para ele era um conjunto de comando de valvulas e sistema de escape que davam ao modelo 25 cv extras — o que aumentava a potencia do 2 3 de oito valvulas de 136 cv para 161 cv — alem claro do tratamento especial no visual e na suspensao e freios esse carro preto na galeria abaixo mas em 1986 uma novidade para o 190e fez a amg coloca lo em sua lista de projetos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289833 289834 ] naquele ano ele recebeu o motor seis em linha m103 do seu irmao maior a classe e w124 em uma configuraçao de 2 6 litros e 166 cv — quase a mesma potencia do pacote amg oferecido para o 190e 2 3 logo nao fazia sentido oferecer o pacote a amg entao seguindo sua tradiçao pegou o modelo mais potente da linha e deu um tratamento especial a ele desta vez especial de verdade nao era apenas um pacote o carro passou a ser modificado pela preparadora em absolutamente todos os aspectos — da carroceria aos freios do motor ao acabamento interno do 2 6 original sobrava apenas o bloco que era modificado para acomodar os pistoes maiores e o virabrequim do motor seis em linha diesel da classe e o que elevava o deslocamento para 3 2 litros com um novo cabeçote e novo trem de valvulas a potencia chegou aos 232 cv a 7 200 rpm para levar o 190e aos 260 km/h depois de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7 segundos as rodas eram as tradicionais monoblock da amg com freios da classe e e suspensao da linha esportiva da bilstein os bancos eram os mesmos da 2 3 16 e 2 5 16 cosworth esse modelo foi produzido ate 1992 e podia ser encomendado nas concessionarias da mercedes benz embora ainda fosse um produto desenvolvido e produzido de forma independente pela amg 300e 3 2 amg e 300e 3 4 amg os modelos da classe e foram os primeiros preparados pela amg antes mesmo de sua criaçao eram os modelos w110 fintail que hans werner aufrecht e erhard melcher preparavam na divisao de competiçao da marca e foi um destes que eles continuaram desenvolvendo apos deixar a daimler benz para criar a amg foi natural portanto que quando a mercedes lançou o w124 a amg desenvolvesse um produto sobre ele o primeiro dos amg nessa geraçao usou como base claro a versao mais potente disponivel o 300e originalmente com o 3 0 m103 de 188 cv a receita era a classica da amg aumentar o deslocamento usando componentes dos motores diesel da mercedes que tinham as dimensoes necessarias e eram reforçados para a alta carga inerente aos motores diesel [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289841 289840 ] foi este carro a base para o desenvolvimento do motor 3 2 da amg que mais tarde seria usado no 190e virabrequim de maior curso pistoes mais largos e trem de valvulas reprojetado elevaram a potencia para 232 cv e fizeram o 300e acelerar de zero a 100 km/h em 7 5 segundos e chegar aos 245 km/h [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289843 289842 ] em 1989 a chegada dos novos motores m104 com duplo comando no cabeçote e quatro valvulas por cilindro forneceu a base para um novo motor amg agora com 3 4 litros de deslocamento a receita continuava a mesma maior diametro curso mais longo valvulas abertas por mais tempo resultado potencia elevada de 220 cv o que um comando duplo e o dobro de valvulas nao fazem por um motor nao e mesmo para 270 cv zero a 100 km/h em 7 segundos e velocidade maxima de 250 km/h por fora os dois compartilhavam o estilo visual rodas monoblock saias nos para choques e nas laterais um spoiler tipo ducktail na borda da tampa do porta malas e a remoçao dos cromados por dentro um novo quadro de instrumentos com escalas apropriadas ao novo desempenho um volante de quatro raios de menor diametro da propria amg com o restante do acabamento original [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289849 289848 ] em sua epoca o 300e 3 2 amg era a versao mais rapida e mais potente da classe e mas quando o 300e 3 4 amg foi lançado havia um outro classe e ainda mais potente e ainda mais rapido e ele tambem era feito pela amg 300e 5 0 5 6 e 6 0 amg the hammer pouca gente lembra mas o lendario amg the hammer teve tres opçoes de motor v8 5 0 5 6 e 6 0 todos usavam o motor m117 em sua revisao de 1985 que trouxe uma nova calibraçao para o 5 0 e estreou o 5 6 o 6 0 era feito pela amg com aquela combinaçao esperta de componentes do catalogo de peças aqui e importante notar que a classe e/300e nao tinha a opçao de motores v8 nos anos 1980 a amg que fazia a traquinagem de colocar o motor da classe s na classe e mais ou menos como a brabus fez com o v12 nos anos 1990 quando se tornou a principal preparadora independente dos mercedes apos a compra da amg pela daimler [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 130625 130626 ] eles foram lançados em 1986 ja com as tres opçoes de motorizaçao e eles nao eram simplesmente um classe e com motor de classe s a amg desenvolveu um cabeçote de comando duplo para o v8 ja que a mercedes ainda nao tinha o seu por isso o 5 0 que produzia 265 cv no 500sel tinha 340 cv com os novos cabeçotes da amg o 5 6 que tinha 300 cv nos 560sec/sel chegou aos 360 cv no 300e 5 6 amg no topo da gama estava o 300e 