o mais dificil para a gente e ter que viver num mundo onde a vasta maioria das pessoas enxerga o automovel como uma mera ferramenta de transporte pessoal uma maquina sem alma criada por corporaçoes sem face e que apenas querem o nosso rico dinheirinho um gasto uma preocupaçao um problema ou ainda pior um poluidor e perdulario simbolo da decadencia capitalista nao e algo do mundo moderno ou de nosso pais; sempre existiu e sempre vai existir sempre tivemos que conviver com isso nos que vemos essa coisa inanimada com olhos diferentes nos que temos a sorte e a inteligencia de ver nao o inevitavel lado ruim dele mas tudo de bom que o automovel particular representa essa gente teima em negar em nao enxergar isso e e isso que realmente chateia machuca faz nos as vezes perdermos a fe na inerente bondade da humanidade nos chateia porque nos enxergamos o lado ruim do automovel tao bem quanto eles mas ao contrario deles entendemos claramente que nada que va os substituir vai realmente resolver estes problemas; que tudo tem dois lados e nada e perfeito que na natureza nada pode acabar totalmente apenas se transformar sonham em um mundo alienigena que nao existe onde tudo e perfeito e sem contraindicaçao seguro e perfeito feito uma utopia que de tao impossivel chega a ser ridicula mas divago; o que queria dizer e que vemos o automovel como mais que apenas uma soluçao de transporte pessoal vemos ele maior que isso maior ate que todas outras coisas importantes que representa maior que uma ferramenta de liberdade pessoal maior que fonte de trabalho e renda maior que diversao maior que passatempo saudavel maior que meio de interaçao interpessoal e criador de amizades maior que campo de estudo historico e tecnico maior que pesquisa industrial e tecnologica que avança o conhecimento humano apesar de ser tudo isso e muito mais o mais incrivel do automovel e que como a arte e uma expressao da alma humana arte por definiçao e a expressao ou aplicaçao da habilidade criativa e imaginaçao humana produzindo obras para serem apreciadas principalmente por sua beleza ou poder emocional todo mundo pode entender que o automovel cai perfeitamente dentro desta definiçao o criador do automovel so nao e tratado como artista porque bem fazer carros e muito mais dificil e complexo que meramente pintar um quadro nao nao quero aqui diminuir o artista plastico ou o musico ou qualquer outro tipo de artista mas e facil de ver que criar um automovel e uma forma superior de arte exige muito mais conhecimento e habilidade o artistico a beleza dele imovel e apenas o inicio da historia presente quando se desenha uma carroceria so na maioria das vezes fazer um carro e muito mais que arte e ciencia tambem e o que o faz algo movel e a forma de arte superior do futuro parecida com a pregada por steve jobs a uniao de arte e tecnica numa so coisa mas se existe o problema de nao se encarar o carro como a arte superior que e desde sempre existe outro problema mais atual a diminuiçao da criatividade possivel dois motivos para isso o primeiro legislatorio; e facil notar que quanto mais norma e procedimento se coloca numa coisa mais restrita a criatividade fica nela e o automovel moderno tem que atender milhoes de normas para existir o outro e empresarial a sanha legislatoria fez fazer carros mais dificil e caro reduzindo tolerancia para fracasso e a possibilidade de volumes de venda menores todo mundo joga no seguro no conhecido no repetitivo diferente de outras formas de arte o automovel existe como um produto industrial de massa tambem e isso gera forças socioeconomicas que massacram seu lado artistico antigamente essa industria ainda podia ou queria abraçar esse lado fazia isso de modo simples colocava uma pessoa um artista a cargo de tudo de issigonis a porsche de lefebvre a cole gente criava coisas diferentes e originais usando apenas sua criatividade e experiencia hoje vamos falar da arte dessas pessoas; uma arte tecnica que exige conhecimento do carro como um todo e todos os seus subsistemas; do desenho exterior e como interagem com a cabine e o ponto h e a visibilidade; do motor da traçao da suspensao e como um influencia o outro a arte de se fazer automoveis onde ponho o motor no inicio do automovel o motor era pequeno e frequentemente de um cilindro apenas normalmente ficava em algum lugar em cima do eixo traseiro para separar a traçao da direçao duas coisas que levariam tempo para serem entendidas e ate exploradas no mesmo eixo mas com o aumento do tamanho dos motores e da velocidade possivel começa se notar uma coisa importante com a massa toda atras o carro nao fazia curvas seguia reto derrapando no que ficou