FlatOut!
Image default
Car Culture

Diversão e baixo custo: os Buggys brasileiros que valem a pena salvar

O Dune-Buggy, veículo para andar na areia, apareceu com força em praias e dunas californianas mesmo antes da segunda guerra, e do advento do Fusca. No início, era baseado em carros americanos normais, embora muito pouco deles restasse. A carroceria era defenestrada, o motor e os bancos movidos o máximo possível para trás para melhorar a tração nas largas rodas traseiras e só. Quase dragsters, só que para areia. Mas não há dúvida que tomou força com a popularização do VW Fusca. O carrinho vinha de fábrica com tudo que era necessário para um carro desse tipo, com o motor pendurado lá atrás, o assoalho plano que escorregava na areia, e as suspensões independentes que davam mais agilidade e estabilidade. E era leve. Primeiro, fizeram como nos carros americanos: carroceria no lixo, uns tubos dobrados como santantônio para caso de capotamentos, e banco mais para trás e mais baixo: pronto, nascia o Belly-pan Buggy. Era imediatamente claramente superior aos buggy antigos. Mesmo se ato