revoluçao toda empresa fala sobre revoluçao sempre que lança algo novo; a palavra se desgastou muito assim mas revoluçao por definiçao pede mudança profunda ou completa e nao e exatamente o que ocorre cada vez que se lança um novo corolla um novo polo um novo onix [caption id= attachment_340077 align= aligncenter width= 999 ] o elise original de 1995 120 cv e 675 kg[/caption] nao revoluçao e algo bem mais raro tesla por exemplo foi uma revoluçao independente do que achamos dessa mudança radical revoluçao nem sempre da bons resultados e bom lembrar jogar toda a experiencia anterior pela janela e um risco enorme por isso e rara mas acontece ela pode ser pequena restrita a uma marca o bmw 1500 de 1962 era diferente de todo e qualquer bmw antes dele e virou o centro e o objetivo da marca dali em diante revoluçao mas apenas dentro da bmw pode ser grande e abrangente o fiat 128 que e a base onde foi criado o nosso 147 de 1969 mudou tudo colocando em um monobloco moderno um motor tambem moderno e compacto de comando no cabeçote e baixa cilindrada transversalmente na frente do carro com um transeixo em linha com ele e nao debaixo do motor compartilhando oleo como no mini traçao dianteira suspensao mcpherson direçao por pinhao e cremalheira freio a disco e pneu radial dante giacosa mostrou como seria o futuro do automovel [caption id= attachment_340082 align= aligncenter width= 700 ] o versatil chassi de aluminio do elise[/caption] hoje de hondas que fazem o nurburgring em menos de 8 min a vans de passageiros sedas peruas e suvs de todos os tamanhos passando por carros de luxo e carros baratos e ate picapes e furgoes de carga todos usam o seu esquema com sucesso uma revoluçao mundial revoluçoes portanto podem ter varios tamanhos e serem tambem desconhecidas hoje vou falar de uma dessas uma das ultimas reais revoluçoes do automovel improvavel veio de uma empresa entao de joelhos quase acabada mas que com ela voltou a ser importante e que permitiu ate que acontecesse a mais importante e abrangente revoluçao seguinte a tesla sim e a historia do lotus elise mas contada de outro prisma ja que o seu nascimento ja contamos aqui recentemente vamos falar sobre a influencia de seu desenho especificamente todos aos carros que apareceram com base nela https //flatout com br/icones dos anos 1990 lotus elise serie 1/ nao nao e um guia de versoes especiais; existem uma quantidade enorme delas mas nao e esse o objetivo aqui veja bem a lotus ao lançar o elise alem de um fabricante tinha grande parte de seu orçamento proveniente de serviços de engenharia como a porsche a consultoria da empresa era famosa e lucrativa o elise foi uma forma de juntar isso com a produçao a lotus deixou claro desde o inicio de seu sensacional patenteado e facil de alterar chassi de aluminio rebitado e colado que podia produzir carros para qualquer fabricante que pagasse baseado no elise e da forma que ele preferisse podia projetar r fabricar tudo e entregar carro pronto; podia vender chassi sob especificaçao somente; podia licenciar o processo para que fosse fabricado por outro tudo era possivel por um preço e como veremos quase tudo aconteceu lotus elise gt1 a versatilidade da plataforma de aluminio do elise apareceu logo em seguida com a criaçao de um carro de competiçao e a versao de homologaçao de rua para as provas de gt1 em 1997 o carro era uma modificaçao extensa do elise original mas tecnicamente simples um motor v8 chevrolet longitudinal agora no lugar do 4 em linha transversal um transeixo de competiçao e o entre eixos aumentado com isso et voila o elise gt1 a escolha era genial o v8 ohv chevrolet era todo novo entao estreando no corvette c5 naquele ano a lotus participara do projeto como consultora e sabia que este o primeiro dos hoje famosos v8 ls era extremamente potente leve e parrudo mas foi mais adiante em sua versao de corrida claro admissao especial em fibra de carbono carter seco 5 7 litros e 615 