conhecido como subesterço [caption id= attachment_295908 align= aligncenter width= 999 ] benz 1886 no inicio simples [/caption] emile levassor a mente tecnica do inicio da panhard et levassor resolve isso criando um dos mais conhecidos e populares lay outs basicos de um automovel o sistema panhard o radiador na frente do motor longitudinal ambos em cima do eixo dianteiro depois deles embreagem e cambio debaixo do habitaculo dos ocupantes e um eixo carda levando a potencia ate o eixo traseiro la atras o sistema panhard ate hoje e sensacional num monte de coisa importante coloca peso num eixo dianteiro que precisa dele para mais aderencia; organiza o esquema mecanico e os passageiros de uma forma logica e eficiente embora nao no inicio permitiria depois abaixar os ocupantes para a mesma altura do motor e o problema de traçao por colocar o centro de massa longe das rodas de traçao a inercia ajudava acelerando a massa se transfere para tras e quanto mais carga melhor ficava a traçao; carregar cargas diversas e o objetivo do carro nao [caption id= attachment_295909 align= aligncenter width= 999 ] sistema panhard o inicio de verdade [/caption] com o tempo seria aperfeiçoado o motor e o radiador se moveram para tras do eixo dianteiro freios nas quatro rodas apareceram mudando tudo na dinamica veicular e na capacidade de parar com maior velocidade a aerodinamica se torna um fator a se estudar andre lefebvre e gabriel voisin colocam no papel algumas regras importantes descobertas desenvolvendo o sistema panhard nos anos 1920 e que mostram bem estas evoluçoes o peso do motor e cambio deve estar dentro do entre eixos o centro de gravidade cg deve estar a frente do centro do entre eixos o centro de gravidade deve estar o mais baixo possivel o centro de pressao aerodinamico deve estar atras do centro de gravidade os freios dianteiros devem ser mais potentes que os traseiros [caption id= attachment_295910 align= aligncenter width= 999 ] voisin evoluçao do basico [/caption] mas nos anos 1930 novas maneiras de fazer automoveis apareciam a popularizaçao das suspensoes independentes dianteiras sao um grande avanço o motor pode descer para o meio das rodas e nao ficar bem acima dos eixos rigidos permitindo que o motor se mova para a frente em cima do eixo novamente mais espaço para os ocupantes e malas com a invençao das juntas homocineticas aumentam as experiencias com traçao dianteira inicialmente apenas mantendo o motor no mesmo lugar cambio agora transeixo virado para frente ao inves de para tras o problema era traçao qualquer subida deixava os traçao dianteira parados derrapando sem traçao a citroen cria um transeixo diferente que melhora muito o problema o diferencial junto ao motor e cambio a frente dele e nao ao contrario [caption id= attachment_295911 align= aligncenter width= 650 ] um bugatti t35 sistema panhard em cima de um chassi adler de traçao dianteira no inicio traçao dianteira igual ao traseira diferencial depois do cambio [/caption] o carro que inaugurou este transeixo tambem foi o primeiro sucesso mundial inequivoco com traçao dianteira o citroen traction avant exemplifica as vantagens do sistema com monobloco em aço estampado e portanto sem chassi e toda mecanica na frente podia ser baixo como poucos carros e muito estavel alem disso a maioria do espaço do carro era dedicada a passageiros e carga o que faz todo sentido [caption id= attachment_295913 align= aligncenter width= 692 ] traction avant diferencial junto ao motor [/caption] a traçao dianteira para ser melhor pede mais peso em cima do eixo dianteiro assim tem uma estabilidade direcional sensacional uma direçao mais efetiva e e benigno em comportamento se a frente sai tire o pe que ela volta institivamente nao vai ganhar corridas nao e a maneira mais veloz de se contornar curvas mas no mundo real cheio de situaçoes e piso inesperados e sensacional dando segurança e confiança o que no fim das contas e mais velocidade no inicio duas coisas atrapalhavam o peso da direçao e diretamente proporcional ao peso em cima das rodas fazendo os carros de traçao dianteira ter direçoes extremamente pesadas alem disso dar motor afetava diretamente a direçao e as vezes puxava um lado mais que o outro o famoso torque steer por isso se mantinha exclusivo de motores e potencias pequenas com o tempo esses problemas desapareceriam gente como a gm mostrava o caminho com o oldsmobile toronado em 1966 com direçao hidraulica ate um leviata de sete litros podia ter traçao dianteira sem problema algum o mini de motor transversal em cima do transeixo e o fiat 128 com motor e transeixo alinhados e suspensao macpherson sao os dois passos