para quem tem uma certa idade o carro moderno beira ao incrivel quando ouço dizerem que carros novos com motor de 1 litro sao fracos e mancos começo a rir e desconverso se voce realmente acha isso nao vai entender meu ponto de vista um carro de 1 litro hoje tem 80 cv isso e potencia de passat ts 96 cv sae brutos/ 80 cv din um carro que quando foi lançado era um verdadeiro bicho papao nada abaixo dos v8 e do opala 250 s conseguia chagar perto durante toda minha infancia adolescencia e entrada na vida adulta qualquer coisa 100 cv era coisa encarada com reverencia religiosa e mais os motores modernos sao lisos pois as tolerancias apertadas os fazem parecer motores de corrida balanceados do passado sao lineares e a injeçao os faz perfeitos desde a primeira virada de chave numa manha gelada sao economicos e duraveis e ate como exemplo de novo os 1 0 aspirados de tres cilindros nervosos e vocais quando apertados hoje basicamente nao existem mais motores ruins existem motores menos potentes e mais potentes mas ruins motores pouco eficientes beberroes barulhentos vibradores desentusiasmados a subir de giro e com aura de depressao as 3 da manha num boteco sujo no centro nao existem mais ate a citroen marca que tradicionalmente e emblematica deste tipo de carro bom com motor ruim hoje tem so coisa boa mas eles existiram sim aos montes no passado e e deles que vamos falar hoje na verdade nao somente deles vamos falar de carros que eram legais interessantes especiais mesmo que debaixo do capo existisse algo que seria mais bem utilizado como ancora de navio e alguns desses motores leves demais ate para isso um motor bom faz qualquer carro ruim memoravel; a industria americana foi criada em cima deste principio mas um motor ruim e muito pior que um carro ruim para ser ainda legal mesmo com um turd debaixo do capo o carro tem que ser legal de verdade mesmo da mesma forma que um motor bom faz qualquer coisa legal um motor ruim e capaz de esconder a maioria das virtudes de qualquer carro a lista entao e na maioria de coisa antiga entao existem motores ainda mal ajambrados para um carro como o famoso caso do veloster mas o veloster nao e legal osuficiente para entrar nesta lista; e mesmo que fosse o motor nao era ruim era so fraco para o carro e esta de motores fracos para o carro e outra lista sem mais delongas entao em ordem cronologica aqui estao dez carros sensacionais com motores horriveis citroen traction avant o citroen traction avant de 1934 e o inicio e a definiçao basica da fase aurea da citroen que termina com o berlingo em 1998 foi a obra final de andre citroen e o primeiro carro de andre lefebvre na empresa e tambem o inicio de uma era de ouro para a marca que definiu a empresa como tecnologicamente avançada e propositalmente diferente feliz de seguir seu proprio caminho nao bastasse a traçao dianteira o carro ainda vinha com um monobloco de aço estampado desenvolvido pela budd corporation que dispensava o chassi e tornava o carro mais baixo e leve que qualquer outro de sua epoca e mostrou um caminho que foi adotado por todos em poucos anos e hoje e universal era tambem por causa do baixo centro de gravidade um carro extremamente estavel tendo amealhado inclusive uma fama extremamente duradoura de incapotavel claro que todo carro pode capotar mas e algo que mostra como era bom seu comportamento em curvas ajuda a fama de incapotavel o fato de que era no frigir dos ovos extremamente lento existiam planos para uma versao v 8 no inicio alguns prototipos chegaram a ser feitos e um chegou a ser mostrado ao publico e existiu uma versao com um seis cilindros em linha que era menos lento mas a vasta maioria era equipada com esqueciveis quatro em linha o pior deles e talvez o 7a de apenas 1 303 cm³ era tao lento mesmo para os baixissimos padroes de 1934 que em poucos meses foi substituido pelo 7b de 1 529 cm³ mas mesmo este o mais lento deles continua sendo um carro sensacional com sua estabilidade irretocavel e um motorzinho tao anemico fazia freios quase superfluos [caption id= attachment_350257 align= aligncenter width= 999 ] ds chapron conversivel motor ruim tambem[/caption] uma mençao honrosa aqui para o citroen ds uma revoluçao completa mas com o motor herdado do traction avant todo citroen antigo tradicionalmente e um carro maravilhoso com um motor meh ; talvez pudessemos fazer essa lista so com eles mas claro que nao ne ac ace nos anos 1930 a ac inglesa lança seu primeiro carro esporte o 16/30 um atraente roadster conhecido pela agilidade e excelencia de seu propulsor