e o fim de uma era um cliche literario que vale a pena ser empregado neste caso porque e mesmo o fim de uma era a dodge apresentou a versao de despedida do seu ja iconico muscle car do seculo 21 o challenger demon 170 e ela fez isso do jeito certo da melhor forma possivel para coroar a historia dos muscle cars e a historia da propria marca usando um motor v8 supercharged com nada menos que 1 040 cv em algum lugar os ramchargers carroll shelby walter owen bentley e ate mesmo zora arkus duntov podem descansar em paz seu legado foi honrado a permanencia do challenger ate 2023 e sua despedida sao um simbolo do nosso tempo um tempo incerto que pretende mudar tudo sem saber ao certo como fazer isso ha quem siga o instinto de sobrevivencia e tente se adaptar a essas mudanças para ver o que acontece e quem sabe emergir mais forte no futuro ha quem simplesmente abrace a revoluçao de olhos fechados em uma especie de salto de fe — o que tambem significa queimar o mapa que o levou ate ali e torcer para que tudo acabe bem a chrysler decidiu correr para o abraço decidiu matar o motor a combustao e apostar na eletricidade o primeiro sinal do seu futuro proximo foi quase positivo o carro e legal mas precisa melhorar muito para ser tao legal quanto o que ela esta deixando para tras engraçado parece que foi ontem que a dodge celebrou a sabedoria dos centenarios https //www youtube com/watch v=le7nm7jnvk8 never ever forget where you came from nunca se esqueça de onde voce veio dizia o ator lennie bluett ao encerrar o video o dodge challenger foi um carro importante — um dos mais importantes de seu tempo desse nosso tempo ele era um carro antiquado sem nenhuma tecnologia inventada depois de 2010 sua plataforma foi atualizada mas o conceito original lx da era daimlerchrysler completou 19 anos neste ano e isso nao o impediu de ser o muscle car mais vendido no mundo em 2022 superando o ford mustang que teve seu pior ano e o esquecido chevrolet camaro por uma ampla margem https //flatout com br/por que o dodge challenger ainda e um dos carros mais importantes em producao atualmente/ o que isso significa que apesar desse futuro eletrico que a stellantis decidiu para a dodge o publico ainda esta interessado em comprar um carro antiquado e beberrao nao por essas qualidades ou por ser politicamente incorreto ele foi o carro escolhido por quase 40% do publico consumidor porque simplesmente entregou algo que estas pessoas queriam e talvez ele tenha conseguido atender tao bem as demandas do publico justamente por que nestes tempos de mudanças rapidas ele se recusou a mudar ele se manteve o mesmo carro com lentas evoluçoes exatamente como nos humanos mudamos o challenger de 2023 e o mesmo carro de 2008 com o amadurecimento natural da passagem do tempo e nao uma criatura completamente nova baseada na tendencia do momento e que ira mudar completamente dali a alguns anos para se adequar a nova tendencia novidades sao boas mas novidades o tempo todo anulam nossa percepçao da realidade em si o que e util o que e futil o que e bom o que e ruim voce nao sabe porque nao tem continuidade lembra do seu avo dizendo que carro bom era o volkswagen fusca porque ele nao desvaloriza e tem peça em todo lugar e isso o tempo a continuidade criou essa percepçao no caso do challenger especificamente ele nao aderiu a incerteza dos carros eletricos viu o que a alemanha esta fazendo ele nao se preocupou com a questao ambiental porque ele nao e o culpado por ela ele so se preocupou em entregar o que as pessoas sempre esperaram de um muscle car potencia de sobra visual agressivo e diversao facil ao volante sao qualidades ja conhecidas e esperadas algo a que podemos nos agarrar como referencia em um tempo de mudanças constantes veja como o mustang hoje tem qualidades tradicionalmente encontradas em esportivos europeus e isso fica claro por isso tambem o challenger e uma ligaçao direta com o passado aquele passado que muita gente romantiza outros sentem falta ele tambem atende esse anseio possibilita viver um pouco daquilo nos dias de hoje e essa ligaçao e algo que a dodge