mude alguma coisa num carro qualquer coisa mesmo da posiçao de uma lanterna a potencia do motor que imediatamente duas facçoes se formam uma achando que a modificaçao foi para melhor uma nova e interessante evoluçao a outra acha que a modificaçao nega os principios basicos que formaram a empresa inicialmente em 1518 um sacrilegio imperdoavel um pecado mortal sem terreno comum essas duas facçoes começam a gritar uma com as outras num grande terreno baldio acessivel de todo lugar chamado rede social sem nunca chegar as vias de fato de conflito aberto antigamente uma coisa assim acabava em briga mesmo aos pescotapas e depois dele nao se discutia mais hoje e so uma gritaria mesmo possivel so virtualmente e sem possibilidade de acabar [caption id= attachment_293493 align= aligncenter width= 999 ] facebook fields ontem [/caption] da mesma forma quando comentamos alguma coisa sobre o estado atual do mundo do automovel duas facçoes se formam sem terreno comum no meio muitas vezes somos chamados de decrepitos e ignorantes saudosistas de gente desconectada com o maravilhoso mundo moderno fazer o que se começarmos a dizer que a direçao autonoma e a singularidade eletrica sao o futuro o ataque vira do outro lado seriamos imbecis verdinhos enganados pela esquerda do vale do silicio emitir opiniao sobre qualquer assunto hoje em dia e entrar num pantano de opinioes pre concebidas e imutaveis e se corre o risco de afundar nele para nunca mais sair escolhemos ser verdadeiros aqui falar o que pensamos mesmo porque da para entender perfeitamente os dois lados da questao o problema na realidade sendo a falta de terreno comum nao quem esta certo ou errado ele o terreno comum onde cada um pode andar com seu tesla plaid e seu hellcat redeye sem medo de ser atacado pela turba furiosa e do que sentimos falta falamos bastante aqui tambem sobre a mudança de paradigma do automovel da troca de numeros de desempenho pela experiencia ao volante como o mais importante ao avalia los da valorizaçao nao do que um carro e capaz mas sim como ele nos faz sentir de novo um assunto controverso mas impossivel de nao se tocar e algo que vem ocorrendo claramente entre os entusiastas principalmente no primeiro mundo um movimento que nao pode ser ignorado se queremos estar antenados com a realidade de nosso tempo esse movimento olha mais para tras do que para frente pois começou com a pasteurizaçao do carro moderno; da pano para manga para os criticos declararem que somos apenas saudosistas e justamente o contrario; e uma tendencia nova essa ate ontem o novo se igualava ao melhor de forma absoluta; hoje nem sempre mas nao quer dizer que o mundo moderno e um lixo completo esta justamente ai o erro acreditar somente no preto e no branco e o cinza que se lasque e nao nao estamos falando de principes encantados sadomasoquistas aqui esquecer que christian gray foi inventado seria uma boa mas e impossivel falamos do fato de que apesar de reclamarmos do mundo moderno existe uma infinidade de coisas nele que sem as quais nao podemos mais viver que sao muito superiores ao passado hoje esperando soar menos ranzinza vamos falar um pouco deste outro lado da moeda com voces dez motivos para agradecer pelo mundo moderno quando se fala de automoveis controle eletronico dos motores nao vou mentir para voces sonho em arrumar um chevette 1 6/s e colocar um weber 40 duplo no bichinho carburadores sao mecanismos sensacionais e ainda perfeitamente uteis subjetivamente deliciosos mas ai sim apenas por um saudosismo interno particular e afinidade pessoal com o controle mecanico em oposiçao ao eletronico e uma vontade de manter o carro centrado ne sua epoca uma preocupaçao com o significado dele como um objeto historico tambem e nao sua eficiencia como maquina porque na realidade e claro que ele ficaria muito melhor com injeçao eletronica ninguem em sa consciencia vai achar diferente para quem nao concorda ajudo a lembrar carburadores eram um saco necessitavam de regulagens precisavam de paciencia ao se ligar de manha sujavam entupiam boias nao boiavam crave o pe de repente ele engasga; deixe o giro cair muito engasga; seja qualquer coisa alem de suave e progressivo