era um pequeno motor seis em linha de apenas 2 0 l de deslocamento e comando no cabeçote avançadissimo para seu tempo ja antigo entao com origem em 1919 mas ainda atual entao [caption id= attachment_350252 align= aligncenter width= 700 ] o seis em linha ac ohc em aluminio mas antiquissimo[/caption] o problema e que em 1953 quando a empresa compra o sensacional projeto de um carro esporte criado pelo portugues john tojeiro resolve que este 2 litros de 1919 que mesmo com comando bravo tres carburadores e preparaçao nao passava de 80 cv ainda era suficiente para ser levado a serio https //flatout com br/o nascimento do shelby cobra/ claro que nao o ac ace tinha um chassi de suspensoes independentes primoroso sensacional mas o motor ac estava muito mas muito antigo em 1953 logo e trocado por um bristol de origem bmw ainda seis em linha e dois litros mas com mais de 120 cv o ace estava destinado a se tornar o que muitas publicaçoes dizem ser ate hoje o maior carro esporte da historia o que precisou para isso um motor pequeno leve mas potente torcudo vocal e delicioso na forma de um v8 ford com esse motor nao se chamou mais ace; era agora o cobra e o resto e historia conhecida pense bem ainda bem que o sensacional ace saiu com motor ruim assim a ideia do v8 e do cobra apareceu morris mini minor 850 o mini original foi criado como um carro barato para as massas nunca um carro esporte ou aspiracional como hoje mas para a felicidade dos entusiastas nasceu tambem um verdadeiro kart com teto sim essa e uma comparaçao batida mas nunca e tao real como quando falando deste carro baixo com pequenas rodinhas de 10 polegadas uma suspensao de cones de borracha com curso curto e as quatro rodas bem nos quatro cantos do carro mas ao contrario do que se poderia imaginar olhando os sucessos em competiçoes e a sua atual fama de carro esporte com traçao dianteira o mini original em todas as suas encarnaçoes era extremamente lento seu motor como muitos aqui nesta lista era uma unidade antiga herdada de seu antecessor o morris minor e portanto ja antigo mesmo em seu lançamento em 1959 mas e especialmente lento e sofrivel em sua versao original de 848 cm³ e 34 cv um carro que com sorte chegava a 100 km/h outro que quase nao precisa de freios willys jeep universal cj5 o jeep original e ainda um dos mais puros carros da historia uma mula mecanica simples e terrivelmente efetiva que nao falha em agradar os com maior sensibilidade mecanica e um carro tao focado como um lotus seven mas o foco aqui e fora de estrada mas a maioria deles veio equipada de fabrica com motores horriveis como este o brasileiro fabricado pela willys nos anos 1960 o motor de seis cilindros em linha da willys usado tambem no aero era uma coisa realmente triste ainda assim era chamado de hurricane furacao furacao de que nao quero especular era pesado e nao era pequeno mas deslocava so 2 6 litros originalmente depois 3 nao tinha um bom desempenho mas nem por isso deixava de beber feito um v 8 preparado era feio de ver e tecnicamente tosco uma tragedia completa principalmente quando a ford o escolheu para propulsionar o maverick todos notaram que bebia o mesmo que o opala seis cilindros mas andava menos que opala quatro cilindros mas o jeep so precisava de algo que o empurrasse com algum torque em baixa e que durasse bastante e fosse simples o seis em linha entao complementava perfeitamente esse vies espartano basico simples dessa magnifica mula mecanica combina perfeitamente com ele apesar de estar na definiçao aqui carro legal motor ruim e e claro mençao honrosa para a rural aqui tambem porsche 914 1 7 o porsche 914 na verdade era um vw porsche inicialmente era para ser o substituto do karmann ghia nas concessionarias vw e um carro barato para as porsche que no lançamento ofereciam uma versao 2 litros com o motor do 911 o 914/6 muita gente aponta a falta de potencia do motor vw type 4 como um problema sim 80 cv nao faz nada muito veloz mas o probelam mesmo e que era um motor sem vida sem giro alto sem alegria na verdade todo 356 e o 912 eram carros lentos mas tinham motores porsche giradores alegres companheiros o motor do tl plus size da vw alema o 411 foi transposto sem modificaçao para o 914 e sinceramente nao combinava com ele o 914 tem um chassi excelente e e um carro com muito potencial versoes preparadas de todo tipo abundam ate hoje e atestam isso mas o motor era bem ruinzinho chevrolet chevette eu sei objetivamente que motor de chevette e ruim mais no caso dos 1 4 originais menos a respeito dos 1 6/s a alcool