fez questao de manter por todo o ciclo do challenger e a elevou a um novo patamar nesta versao de despedida pense no hemi dart um carro de arrancada vendido na concessionaria em 1968 um carro que tinha vidros mais finos e uma cinta de lona substituindo a maquina do vidro da janela para reduzir o peso o dodge challenger demon 170 tem um pouco dele pense tambem nos motores hemi sobrealimentados dos ramchargers os engenheiros da chrysler reunidos em forma de equipe de arrancada a verve desses caras esta profundamente entranhada no espirito desse carro https //flatout com br/este e o hemi dart mais rapido e mais raro de todos/ lembre do dodge viper o cobra moderno de lee iaccoca e carroll shelby que foi embora sem uma despedida digna mas que foi a coisa mais insana lançada pela dodge ate a chegada do challenger hellcat e seus derivados afinal ele tinha um v10 de 8 litros ou 8 3 e 8 4 litros mais tarde na sua imensa dianteira nao tinha airbags abs ou controles de traçao e estabilidade uma verdadeira cadeira eletrica vendida nas concessionarias e lojas de usados para qualquer um com um punhado de dolares ha um pouco dessa loucura no demon 170 https //flatout com br/ramchargers o grupo de jovens engenheiros que transformou a chrysler em um icone das arrancadas/ e pense tambem em tudo o que o challenger entregou nos ultimos anos o hellcat de 717 cv depois o demon de 852 cv que nao tinha nem bancos adicionais de serie e usava o ar condicionado para resfriar a admissao do motor depois o hellcat redeye um verdadeiro sangue no zoio que entregava 808 cv seguido pelo srt super stock de 818 cv a dodge sabia que a festa estava acabando e nao haveria outra ela precisava go like hell some more o resultado e o dodge challenger demon 170 um muscle car baseado em uma plataforma de quase 20 anos com um motor de 20 anos que pesa 1 940 kg e que mesmo assim tem 1 040 cv 130 4 kgfm e pode ir do zero aos 100 km/h em 1 66 segundo e pensar que eu perdi tempo explicando o porque de ele ser tao desejado pelo publico a ultima plataforma vamos por partes a plataforma de quase 20 anos e a plataforma lx da chrysler da qual deriva a versao encurtada usada pelo challenger a lc [caption id= attachment_337071 align= aligncenter width= 1440 ] o challenger 2008[/caption] ambas sao fruto da era daimlerchrysler e por isso usam a mesma suspensao dianteira do mercedes classe s w220 e a suspensao traseira independente do mercedes classe e w211 que por sua vez e uma derivaçao da suspensao traseira da geraçao anterior da classe e a w210 de 1996 a diferença e que a dodge incluiu uma barra estabilizadora que nao havia nos mercedes [caption id= attachment_337072 align= aligncenter width= 1200 ] o challenger 2015[/caption] em 2014 o challenger passou a usar uma outra variaçao da lx batizada la a arquitetura e basicamente a mesma porem com alteraçoes para permitir o uso da transmissao zf 8hp que substituiu a antiga 722 6/5g tronic/w5a580 da daimler a suspensao apesar de ser chamada de completamente nova pela chrysler na epoca tem somente a calibragem modificada mas nao o arranjo em si o ultimo motor explicada a plataforma hora de falar do motor old school sim ele e vareteiro — ou seja tem comando no bloco e valvulas no cabeçote acionada por varetas que empurram os balancins e acionam as valvulas dai push rods bastonetes que empurram e ele usa um antiquado compressor de polia em vez dos mais eficientes turbocompressores ah e apesar de ser um hemi ele nao tem camaras de combustao hemisfericas o motor e conhecido como 6 2 demon e e uma derivaçao desta atual terceira geraçao do motor v8 hemi lançada em 2003 diferentemente das versoes mais mansas ele nao tem o sistema de desativaçao de cilindros chamado comercialmente de multi displacement system mas mantem o supercharger ihi dos hellcat agora com tres litros de deslocamento em vez de 2 7 litros do demon e do redeye e 2 4 litros do hellcat do motor original do demon so restou o comando de valvulas e admissao air grabber que usa os intakes no capo para captar ar frio alem do compressor de maior capacidade o corpo de borboleta