cv a 7 200 rpm algumas equipes de competiçao optaram pelo motor do esprit v8 o 3 5 litros biturbo ainda menor e mais leve e com 550 cv com o motor chevrolet fazia o 0 100 km/h em 3 2 segundos e a velocidade maxima era de aproximadamente 320 km/h os carros de corrida vinham com uma transmissao manual sequencial de 6 velocidades hewland apenas um carro de rua foi feito; era o necessario pelas regras e este carro prcisava ser vendido uma nova carroceria de fibra de carbono/kevlar que se assemelhava ao elise foi construida apresentando um comprimento muito maior e uma largura maior para aumentar as capacidades aerodinamicas do carro era tambem maior o comprimento total era agora de 4 510 mm num entre eixos de 2 675 mm contra 3 726 mm e 2 300 mm no elise normal pesava 1050 kg e era equipado com o lotus v8 biturbo e transeixo manual renault de 5 velocidades provenientes do esprit mas aqui com os 550 cv da versao de competiçao o v8 chevrolet atras certamente deu ideias erradas para um certo preparador texano entao e interessante ir direto para ele agora hennessey venom gt todo mundo conhece a empresa fundada em 1991 por john hennessey em sealy no texas mas a hennessey começou como produtora de supercarros com uma bela ajuda inglesa seu primeiro venom era basicamente um elise v8 apareceu em 2011 basicamente o processo começava com a lotus vendendo um exige a versao cupe do elise serie 2 para a empresa texana o carro inclusive era emplacado nos eua como um exige modificado o chassi e carroceria eram bastante alterados claro mas ainda assim o carro usava teto portas vidros laterais para brisa cockpit assoalho sistema de ar condicionado limpador de para brisa e farois dianteiros inalterados do carro ingles o carro pesava 1 244 kg graças a peças de fibra de carbono de carroceria e tinha um motor como sempre no caso da hennessey que era um monstro basicamente um v8 ls7 chevrolet; um pequeno e compacto v8 ohv de aluminio que pesava muito pouco mas tinha 7 litros girava ate 7000 rpm e dava mais de 500 cv nao feliz com isso a empresa colocou dois turbocompressores no treco e tirou dele nada menos que 1261 cv a 6 600 rpm e 160 mkgf a 4400 rpm o transeixo era um ricardo de seis velocidades manual o mesmo do ford gt o venom gt se tornou imediatamente o carro de rua mais veloz do mundo tendo alcançado mais de 420 km/h diversas vezes fazia o 0 300 km/h em 13 6 segundos nada mal para um chassi que foi projetado para 1 8 litros e 120 cv nao vauxhall vx200/ opel speedster em 2000 novas legislaçoes de segurança passiva entrariam em vigor na europa e para remodelar o elise a lotus precisava de um parceiro para financiamento encontrou esta ajuda no seu antigo dono e parceiro comercial constante desde entao o gigante general motors o interesse da gm era criar versoes opel e vauxhall do elise para apimentar a linha europeia da empresa o elise serie 2 de 2000 e o resultado que contou inclusive com uma nova variaçao o cupe de pista hardcore chamado exige junto com esses dois lotus em hethel seriam produzidos tambem as versoes opel e vauxhall a unica diferença entre um opel speedster e um vauxhall vx220 alem de logotipos seria o lugar da direçao direita ou esquerda o elise serie 2 usa um motor toyota de 1 8 litro mas os carros da gm claro receberiam um ecotec de origem opel familia 2 com 2 2 litros aspirado dohc 16v que dava 150 cv a 5800 rpm e 20 7 mkgf a 4000 rpm um motor bem menos girador que o bravo toyota que dava aos gm um comportamento mais tranquilo mais tarde a opel ofereceria um 2 0 turbo de 203 cv o carro pesava 870 kg praticamente o mesmo que os 850 kg do irmao elise mas numa amostra de como um turbo pode mudar tudo os 50 cv a mais do opel speedster turbo significaram mais 50 kg tambem era um carro de 930 kg chegava a 250 km/h porem algo que para os alemaes era o suficiente para validar o exercicio foi mostrada uma versao daewoo tambem em 2005 mas nunca foi produzida a produçao termina