Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Volkswagen Polo e Virtus 170 TSI poderão rodar até 16,5 km/l
Enquanto os protótipos do Virtus e do Polo 170 TSI andam bastante agitados pela região de Taubaté/SP, o Inmetro acabou divulgando uma novidade sobre eles: a lista de eficiência energética do programa de etiquetagem veicular trouxe o consumo desta futura versão de entrada da linha TSI.
Além dos modelos já oferecidos pela Volkswagen atualmente, a tabela traz Polo TSI e Virtus TSI, sem nenhum nome de versão, apenas a sigla do motor, como já ocorre com o Polo MSI, o que indica que se tratam das versões de entrada com o motor turbo.
De acordo com a lista, o Polo pode rodar até 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/l nas rodovias quando abastecido com etanol. Com gasolina, as médias sobem para 13,8 km/l em trecho urbano e 16,5 km/l em trecho rodoviário. Isso com o câmbio manual, que será a única opção do Polo 1.0 TSI.
Já o Virtus terá a opção de manual ou automático. Com a caixa manual, ele pode rodar 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, usando etanol. Com gasolina, o manual pode chegar a 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada. O automático, como esperado, bebe mais: faz 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada usando etanol, e 12,4 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina.
Considerando o movimento dos carros próximo à fábrica, o lançamento está próximo. Um fator curioso é que um dos protótipos que vimos em testes parecia ter bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, como os bancos do Up. Pode ser por que o Polo/Virtus usa a mesma estrutura de banco do Up (trilhos, inclusive), mas eventualmente poderia ser uma mudança para torná-lo mais acessível e mais competitivo frente ao Onix. Teremos que esperar mais para saber. (Leo Contesini)
BMW M3 Touring será apresentada no próximo dia 23
Depois de mais de 35 anos de espera, a BMW finalmente irá apresentar a versão Touring do M3. O modelo, que já está sendo apresentado a conta-gotas desde o ano passado, quando foi confirmado, será lançado no próximo dia 23 de junho, durante o Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido.
O lançamento faz parte das comemorações pelos 50 anos da BMW M, e terá a perua acelerando na subida de montanha de Goodwood ao lado de seus irmãos M3 e M4 CSL, onde poderemos descobrir como será seu desempenho frente às outras versões de carroceria.
Falando em desempenho, ao que tudo indica, o M3 Touring já rodou em Nürburgring Nordschleife e, segundo os rumores vindos daqueles lados do mundo, seu tempo foi de 7 min 30s. (Leo Contesini)
Lamborghini comemora 20.000 Urus produzidos
Um pouco de perspectiva. O Lamborghini Miura, corrente de 1966 até 1973, teve 764 unidades produzidas. O Countach? Ficou quinze anos de produção, e foi um dos grandes sucessos da marca: 1983 automóveis produzidos. O Diablo ficou onze anos em produção, e chegou a 2884 carros vendidos. Na verdade, somente quando comemorou 50 anos de idade em 2013, a Lamborghini comemorou a marca de 20 mil carros produzidos. E lembrando: 20 mil carros é a produção anual do Audi A8.
Mas agora é oficial: a Lamborghini é uma fábrica de SUV, que faz alguns carros esporte nas horas vagas. Em julho do ano passado, a Lamborghini anunciou um marco de produção para o Anus Urus. Naquele momento, o 15.000º exemplar havia saído da linha de montagem na fábrica de Sant’Agata Bolognese. Agora, menos de um ano depois, chega a notícia de que a foi produzido o Anus Urus número 20.000. Na cor “Viola Mithras” (ein?) com teto panorâmico e pinças de freio pretas, o carro foi encomendado por um cliente no Azerbaijão.
Como foi lançado em 2018, foram necessários apenas quatro anos para fabricar 20.000 SUVs, tornando o Anus Urus o modelo mais vendido da empresa, por uma margem enorme. Mais 500 pessoas foram contratadas para aumentar a produção e a área da fábrica dobrou de 80.000 para 160.000 metros quadrados.
Como negócio não há dúvida que é um sucesso, e a garantia da contínua existência da marca. Ainda que isso faça dos seus carros esporte apenas símbolos, mantidos em produção para validar a existência dos SUV. Uma história deveras comum hoje em dia. (MAO)
Jaguar cria E-Type especial para o Jubileu da Rainha
Existem muitos tipos de Restomod; a maioria deles apela para colocar uma mecânica de um carro moderno debaixo de uma carroceria antigo, o que torna o exercício um cosplay de carro antigo apenas. Ou uma caricatura as vezes, quando se altera demais o carro antigo para colocar rodas modernas de 91274129274132 polegadas.
