os anos 1980 começam com um grande impulso na industria fora de serie brasileira com importaçoes proibidas e a industria aqui instalada estranhamente desinteressada nos volumes pequenos envolvidos na fabricaçao de carros esporte e de luxo uma serie de fabricantes de todos os tipos apareceu para suprir este vacuo no mercado de todo tipo mesmo de gente cuidadosa e reverente ao produto original a pessoas que por ignorancia ingenuidade ou simplesmente desprezo filosofico criava veiculos oportunistas meras cascas de fibra de vidro em cima de plataforma vw refrigerada a ar que por sinal era uma plataforma no sentido classico um chassi plataforma que permitia qualquer coisa ser montada em cima um exemplo bom do que houve de ruim e o gringo um buggy carioca que dava a certeza de lembrar um carro de presença marcante na industria automobilistica do passado o citroen ein mas o que significa o termo replica o aurelio diz copia ou reproduçao exata ou muito proxima do original mas no mundo do automovel a definiçao era mais estrita quando nasceu uma copia do veiculo original feito pelo fabricante original começou na verdade derivado das atividades de competiçao uma copia de um vencedor nas pistas vendido ao publico um exemplo famoso frazer nash le mans replica uma copia do carro que correu nas 24 de le mans e quase ganhou vendida ao publico pela propria frazer nash nos anos 1950 o engraçado desse exemplo e que um fabricante pequeno ingles recriou os frazer nash le mans replica nos anos 1990 replicas perfeitas em cada minusculo detalhe como tinham direito de usar o nome frazer nash chamou eles de frazer nash le mans replica replica [caption id= attachment_290658 align= aligncenter width= 999 ] frazer nash le mans replica replica[/caption] hoje ha uma febre de continuation cars dos fabricantes originais carros novos copias de antigos que nao podem ser emplacados mas ainda assim sao vendidos a preços estratosfericos um exemplo facil sao os jaguar d type recentemente construidos pela jaguar/land rover o nome replica esta desgastado demais em meio a um oceano de fibra de vidro em fundo de quintal para ser usado aqui mas estes d type sao a definiçao classica do termo uma copia do veiculo original feito pelo fabricante original hoje portanto o significado da palavra mudou ja que nenhum fabricante original quer usar a palavra preferindo continuaçao replica hoje significa efetivamente uma copia do original por um fabricante diferente e existe uma classificaçao tambem do tipo de replica a saber [caption id= attachment_290659 align= aligncenter width= 999 ] mp lafer identico so por fora [/caption] 1 replica vaga se lembra em alguma coisa o carro original esta valendo; a mecanica nem precisa ser proxima o ja mencionado buggy carioca gringo e o melhor exemplo aqui vale literalmente tudo aqui se vagamente inspirado em algum outro carro 2 replica de aparencia fiel o carro tem que parecer o original de verdade tem que existir pelo menos uma vontade forte de se conseguir a experiencia visual completa do carro replicado mas a mecanica pode ser completamente diferente e mais barata exemplo classico mp lafer uma replica de qualidade de aparencia perfeitamente replicada mas bem diferente em conceito mecanico embora identico ao mg td original era baseado num vw brasilia provavelmente o mais longe do mg que se pode chegar usando sua carroceria 3 replica fiel alem da aparencia a mecanica tem que tentar reproduzir o maximo possivel o carro original se o carro tinha motor dianteiro de 4 cilindros e traçao traseira a replica deve ser assim tambem e nunca baseada em fusca para ser fiel e o motor tem que ser o mais proximo possivel em configuraçao potencia e personalidade nao precisa ser o mesmo motor claro mas o mais proximo que se pode chegar com as ferramentas disponiveis esta lista de replicas nacionais tratara deles entao os exemplos daremos mais adiante [caption id= attachment_290661 align= aligncenter width= 999 ] bugatti t35b da pur sang identico ao original[/caption] 4 replica fidelissima nada ou muito pouco o distingue do original o carro para todos os efeitos e exatamente igual ao original o exemplo classico sao os bugatti tipo 35 criados pelo argentino jorge anadon e sua empresa a pur sang localizada em um sitio no interior da argentina a pur sang faz bugattis inteiros sem comprar peça alguma fazendo tudo em casa como 90 anos atras fazia ettore bugatti na frança reproduz nao so o carro mas tambem a fabrica e o metodo de produçao esta categoria