lembra dos tipos de motoristas que aparecem quando começa a chover forte na estrada eu falei deles nesta materia que foi inspirada por esta outra sobre os maus motoristas que se acham bons de braço a chuva e a condiçao adversa mais comum que um motorista ou piloto encontra em sua rotina perdendo apenas para a falta de luz natural — afinal anoitece mais do que chove https //flatout com br/os quatro costumes do mau motorista que se acha bom de braco/ o anoitecer as vezes e benefico para o transito e para as corridas nas estradas o transito fica mais calmo com menos veiculos na pista nas corridas a temperatura diminui a aderencia dos pneus melhora em relaçao ao asfalto super quente ja a chuva ela literalmente molha o role vantagem na chuva so existe se voce estiver atravessando um incendio ou se estiver disputando uma corrida com um carro inferior ao dos rivais quando a relevancia da maquina e reduzida ou desaparece a habilidade do piloto se sobressai e claro que pilotar na chuva e uma açao completamente diferente de dirigir na chuva na rua ou na estrada voce nao precisa chegar antes dos outros voce so precisa chegar mas e justamente pelo carater competitivo das corridas que a pilotagem na chuva pode nos ensinar algo sobre dirigir com segurança debaixo de um aguaceiro de verao por exemplo com alguns fundamentos da pilotagem na chuva voce evita se tornar um mau motorista que se acha bom de braço e passa a ser um motorista consciente https //flatout com br/uma viagem na chuva e dois tipos de motoristas/ e claro que esse papo de segurança no transito e empolgante como uma reuniao de condominio entao para nao ser o ned flanders do flatout eu decidi procurar uma fonte bem mais interessante que um livreto oficial de direçao defensiva nao por acaso eu encontrei o livro a arte de pilotar do emerson fittipaldi — que foi baseado em uma serie de depoimentos do piloto ao jornalista gordon kirby nele emerson fala sobre diversas situaçoes de sua carreira nas pistas com um foco especial na pilotagem e no equipamento e reserva um trecho a pilotagem na chuva que transcrevo aqui com comentarios sobre os aspectos tecnicos quando chove e a pista esta encharcada voce precisa normalmente amolecer a suspensao para conseguir mais aderencia e melhor traçao quando chove voce esta sempre a procura de mais aderencia se voce ja esta na pista cinco minutos antes da largada e começa a chover ha algumas coisas basicas que se pode fazer em relaçao ao carro voce pode por exemplo desligar a barra da suspensao traseira pode alterar tambem o equilibrio dos freios colocando mais para a traseira de modo que voce nao corra o risco de bloquear as rodas dianteiras se seu carro tiver aerofolios voce pode diminuir o angulo das asas dianteiras para combater a tendencia a sair de traseira que ocorre numa pista molhada numa situaçao de emergencia quando voce nao previa que iria chover durante a corrida estas sao as mudanças basicas que pode fazer no carro a aderencia dos pneus e afetada diretamente pela carga sobre eles — e por isso que carros de arrancada com traçao traseira tem um acerto de compressao dos amortecedores mais macio a transferencia de carga para a traseira natural da arrancada afunda a suspensao e aplica mais carga sobre as rodas otimizado a traçao pelo aumento da aderencia portanto amolecer a suspensao como sugere emerson faz com que a transferencia de carga nas aceleraçoes frenagens e mudanças de direçao otimizem a aderencia do carro sob chuva a desativaçao da barra estabilizadora traseira visa o mesmo efeito aumentar a rolagem para que haja transferencia de peso a barra ativada torna a traseira mais rigida potencializando o risco de saida de traseira nas curvas ja o acerto da asa dianteira mencionado por emerson reduz a carga sobre a dianteira resultando em dois efeitos uma mudança no equilibrio entre os dois eixos com uma distribuiçao dinamica mais traseira; e uma tendencia mais sub esterçante em vez de sobre esterçante estes pontos sao fundamentais