de um lado existem os carros esporte emulando carros de competiçao em pista sao potentes baixos com pneu de perfil baixo e com bastante borracha tocando o chao normalmente nao tem muito curso de suspensao e sao criados para andar rapido em curvas somente todas as outras consideraçoes secundarias entre elas claro conforto absorçao de impacto e capacidade de transpor obstaculos tao pequenos quanto buracos no asfalto quebra molas rampas de acesso a estacionamento e coisas do tipo existem carros esporte com sistemas que levantam a frente para que possam entrar em garagens diversas garagens gente nao estou nem falando aqui nem de meio fio e guia rebaixada mesmo meio fio nem pensar por outro lado existem os carros fora de estrada os de verdade falamos aqui claro nao os pseudo off road popularizados pela onda de suvizaçao dos carros familiares os carros dedicados realmente ao fora de estrada sao o inverso completo do carro esporte criados para ir realmente a qualquer lugar a passos de cagado sao altos com pneus enormes com laterais de verdade verdadeiras pas de retirar lama e terra podem nao ser bons em tomar curvas com velocidade mas com traçao total bloqueada pneus enormes e relaçoes reduzidissimas de cambio sao capazes quase de subir paredes e normalmente levam guinchos eletricos potentissimos na dianteira para resolver situaçoes onde toda sua traçao e força nao e suficiente [caption id= attachment_270837 align= aligncenter width= 999 ] huracan sterrato porque nao [/caption] um nao pode fazer o que o outro faz; sao inversos completos a especializaçao que ambos representam e admiravel em ambos os casos levam o desempenho em sua missao especifica ao maximo sao carros magnificos extraordinarios em seus ambientes especificos mas seus donos aprendem logo a ter outros carros para o dia a dia pois ambos sao ruins fora de sua estreita faixa de usos possiveis fora de interlagos ou de uma impossivelmente dificil trilha no meio do mato sao desconfortaveis desagradaveis beberroes verdadeiros peixes fora d’agua mas uma das coisas mais fantasticas do automovel e sua versatilidade os fazendeiros usam seus jipes para ir a cidade e muito dono de carro esporte ja enfrentou uma estradinha de terra para chegar em um sitio no fim de semana mesmo assim muita gente mais ligada realmente neste tipo de versatilidade fica pensando e se juntarmos os dois sera um meio termo valido pode se ter um veiculo off road veloz de verdade e agil aos comandos como um carro esporte de novo alguem ficaria tentado em mencionar os suv modernos esses na verdade nao fazem nenhum dos dois bem mas existem sim por projetar exatamente esta imagem de certa fora carros de utilidade estendida mas nao e deles que falaremos hoje mas sim algo mais radical e interessante vamos ser claros aqui voce pode ensinar um urso a dançar alguns ursos de circo ate dançam espantosamente bem mas nenhum urso jamais sera o primeiro bailarino do municipal compromissos sempre existem quando se fala de automoveis mas recentemente este compromisso on/off road tem sido cada vez mais explorado por alguns preparadores com resultados simplesmente sensacionais e nao so preparadores as fabricas começam a explorar este nicho tambem de forma ainda timida hoje mas que claramente mostra uma tendencia o compromisso que falamos claro tem sua origem em rali este tipo de competiçao coloca automoveis de alto desempenho em estradas reais de todo tipo neve lama asfalto terra lama pedriscos um carro de rali faz um carro de rua sensacional sempre mas como estas provas sao basicamente realizadas em estradas cuidadosamente escolhidas para tal transpor obstaculos nao e o forte deles normalmente sao baixos sem muito vao livre e angulos de ataque e partida como carros esporte na verdade sao carros esporte uma olhada no lancia stratos campeao de wrc em 1974 75 e 76 ou 037 campeao em 1983 vai deixar isso claro para qualquer um mas existe um tipo de rali que vai um pouco mais alem ate um compromisso bem interessante as corridas em deserto como lidam com grandes viagens com obstaculos maiores e desconhecidos necessitam de mais altura para transpor obstaculos mais pneu para nao acabar com roda destruida mais curso na suspensao para absorver algo que parece inabsorvivel e sao carros rigidos feitos para aguentar puniçao e combustivel de origem duvidosa sem falhar por milhares de quilometros incrivelmente muita gente percebeu que este tipo de carro hoje e um compromisso interessantissimo num mundo asfaltado onde a velocidade final e controlada e baixa onde quebra molas e asfalto mal cuidado abundam a menor aderencia de pneus de perfil alto e fora de estrada traz mais diversao a baixa velocidade se o resto do carro for firme e bem controlado e a capacidade de transpor quase qualquer coisa como se nao estivesse la a alta velocidade e de uma utilidade incrivel praticamente um superpoder carros de deserto uma breve historia no inicio toda estrada era ruim e todo carro era um desert racer em potencial um ford modelo t por exemplo nao e alto e tem rodas tao grandes a toa estradas eram raras e para uma grande parte da populaçao o fora de estrada era uma necessidade diaria mas o tipo de carro que falamos aqui aparece de verdade durante