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Zero a 300

BYD com modo “iate” | O sedã V8 mais rápido do mundo | O novo GR Yaris e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

O Yangwang U8 da BYD vira barco no modo Yatching

Vocês certamente se lembram do clone elétrico de perua off-road quadradona mega-equipada, lançado pela marca de luxo da BYD semana passada: o Yangwang U8 Premium Edition. O carro impressiona por ter 1200 cv, e uma suíte de radares e sensores que deixaria com inveja um navio de guerra moderno.  Imagine que um Mercedes-Benz G-class teve um tórrido caso de amor com a rua Santa Ifigênia, que o filho bastardo disso não estaria muito longe do que é o U8.

Mas não é só os cinco radares e os três LiDAR que nos farão lembrar de veículos militares aqui. Tem mais. Primeiro, já que o veículo tem 4 motores individuais, um para cada roda, ele pode executar uma volta em si mesmo. Sim, é capaz da famosa manobra “tank-turn”, onde dá uma volta completa parado, sem sair do lugar.

Mas não só isso! As facas Ginsu O Yangwang U8 é capaz também de andar na água. Sim, tal e qual (insira aqui algo que é famoso por boiar), o U8 não afundará numa inundação. É o modo “Yachting”: utilizando sensores integrados, ele elevará a suspensão de forma autônoma, mudará o sistema HVAC interno para o modo de recirculação, fechará as janelas e abrirá o teto solar, proporcionando aos ocupantes uma rota de fuga de emergência. Neste modo, YangWang afirma que o U8 pode permanecer flutuando por até 30 minutos e navegar a 1,8 mph (3 km/h ou 1,6 nós) simplesmente girando as rodas.

Também descobrimos que a versão Off-road Master Edition terá um quatro em linha range-extender; este conta inclusive com um Snorkel, para que o carro possa respirar mesmo nesse modo-iate. Sem flutuar, o carro pode andar em até 1 metro de água sem problema, ou 1,4 m na versão Off-road Master Edition. Com o tanque de 75 litros cheio e as baterias carregadas, o (respire fundo) Yangwang U8 Premium Edition Off-road Master Edition tem uma autonomia de 1000 km. (MAO)

 

Cadillac CT5-V Blackwing Hennessey H1000 é o sedã V8 mais rápido do mundo

Por mais que a indústria, desesperada por uma proibição iminente dos carros à combustão interna, tente nos convencer que elétricos podem ser também carros esporte, sabemos que não é esta sua vocação. Velozes? Sim, claro, com o torque constante desde zero rpm, não há como competir com eles em termos de velocidade pura. Mas sua vocação é o luxo, e o uso em transporte diário, onde seu silêncio e suavidade de operação são bem-vindos. E o inverso que se espera de um carro que deve dar prazer ao volante.

Então a gente não fica de boca aberta, ou animada, com elétricos superpotentes. Mas quando se fala de motores à combustão interna, é o inverso: a violência de motores potentes assim é sempre sensacional. Como nesse caso aqui.

A Hennessey mostrou seus Cadillac CT5-V Blackwing com pacote H1000, dando ao sedã esportivo um enorme aumento de potência.  É o sedã de luxo com motor de combustão interna mais rápido do planeta.

O CT5-V Blackwing sai de fábrica já bem forte: o V8 de 6,2 litros com compressor dá 677 cv e 123,5 mkgf de torque. Qualquer pessoa normal acharia isso mais que suficiente, mas texanos não são normais. A Hennessey retrabalha os cabeçotes, coloca válvulas maiores, novo intercooler e escapamento especial. Com uma recalibração da ECU, o resultado é exatos 1000 hp, ou 1014 cv. O torque? 138 mkgf. Barrabás.

Os clientes podem escolher entre as duas transmissões originais dos Caddy: um manual de seis velocidades ou um automático de 10 velocidades.

A empresa diz que seu CT5-V Blackwing modificado pode fazer o 0-96 km/h em cerca de 2,5 segundos, percorrer um quarto de milha em 10,1 segundos. O carro normal já chega a 330 km/h; a Hennessey nunca testou a velocidade máxima do seu, se limitando a dizer que será “mais de 330 km/h”, o que, certamente, é verdade. (MAO)

 

Stellantis anuncia investimento bilionário no sul fluminense

Resende é hoje um segundo polo automotivo brasileiro; Porto Rela na verdade costumava ser um distrito desta cidade, então eu vou ser corajoso e dizer é que a mesma coisa; afinal de contas se você sair da fábrica da Stellantis (antes PSA) em Porto Real e atravessar a rua para entrar na VW caminhões, estará no município de Resende.