com o pe ele engasga faça isso com injeçao e a maquina resolve tudo para voce trazendo apenas seu comando a realidade de forma impossivelmente linear suave e sem drama e nao ha saudade nenhuma para aquele dispositivo rotativo de sequenciamento de fagulha da vela chamado distribuidor capas plasticas rachavam e estragavam a suavidade do motor qualquer umidade o rendia inutil luvas cirurgicas de plastico viravam estranhas camisinhas para tentar manter agua fora dele e nem me fale dos tais platinados e condensadores deus que nos livre deles todo dia mesmo frio e so com alcool no tanque meus carros modernos ligam no instante em que viro a chave sem drama engasgo ou qualquer outro vicio a ser tolerado agradeço por isso sempre desempenho e economia sim existe uma tendencia de se fazer motores inertes hoje em dia unidades pequenas turbocomprimidas com alto torque em uma faixa estreita como os diesel acoplados a cambio automatico mas isso so reflete o gosto do usuario normal e para uso diario e realmente util eficiente e economico em combustivel como nao gostar disso claro que gostariamos de mais opçoes aqui mas nao e que elas sejam completamente ausentes ainda temos varias opçoes de carros aspirados de 1 6 litro a venda por aqui que podem vir com cambio manual um carro de familia de preço relativamente acessivel que leva cinco adultos e malas que pode viajar a media de 100km/h fazendo media de 16 km/l de gasolina e ainda assim chegar a 200km/h se necessario era um sonho impossivel quando comecei a dirigir mas hoje se acha facil um opala 250 s original so chegava a 200km/h em descida longa e com vento em popa e mesmo sendo extremamente gentil para com o pedal direito bebia 3 vezes mais [caption id= attachment_293499 align= aligncenter width= 999 ] um carro comum e com cara de taxi; um milagre de engenharia colocado em contexto [/caption] e nem em resposta ao acelerador o opala era tao diferente um motor de 1 6 litros moderno dohc e com variadores de fase retoma velocidade de uma forma que muito motor tres vezes maior nao fazia nos anos 1990 nao ha duvida que o progresso aqui e gigantesco apenas a fixaçao em um tipo somente de motor que chateia algo relativo claro; em termos absolutos vivemos uma era de ouro dos motores durabilidade em 1982 meu pai tinha uma caravan zero km e um opala cupe 1972 na familia desde zero dez anos; hoje seria um carro normal e usavel mas nao nessa epoca era todo furado de corrosao agua entrava por todo lado quando chovia assento rasgado e puido painel trincado do sol um lixo e nao era so em opalas; existe um motivo real por que os mais ricos trocavam de carro todo ano um ano era a garantia e alguns nao aguentavam nem isso existem exceçoes claro mas via de regra hoje um carro de 20 anos de idade nao tem corrosao e se bem cuidado funciona como novo um progresso incrivel e que nao cessa em evoluir segurança ativa e conforto impossivel nao notar como as suspensoes freios e pneus melhoraram nos ultimos 15 anos hoje conforto e estabilidade nao sao mais antagonicos a maioria dos carros conseguindo ter suspensao firme mas sem ser desconfortavel freios sao incrivelmente eficientes potentes e raramente dao fade fora de pista pneus continuam evoluindo oferecendo um grip as vezes inacreditavel [caption id= attachment_293501 align= aligncenter width= 602 ] seu carrinho barato moderno provavelmente faz mais curva[/caption] podiamos melhorar nas sensaçoes aqui porem; o isolamento do motorista em relaçao ao chao e uma perda inevitavel quando se coloca conforto e estabilidade juntos no mesmo balaio mas existem alguns carros que conseguem chegar la mostrando um caminho de futuro interessante o que nos leva ao proximo item carros esporte de verdade nao existem mais carros interessantes olhe bem para os lados; ainda hoje regularmente sao lançados carros esporte novos nao preste atençao a esse papo de ultimo a combustao interna porque ninguem sabe realmente o futuro regularmente aparece carro esporte novo e interessante mesmo no clima anti carro moderno nao acredita e so acompanhar as noticias a lotus acaba de lançar o elvira evira ervilha emira um carro totalmente novo ainda com o delicioso