aumentar a potencia te faz mais rapido nas retas reduzir peso te faz mais rapido em todo lugar e uma das frases de anthony colin bruce chapman que resumem sua filosofia de buscar sempre o menor peso possivel em seus carros nao se trata apenas de um slogan da equipe/fabricante e sim dos efeitos da primeira lei de newton um veiculo com menos massa tem um menor momento inercia e por isso menor resistencia as forças que alteram sua trajetoria assim ele e capaz de acelerar/desacelerar e mudar de direçao mais rapidamente a reduçao de peso dos esportivos de rua e carros de corrida segue uma receita basica com poucas variaçoes adoçao de materiais leves na carroceria e componentes de acabamento e suspensao remoçao de isolamento acustico parcial ou total rodas de liga super leve bancos mais leves ou ate menos bancos mas em alguns casos isso nao e o bastante e os engenheiros e mecanicos precisam apelar para a criatividade para baixar ainda mais o peso do que ja ficou leve quer ver alguns desses exemplos radicais de reduçao de peso camaro acido em 1967 roger penske havia acabado de se aposentar como piloto e começava sua empreitada como chefe de equipe sua primeira investida foi nos dois principais campeonatos do scca o us road racing championship e a lendaria trans am alem dos prototipos lola chevrolet penske tambem correria com o recem lançado chevrolet camaro z/28 mas sem experiencia em transformar um cupe esportivo em um carro de corrida ele delegou o trabalho a mark donohue que alem de piloto era engenheiro e tinha vencido algumas provas com o shelby gt350 nos anos anteriores nas primeiras provas o camaro z/28 nao tinha um desempenho muito competitivo e mark acabou recorrendo a chevrolet para ajuda lo na transformaçao atletica do z/28 ele convenceu a fabricante a interromper a linha de produçao do camaro somente para estampar uma carroceria nova com chapas mais finas — e mais leves era um processo carissimo porem eficiente no primeiro treino de classificaçao donohue acabou batendo o carro e destruindo a carroceria especial sem tempo nem dinheiro para estampar uma nova a equipe pegou um segundo camaro z/28 com carroceria normal e a banhou em acido para afinar as chapas o resultado foi um carro 115 kg mais leve que se tornou o primeiro camaro a pontuar na trans am e claro que esse tipo de segredo nao se mantem por muito tempo e a artimanha logo chegou aos ouvidos dos comissarios do scca o carro foi pesado e revelou se estar abaixo do peso minimo permitido para o regulamento o carro so nao foi desclassificado por que roger penske convenceu os comissarios de que a chevrolet deixaria a categoria caso isso acontecesse para nao deixar barato os comissarios adiantaram que a partir de 1968 os carros seriam pesados antes das corridas assim para a temporada seguinte penske e donohue usaram o alivio de peso de forma diferente — e mais inteligente eles voltaram a banhar o carro em acido de forma que ele ficasse abaixo do peso regulamentar mas nao pretendiam driblar o regulamento eles usaram lastros para redistribuir o peso do carro tornando o mais equilibrado dinamicamente deu certo e a equipe venceu 10 das 13 corridas e faturou o titulo vidros mais finos uma das estrategias radicais mais simples para reduzir o peso do carro e usar vidros mais finos o porsche carrera rs de 1973 tinha o hemi dart 1968 tambem e ate mesmo o chevette junior de 1993 adotou a dieta do vidro para reduzir o peso e fazer seu desempenho ficar no limite do aceitavel outra variaçao ainda mais hardcore em casos de carros de rua — e a substituiçao dos vidros laterais traseiros por lexan/policarbonato e o caso do megane r26 r que trocou o vidro pelo material plastico para eliminar 5 7 kg tiras para abrir portas alem dos vidros mais finos ja citados mais acima o porsche carrera rs 1973 tambem tinha carroceria com chapas mais finas e um recurso que se tornou padrao em seus modelos aliviados em vez de engordar o carro instalando maçanetas internas para abrir as portas a porsche decidiu substitui las por linguetas de tecido um material parecido com o dos cintos de segurança cujo peso e virtualmente zero a lingueta esta no porsche 964 rs e em todos os gt2 e gt3 lançados ate hoje alem do boxster spyder e cayman gt4 quem tambem usa uma lingueta de tecido nas portas e o bmw m4 gts porem ela nao substitui as maçanetas e sim os puxadores das portas normalmente feitos de plastico emborrachado ou plastico revestido por couro o alivio de peso nas maçanetas internas tambem tem uma variaçao ainda mais hardcore usada na ferrari f40 nem mesmo tira ela oferecia o cabo de acionamento fica exposto e voce tem que puxa lo sem nenhum intermediario cintas para fechar as janelas quando os fabricantes/preparadores nao estao satisfeitos em afinar as chapas das portas e adotar vidros mais finos nas janelas dianteiras eles vao alem e removem a maquina de fechamento/abertura dos vidros das portas para permitir que se continue abrindo e fechando normalmente os vidros sao apoiados sobre cintas quando puxadas as cintas trazem o vidro para cima ai e so prender a cinta na porta para manter os vidros fechados os carros mais famosos com este recurso foram o dodge hemi dart e o shelby gt350 original de 1966 manopla de cambio chave perfurada e tubulaçao de oleo do porsche 917 com peso minimo limitado a 800 kg a porsche fez do 917 uma verdadeira ode a reduçao de peso o projeto ja começou usando componentes de titanio magnesio e outras ligas exoticas e super leves no motor cambio e chassi mas chegou ao extremo de usar os tubos do chassi como linhas hidraulicas para levar o oleo do motor ate o radiador instalado na dianteira e traze lo de volta ao motor nao contentes eles ainda fizeram o pomo do cambio em madeira balsa uma das mais leves que se pode usar para fazer qualquer objeto e ate mesmo perfuraram a chave do carro para que ela fosse a mais leve possivel os nao bancos do dodge demon o atual dodge challenger usa uma plataforma derivada dos dois maiores sedas da mercedes benz na decada passada entao nao e preciso sequer procurar a ficha tecnica do muscle car para descobrir que ele ja nasceu pesado isso nunca foi um problema ao longo da carreira do dodge que sempre andou por uma via paralela a dos seus rivais camaro e mustang — especialmente depois que ele ganhou o motor hellcat de 717 cv quem precisa de dieta quando se tem essa força toda mas ai a dodge decidiu transforma lo em um drag racer de fabrica e quando se trata de baixar tempo na pista seja ela reta ou sinuosa peso demais nao e um bom negocio com um plataforma pesada de nascença eles precisaram atingir um nivel quase obsessivo na reduçao de peso isolamento acustico sistema de audio revestimento do porta malas e banco traseiro pff isso foi so o começo https //www youtube com/watch v=11shesdxnci o demon perdeu tambem o ajuste eletrico da coluna de direçao 1 8 kg os sensores de estacionamento 900 g e ate o banco do passageiro — o que semanticamente faz dele um monoposto a dodge ainda trocou os 20 parafusos de roda por outros mais leves e instalou pinças de freio de aluminio e discos de freio menores pois e nem os discos de freio escaparam
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