gordon murray disse em certa ocasiao que para vencer um campeonato de formula 1 voce precisa combinar cinco fatores o chassi certo o motor certo os pneus certos uma boa dupla de pilotos e uma otima estrategia no final de 1987 a mclaren tinha os pilotos tinha os pneus tinha um motor e uma equipe altamente competente faltava so o carro e ele veio na forma de… um brabham que nao deu certo bem isso e o que se contava sobre o mp4/4 o carro mais dominante de todos os tempos na formula 1 segundo a historia original o mp4/4 era a evoluçao de um conceito que nao deu certo na brabham por causa do motor quatro em linha da bmw que nao podia ser posicionado da forma ideal no conceito de perfil ultra baixo idealizado por gordon murray na mclaren contudo com o motor v6 honda esse conceito pode ser aplicado e ai o carro se tornou invencivel o problema e que essa historia e controversa gordon murray diz que o mp4/4 foi um carro derivado do mp4/3 que por sua vez e um carro baseado nos seus esboços para o bt55 de 1986 murray deixou a brabham ao final daquela temporada para ocupar o cargo de diretor tecnico da mclaren em 1987 de acordo com esta versao da historia murray levou o projeto pois era legalmente o detentor dos direitos sobre ele steve nichols o projetista da mclaren na epoca diz que gordon murray estava de fato na mclaren e era o diretor tecnico mas de acordo com seus relatos ele era muito mais diretor do que tecnico e nunca trouxe tais projetos da brabham porque isso seria anti etico entao isso nunca aconteceu segundo nichols foi ele mesmo quem ficou encarregado do projeto do carro e dificil chegar a uma conclusao sobre a verdadeira autoria do carro o bt55 foi projetado e disputou a temporada de 1986 enquanto o mp4/3 foi desenvolvido um ano depois com o mesmo conceito e quando gordon murray chegou a equipe o mp4/4 embora desenvolvido do zero para se adequar as mudanças no regulamento e ao novo motor honda manteve o mesmo conceito de linha de perfil baixa teria nichols se inspirado no bt55 murray realmente levou o projeto do bt55 para a mclaren ou tudo foi uma mera coincidencia como disse e dificil atestar e possivel que nichols tenha se inspirado no bt55 tal como e possivel que gordon murray tenha percebido essa influencia no mp4/3 e mais tarde no mp4/4 como diretor tecnico ele provavelmente foi um dos responsaveis pela aprovaçao dai deve ter surgido a disputa pela autoria alem disso estamos falando de um intervalo de dois anos na formula 1 dos anos 1980 quando as equipes tinham mais liberdade para mudar o design dos carros e justamente em um ano no qual o regulamento sobre o design dos carros foi revisado em entrevistas recentes nichols contou detalhes do projeto como somente alguem profundamente envolvido poderia contar algo que gordon murray nunca se importou em fazer segundo o projetista americano o mp4/4 foi um projeto desenvolvido do zero que so herdou do mp4/3 a linha de perfil baixa [caption id= attachment_340228 align= aligncenter width= 2560 ] o mp4/3 [/caption] todo o restante foi desenvolvido com base no novo motor nichols optou por nao desenvolver o novo carro usando como base o v6 tag para depois adaptar ao novo motor em vez disso foi somente quando o acordo com a honda foi fechado que ele começou o projeto do carro isso permitiria fazer um conjunto compacto o bastante para manter a linha de perfil baixa e consequentemente um menor centro de gravidade [caption id= attachment_340226 align= aligncenter width= 1024 ] e o mp4/4[/caption] foi que permitiu por exemplo o uso da embreagem multidisco tilton que tinha diametro reduzido a lotus por exemplo usava o mesmo motor mas uma embreagem diferente o que exigiu a inclinaçao do motor e reduziu a vantagem do baixo centro de gravidade do v6 https //youtu be/xrtjewsiscc tambem foi o que permitiu o posicionamento do tanque de combustivel de 150 litros outra mudança para o regulamento de 1988 espalhado entre o cockpit e o motor o que resultou em um carro mais alongado que o mp4/3 e o bt55 pois naquele ano os pes do piloto precisavam estar atras do eixo dianteiro segundo o novo regulamento de acordo com nichols 10 mm a menos na altura do centro de gravidade resultariam em uma reduçao de 0 3 s nos tempos de volta segundo as simulaçoes computadorizadas feitas na epoca o regulamento da localizaçao dos pes do piloto