a guerra nos teatros da africa era notorio como os kubelwagen alemaes eram superiores aos jeeps americanos o kubelwagen era na verdade um vw com traçao apenas traseira mas sua suspensao independente de grande curso e articulaçao somada ao baixo peso eram superiores ao pesado jeep e seus dois eixos rigidos claro que a traçao total do jeep o fazia melhor na neve e lama pesada da europa a baixa velocidade mas aqui onde velocidade sobre estradas irregulares com muita areia e pedras era o que interessava o vw era distintamente melhor varios foram tomados e colocados em uso pelos aliados antes da guerra os californianos a anos vinham nas dunas daquele estado adaptado carros para uso ali tambem basicamente se aliviava o peso da carroceria e se movia massa para cima da roda traseira criando gradualmente os primeiros dune buggy chassis de carros de passeio americanos sem carroceria com motor recuado e bancos em cima do eixo traseiro [caption id= attachment_270835 align= aligncenter width= 999 ] o meyers manx[/caption] mas a chegada do vw ali no pos guerra muda tudo um vw sem carroceria praticamente ja era um dune buggy pronto e melhor que os antigos os chassis de fusca com carrocerias caseiras viraram febre o que fez alguns kits de carroceria para eles apareceram empi e o pioneiro tubular burro sao os mais famosos mas bruce meyers um surfista e sobrevivente do incendio do uss bunker hill durante a invasao de okinawa e construtor de barcos em fibra de vidro cria o buggy original em 1964 o meyers manx com leve e belissima carroceria em fibra de vidro se tornou uma verdadeira febre mundial [caption id= attachment_270833 align= aligncenter width= 999 ] o bronco de corrida de bill stroppe[/caption] mas bruce meyers faz mais que isso em 1962 a honda americana junto com bud ekins tinha realizado uma viagem cronometrada percorrendo toda a peninsula da baja california no mexico de tijuana ate la paz 950 km este evento promocional com duas motos honda cl72 scrambler realizada em 39 horas e 56 minutos foi noticia de jornal e capturou a imaginaçao dos bugueiros das dunas da praia de pismo meyers incluso afinal de contas o percurso era quase todo em estradas ruins e desertos; ambiente perfeito para os dune buggy em 1964 meyers e o amigo ted mangels fazem novamente o percurso com o prototipo do meyers manx old red com a cobertura da revista road & track batem o recorde das motocicletas em 5 horas o que se segue e uma verdadeira febre de gente batendo o recorde ate que em 1967 tudo se torna oficial o primeiro baja 1000 acontece organizado por uma associaçao criada para isso national off road racing association norra depois mickey thompson e sua score passam a organizar a prova [caption id= attachment_270832 align= aligncenter width= 999 ] off road de stratos sandro munari no safari rally 1975 com metade do carro faltando[/caption] a primeira corrida e vencida por ted mangels num meyers manx claro os buggy com mecanica vw e porsche vencem a maioria das provas tirando alguns anos vencidos pelos bronco de corrida de bill stroppe mas em 1979 tudo começa a mudar o vencedor e uma picape dodge hoje as picapes trophy truck na verdade carros de competiçao dedicados com aparencia vaga de picapes sao sempre os vitoriosos os europeus tambem tem sua propria corrida de deserto o safari rally parte do wrc acontece desde 1953 e um rali totalmente diferente do resto do campeonato baseado em trechos cronometrados curtos aqui por exemplo o lancia stratos nunca ganhou nos anos em que foi campeao os vencedores sao mitsubishi lancer 1600 gsr e peugeot 504 [caption id= attachment_270831 align= aligncenter width= 999 ] posche desert racers 953 e 959[/caption] para os europeus criarem seus desert racers de verdade foi necessario uma outra competiçao ficar famosa o rali paris dakar na verdade um raid esta prova criou carros sensacionais como os porsche 953 e 959 ate ser dominada como as provas americanas por carros de corrida dedicados com apenas aparencia de carros de serie e inspirou nosso proprio rali parecido aqui no brasil o rali dos sertoes desert racers para as ruas mas o tipo de carro que compete neste tipo de prova sempre foi uma curiosidade algo confinado a estas competiçoes apenas ou no maximo como o caso dos buggy a ambientes praianos mas recentemente uma serie de pessoas começou a perceber como este tipo de carro e divertido e ate pratico em usos alem do planejado como tem suspensao e comportamento dinamico seguros a alta velocidade nao sao letargicos e lerdos como os jipes e caminhonetes claro que tem aderencia inferior pelos pneus e altura mas como os carros esporte antigos sao extremamente controlaveis derrapando para compensar como o carro esporte moderno evoluiu e nao derrapa mais a nao ser com muito abuso nas ruas um pouco da antiga diversao ao volante volta com estes carros e alem disso podem passar por quebra molas ruas ruins e meio fios como se nao existissem podem pular derrapar e ate se aventurar em muitas trilhas leves sao na verdade maquinas extremamente divertidas algo que parece ser um caminho para o futuro da diversao a motor carros de track day sao divertidos apenas nas pistas estes pelo menos sao divertidos no dia a dia tambem sua