6 0 o verdadeiro hammer com 375 cv todos tinham o mesmo tratamento estetico funcional bancos recaro com revestimento no padrao da mercedes como opçao aos originais quadro de instrumentos re escalados para choques e saias exclusivos e spoiler tipo ducktail na traseira no caso dos cupes havia a opçao widebody https //www youtube com/watch v=2mzqnn8kjqq os tres tinham capacidade de chegar aos 300 km/h e estavam entre os primeiros sedas a atingir esta marca — eles so nao foram recordistas oficialmente porque nao eram versoes produzidas em serie mas modificaçoes baseadas no 300e 3 0 em 1989 quando a mercedes lançou o novo motor m119 com comando duplo a amg substituiu os m117 com cabeçotes proprios pelo novo v8 da fabricante como a propria mercedes começou a usar o v8 no 300e e no fim das contas criou seu proprio hammer o 500e a amg continuou produzindo apenas os modelos de seis cilindros e o 6 0 que era baseado no 4 2 e tinha seu curso e diametro aumentados com o novo motor a potencia chegou aos 381 cv e ele passou a acelerar de zero a 100 km/h em 5 4 segundos https //www youtube com/watch v=5km127jfpgm em 1993 quando a mercedes adotou a nova nomenclatura baseada em classes e iniciou o processo de compra da preparadora — que passou a atuar como sua divisao esportiva o 6 0 passou a ser uma opçao do e500 o pacote opcional 957 e foi rebatizado e60 amg as exceçoes sao 45 exemplares do e60 produzidos entre 1992 e 1993 que fazem parte de uma serie da propria amg baseada no e500 limited eles tinham menos potencia 376 cv e tambem eram pouco mais lentos na aceleraçao de zero a 100 km/h precisando de 5 2 segundos para completar a tarefa na mesma epoca o 300e 3 4 ganhou uma nova motorizaçao e passou a se chamar e36 amg sim o mesmo codigo da terceira geraçao da bmw serie 3 560 sec/sel 6 0 amg e 560 sl 6 0 amg o motor 6 0 feito pela amg nao foi aplicado somente ao 300e os modelos de luxo da marca na epoca tambem viram seus v8 originais serem bombados pela preparadora na classe s o 560sec e o 500se/sel foram equipados com o 6 0 a conversao era mais facil uma vez que eles ja vinham com o 5 6 usado como base para o 6 0 a dupla que originalmente contava com 300 cv produzidos pelo 5 6 com comando simples passou a desfrutar dos 375 cv produzidos pelo 6 0 com comando duplo [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 111927 111928 111919 111920 ] destes o 560 sec e de longe o mais bem sucedido e mais famoso — e por isso mais desejado nao foram muitos os carros vendidos novos pela amg; a maioria era convertido de acordo com o gosto do cliente alguns tinham somente o motor e as rodas outros mantinham a carroceria original e outros instalavam o elemento mais agressivo do 560 sec 6 0 amg os alargadores dos para lamas eles eram feitos de chapa e eram soldados a carroceria que era cortada para criar uma caixa de roda maior capaz de acomodar as rodas traseiras de 9 polegadas ja o sl560 6 0 amg tambem usava o m117 de 6 litros mas nao tinha o comando duplo no cabeçote — provavelmente por falta de espaço no cofre ja que derivava da plataforma w114 da classe e dos anos 1970 por isso ele tinha um pouco menos de potencia que os irmaos da classe s em vez dos 375 cv ele tinha apenas 330 cv [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 99653 99649 99655 99661 ] como todo amg ele tambem tinha as rodas monoblock freios e suspensao revisados e um diferencial com deslizamento limitado para controlar a potencia em um carro com entre eixos tao curto sl70 amg s70 amg e s73 amg sabe aquelas caracteristicas repetidas quando se fala de um carro alemao esse carro tem todas elas elevadas a decima potencia alem de ser solido como uma rocha robusto e confiavel como um panzer ele e tao grande que nao pode ser distribuido pela europa em trens e tem um v12 de sete litros que produz 500 cv — potencia proxima a do lamborghini diablo na epoca e tao raro que nem mesmo o google consegue encontrar muito sobre ele o que sabemos e que o s600 no qual o s70 e baseado tinha 445 cv e chegava aos 100 km/h em 5 5 segundos e continuava ate os 288 km/h com 80 cv a mais nao e exagero pensar nos 300 km/h havia tambem o s73 amg com o v12 que mais tarde iria parar na traseira do pagani zonda e do roadster sl73 amg a potencia era a mesma do 7 0 525 cv obtida com comandos de valvulas mais agressivos pistoes com mais taxa e bielas reforçadas alem de um remapeamento da ecu original somando o s70 e o s73 fram feitos apenas 112 exemplares sob encomenda e todos eles sao pretos falando no sl73 hoje todos o conhecem mas antes dele houve uma versao mais rara e menos conhecida o sl70 amg que evidentemente usava o mesmo motor v12 de sete litros do s70 amg e era baseado no sl600 com motor v12 [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 289853 289854 289855 289856 ] apesar de ser um modelo vendido ja durante a incorporaçao da amg pela daimler tanto o sl70 quanto os s70 e s73 eram produzidos a moda antiga desmontando o carro original e modificando o a partir de 1998 a amg começou a reservar os monoblocos para produzir os modelos esportivos a partir do zero
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