Esta fábrica da Stellantis tem 25 anos de idade já, e começou fazendo o Peugeot 206. Agora, um novo ciclo de investimentos foi anunciado, num encontro entre o governador Cláudio Castro e o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa. Serão, certamente grande parte para a produção do novo C3 Picasso. Hoje a unidade é responsável pela produção dos modelos C4 Cactus e C3.

Na verdade, deve ser uma adequação e expansão do projeto que trouxe a plataforma CMP para a planta; ela é a base dos modelos C3 e C3 Aircross e a partir do ano que vem, um novo carro será também produzido com essa base, um hatch suavizado como o Pulse/Nivus. Provavelmente o projeto C-cubed (que significa C³), tem seu significado ligado esses 3 carros na plataforma C3, C3x3, C-cubed? Não seria C-squared? Enfim. (MAO)

 

Toyota pode estar preparando GR Yaris mais potente, e automático

A revista japonesa Best Car afirma que uma nova versão do Yaris GR está sendo criada. Um motor ainda mais potente, e alterações de estilo são esperadas. A produção está prevista para começar no início do próximo ano.

Fontes disseram à publicação que o motor de três cilindros turbo atual será recalibrado para 300 cv, a potência hoje do irmão Corolla GR. Mas o mais inesperado aqui não é isso: é que deverá ser automático. Será uma transmissão automática de oito velocidades, com conversor de torque, comandada por borboletas atrás do volante, recém-desenvolvida pela Toyota.

Mudanças adicionais incluirão revisões na suspensão e nos freios, juntamente com uma rigidez ainda maior da carroceria. O modelo revisado terá também novos para-choques e um spoiler traseiro maior. No interior, está planejada uma tela central maior, emprestada do GR Corolla.

Praticamente, se tirarmos o câmbio automático, uma atualização usando as novidades do GR Corolla; mas realmente é difícil de entender este novo câmbio auto, já que o carro é basicamente uma homologação especial para rali, e aumentar seu apelo de venda para os fãs de automáticos não parece fazer sentido. A não ser que a Toyota esteja preparando uma surpresa, e um novo tipo de automático de maior controle do piloto. Veremos! (MAO)

 

Conheça o Fusca (e o Fiat Panda) mais rebaixado do mundo

Você certamente já deve ter visto isso em algum lugar do ciberespaço: um Fusca pela metade, parecendo afundado no asfalto feito um tubarão no mar, metade submersa. Vem em sequëncia de algo parecido feito na Europa com um Panda, e parece uma mania que se alastra.

A revista Road and Track americana conversou com o criador do meio-fusca, e nos dá uma idéia da mente por trás desse tipo de loucura engraçada. Steve Lodi, de Dallas, Texas, é o criador deste, o fusca mais rebaixado do mundo. Steve normalmente constrói VWs rebaixadíssimos com suspensões pneumáticas complicadas, mas desta vez ele queria fazer algo um pouco diferente, e ao mesmo tempo mais simples.

Nomeado “Half Ass”, nome que não devo traduzir, o “carro” é realmente inspirado no Panda europeu, segundo seu criador. Mediu sua altura sentado n chão, traçou uma linha numa carroceria de fusca velha, e saiu cortando-o.

Um kart comprado no e-bay está por baixo, como base de uma estrutura tubular soldada criada para sustentar o veículo. Um scooter Honda Elite de 80 cm³ doou ao projeto motor, transmissão, acelerador e sistema de combustível, além de guidão e freios.

O treco é um sucesso, já tendo amealhado milhões e milhões de views, likes, curtidas e todo o resto no meio, tal e qual seu irmão europeu. Tá na cara que só por isso veremos mais coisas assim, logo.

Problemas? Diz Lodi: “É difícil de transportar. Você realmente não pode subir ele em um trailer, porque precisaria da rampa mais longa do mundo. Então vou fabricar algumas alças removíveis para a lateral, para que a gente possa carregá-lo dentro e fora de uma caçamba de caminhão.” (MAO)