o dune buggy veiculo para andar na areia apareceu com força em praias e dunas californianas mesmo antes da segunda guerra e do advento do fusca no inicio era baseado em carros americanos normais embora muito pouco deles restasse a carroceria era defenestrada o motor e os bancos movidos o maximo possivel para tras para melhorar a traçao nas largas rodas traseiras e so quase dragsters so que para areia mas nao ha duvida que tomou força com a popularizaçao do vw fusca o carrinho vinha de fabrica com tudo que era necessario para um carro desse tipo com o motor pendurado la atras o assoalho plano que escorregava na areia e as suspensoes independentes que davam mais agilidade e estabilidade e era leve primeiro fizeram como nos carros americanos carroceria no lixo uns tubos dobrados como santantonio para caso de capotamentos e banco mais para tras e mais baixo pronto nascia o belly pan buggy era imediatamente claramente superior aos buggy antigos mesmo se atolasse um par de caras que estavam nele saiam levantavam a traseira e colocavam em outro lugar era algo genial um monte de buggy baseado em fusca apareceu entao com carrocerias de chapa tubular e ate de madeira naval mas foi somente quando bruce meyers fez seu manx que o formato definitivo de buggy se consolidou uma carroceria aberta bonita simples e leve de fibra de vidro num chassi vw meyers tentou um monobloco de inicio mas depois percebeu que nao era necessario o carro ficaava mais simples leve e barato usando um chassi de vw encurtado https //flatout com br/bruce meyers 1926 2021 nosso adeus ao inventor do buggy/ nao demorou para vir ao brasil pelas maos dos dois anglo brasileiros da glaspac gerry cunningham e donald pacey como ja contamos em detalhe aqui no brasil o buggy foi um imediato e imenso sucesso se espalhando em uma incrivel variedade de escolha https //flatout com br/gerry cunningham criador da glaspac flatout entrevista/ a grande coisa do buggy antes e hoje e que e barato eu vejo um monte de gente hoje em dia reclamando de preço absurdo de carro e eles todos tem razao carro esta caro e nao parece que isso vai mudar tao cedo e a nova realidade mas a gente pode ficar chateado e deve mas tambem achar uma soluçao para manter nosso entusiasmo por eles vivo esta e mais uma tentativa de ajudar neste sentido sim um buggy baseado em vw nao e nenhum porsche 911 gt3 rs 2023 nem muito menos um polo gts ja que falamos disso e um carro aberto sem teto onde se chover voce se molha oferece zero proteçao ao mundo la fora nao isola nada e tambem baseado em fusca com todos os problemas disso de barulho a potencia baixa passando por suspensoes arcaicas vistas de hoje mas se diversao barata e o que se procura e uma grande opçao um buggy e primeiro leve; depois agil e direto nos comandos como um bom fusca mas diferente do fusca se senta mais baixo no assoalho e mais para tras; o centro de gravidade abaixa e tudo melhora no ambiente off road e uma delicia saltando e transpondo obstaculos facilmente; mas pode tambem facilmente ser transformado em um carro esporte as possibilidades de preparaçao de motor suspensao e freios sao infinitas embora nao exatamente baratinhas mas qualquer buggy com um 1600 de dupla carburaçao e suspensao acertada e pneus bons e novos e divertidissimo de guiar uma das grandes experiencias que existem por ai e eles existem ainda aos montes perdidos brasil afora entao no interesse de dar algum norte a suas procuras juntamos alguns modelos brasileiros especiais que ainda podem com diligente busca serem encontrados a preços razoaveis e que sao uma tela em branco prontos para serem transformados em algo que voce particularmente deseje gaste mais trabalho e dedicaçao que dinheiro nele que prometo voce nao vai se arrepender com voces alguns exemplos de buggy brasileiros que valem a pena procurar e comprar divirtam se glaspac primeiro o desenho original e o primeiro a chegar por aqui a copia do manx feita na glaspac em sao paulo a empresa estava sempre no meio do mundo do automovel e competiçao e dai vieram peças e carrocerias de fibra de vidro como a dos primeiros puma dkw para o buggy foi um pulo o gerry nos contou que o glaspac foi feito a partir de um modelo em escala um carrinho de brinquedo que foi aumentado para virar a carroceria do buggy glaspac fiel ao desenho original de bruce meyers e um dos carros mais lindos que existe paralamas largos fora do carro pneus grandes e traseira alta farois redondos protuberantes como se fosse um caranguejo nao ha como nao adorar o meyers manx e um classico imortal mas o glaspac durou pouco e hoje e rarissimo mas existe outra copia nacional do manx esta carioca e bem mais comum e popular o bugre criado pelo cearense francisco cavalcanti em bonsussesso no rj podia ser infinitamente menos chique que os ingleses de santo amaro mas o resultado era muito parecido um manx nacional o bugre foi produzido por decadas em bonsussesso em sucessivas versoes ate o bugre iv mas a empresa era bem criativa e criou mais coisas; o que nos leva ao carro seguinte desta lista bugre ss e m150 lembro de quando vi um m150 pela primeira vez na praia de piratininga em niteroi rj ao redor de 1981 foi algo que marcou profundamente era um buggy ou um puma na verdade provavelmente e justamente algo que nasceria se esses dois carros tivessem um torrido caso de amor praiano mas era bonito baixo e estava andando rapido nunca mais esqueci dele [caption id= attachment_340187 align= aligncenter width= 700 ] bugre