aceitaçao ainda e baixa mas separamos alguns deles aqui hoje para ilustrar este pequeno mas interessantissimo tipo de carro moderno o desert racer nao vamos falar das caminhonetes grandes americanas a ford raptor e a ram trx aqui embora sejam tambem desert racers classicos e serem tao interessantes quanto estes aqui voces ja os conhecem bem e aqui estamos indo um pouco adiante em capacidade tecnica somente suspensoes totalmente independentes carros esporte do mato scg boot nos anos 1960 steve mcqueen correu o baja 1000 com um baja boot bota um buggy tubular mas com um v8 chevrolet la atras ao inves do motor vw hoje a louca e sensacional fabricante de carros especiais do bilionario jim glickenhaus a scg scuderia cameron glickenhaus faz uma reinterpretaçao moderna do carro de mcqueen com um chevrolet v8 moderno de 460 hp e suspensoes independentes com nada menos que 19 polegadas de curso rodas aro 17 de corrida teoricamente pode competir para a vitoria na corrida de baja a scg declara que o desenho do chassi e suspensao e o mesmo do vencedor da classe 2 em 2019 mas tem tambem ar condicionado som com apple car play couro e tomadas usb para todos os ocupantes um carro de rua homologado para todos os estados americanos fora a california ironicamente o estado que o inspirou versoes de 2 ou 4 lugares estao disponiveis a partir de u$258 750 00 na fabrica uma ferrari do genero feia como a bota original mas certamente um balde inteiro de diversao ariel nomad todo mundo conhece o atom uma reinterpretaçao do carro de corridas para as ruas exemplificado pelo lotus/caterham seven para o novo milenio mas a marca inglesa ariel foi mais alem criou tambem o nomad um atom que tomou um caminho diferente na vida e acabou no meio do mato lançado em 2015 o nomad e um sucesso ao inves do atom tem um teto e um para brisa e um espirito alegre e vamos dizer assim bucolico inexistente no atom pesando 794 kg e equipado com um motor honda k24z7 de 2 4 litros e 230 bhp a 7500 rpm e um carro veloz como qualquer carro esporte 0 100 se da em 3 5 segundos mas diferente da maioria dos carros esporte com suspensao de longo curso e pneus off road nao precisa frear para obstaculos como a maioria aqui e feito para voar nessas horas a versao mais barata hoje e vendida com pneus de rua 225/55 r18 na frente e 225/55 r18 atras apenas da versao tatical usar bf goodrich mud terrain t/a 235/75r15 na frente e 235/75 r15 atras o que mostra o que ja sabemos e um carro tambem para uso nas ruas custa a partir de u$ 80 000 00 nos eua exomotive exocet off road se voce tem um mazda miata de primeira ou segunda geraçao e vontade de um carro diferente e mais focado a exomotive americana tem duas soluçoes para voce a partir de um chassi tubular exposto voce pode transplantar todo seu carro e nos eua tambem o documento em outro pesando apenas 675 kg ok muito pouco carro sobra ao redor da mecanica de novo algo focado como os ariel anteriores basicamente um ariel com series restriçoes orçamentarias para usar uma velha piada do seo casseta [caption id= attachment_270818 align= aligncenter width= 999 ] a suspensao paco motorsport para miata[/caption] a versao off road usa suspensoes da paco motorsports uma empresa que oferece a anos nos eua kits para transformar os miatas originais em desert racers braços molas e amortecedores especiais que aumentam o curso e a altura do carro mas mantendo o balanço a alta velocidade tao amado pelos donos do carrinho kits começam a pouco mais de dois mil dolares mas estima se que com rodas e pneus no preço uma conversao de um miata em um desert racer fique ao redor dos sete mil dolares no minimo a paco motorsports chama o miata com sua suspensao de offroadster genial um chassi completo exocet off road custa u$8299 00 o ceu e o limite aqui a empresa oferece tambem conversao para motores chevrolet v8 que diz fazer deste carro algo com 525 hp e 770 kg com 280 mm de vao livre the keen project 911 safari este e somente para corajosos nao e todo mundo que pegaria um 911 de 1979 ate 1989 levantaria a suspensao e instalaria enormes pneus off road bf goodrich ko2 mas leh keen um ex piloto americano e criador deste carro ve isso de forma diferente primeiro a propria porsche fez isso varias vezes criando carros vencedores do paris dakar inclusive depois o 911 e uma plataforma rigida e duravel perfeita para este tipo de coisa e por ultimo e mais importante um carro com boas qualidades dinamicas em pista tambem tera boa dinamica em uma superficie ruim especialmente com os pneus adequados por u$120 000 por conversao preço do carro inicial nao incluso keen encontra um 911 com o motor 3 2 litros/210 hp o reforma inteiramente e faz as alteraçoes de suspensao pneus e roda e aparencia necessarias incluso ai o quebra mato dianteiro e o impossivelmente legal pod com quatro farois redondos extras a pintura e sempre berrante e os interiores psicodelicos se voce andar por ai num 911 off road nao vai querer ser discreto a maioria dos donos os usa no dia a dia mas anualmente keen organiza uma viagem off road com seus clientes onde andar de lado ao som de flat six rugindo e com muito ar debaixo dos pneus sao a norma
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