embora sejam muito comuns comparaçoes entre initial d e wangan midnight nao fazem la muito sentido a primeira franquia mais famosa conta a historia de um entregador de tofu que entre uma viagem e outra encontra tempo para disputar corridas ilegais de dorifuto nas estradas nas montanhas as famosas touges da provincia de gunma no japao ja wangan midnight conta a historia de akio asakura que tambem disputa corridas ilegais porem com um nissan s30 preparado e endiabrado e o cenario nao sao as touges mas sim a rodovia wangan que liga as cidades de toquio e yokohama e com asfalto de qualidade pista larga e muitos tuneis e um cenario mais que propicio para se passar dos 300 km/h [gt40 content tag= jdm widget= 1 ] as duas franquias tambem tem outras coisas em comum ambas surgiram nos mangas os quadrinhos japoneses e depois foram transformadas em animaçoes filmes e games ao contrario do que se possa imaginar wangan na verdade começou a ser publicado antes em 1990 enquanto initial d estreou em 1995 dito isto talvez a saga de takumi fujiwara e seu toyota ae86 seja mais famosa simplesmente porque o anime foi produzido antes em 1998 enquanto wangan so virou uma serie animada em 2007 [youtube id= vul8cvrwuei width= 620 height= 350 ] o primeiro episodio legendado so para dar uma palhinha a inspiraçao de initial d e bem conhecida como mostramos aqui mesmo no flatout existia uma tofu shop ou melhor tofu den de verdade e de fato seu dono corria de subaru impreza nos anos 1990 no caso de wangan midnight a maior inspiraçao e o mid night club lendaria gangue de pilotos de rua que participavam de rachas a wangan e rotineiramente chegavam aos 300 km/h com seus carros preparados mas nao ha tanta certeza quanto a existencia de versoes do mundo real para os personagens e carros da franquia como acontece com initial d por outro lado o nissan fairlady z s30 pilotado por akio asakura foi transformado em 1991 em um carro de verdade para uma serie de filmes live action lançados diretamente para a televisao e meus amigos que carro animal antes de falar qualquer coisa veja abaixo o video que nos inspirou a abordar este assunto hoje 23 minutos de açao com o carro assista primeiro e depois continue lendo ou assista um pouco deixe a bela trilha sonora proporcionada pelo seis em linha preparado rolando e siga com a leitura [youtube id= 7bpcbcncfzm width= 620 height= 350 ] talvez voce conheça o filme de wangan midnight que foi lançado em 2009 embora seja melhor produzido a verdade e que aquele filme deixou a desejar por tentar contar em 90 minutos uma historia que originalmente teve 42 volumes publicados entre 1990 e 2008 embora a rivalidade classica entre o devil z e o porsche 911 turbo blackbird esteja presente muitos personagens importantes na trama original nao foram inclusos no filme e diversos elementos do enredo foram alterados para melhor se adaptar a telona por outro lado o filme lançado em 1991 deu origem a nada menos que outros 12 filmes lançados entre 1993 e 2001 como curiosidade estes filmes foram lançados todos diretamente em vhs sem exibiçao na tv ou nos cinemas e no japao isto tem um significado bem diferente do que no ocidente por aqui os chamados direct to video sao produçoes cinematograficas que nao tinham qualidade ou orçamento suficientes para serem exibidos ao publico na telona ou na telinha ja no mercado japones era o oposto lançar produçoes diretamente em vhs era uma questao de atender a uma demanda altissima por este tipo de conteudo os filmes live action de wangan midnight sao muito bem vistos pelos fas japoneses por sua adaptaçao precisa dos mangas e tambem por mostrar com fidelidade e realismo os carros preparados correndo na famosa rodovia japonesa com enfase nos dados tecnicos sobre os motores e receitas de preparaçao usadas ha cenas de puxadas no dinamometro detalhes praticamente pornograficos das partes mecanicas dos carros e muita açao no asfalto e uma noticia boa e ruim ao mesmo tempo nao e dificil encontrar os filmes na integra no youtube mas eles sao em japones obviamente e geralmente nao tem legendas nem em ingles [youtube id= yxtcdluyjy width= 620 height= 350 ] wangan midnight de 1991 na integra de todo modo onde queremos chegar no capricho que os produtores tiveram em descolar um nissan s30 preparado e customizado de verdade para representar o devil z nas telas como voce deve saber o devil z e um carro amaldiçoado na historia de wangan midnight todos os donos anteriores do nissan morreram em acidentes e seu ultimo proprietario o vendeu a um ferro velho para que ele fosse destruido acontece que ao procurar um carro para derrotar nas noites da wangan um porsche 911 turbo preto o blackbird akio asakura que ate entao dirigia um nissan 300zx vermelho da geraçao z31 chega a conclusao de que um s30 amaldiçoado e exatamente o que ele precisa e por isso decide comprar o carro e salva lo da destruiçao nao exatamente pela maldiçao claro mas pelo motor um seis cilindros l28 com deslocamento ampliado de 2 8 para 3 1 litros dois turbos e para la de 600 cv o carro e leve e tao forte que chega a ser dificil controla lo mas este e meio que o grande atrativo do devil z para akio plot twist o carro de wangan midnight foi inspirado por um z da vida real um 280zx fabricado em 1978 cujo dono fazia parte do mid night club o carro vermelho foi