em 2007 sem sucessor; o carro nao foi um sucesso de vendas para a gm tesla roadster a tesla nao e invençao de elon musk na verdade os entusiastas de carros esporte eletricos martin eberhard e marc tarpenning fundaram a tesla motors no delaware em 1º de julho de 2003 musk assumiu um papel ativo na empresa a partir de 2004 com um investimento de us$ 7 5 milhoes o carro esporte eletrico se tornaria algo muito diferente no futuro debaixo de musk como sabemos mas a primeira proposta comercialmente viavel da empresa e a que tornou tudo possivel veio tambem a partir do elise e o tesla roadster de 2008 basicamente um lotus elise eletrico usando as baterias de litio que os fundadores da empresa acreditavam ser o pulo do gato desde o inicio o roadster foi o primeiro carro totalmente eletrico de produçao em serie a usar celulas de bateria de ion litio um total de 2450 carros foram vendidos ate 2012 viabilizando o gigante que hoje conhecemos era um eletrico interessante ajudado pelo leve chassi da lotus tinha 250 cv e pesava 1305 kg apenas um eletrico leve ainda que mais pesado que o hennessey de quae 1300 cv na mesma plataforma podia andar ate quase 400 km com uma carga no ciclo da epa mas tambem fazer o 0 96 km/h em 3 7 segundos a velocidade maxima era de 200 km/h e nao vamos esquecer que nosso camarada elon mandou um deles para o espaço com um foguete space x completo com manequim astronauta paramentado ao volante tem lotus elise ate no espaço sideral dodge circuit ev certamente impulsionada pelo sucesso da tesla a dodge americana mostrou em 2009 um carro conceito que pretendia seguir o mesmo caminho um carro esporte eletrico baseado num lotus elise mas neste caso para ser um pouco diferente era baseado no lotus europa s um lotus cupe de 995 kg baseado no elise mas que pretendia ser a versao gt dele mais luxuosa e menos extrema que o exige tinha tambem um desenho diferente de carroceria mas nao foi um sucesso com apenas 458 deles produzidos de 2006 a 2010 [caption id= attachment_340053 align= aligncenter width= 999 ] lotus europa s 2006 2010[/caption] o dodge baseado neste europa s combinava uma bateria de ions de litio com um motor eletrico de 270 cv e 66 mkgf e estima se pesar algo em torno de 1500 kg a marca dizia que era capaz de andar 320 km com uma carga depois do salao de detroit de 2009 nunca mais foi visto mais dois eletricos foram apresentados baseados no elise o detroit electric sp 01 e o pg elektrus como este dodge nao chegaram a ser vendidos ao publico mas mostram junto com o tesla a incrivel versatilidade da plataforma [caption id= attachment_340052 align= aligncenter width= 999 ] nasceu sorridente morreu em seguida o pg elektrus[/caption] rinspeed squba esta ultima variante nao lotus do elise parece ate piada mas e real so poderia vir da febril imaginaçao do suiço frank m rinderknecht o fundador da rinspeed sim e um elise submarino e sim a ideia original e inspirada no filme de james bond de 1977 the spy who loved me onde famosamente um lotus esprit vira um submarino voces lembram que musk sempre quis fazer uma replica funcional deste esprit e comprou o carro do filme o que ha de comum entre gente fora da caixa e lotus submarinos de onde veio essa ideia enfim https //www youtube com/watch v=ribaolu3vts o fato e que este elise e eletrico tambem baseado num modelo serie 2 de 2007 e usa tres motores eletricos um para terra dois para a agua ao entrar na agua ele flutua na superficie ate que o operador inunde o interior para submergi lo ele pode ser submerso a uma profundidade de 10 metros movido por helices complementadas por dois waterjets seabob na superficie da agua a velocidade maxima e de 6 km/h e debaixo d agua e de 3 km/h de um motor quatro em linha 1 8 de 120 cv a sete litros biturbo de quase 1300 cv; de sedatos opel esporte a carros esporte eletricos e ate submarinos existe algo que um elise nao possa ser
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