Os mais interessantes têm outro mote: melhorar o conceito antigo, usando a tecnologia moderna, mas sem destruir o que fez o carro famoso para começo de conversa. Se foi estilo, este fica intocado; se foi o motor, este permanece, mas modernizado, injetado, preparado para ser a mesma coisa, ampliada em apelo.
Assim foi este Jaguar, criado para que o dono participasse dos desfiles em comemoração ao jubileu de platina da rainha da Inglaterra. Criado pela Jaguar Classic, o carro é simplesmente uma ode ao carro original.
O E-Type Roadster reconstruído tem uma carroceria em um tom personalizado de azul que se inspira na cor da “Union Jack”, a bandeira do Reino Unido. Os faróis de LED substituem as lâmpadas originais. No interior, há estofamento de couro na cor vermelha que vem da tonalidade das caixas de correio britânicas.
O carro também possui várias atualizações em relação a um Roadster E-Type original da Série 1. Em vez do seis cilindros em linha de 3,8 ou 4,2 litros original, este conversível agora tem um motor de 4,7 litros, modernizado e cuidadosamente preparado. Nada da caixa Moss dos anos 1960: o câmbio manual é moderno de cinco marchas, infinitamente mais suave, silencioso e refinado. A suspensão é totalmente refeita e recalibrada, os freios a disco são modernos e maiores, e também são maiores e mais modernos os pneus e rodas; mas a aparência é mantida absolutamente original. Nada de rodas de aro 20 e pneus série, 35, o que arruinaria o conceito original.
O acabamento interno foi inspirado nas caixas de correio britânicas, com estofamento de couro vermelho com acabamento à mão, volante de madeira e console central de metal. O modelo foi adaptado com o sistema Classic Infotainment, que tem tela sensível ao toque, navegação e conectividade Bluetooth sem estragar a aparência correta do período. Este sistema, que estreou nas E-Type 60 Collection Editions no ano passado, está disponível para todos os proprietários de E-Type que desejam uma atualização tecnológica para seu carro clássico.
Uma placa no painel comemora: “E-Type 1961-2021”. Quando o E-Type ganhou as ruas da Inglaterra para um público embasbacado com seu desenho aerodinâmico, a Rainha Elisabeth II já tinha dez anos no trono. Incrível.
O dono deste incrível roadster também queria celebrar uma data particular sua neste carro: pediu à Jaguar um carro do ano em que nasceu. A Jaguar Classic encontrou um exemplo com data de construção apenas dois dias após o aniversário do cliente. (MAO)
Conheça os novos Bentley Continental GT S e GTC S
A Bentley anunciou na segunda-feira o novo Continental GT e GTC S com motor V-8, e parecem ser a melhor escolha da linha, pelo menos para o tipo de motoristas que gostam realmente de dirigir.
Muitas publicações especializadas lá fora dizem que o W-12, apesar de avassaladoramente potente com seus 650 cv, não tem lá uma personalidade entusiasmada, e torna o carro um pouco pesado. Já o Conti GT V8, com 542 cv, tem potência mais do que suficiente, e você pode realmente sentir o menor peso ao dirigir. Além disso, o V-8 soa melhor. No Continental GT S, esses atributos são aprimorados com um escapamento esportivo e o Bentley Dynamic Ride, um sistema anti-roll ativo de 48 volts. O GT S não recebe o diferencial traseiro eletrônico do Speed, porém.
A aparência externa dos novos modelos é alterada também. Todo o acabamento cromado é escurecido e as rodas de 22 polegadas estão disponíveis em preto ou bronze fosco. A especificação interna tem uma mistura de couro e acabamento em camurça, mas sendo um Bentley, pode ser encomendado da forma que o cliente desejar.
Existem agora seis variantes do Continental GT, 12 se você quiser separar cupês e conversíveis. No entanto, é bastante fácil de entender, pois cada motor é oferecido com um acabamento básico, mais luxuoso e mais esportivo. Para o V-8, há o Continental GT V8, S e Azure básico, e para o W-12, é o carro básico, Speed e Mulliner. Assim como a Porsche, que desenvolveu a plataforma do Continental GT, a Bentley quer oferecer um carro para cada cliente concebível.
Uma estratégia de personalização que está muito em voga atualmente. Se você tem dinheiro suficiente, as opções são infinitas; o que é cada vez mais diferente para quem não tem. (MAO)
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!