pedalbox se mostrou um desafio de packaging para nichols pois o bico do carro precisava ser baixo e ter espaço para os pes e pedais alem dos amortecedores e componentes da suspensao dianteira normalmente posicionados na horizontal os amortecedores dianteiros no mp4/4 sao verticais o que possibilitou o uso de pullrods mais baixos reduzindo a altura do bico do carro esse arranjo ainda possibilitou uma mudança significativa em relaçao a dianteira do mp4/3 o plano principal da asa dianteira atravessa a ponta do bico do carro em vez de passar sob ela o que diminuiu o arrasto na dianteira na traseira o mp4/4 manteve o perfil garrafa de coca cola porem com uma curvatura muito mais acentuada e com a cobertura do motor ainda mais baixa que a do mp4/3 essa curvatura mais acentuada usava o fluxo aerodinamico da parte interna das rodas para manter o ar sobre o difusor colaborando para a reduçao do arrasto para se obter a altura mais baixa possivel a suspensao traseira usa o arranjo pushrod com o braço de acionamento do amortecedor invertido em relaçao ao da dianteira ele fica ancorado na parte superior da manga de eixo e empurra o balancim que aciona o amortecedor ali na borda da cobertura do motor ha ainda um duto para o radiador do lubrificante da transmissao montado logo a frente das duas laminas de carbono verticais que sustentam a asa traseira apesar do desenvolvimento feito do zero e possivel perceber que o mp4/4 tem varias evoluçoes do projeto do mp4/3 o que por si coloca em duvida a influencia de murray no projeto alem disso em 1988 a mclaren dividiu a equipe em duas frentes de atuaçao para o desenvolvimento dos carros os carros no plural porque 1988 seria o ultimo ano dos motores turbo mas havia os novos motores honda e as demais mudanças no regulamento ou seja em 1989 a mclaren precisaria de um carro novo com motor aspirado entao uma equipe liderada por steve nichols tinha um prazo de seis meses para desenvolver o mp4/4 e a outra metade liderada por neil oatley tinha um prazo de 18 meses para desenvolver aquele que se tornaria o mp4/5 portanto e pouco provavel que gordon murray tenha trabalhado diretamente no projeto de qualquer um dos carros [caption id= attachment_340230 align= aligncenter width= 999 ] steve nichols gordon murray e neil oatley em 1988[/caption] como diretor ele precisava coordenar e gerenciar estas duas equipes alem de garantir o andamento das estrategias para as corridas nao e preciso conhecer detalhes da historia para saber que administrativamente falando sequer e sensato manter tantas atribuiçoes a uma so pessoa em um momento tao critico quanto aquele todo este trabalho deixou a equipe atrasada enquanto se aproximava a nova temporada o carro novo so chegou no ultimo dia dos primeiros testes em imola os pilotos ainda nao haviam tido contato com o novo carro e seu envolvimento no projeto se resumiu a dar feedback sobre o motor v6 usando um chassi antigo de manha o carro ainda estava sendo finalizado antes de ir para a pista em sua primeira volta com o carro novo prost foi nada menos que dois segundos mais rapido do que antes e disse que o mp4/4 era confortavel facil de pilotar e que o pacote aerodinamico era um grande passo a frente o mp4/4 terminou os testes acabando com os adversarios murray diz que ele foi em media 1 5 segundo mais rapido que os outros carros e veio para o brasil para a primeira corrida o que aconteceu em seguida todos nos sabemos muito bem o mp4/4 venceu 15 das 16 corridas na temporada de 1988 com ayrton senna e alain prost ao volante em seis ocasioes o carro foi classificado em primeiro e segundo com margem de um segundo ou mais em relaçao as outras equipes em monaco a superioridade foi ainda mais avassaladora senna foi 2 6 segundos mais rapido do que seu rival mais rapido de outra equipe mais impressionante e que seu ritmo nao prejudicava sua confiabilidade o mp4/4 so abandonou tres corridas duas delas devido a acidentes e foi assim que trabalhando duro ate o ultimo minuto a mclaren produziu uma maquina que de fato reescreveu a historia desde entao alguns carros chegaram perto de repetir o feito como a ferrari f2002 e o mercedes amg w07 mas ate hoje nenhuma equipe foi capaz de igualar a combinaçao dos cinco elementos perfeitos que a mclaren conseguiu ha 30 anos
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