agora tem 105 mm em vez de 92 mm para se adequar a relaçao volume/pressao do novo supercharger — que agora produz 1 46 bar em vez de 1 05 bar e ele continua usando o sistema de ar condicionado para ajudar no resfriamento do ar da admissao a grande sacada aqui e o novo gerenciamento do motor no demon original a ecu tinha um mapa especifico para gasolina de alta octanagem 100 aki que o permitia chegar aos 852 cv com gasolina premium de 95 aki ele ficava nos 819 cv agora a ecu tem um mapa para uso de gasolina com etanol — ou seja o demon 170 e um carro flex na pratica quando o sensor de oxigenio detecta uma proporçao superior a 65% de etanol o gerenciamento do motor adota esse mapa que permite se obter os 1 040 cv e ele te informa disso por meio de um icone de uma bomba de combustivel no painel quando a proporçao passa de 20% de etanol esse icone aparece na cor branca no brasil ele ficaria permanentemente aceso quando a proporçao passa dos 65% ele fica vermelho indicando que a força total esta disponivel a maior pressao do supercharger e a taxa de compressao efetiva bem maior que no demon anterior a pressao no cilindro chega a 2 500 psi 32% maior exigiram tambem prisioneiros e porcas de aço de alta dureza com especificaçao aeroespacial para os cabeçotes assim como nas capas de mancal agora capazes de suportar 44% mais carga do virabrequim bronzinas bielas e ate mesmo a usinagem das camisas de cilindro foram readequadas a nova potencia do motor [caption id= attachment_337066 align= aligncenter width= 720 ] os farois com a admissao de ar integrada[/caption] esse motor ainda e o motivo do numero 170 ele e derivado diretamente do motor hellephant c170 vendido como crate engine pela dodge no demon o 170 foi usado como a escala de teor alcoolico de substancias e bebidas como alcool 96º por exemplo a ultima transmissao com 20% mais potencia que o demon e claro que a transmissao tambem precisou de atençao começando pelo carda mais largo com paredes mais espessas e articulaçoes maiores ele suporta 30% mais carga que o do demon original a carcaça do diferencial tambem passou a usar ligas de aplicaçao aeroespacial para resistir a 53% mais carga internamente a coroa e o pinhao sao maiores 240 mm e tem uma nova flange para o carda os semi eixos eu sei que o nome correto e semi arvores mas vou usar o jargao popular ok tem 43 estrias e tratamento termico para obter maior dureza e suportar o torque despejado pelo diferencial e vencer a aderencia dos pneus — que nao e pouca como voce vera a seguir as ultimas rodas e os ultimos pneus [gallery type= grid columns= 2 size= medium ids= 337069 337068 ] ja reparou que o demon 170 e widebody so na traseira pois e ele e assim porque as rodas traseiras tem 11 polegadas de largura/tala enquanto as dianteiras tem so oito polegadas de tala as dianteiras tem 18 polegadas e as traseiras 17 polegadas— sim elas sao menores elas sao feitas de aluminio acima mas voce pode assinalar um quadradinho e pedir para que elas sejam substituidas por um conjunto de fibra de carbono abaixo essas rodas reduzem a massa nao suspensa em 14 5 kg 5 4 kg das traseiras e 9 1 kg das dianteiras elas sao feitas em duas peças com a porçao central feita de aluminio forjado de alta dureza e as calotas centrais da srt sao feitas de liga de titanio [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 337035 337034 ] os pneus foram desenvolvidos pela mickey thompson especificamente para o demon 170 sao os chamados street drag radials ou seja um pneu de uso misto de rua e arrancada os traseiros tem medida 315/50 e os dianteiros 245/55 a especialidade deles esta na diferença de composto e de estrutura para cada eixo os traseiros sao pneus de arrancada otimizados para as ruas e usam estrutura de nylon nos flancos em vez de poliester para otimizar a transferencia de carga aquela torçao das paredes dos pneus que voce ve na arrancada ja os dianterios sao pneus de rua otimizados para arrancada por isso eles tem baixa resistencia a rolagem e sao mais leves como sao menores a dianteira nao precisou dos alargadores de para lamas o que