evolutivos da traçao dianteira que nos trazem ao mundo moderno hoje quando assistencia de direçao e a norma e aprendemos a evitar o torque steer esses problemas antigos da traçao dianteira sao completamente ausentes coisa do passado mesmo [caption id= attachment_295919 align= aligncenter width= 800 ] fiat 128 traçao dianteira moderna em 1969 [/caption] mas por decadas esses problemas fariam aparecer uma forma diferente de carro o inverso dele o motor pendurado atras do eixo traseiro desta forma podia se aproveitar melhor o espaço interno garantir traçao decente e uma direçao leve e precisa sem a traçao atrapalhando separar um eixo para direçao e freio e outro para traçao e sempre algo bom por principio afinal de contas e o motivo porque ainda existem carros com o antigo sistema panhard [caption id= attachment_295915 align= aligncenter width= 999 ] 911 motor curto e baixo para viabilizar as vantagens do motor traseiro [/caption] a desvantagem claro era dinamica o peso la atras fazia um pendulo quando a aderencia era vencida rodava rapido o motor impulsionando a traseira para tomar o lugar da frente do carro isso era contra balanceado com motores baixos e curtos com o cg perto do eixo boxers mas aprendemos a lidar com isso o desempenho de um 911 moderno mostra as vantagens dele com traçao inigualavel frenagem inigualavel e com suspensoes bem desenvolvidas sobresterço apenas em sugestao ou vontade do motorista nada de sustos ou perda de controle nos anos 1930 o professor porsche mostra com seus auto union de grand prix uma outra maneira de fazer carros de competiçao algo que seguia o sistema panhard entao motor traseiro central transeixo atras dele traçao traseira para competiçoes seria o sistema definitivo melhor distribuiçao de peso entre os dois eixos traçao excelente com o peso concentrado atras uma roda em cada canto do carro dando uma base perfeita espaço para suspensoes de desenho teoricamente perfeito como duplo a sobreposto permitindo braços longos motorista quase em cima do eixo dianteiro mas baixo motor literalmente aparafusado as suas costas [caption id= attachment_295918 align= aligncenter width= 792 ] countach criativo [/caption] o unico problema aqui era pouco espaço dedicado aos ocupantes por isso apesar de onipresente nas pistas e raro nas ruas somente em alguns carros esporte de dois lugares basicamente o primeiro de real sucesso que fez a configuraçao viavel nas ruas foi o lamborghini miura de 1966 mas nele o motor era transversal para melhorar o espaço dos ocupantes o que negava algumas vantagens; a frente ali era um pouco leve demais stanzani na lamborghini resolve isso de forma brilhante e original no countach em 1974 v12 longitudinal central cambio virado para frente entre os ocupantes e uma arvore levando a potencia de volta la para tras pelo meio do carter do motor o motor do countach ficou um pouco alto por isso porem um motor alinhado ao cambio como carro de corrida parecia comprido demais para as ruas e se tentava de tudo aqui ferrari colocou seu boxer de 12 cilindros em cima do transeixo fazendo na verdade a bb/testarrossa carros de motor traseiro e nao central e altos pacas gordon murray mostra como e o jeito certo com o mclaren f1 e o atual t 50 motor extremamente baixo central quase sem volante e carter seco e cambio transversal para manter o comprimento contido [caption id= attachment_295920 align= aligncenter width= 999 ] t 50 repare como o motor e baixo e proximo do eixo motriz [/caption] uma coisa facil de entender aqui onde quer que esteja o motor em vista lateral desenhe uma linha do seu cg ate o centro do eixo de traçao quanto menor o angulo dessa linha com o plano do chao melhor e quanto menor o comprimento desta linha melhor isso tem a ver com a inercia a os momentos durante o movimento mas e uma regra que determina precisamente um bom comportamento mecanico basico para alto desempenho faça a suspensao decentemente depois que o carro sera sensacional independente se o motor e central traseiro dianteiro ou traseiro ajuda a entender que a funçao a dinamica sao mais importantes que a localizaçao do motor f1 911 subarus todos sao otimos nessa regra com a linha praticamente horizontal e curta traçao nas quatro rodas mas justamente quando estavamos entendendo completamente o que fazia um carro bom durante os anos 1970 e vem o dr piech na audi mudar tudo tirando de sua gaveta mental o sistema criado pela ferguson formula nos anos 1950 e 1960 cria o quattro um cupe de alta performance com traçao permanente nas quatro rodas e uma revoluçao completa principalmente em alta performance mas tambem para qualquer um que more em lugares onde o