v6 toyota com compressor mecanico depois vira o 4 em linha amg turbo que na verdade num lotus nao e ma ideia em vista da larga tradiçao precedente dos esprit turbo com 4 cilindros em linha a toyota e a subaru tambem lançaram o novo gt86/brz que apenas melhorou o anterior sensacional nada de turbo e mega potencia so mais torque onde antes existia um buraco no anterior um carro focado nao em numeros e sim na experiencia o gt86 continuara como sempre vendendo bem a baixo preço e garantindo um futuro para si pena que nao vem ao brasil mas sabemos os motivos; nosso pais tem outros problemas bem maiores a resolver o miata tambem continua firme e forte ele que e a fonte real deste movimento crescente de como antes de o que o carro faz mas hoje ate o que ele faz e sinceramente impressionante para quem lembra do passado equipado com um sensacional quatro em linha aspirado dohc/ 16v com injeçao direta e dois litros gira alto e liso ate mais de 7000rpm e da nada menos que 181cv hoje muita gente acha o carro fraco o que nos mostra quanto evoluimos faz 0 96km/h em 5 7 segundos quarto de milha em 14 5 segundos e chega a 225 km/h colocando em contexto esta aceleraçao nao faz feio na ficha de um lamborghini countach e coloca o miura firmemente em seu retrovisor nenhum 911 antes do turbo de 1978 podia acompanhar um miata novo e numeros nunca foram o que faz alguem comprar um miata e um delicioso e acessivel roadster barato e divertido incrivel nao e mesmo ate os anos 1990 ja existiam mustangs que podiam acompanhar um aston martin em linha reta claro mas existia um abismo de qualidade entre eles o mustang tinha motores pouco sofisticados em som e suavidade suspensoes duras para manter se seguro mas desconfortaveis e simples o interior era de carro barato mas hoje tudo mudou a nao ser o estilo e prestigio da marca e alguns detalhes mais ricos do aston martin esse abismo entre os dois carros se transformou em um meio fio baixinho o mustang agora e um cupe sofisticadissimo nao so rapido suspensoes independentes perfeitas freios de primeira linha motor v8 agora dohc suave girador incrivelmente fantastico e aspirado astons agora usam motores turbo amg ate a qualidade do interior melhorou no ford pela metade do preço e na verdade um aston martin melhor existe uma nova ferrari v6 e um corvette finalmente com motor central traseiro sem falar nos 911 que giram a 9000rpm e tem cambio manual se voce acha que esta longe disso que e uma realidade para outros paises nao fique triste demais; lembre se o concessionario renault de sua cidade ainda te vende um sandero r s zero km dois litros aspirado manual bravo e com pneus suspensao e freios nascidos em pista reclame do preço sim tudo esta caro pacas mas se voce nao comprar logo vai ser algo do passado tambem nao reclame depois o poderoso suv nos todos achamos ruim o suv caminhando para ser a unica opçao sobre quatro rodas mas nao ha como negar que alguns deles sao sensacionais eu particularmente acho os range rover o pinaculo do automovel como uma ferramenta multi uso em casa no serengueti ou no cassino em monaco [caption id= attachment_293505 align= aligncenter width= 999 ] sim isto e um range rover [/caption] e nao vamos esquecer que existem ainda o jeep wrangler o suzuki jimny e o novo bronco para quem gosta de um suv a antiga tudo de bom do passado com o que gostamos dos carros modernos inclusive motores impossivelmente potentes se comparados ao passado uma vez notei que o wrangler que dirigia era mais forte que uma ferrari 308 gtb vivemos num mundo inclusive que impulsionou um milionario que adorava deus defender a ao perceber que a land rover faria um carro diferente agora criar o seu proprio defender o ineos grenadier a ser vendido ano que vem e um novo defender criado por outra empresa nao e incrivel que algo assim aconteça o carro antigo popularizado e se voce ainda assim preferir coisas do passado te entendo nada se compara a eles quando se fala de envolvimento para dirigir manter e melhorar um carro antigo se torna parte da nossa vida como um moderno nunca conseguiria mas tudo bem nunca existiu epoca mais facil para te los e usa los quer um carburador weber para seu