para compreender como as reaçoes do carro interferem no equilibrio sob a chuva e consequentemente o que nao fazer ao volante para nao desequilibrar o carro se tiver tempo para se preparar para correr na chuva pode ir mais alem pode regular os aerofolios ou ate troca los para obter maior pressao aerodinamica e pode usar molas e amortecedores mais suaves e possivel tambem jogar com a pressao dos pneus se estiver caindo uma chuva fraca baixe a pressao; se estiver chovendo muito forte e houver perigo de aquaplanagem aumente a pressao para criar uma parte mais saliente no cento da banda de rodagem que ajuda a drenar a agua para os lados apesar da aparente contradiçao sobre a aderencia mencionada no inicio do texto note que a dica da pressao dos pneus tem a ver estritamente com o risco de aquaplanagem o asfalto liso porem nao encharcado sem lamina ou poças d agua exige o uso de uma calibragem mais baixa para aumentar a superficie de contato dos pneus otimizando a aderencia contudo quando se tem uma lamina d agua ou agua empoçada o aumento da area de contato aumenta o risco de aquaplanagem nesse caso a pressao mais elevada faz com que a banda de rodagem fique com a parte central mais pronunciada over inflated na imagem acima reduzindo a area de contato e consequentemente reduzindo o risco de aquaplanagem — isso claro sem contar a questao do escoamento pelos sulcos da banda de rodagem voce deve ser muito mais cuidadoso na chuva eu gosto de pilotar no molhado desde que nao seja numa pista tao cheia d agua que voce comece a aquaplanar quando a pista esta apenas molhada e voce tem alguma traçao e boa visibilidade da para curtir guiar um carro de corrida e divertido nao e que voce dirija mais agressivamente mas usa muito mais as maos e os pes porque na chuva o carro esta sempre derrapando no inverno de 86 quando fui treinar em riverside estava chovendo bastante sempre que eu saia do cotovelo o carro escapava de traseira e as rodas giravam em falso isto acontecia tao rapido que eu tinha que usar uma so mao para contra esterçar e corrigir a direçao do carro porque se usasse as duas seria lento demais eu so conseguia fazer isto porque a pista estava molhada e o volante ficava leve mesmo numa curva muito fechada em circunstancias normais o volante de um carro de corrida atual e muito pesado e eu nao conseguiria jamais fazer a mesma coisa mesmo numa situaçao de emergencia do mesmo modo voce tem de jogar com o acelerador para encontrar a dosagem correta que lhe de traçao e equilibrio e para conseguir o maximo de aceleraçao na saida das curvas chegar ao maximo da aceleraçao e muito critico na chuva e e preciso ter muita cautela ao apertar o acelerador ao sair das curvas no final da reta para poder frear de maneira eficiente e segura numa pista molhada voce deve ser bem progressivo ao pisar no pedal do freio a freada tem de começar de leve e depois voce deve pisar forte no pedal para obter uma boa transferencia de peso da traseira para a dianteira do carro as dicas aqui claro se aplicam somente ao uso em pista se voce tentar jogar com o acelerador vai acabar saindo de frente nos carros comuns de traçao dianteira que a maioria de nos tem em casa o jeito aqui e acelerar progressivamente — e tambem frear progressivamente nos carros turbo modernos uma boa e recorrer ao short shifting saindo de curvas com marcha alta para ter uma menor aplicaçao de torque e minimizar o risco de perder a dianteira ou a traseira https //www youtube com/watch v=4v0kucrz es na frenagem a tecnica mencionada pelo emerson so funciona na pista quando se quer usar uma leve rotaçao da traseira para apontar o carro uma alicatada forte na entrada da curva em um carro de rua ira fazer voce perder a traseira pela transferencia de peso para a dianteira afinal ele nao tem um motor na traseira como os monopostos pilotados pelo emerson nesse caso o jeito e antecipar as frenagens começando com o freio motor antes de pressionar o pedal de forma progressiva e suave a pressao e alivio