eliminou 7 7 kg do peso do carro a ultima reduçao de peso falando em reduzir peso o demon 170 e 71 kg mais leve que o redeye widebody alem das rodas e dos para lamas dianteiros ele tambem tem freios dianteiros mais leves barras estabilizadoras ocas remoçao de todo isolamento acustico remoçao do banco do passageiro e do banco traseiro carpete mais fino sistema de audio simplificado e remoçao do revestimento do porta malas a ultima preparaçao para arrancada nada disso que foi dito ate agora adiantaria de algo se o demon 170 nao fosse mais rapido que o demon original na drag strip e mais potencia nao serve de nada se ela nao chegar ao chao para lançar o carro no quarto de milha a preparaçao começou pelos pneus ja mencionados mas continua no acerto da suspensao ela usa amortecedores adaptativos da bilstein e foi elevada em 10 mm para compensar a reduçao de 17 mm do curso necessaria para acomodar os pneus mt a cambagem traseira tambem foi revisada para aumentar a area de contato quando ha trasferencia de carga para a traseira na arrancada essa transferencia alias tambem foi recalculada com a adoçao de molas 35% mais macias na dianteira e 28% na traseira que as do demon original alem das barras estabilizadoras 75% menos rigidas na dianteira e 44% na traseira os amortecedores como no demon original foram otimizados para esta transferencia desejada na arrancada no modo de conduçao drag eles tem compressao firme e retorno macio na dianteira e compressao macia e retorno firme na traseira — assim o carro afunda mais na traseira aumentando a carga sobre os pneus para otimizar a traçao o transbrake o sistema que permite acelerar o motor com o cambio engrenado sem que ele se mova para atingir a rotaçao ideal para a arrancada agora tem modos diferentes para diferentes niveis de aderencia da pista alta media ou baixa com isso o motor pode atingir ate 2 350 rpm com o transbrake ativado o que resulta em um aumento de 15% no torque despejado nas rodas traseiras no instante da largada o desempenho final tudo o que voce leu ate agora resultou no muscle car mais potente da historia com o tempo mais baixo no quarto de milha com a aceleraçao de zero a 96 km/h 60 mph mais rapida de um muscle car e capaz de atingir a maior aceleraçao entre os carros produzidos em serie traduzindo em numeros em uma drag strip com a superficie preparada com vht o demon foi do zero aos 96 km/h em 1 66 segundo — o que resultou em uma aceleraçao longitudinal de 2 004 g ou seja 2 vezes a aceleraçao da gravidade considerando a aceleraçao media do carro e a menor area frontal resultante dos para lamas estreitos e certo que ele chega aos 100 km/h em menos de dois segundos na mesma drag strip a the strip do las vegas motor speedway ele cobriu o quarto de milha em 8 91 segundos a 243 38 km/h 151 17 mph — o que significa que ele nao pode correr oficialmente sem gaiola e para quedas na pratica estamos falando de um carro capaz de chegar aos 200 km/h em menos de oito segundos um muscle car de quase 2 toneladas com um motor que usa bloco de ferro comando no bloco plataforma dos anos 2000 um carro que nao precisou de nada extremamente tecnologico para igualar o desempenho de muitos supercarros ultramodernos nos faz pensar sobre essa obsessao por querer sempre coisas novas e sobre onde poderiamos estar se a industria tivesse um pouco mais de liberdade para oferecer o que e melhor e nao se visse forçada a oferecer somente o que e permitido — um permitido que cada vez mais e obrigatorio o dodge demon 170 alias tem um nome adequado talvez ele nao seja um demonio pela furia e agressividade — isso tambem pode ser caracteristica dos justos talvez ele seja um demonio para um mondo que nao permite que ele exista nem mesmo em seu cantinho apesar de tanta gente querer o contrario — com numeros para comprovar o dodge challenger vai embora nao por ser obsoleto perigoso ou indesejado ele vai embora porque foi proibido de existir sera que e realmente isso que queremos para o futuro esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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