se voce e novo por aqui talvez nao conheça a susie e nem tenha lido os primeiros 5 posts do diario de um subaru a historia da decisao de compra a preparaçao os mitos sobre o wrx os track days e outros devaneios neste caso seja bem vindo ao post final na verdade este post esta mais para melhores momentos ate porque a susie nao e um projeto tipico nao tem um objetivo e nem um final definido e acima de tudo parte de um projeto de vida algo que fica mais facil de entender lendo os posts anteriores mas de certa forma espero resumir neste texto final mas se voce e um dos que vem seguindo o diario de um subaru desde o primeiro post em 2014 comentando criticando ou apenas lendo entao este post e mais que um final e um agradecimento uma pequena homenagem a amizade que cruzou os limites do virtual e espero vai continuar por muito tempo quem sabe com mais alguns que estao conhecendo agora a historia da susie a subaru cresceu bastante nos ultimos anos e hoje nao e incomum ver os carros da marca na rua mas se os dados da caoa estiverem corretos menos de 20 peruinhas wrx vieram para o brasil em 2001 e 2002 o que as torna bem mais dificeis de encontrar o leo brito um dos comentaristas da velha guarda do jalopnik ate observou isso em um comentario no primeiro post eu so fui saber que esse carro tinha uma versao station wagon frequentando o jalopnik[ ] seja em que eyes for scooby hawk bug what a fuck eyes e linda de todo jeito um dos efeitos do crescimento da marca e das vendas de subaru e que muita gente que nao tinha a menor ideia do que traçao integral significa agora vai para o trabalho dirigindo uma forester ou um xv mas em 2001 quando entrei na unica concessionaria subaru da cidade mesmo ja tendo dirigido o carro muitas vezes em pistas de corrida no mundo todo o gran turismo do ps2 foi muito util a decisao de comprar um carro desconhecido turbo com bancos concha uma abertura no capo e olhos esbugalhados soava como loucura o carro era caro feio para os padroes e incompreendido os poucos que percebiam que era um esportivo se decepcionavam quando eu dizia que era 2 0 as meninas tinham vergonha de andar no carro uma me disse que era muito estranho ate hoje nao sei se ela se referia ao carro ou a mim mesmo e os policiais me paravam a cada 10 minutos numa dessas um deles apreendeu o documento porque o carro estava turbinado mas quando eu dirigia o carro tudo era perfeito o marcos amorin outro da velha guarda do jalopnik fez nos comentarios do segundo post uma das descriçoes mais bacanas sobre o paradoxo que um wrx representa lembro quando saiu essa versao do wrx e todos se perguntavam porque a subaru havia feito isso e confesso demorou para acostumar na verdade so fui acostumar quando encontrei um modelo seminovo [ ] e resolvi entrar no carro aqueles bancos envolventes que encaixavam o corpo como nenhum outro que eu havia experimentado ate entao os comandos nos lugares certos tudo meio pesado mas sem ser duro so nao foi melhor porque ainda era um moleque e obviamente nao me deixariam dar uma volta com ele mas passei a ver o carro de um jeito completamente diferente mesmo que o olhar dele tambem fosse completamente diferente a minha lua de mel com o carro nunca acabou mas aquela coceira de mexer nele so aumentava so que tudo o que eu nao poderia fazer aquela altura da via era gastar dinheiro com o carro e afinal de contas para que mexer em um wrx o carro ja vinha bem potente de fabrica e uma garantia de 5 anos se mantido original entao decidi nao mexer em nada e criei tres regrinhas basicas 1 nao fazer modificaçoes; 2 se forem inevitaveis que sejam da versao sti; e 3 se nao for possivel voltar para a regra # 1 e em seguida comecei a pensar em maneiras de seguir a regra numero 2 e assim vieram as primeiras modificaçoes nos freios ponto fraco dos wrx apesar da versao que veio para o brasil receber as pinças de quatro pistoes do sti vi os discos linha e pastilhas nao estavam a altura e foram substituidos pelos do spec c em seguida a turbina mitsubishi original foi substituida por uma ihi vf34 tambem do spec c juntamente com intercooler spt barra de reforço sti traseira pneus novos e uma cadeirinha de bebe na epoca minha esposa duvidou mas o carrinho de bebe coube no porta malas mesmo com a barra de reforço entre as torres da suspensao traseira nos track days da decada passada ja haviam carros mais rapidos mas nem todos podiam passar no supermercado na volta e levar as crianças a escola no dia seguinte no mais continuava tendo que explicar que aquele buraco no capo nao era tuning que o carro nao era de racha e outras coisas que cansam um pouco depois da trigesima segunda vez que voce e parado pela policia alem disso ainda nao sei o que dizer quando alguem me pede pra fazer um burn out parte importante de ter um wrx e sempre ter que explicar muitas coisas para muita gente ate mesmo entre os que conhecem ha muitos mitos como por exemplo o chavao de que faz curvas como se estivesse em trilhos a verdade e que ate 2007 nenhum wrx tinha auxilios eletronicos de estabilidade ou de traçao o setup original sempre faz o carro sair de frente e a traçao integral nao te salva em entradas de curva malfeitas quem ja andou forte em um wrx sabe que se atrasar a freada a frente vai empurrar se abusar um pouco mais a traseira vai soltar e se bobear quando acelerar ele vai sair de frente de novo esse comportamento melhora muito com algumas modificaçoes e acertos no caso da susie as molas e amortecedores foram trocadas por versoes originais sti e a melhora mais significativa veio com o sway bar links e buchas traseiros tambem da sti por outro lado a reputaçao dos wrx de aceitarem preparaçoes em niveis absurdos nao tem nada de mito no caso da susie la se vao mais de 10 anos andando com o carro mexido que na ultima revisao apos troca de fluidos e velas mais uma bobina e uma bomba de combustivel sti novas rendeu 286 hp nas rodas durante todos estes anos somente duas coisas nao aguentaram o tranco e tiveram que ser trocadas; o reloginho digital que fica no centro do painel parou de funcionar la por 2009 e o radiador original que nao conseguia manter a temperatura e foi trocado por um de legacy que e o mesmo dos sti 2004 no mais o carro ainda roda com a embreagem original e motor sem retifica e vai continuar rodando nao tanto quanto nos primeiros anos afinal ela merece ser poupada dos buracos e radares de 50km/h e de qualquer forma em mais alguns anos meu moleque mais velho vai tirar habilitaçao e se ate la ele nao tiver desenvolvido nenhuma tendencia ecologica extremista vai poder aproveitar toda a experiencia de dirigir um carro e começar o seu proprio projeto mas se ele preferir um prius tudo bem desde que nao seja com o meu dinheiro gostaria de agradecer a todos do flatout e aos comentaristas que tornam tudo mais interessante escrever estes textos nao e facil e nem sempre conseguimos estar a altura do que o flat out e os leitores merecem por isso desculpem qualquer tropeço e ate a proxima por marcelo r project cars #82 uma mensagem do flatout marcelo quem agradece e toda a equipe do flatout por voce ter compartilhado conosco ao longo destes quase tres anos sua trajetoria com a susie pode apostar que seu relato inspirou gearheads e ajudou a mostrar que um carro de alto desempenho para uso diario com a familia nao e um monstro como se imagina parabens pelo carro e novamente obrigado por compartilhar essa historia
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