dos pedais alias sempre devem ser suaves sob chuva nunca bruscas pois isso causa transferencias de carga pouco sutis que desequilibram o carro tudo muda de figura quando a pista fica coberta de agua parada e o carro começa a aquaplanar nas poças d agua reconhecer uma situaçao destas e muito importante se chover forte voce deve prestar atençao nas poças que se formam e tentar passar fora delas se a agua cobrir toda a pista tente ficar no meio onde deve haver menos agua devido ao perfil da pista mesmo se a camada d agua parecer igual ao longo de toda a largura da pista voce deve tentar andar pelo meio pois pelo menos tera cinquenta por cento de chance de escapar de uma derrapagem para um dos lados nesse trecho as dicas do emerson se aplicam tambem a estrada fique atento ao fluxo de agua sobre a pista onde ela escorre onde ela se acumula procure o trilho formado pela passagem dos outros veiculos — o spray dos pneus e na pratica a retirada de agua da pista ali havera menos risco de aquaplanagem em situaçoes normais o meio da pista e realmente o ponto mais alto — toda rodovia tem uma curvatura leve em sua superficie para otimizar a drenagem da pista — contudo a realidade e que muitas rodovias estao em condiçoes menos que ideais entao as deformaçoes podem mudar o escoamento/acumulo de agua na pista esteja sempre atento e fuja dos grandes volumes a primeira coisa que se deve fazer quando o carro começa a hidroplanar e aliviar o acelerador se acelerar as rodas traseiras vao girar em falso e desequilibrar o carro tire o pe do acelerador mas sempre com muito cuidado tenha consciencia de que o carro esta flutuando e que voce perdeu o contato com o chao nao perca a esperança as vezes parece que tudo esta perdido mas ainda ha uma chance de recuperaçao nunca entre em panico tire o pe e tente manter o carro apontado na mesma direçao de pista a situaçao pode parecer dificil mas voce pode salvar o carro de uma batida outras vezes nao ha nada o que fazer e voce nao e capaz de fazer nada nem para salvar a sua pele https //youtu be/y4_3lnvglla a aquaplanagem nao avisa com antecedencia voce so a percebe quando ela ja aconteceu as vezes acontece so em uma roda as vezes em um lado do carro as vezes com o carro todo voce sente uma leve balançada no carro nas aquaplanagens de roda ou unilaterais que acontecem em poças menores uma aquaplanagem raramente e longa mas e suficiente para causar um acidente caso voce reaja da forma errada quando o carro aquaplana por inteiro voce sente a direçao boba pois os pneus perderam a resistencia do asfalto eles estao sobre uma lamina d agua por isso resista ao reflexo de corrigir aquele balanço que voce sentiu ao passar em uma poça apenas mantenha a direçao firme em linha reta e alivie o acelerador suavemente — nunca de forma abrupta pois isso pode desequilibrar o carro https //youtu be/5rv9ycqfijk o correto e seguro e seguir a trajetoria mais seca que houver na pista mas as vezes voce ganha traçao e tempo guiando fora do trilho onde ha menos borracha misturada com a agua o que forma uma lama muito escorregadia quando ha trafego na chuva e preciso tomar muito cuidado devido a falta de visibilidade eu sempre tento ficar um pouco para o lado em relaçao ao carro que esta andando na frente para ter o maximo possivel de visao dentro das condiçoes do momento lembra daquele caso dos dois tipos de motoristas que aparecem na chuva aqui esta uma situaçao que eles ignoram fugir do spray dos outros carros para enxergar alguma coisa antecipe a ultrapassagem saia de tras do caminhao/carro com uma distancia maior que o normal para ter visibilidade e execute a ultrapassagem de forma que voce permaneça o menor tempo possivel no meio da nevoa de agua se voce antecipar a ultrapassagem conseguira ver o que ha a frente dela entao atravessa la e como mergulhar na piscina de olhos fechados — voce sabe o que ha do outro lado esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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