preparado por uma oficina chamada air breathing research ou simplesmente abr o carro tinha o motor l28 com deslocamento ampliado para 3 1 litros; pistoes forjados; bielas virabrequim e comandos de valvulas abr e dois turbos ihi 3p 13 alimentado por um sistema de injeçao eletronica greddy com ecu de 16 bits o motor do devil z de verdade chegava aos 680 cv e usava o cambio manual de cinco marchas de um 300zx turbo a força era levada para as rodas traseiras atraves de um diferencial de deslizamento limitado construido pela propria abr os freios usavam discos de toyota supra e as pinças vinham do nissan skyline gt r r32 o que significa que o projeto nao pode ter sido feito antes de 1989 quando o gt r r32 foi lançado ja a suspensao tinha molas trd divisao esportiva da toyota e amortecedores ajustaveis bilstein as rodas eram um jogo de panasport c5r de 16x8 polegadas na frente e 16x9 polegadas atras com pneus 225/50 e 245/45 respectivamente o body kit completo era fabricado pela propria abr e incluia novos para choques para lamas dianteiro e traseiro spoilers dianteiro e traseiro saias laterais difusor traseiro e capo por dentro havia mostradores extras temperatura do oleo temperatura do fluido de arrefecimento pressao do oleo e pressao do turbo gaiola de proteçao bancos recaro cincos sabelt de quatro pontos e volante nismo foto japanese nostalgic car o devil z para o filme de 1991 por sua vez foi montado por uma oficina chamada speed shop shinohara ou sss que se tornou uma especie de lenda por si so e ha quem acredite que ela sequer existiu veja bem estamos lidando com um assunto delicado sao muitas informaçoes desencontradas dados que nao batem e historias que nao podem ser confirmadas no entanto quem curte esse tipo de coisa geralmente se dedica com muito afinco a descobrir a verdade entao de acordo com os entusiastas na pagina auto team retro no facebook que pesquisaram em revistas e midia da epoca alem de conversar com pessoas que estavam envolvidas na cena a sss existiu mesmo ainda que nao tenha conseguido o mesmo sucesso e reconhecimento de outras preparadoras japonesas daquele tempo como a top secret ou a propria abr a shinohara speed shop foi fundada por um mecanico e piloto conhecido apenas como mr shinohara em algum momento entre 1980 e 1982 alem de manter um perfil mais discreto que outras oficinas de preparaçao a sss preparava carros para um tipo diferente de corrida que nao era tao popular no japao provas de arrancada geralmente os eventos eram realizados pela revista carboy que tambem fazia videos de drift como mostramos neste post no circuito de fuji speedway e os nissan s30 preparados por mr shinohara eram capazes de virar o quarto de milha nos 12 segundos baixos por vezes chegando a casa dos 11 segundos em poucos anos a sss estava relativamente famosa na cena japonesa de arrancadas foi o bastante para que um certo diretor de cinema chamado hisashi watanabe procurasse mr shinohara com uma missao ele iria começar a produzir o filme de wangan midnight e precisava de alguns carros preparados para as gravaçoes incluindo uma replica fiel do nissan s30 dos animes ele queria que a sss cuidasse da montagem dos carros e mr shinohara aceitou prontamente nao se sabe exatamente quando aconteceu mas o carro ficou pronto no prazo e saiu exatamente como watanabe queria o motor original assim como no 280zx da abr teve o deslocamento ampliado para 3 1 litros e recebeu componentes internos forjados e tambem era biturbo porem usava um par de garrett t3/t04 a alimentaçao ficava por conta de tres carburadores mikuni de corpo duplo e a potencia ficava entre 600 e 630 cv a pintura azul metalico os para lamas alargados e a entrada de ar maior na dianteira eram fieis a imagem do devil z dos mangas o toque pessoal de me shinohara ficou por conta dos pequenos emblemas da sss que com o sucesso do filme se tornaram uma coqueluche entre os donos de nissan s30 do japao e ajudaram a speed shop shinohara a ficar relativamente conhecida no pais outros detalhes do carro começaram a surgir pela internet nos anos seguintes e hoje ha uma ficha tecnica que circula pela internet cuja precisao nao pode ser confirmada mas da uma ideia do nivel do projeto alem do motor de 600 630 cv o devil z do primeiro filme tinha um cambio borgwarner t5 de cinco marchas embreagem ogura suspensao com amortecedores coilover de fabricaçao propria da sss que tambem fabricou as barras estabilizadoras e a gaiola de proteçao cintos takata de cinco pontos e bancos concha bride os dreios usavam o kit completo do nissan skyline gt r r32 com discos de 296 mm na dianteira e na traseira e pinças de quatro pistoes o paradeiro do carro hoje e desconhecido e mesmo imagens que nao seja screenshots do filme sao dificeis de encontrar e mesmo todas estas informaçoes aqui reproduzidas sao fruto de pesquisas de entusiastas discussoes em foruns e relatos da epoca que dificilmente poderao ser verificados ainda mais por quem nao domina o idioma japones mas esta aura de misterio ate que combina com um carro chamado devil z [youtube id= lzn2ywk0hu width= 620 height= 350 ] o que se sabe e que mr shinohara morreu em meados dos anos 2000 e nao deixou indicaçoes sobre quem deveria continuar tocando sss que acabou fechando as portas pouco depois
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.