inclui os d type zero km da jaguar tambem claro se nunca conseguimos fazer estas replicas fidelissimas como os argentinos fomos muito bons em fazer os outros tres tipos tradiçao que com todas as dificuldades permanece nas replicas de porsche 356 e spyder que ainda sao feitas por aqui mas a epoca de ouro delas foram os anos 1980 nao ha duvida a proibiçao das importaçoes os ajudou a crescer e florescer o que ainda temos hoje e continuaçao do trabalho dos pioneiros desta epoca selecionamos alguns exemplos para voces hoje; fique a vontade para lembrar de outros nos comentarios mg avalone 1977 antonio carlos avallone era um piloto brasileiro de jundiai um dos primeiros a tentar a sorte na europa depois de um acidente volta ao brasil em 1970 e começa a fabricar carros de competiçao baseados nos lola ingleses no salao de 1976 mostra o seu primeiro carro de rua para diferenciar se do popular mp lafer o carro de avallone era baseado no seu sucessor o mg tf ultimo carro da marca a manter o estilo classico da serie t iniciada nos anos 1930 era tambem bem mais interessante que o lafer embora tambem fosse identico ao carro original em estilo era muito parecido na mecanica e comportamento como o original tinha motor dianteiro e traçao traseira suspensao independente dianteira e eixo rigido bem localizado atras como o original o motor era um quatro em linha de um seda de alto volume morris no caso ingles chevrolet no caso brasileiro era baseado no chevette o chassi era de chapa de aço dobrada e a carroceria em fibra de vidro alem da alta qualidade e desenho perfeitamente replicado do original tinha comportamento esportivo tambem muito proximo do carro que o inspirou mais tarde motores de monza e opala de 4 cilindros inclusive com turbo foram oferecidos cerca de 200 carros foram produzidos ate hoje um cobiçado classico nacional envemo super 90 1980 talvez a melhor de todas as replicas brasileiras o envemo super 90 era uma replica fiel do porsche 356c super 90 de 1964 o dono da envemo luis fernando gonçalves sacrificou seu proprio carro para que a replica pudesse nascer o seu porsche original foi desmontado completamente para que moldes diversos pudessem ser feitos usando a plataforma da brasilia encurtada em 30cm e apenas ligeiramente mais largo que o original sem atençao a alguns pequenos detalhes ate um especialista tem dificuldade de distinguir a replica do original tudo foi replicado a minucia ate bancos vidros guarniçoes instrumentos e um sem fim de detalhes a mecanica opcional 1700cm3 de 88cv sae brutos se aproximava inclusive dos 90cv do carro original ao menos no papel certamente atras do volante era um a experiencia parecidissima ao original apenas o acerto de suspensao menos esportivo da brasilia denunciando a replica mas como modificaçoes em vw sao faceis ate isso podia ser acertado por um dono cuidadoso apenas 202 foram feitos de 1980 a 1983 incluidos ai alguns conversiveis a baixa quantidade motivada principalmente pelo preço altissimo sua produçao foi continuada pela cbp ainda que com qualidade menor hoje os sobreviventes continuam caros no mercado de classicos qualidade e raridade tem o seu preço fera xk 4 1 1980 criado pelo antigomobilista henrique erwene a partir de um carro original o fera xk 4 1 replicava o famoso jaguar xk120 de 1948 o chassi de aço usava componentes mecanicos do opala de seis cilindros o que resultava na principal diferença em relaçao ao carro original o carro com largura de opala era visivelmente mais largo que o original principalmente claro na grade dianteira [caption id= attachment_290664 align= aligncenter width= 999 ] o jaguar original mais estreito [/caption] mas era um carro bem construido pela industria de artefatos metalicos bola s a empresa do setor de autopeças e implementos agricolas de sao paulo e com a configuraçao basica do original o seis em linha do opala era ohv ao inves do dohc do original mas era na verdade mais moderno com origens em 1962 e nao em 1948 como o jaguar em termos de motor as caracteristicas de potencia torque e peso eram proximas como era comum em nossas replicas era o acerto geral do carro mais para passeios do que uso esportivo que diferia a replica do original em espirito dardo f1 3 1981 uma criaçao do indefectivel toni bianco a pedido de bruno caloi o dardo era uma replica nacional quase perfeita do fiat x1/9 italiano como tal usava a mecanica do fiat 128 aqui do parecido 147 em posiçao entre eixos traseira como a fiat fornecia a mecanica para a empresa