chevette compra se um em tres cliques no computador e em alguns dias chega em casa quer achar um chevette para comprar a internet vai ajuda lo tambem ter e usar carro antigo era algo para poucos milionarios reunidos em clubes de apoio; hoje e literalmente para qualquer um que possa ter um carro e faze los funcionar perfeitamente nao e incomum antigamente invariavelmente nunca funcionavam bem por falta de peças ou conhecimento; hoje todo mundo consegue faze los ate melhor que novos e sim gol gti hoje custa caro mas gol normal nao e pode ser modificado da forma que voce quiser ate gti clone chevettes e fuscas pela quantidade nunca serao inalcançaveis e pelo preço de um jeep compass zero km pense na quantidade de opçao antiga que existe acessivel do seu computador de bolso a um clique de distancia uma era de ouro interlagos quando tinha 20 anos ia regularmente a interlagos mas somente como espectador corridas eram para gente diferente de mim era um templo onde ia rezar no altar da velocidade; nao era para praticar velocidade hoje so vou la para andar na pista algo que se tornou normal e corriqueiro me lembro da primeira vez a coisa de 10 anos atras somente era algo surreal e incrivel para quem ficou uma vida na arquibancada para mim dirigir la era algo inimaginavel mas o mundo mudou muito e ao contrario do que todo mundo força em nos dizer nem so para o pior tesla sim tesla provou que um carro eletrico moderno e possivel desejavel e ate um novo simbolo de prosperidade amado por uma geraçao inteira todo mundo disse que nao ia dar certo mas deu nao de forma tradicional mas deu ate agora o automovel eletrico pode ser algo desejavel sim principalmente em carros de luxo o problema do carro eletrico e do autonomo se um dia existir de verdade nao e sua existencia; esta e boa como algo para uso normal em transporte afinal gente que nao quer dirigir melhor que fique dentro de um drone eletrico mesmo o ruim sao os ditadores de alcova que pretendem proibir todo outro tipo de automovel contra esses devemos lutar; a tesla pode ser a empresa preferida deles mas uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa nao pode se confundir hellcat precisa explicar ta bom eu tento o motor hellcat da chrysler montado em jeeps picapes ou challengers sao coisas que provam que ha esperança para a humanidade que prova que o espirito humano e mais que lutar pela sobrevivencia este esporte praticado paranoicamente hoje em dia mas que e caracteristica predominante nao do homem e sim das bestas o espirito humano se eleva nao na logica na segurança na falta de individualidade pregada por teoricos que se sentiriam realizados se agissemos como parte de um formigueiro gigante e acefalo controlado a minucia e sem liberdade nao o homem e caotico ilogico indomavel nos amamos intensamente criamos musica lutamos pelo que achamos certo choramos e caimos na gargalhada no momento seguinte nosso espirito e tao indomavel que criamos maquinas que nos tiram do chao e nos fazem voar que nos levam para longe rapido e ate nos permitem sair de nosso planeta apenas pela vontade de saber o que existe alem o espirito humano e corajoso sem medo explorador descobridor esta ridicula mania atual de endeusar a racionalidade a segurança e a saude nunca vai avançar a humanidade; no maximo nos tornar drones imortais presos a telas interativas trancados sozinhos em algum lugar vendo o mundo por detras de portas eletronicas que nao podemos transpor pior que a morte e uma alma amputada retirada de nos os hellcat sao o antidoto para tudo isso setecentos cavalos de furia controlada em um seda familiar americano em uma picape que gosta de pular obstaculos em uma perua 4x4 familiar ilogico perigoso perdulario claro que sim mas libertador como poucas coisas neste mundo como tudo de realmente bom em nossa vida um carro desses e somente sobre emoçao pura sobre prazer de controlar algo poderoso sobre o excesso como uma declaraçao de independencia de pensamento e um delicioso e iconoclasta anacronismo moderno que teima em permanecer vivo e se expandir provando que o futuro ainda nao esta escrito graças a deus
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.