ss[/caption] o primeiro modelo deste tipo da bugre era ainda mais bonito aparentemente a carroceria foi criada na bugre esculpida em 1 1 em gesso para que se tirasse o molde era o bugre ss de 1971 o carro foi um sucesso e em dois anos foram vendidas quase 100 unidades as lanternas traseiras quadradas eram de corcel e era um carro muito bem resolvido em estilo e rarissimo hoje [caption id= attachment_340198 align= aligncenter width= 882 ] bugre m150[/caption] depois apareceu o m150 em 1972 no mesmo tema mas com uma carroceria mais reta e menos feliz mas ainda interessante como meu encontro com um deles mostra existem algumas versoes dele aparentemente tres iteraçoes de design diferentes em detalhes e outro carro hoje rarissimo era muito modificado nos anos 1980 para criar esportivos caseiros fora que vendido como kit frequentemente acabava em chassis de vw que deveriam estar em ferro velho nao rodando; o ultimo que vi estava num chassi 1200 terrivelmente carcomido ja passou da hora de alguem restaurar algo assim nem que seja para colocar um sorriso no rosto ja meio cansadinho hoje das crianças de 1981 kadron [caption id= attachment_340180 align= aligncenter width= 1000 ] anisio e sua criaçao[/caption] este e outro buggy de estirpe nao e de forma alguma uma copia do manx o que e raro foi na verdade desenhado e desenvolvido pelo entao jovem anisio campos o grande designer brasileiro e fabricado nas instalaçoes da puma inicialmente a partir de 1969 [caption id= attachment_340182 align= aligncenter width= 640 ] na puma 1969[/caption] anisio fez um buggy original com facois integrados e santantonio idem; nos manx ambos parece algo pensado depois do carro pronto o buggy mantinha o encurtamento do chassi em 350 mm sempre feito em v para aumentar area de solda e com geometria inerentemente mais resistente a carroceria em fibra de vidro e a venda em kit ou completo como todos os outros mas era dessa vez algo pelo menos um desenho original originalmente se chamava kadron tropi mas depois apenas kadron no final de 1971 ja produzidos em instalaçoes proprias saindo da puma chegou a ser oferecido um teto rigido removivel com portas com janelas de correr em acrilico foi produzido ate 1974 em 600 unidades totais alem do buggy a empresa paulistana atuou no ramo de amortecedores silenciosos acessorios e equipamentos esportivos para automoveis um total de 600 unidades do buggy foram produzidas ate 1974 quando cessou a produçao muito copiado depois por uma infinidade de fabricantes pequenos um dos kadron originais e algo raro realmente hoje a kadron tradicional e saudosa marca de acessorios nacional eventualmente e vendida para a cofap que hoje e parte do grupo marelli terral o terral da carioca fabrica fibrario e mais um fruto da imaginaçao de um de nossos mais prolificos designers de automoveis independentes paulo renha alem deste buggy conhecemos o triciclo renha e o formigao uma caminhonete de linhas retas e plataforma vw que pretendia carregar o mesmo que pesava na fibrario que os donos chamavam de fibra rio renha faria tambem uma replica esteticamente acurada do dino 246 gt com mecanica de passat central traseira e chamado dimo gt apresentado no fim de 1982 era diferente o chassi era proprio em espinha dorsal e duplo y como um lotus e a suspensao traseira era independente por braço arrastado nao a de fusca a carroceria tambem tinha desenho proprio usando farois quadrados de chevette 1982 o terral era na verdade uma cruza de buggy com carro esporte com apenas dois lugares era minusculo medindo 3 130 mm de comprimento e 1 970 mm de entre eixos era tambem baixissimo e extremamente leve 480 kg com tanque e carter cheios alguem ai tossiu caterham a suspensao traseira independente era propria com longos braços tensores inferiores e molas helicoidais e so olhar o carro por tras que se ve como esta diferença e crucial ao contrario da maioria dos buggy com suspensao traseira de fusca onde as rodas ficam visivelmente positivas em camber por estar com menos peso em cima das molas originais no terral elas estao inclinadas maravilhosamente e visualmente em camber negativo a quatro rodas andou em um deles em 1982 mas sem obter numeros de desempenho e descobriu um carro muito seguro em curvas e com tendencia sobresterçante os freios e motor obviamente estavam folgados em controlar menos de 500 kg de automovel mas a revista reclamou o carro era tao simples que nem cinto de segurança tinha particularmente nunca vi um ao vivo so em fotos mas e mais uma criaçao nacional interessante que deveria ser guardada para posteridade mobby este na verdade e mais uma curiosidade pois andando da medo tudo pelo simples motivo de que seus criadores no afa de criar o que anunciaram ser o menor buggy do brasil exageraram na encurtada de entre eixos que mede infimos 1530 mm visualmente parece tao largo quanto comprido barrabas foi fabricado pela multifibra industria e comercio plastico reforçado ltda de sao paulo a partir de 1986 as plataformas vw eram encurtadas em 920 mm; sim quase um metro com motor fortinho era o popular death trap ao acelerar a roda dianteira nao ficava no chao entendendo o erro a partir de 1990 a empresa lançava o mobby 5 em comprimento normal de entre eixos de buggy ao redor de 1900 mm mais interessante era o mobby jr uma versao infantil com motor estacionario monocilindrico 2t uma versao que afinal de contas nem precisou ter seu tamanho la muito diminuido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.