de bruno caloi a corona s a e de se imaginar que a empresa nao se importou com a fabricaçao de uma replica de um carro ainda em produçao na europa; coisas da epoca de mercado fechado mas o fato e que o carrinho e praticamente identico ao original em tudo ainda que com a carroceria em fibra de vidro glaspac buggy 1968 dois brasileiros de ascendencia inglesa donald pacey e gerry cunningham socios na empresa de fibra de vidro glaspac trazem para o brasil em 1968 uma febre mundial o buggy meyers manx era exatamente igual ao carro original possivel pelo fato de que a mecanica vw refrigerada a ar ser tambem a base do original e ele tambem ter carroceria de fibra de vidro a empresa replicou tambem o manx sr aqui chamado de super bug cria uma febre de buggy e uma industria de copias diversas aqui no brasil tambem tal qual fora em seu pais de origem e mundo afora glaspac cobra 1982 um carro criado pelo desejo de se ter um carro esporte de verdade em um pais fechado as importaçoes e carente nisso de novo pela dupla donald pacey e gerry cunningham os dois criam uma replica muito bem feita chassi e acerto proprio com motor v8 ford do maverick/landau cambio ford manual de quatro marchas suspensao dianteira de opala mas direçao pinhao e cremalheira de dodge 1800 e suspensao traseira com molas helicoidais em um eixo de maverick v8 o cobra original sabemos usava o mesmo motor em 4 7 litros ao inves dos 5 litros nacional e um esquema parecido apenas a suspensao traseira independente conceitualmente diferente o carro e de uma personalidade unica com detalhes de cabine de jaguar um carro esporte de verdade e fabricado ate 1987 phoenix 1982 uma replica de aparencia exata do mercedes benz 230/250/280 sl pagoda w113 1963 1971 o phoenix era produzido no rio de janeiro pela lhm industria mecanica ltda empresa que levava as iniciais de seu fundador o empresario luis henrique mignone para cria la um mercedes 280sl 1970 foi totalmente desmontado para servir de base ao novo carro de fibra de vidro [caption id= attachment_290671 align= aligncenter width= 700 ] o phoenix o logotipo normalmente era trocado no primeiro dia [/caption] era feito se aproveitando toda a plataforma do opala inclusive a parede de fogo curvao dianteiro e todo o assoalho bem como claro toda sua mecanica com todas as opçoes de motorizaçao e cambio do chevrolet era oferecido inclusive o teto rigido removivel igual ao do mercedes dimo gt 1983 fabricado pela fibrario do rj o dimo gt era uma replica quase identica em aparencia ao ferrari dino 206/246 gt de 1967 inclusive o interior bancos e painel o chassi tambem era inspirado no desenho original motor refrigerado a agua central traseiro suspensoes independentes nas quatro rodas e freios a disco mas e claro que com as limitaçoes do brasil de 1983 o motor era de passat ts depois 1 8 de gol gt e as suspensoes eram tambem as dianteiras do passat nos dois eixos hoje em dia certamente receberia visitas dos advogados da ferrari; os anos 1980 eram bem menos paranoicos chamonix spyder 1985 a chamonix foi criada em 1984 por milton masteguim um dos fundadores da puma e seu filho newton visava basicamente produzir a replica do porsche 550 spyder projetada pelo americano chuck beck para exportaçao aos eua o carro era muito parecido ao spyder original um chassi muito parecido tubular e um motor vw refrigerado a ar em posiçao central traseira e uma carroceria em fibra de vidro era um produto de qualidade que permaneceu em produçao ate 2010 na empresa original e que hoje tem a produçao retomada pela athos de newton masteguim a chamonix tambem acaba comprando os moldes da cbp para o cupe e conversivel 356 que sabemos vir da envemo e tambem os produz embora com menos sucesso que o 550 spyder grancar futura 1990 em 1990 toni bianco se juntou a eugenio andrade martins e ao armando jorge neto dono da concessionaria ford paulista grancar para criar esta minivan uma copia muito proxima do primeiro renault espace para isso nos contou o toni que seus socios foram a europa compraram uma espace e mandaram para a brasil para que ele pudesse replica la o criativo toni deu um jeito de fazer uma espace com o que tinha por aqui baseada no ford del rey com um chassi proprio carroceria em fibra e motores vw 1 8 ou preparados ate 2100cm3 mas a concorrencia com a inundaçao de importados nos anos 1990 rapidamente acabou com a promissora ideia ja em 1991 apenas pouco menos de 160 unidades foram fabricadas
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