piso e escorregadio neve lama etc a traçao total so nao e universal hoje por preço; carros de traçao dianteira vao muito bem na neve e lama e pouca gente quer pagar extra e quando o faz compra caminhonetes e jipes com traçao somente quando necessario e em alta performance e popular quando o carro e originalmente de traçao dianteira e alta potencia com traçao traseira ainda se prefere a sensaçao limpa de uma direçao nao corrompida por traçao mas mesmo assim no topo da velocidade como os bugatti se torna desejavel de qualquer forma desde os anos 1990 toda essa variedade e mudança constante de esquemas mecanicos parou aparentemente traçao dianteira agora e sempre no sistema de giacosa fiat 128 panhard para carros mais especializados e/ou de alta performance e so os carros esporte ou seguem o sistema panhard ou o motor central traseiro exceçoes como subaru audi e porsche existem mas tambem parecem congeladas no tempo ha decadas ate em detalhes outro dia sugeri um 911 de oito cilindros e quase fui apedrejado em praça publica qual o motivo disso muita gente coloca a convergencia tecnologica como uma causa da homogeneizaçao dos lay outs basicos do automovel que com o tempo o melhor aparece e todo mundo o adota uma verdade somente se acreditarmos realmente que o desenvolvimento que a melhoria continua que a tecnologia tem um ponto onde nao existe mais nada que inventar que se chegue a um topo da tecnologia e dali em diante toda tentativa de evoluçao e futil mas o problema e que isso nunca aconteceu na historia de todas as tecnologias melhoria sempre acontece mas as vezes estagna por um tempo o que ocorre hoje e que o pensamento empresarial vigente hoje de que somente o lucro e o objetivo final e so o que importa e tao permeado na logica da populaçao que todo mundo pensa como contador como banqueiro como entusiasta do dinheiro por que tentar isso ta louco ja sabemos o que e bom fica quieto ai e me desenha outro carro igual ao anterior mas que pareça diferente funciona ate que apareça uma tesla da vida e estrague seu mundinho seguro ai ao inves de criar carros melhores voce obviamente imitara a tesla quem quer ser esse cara veja por exemplo a traçao nas quatro rodas ainda nao existiu na historia um carro criado para adotar suas vantagens de forma completa por exemplo pense num carro de dois litros de deslocamento com motor transversal dianteiro de quatro cilindros em linha com traçao permanente nas quatro rodas a suspensao dianteira tem que ser macpherson para dar espaço ao motor e transmissao e um diferencial central e necessario sua missao tao somente desacoplar os dois eixos que obviamente fora de uma reta perfeita giram em velocidades diferentes mesmo principio de um diferencial normal num eixo as duas rodas giram a velocidades diferentes em curva tem que ser desacopladas ou ha derrapagem ou metal dobrando e/ou quebrando [caption id= attachment_295926 align= aligncenter width= 800 ] 2cv sahara dois motores separados um conceito que podia ser mais explorado [/caption] poder se ia por exemplo fazer diferente dois motores menores desacoplados dois boxer bicilindricos de apenas um litro cada pertinho de um transeixo menor tambem criado para empurrar metade do carro com metade da potencia cada um em cima de um eixo traçao total a tal linha entre o cg dele e o eixo motriz totalmente horizontal e minuscula medindo meio diametro de cilindro o transeixo longitudinal permite espaço para suspensoes baixas por duplo a perfeitas e espaço de sobra para os ocupantes com a tecnologia de hoje e possivel fazer esses motores realmente pequenos ocupando quase nada de espaço suspensao e motor baixos faria capo baixo vidros maiores interior mais iluminado este e so um exemplo claro existem muitos outros possiveis interessantes criativos mesmo os eletricos abrem um campo incrivel de criatividade com possibilidades infinitas de localizaçao de motores e baterias mas todos eles hoje parecem suvs a gasolina hr v eletrificados por que nao precisam nem de capo separado por exemplo preguiça cerebro em ponto morto inercia [caption id= attachment_295930 align= aligncenter width= 999 ] mach e nao precisa ser assim [/caption] nenhuma tecnologia fica estagnada por muito tempo e apenas uma fase esta quando a industria fica preguiçosa gente de fora a transforma ja esta começando do saudosismo modernizado dos singer 911 dls e do ineos greandier a revoluçao eletrica de elon musk e sua tesla nada fica parado por muito tempo basta um bilionario com boas ideias para mudar tudo aguardem e confiem as noticias morte do automovel sao certamente totalmente exageradas
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