FlatOut!
Image default
Car Culture

Dino 246 GT, a “não-Ferrari” que popularizou a Ferrari

Quando Luca di Montezemolo reestruturou a Ferrari para salvá-la da falência, uma das peças-chave para essa recuperação da imagem da marca foi a F355, o carro que transformou a Ferrari em uma estrela de cinema e quebrou todos os recordes de vendas da marca durante a segunda metade dos anos 1990 para se tornar a Ferrari mais vendida da história até então. A F355, contudo, foi apenas o auge de uma linhagem que começou quase 30 anos antes, motivada e inspirada por um drama pessoal de Enzo Ferrari: a perda de seu filho Dino. Desde jovem, o pequeno Alfredo fora preparado por seu pai para sucedê-lo nos negócios da família, estudando economia em Bolonha e, mais tarde, engenharia mecânica na Suíça. Aos 21 anos já tinha uma importante participação no desenvolvimento da Ferrari 750 Monza. O garoto tinha um futuro promissor na recém-criada fábrica de automóveis de seu pai, mas ainda nos primeiros anos como funcionário da Ferrari, Alfredo foi diagnosticado com distrofia de Duchenne, uma