de 1988 em diante mas objetivamente ruins nao ha como negar barulhentos vibradores fracos e pesados ruins por algum motivo eu particularmente gosto dele desse motor ruim criado pela opel mas nunca usado por ela e algo que aparentemente nem uma mae pode amar mas eu gosto principalmente se 1 6/s a alcool ou como no caso do meu chevette balanceado para ficar liso e assim respirando por um cabeçote trabalhado chegar todo faceiro a 7000 rpm com um grito bravo e delicioso um comentario recorrente do meu carro e que nao parece chevette o que e a mais pura verdade mas me ofende um pouco o fato e que se gosta do chevette apesar de seu motor; e o unico carro pequeno de traçao traseira e chassi otimo aqui no brasil e e por isso que gostamos dele a maioria das pessoas nem perde tempo e ja sai mudando o motor para algo melhor quem pode julga los mas conste que eu nao sou parte de uma especie teimosa quase extinta que gosta mesmo e de chevette com motor de chevette ja pensou como ficaria o chevette com um motor bom eu ja ficaria perfeito e perfeito nao sei se te falaram e chato pacas de lorean dmc 12 mesmo antes de conseguir fama imortal como a maquina do tempo do doutor emmet brown o de lorean era um carro muito legal todo em aço inox escovado portas asa de gaivota chassi desenvolvido pela lotus motor traseiro um carro criado por um ex presidente da divisao chevrolet que abandonou carreira estavel para provar que podia fazer melhor sozinho e nao havia nada de errado no papel com o seu motor um v 6 fabricado por uma joint venture da renault peugeot e volvo avançado leve e relativamente potente o prv v6 era ate em certas aplicaçoes bem legal https //flatout com br/motores lendarios prv o v6 bastardo/ mas no de lorean era uma lastima o carro acabou pesado e o motor oferecia coisa de 130 cv para venda nos eua com a calibraçao para atender a legislaçao de emissoes daquele pais some a isso uma caixa automatica e a gente começa a imaginar a tristeza que devia ser chegar a 88 milhas por hora para poder saltar no tempo e alem disso parecia amordaçado triste sem vontade no carro a julgar por testes de epoca o prv v6 era um motor que parece nao se adaptou muito bem para a legislaçao de emissao americana basicamente vw gol 1300 em 1974 a vw europeia trocou o fusca pelo golf e nunca mais olhou para tras mas aqui no nosso pais grande ermo e largamente um mato danado a vw se sujava toda de medo de parar de fazer fusca sim estava ficando velho comparado aos novos concorrentes chevette e 147 mas ainda era uma instituiçao e o melhor carro para ter no interior do para continua sendo se voce nao tem dinheiro para uma hilux diesel a soluçao foi ir no meio a meio pegar o passat faze lo menor mas usar o motor contraposto arrefecido a ar do fusca criando algo que se chamou nao golf mas gol no lançamento em 1980 era o motor 1300 mesmo com um carburador se dizia 50 cv brutos na epoca mas na realidade se tiver 30 cv real atual hoje ali ficaria surpreso depois virou 1600 com dois carburadores e apesar do barulho ensurdecedor ficou bem melhor; a estabilidade com o motor leve curto e baixo ainda hoje e exemplar mas em 1984 virou gt 1 8 e pudemos ver o que o chassi era capaz; depois versoes 1 6 do vw arrefecido a liquido foram aos gol normais tambem e ele se tornou um lider de vendas chevrolet blazer 2 2 essa historia e muito engraçada a blazer 2 4 litros posterior basicamente uma evoluçao da primeira de 1996 em termos de motor e muito boa um carro gostoso no idioma da chevrolet tradicional que se move muito parecido com um opala seis cilindros mas quando apareceu em 1996 era uma lastima a perua 2 2 de 1996 andava mal mas isso era so o começo o motor se esgoelava com barulhos horriveis vibrava mais que opala quatro cilindros a 5500 rpm bebia mais que landau a alcool e era completamente e totalmente nasty outra prova que tempo cuidado e dedicaçao sao capazes de fazer milagre com qualquer carro ford ka endura 1 0 o motor ford ingles ohv de quatro cilindros em linha nao e ruim em si foi excelente por muito tempo o problema aqui e que em 1997 quando apareceu no brasil nos fiesta a ka ao fim da autolatina era uma peça de museu ja nao combinava principalmente com o ka um pequeno foguetinho com um chassi danado de bom o fim dessa historia ja conhecemos os rocan de 1 e 1 6 litro transformam o carrinho que para sempre vira uma opçao de diversao barata aos brasileiros ja pensou se tivesse continuado com o endura de 1 litro ate o fim que oportunidade perdida seria
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