fala pessoal do flatout tudo bem ca estamos eu e o charger r/t 72 lms de volta clique aqui para ler a bela historia deste project car agora para detalhar o projeto de cara deixo o otavio bussmann que me vendeu o carro contar como o adquiriu em meados de 2004 eu tinha 16 anos havia guardado dinheiro de todas as mesadas aniversarios e ferias quando passava em torno de 30 dias na casa do meu tio fazendo serviço de office boy o que me rendia algum dinheiro com esse esforço convenci meu pai de que eu queria um dodge e achei um r/t 77 em jaragua do sul sc apos algumas semanas de conversa eu consegui compra lo era um carro bom com todos os frisos bem estruturado feio de pintura mas andava bem eu usufrui muito do carro mesmo sem habilitaçao e sequer estatura para dirigir um dodge passou um ano e la estavamos nos novamente em jaragua desta vez comprando louças para a minha mae na epoca tinhamos um fiat marea com adesivo do dodge clube da lapa no vigia quando nos demos conta estavamos sendo perseguidos por um fusca sinal de luz buzina o motorista acenando e assim foi ate que resolvemos parar e ver o que o senhor queria nao foi o senhor que comprou um dodge charger esses dias sim fui eu gostaria de comprar outro e com essa pergunta fomos ate a casa onde ele se encontrava na hora sequer sabiamos de que se tratava de um rarissimo r/t 72 começamos a observar o carro e assim que pegamos a plaqueta constatamos do que se tratava ai os nossos coraçoes começaram a tremer eu e meu pai ficamos ansiosos demais e excitados porem havia um problema a gente nao tinha mais dinheiro voltamos para mafra raciocinando como fariamos resolvi vender o r/t 77 para o meu tio de maringa e meu pai raspou o pouco que lhe restava no cofre fazendo assim uma parceria no automovel o carro para nos era lindo sabiamos que era o modelo mais bonito o dodge mais completo de todos e que um dia ficaria pronto e seria o nosso sonho realizado os anos foram passando eu e meu irmao entramos em faculdade particular as contas pesaram assim e adiaram a restauraçao do charger r/t 1972 a todo momento ate que em 2009 meu pai faleceu na epoca pensei que seria objetivo de vida ver o carro pronto em homenagem a ele mas o tempo passou e eu recem formado cai na realidade do que seria a carreira de cirurgiao dentista demoraria bastante para eu poder investir em um projeto deste nivel como fazer um r/t 72 meia boca estava fora dos meus planos resolvi vende lo e investir em um carro moderno para mim mas aos 45 minutos do segundo tempo meu padrinho tirou da minha cabeça o vw jetta e assim adquiri meu dodge charger r/t 74 fiquei muito feliz que o carro parou nas maos do reinaldo ele esta fazendo absolutamente tudo o que eu gostaria de fazer nos mesmos padroes realmente valorizando aquele carro que durante alguns anos eu sonhava dirigir e passear com o meu velho com isso notamos que restaurar o lms e mesmo uma grande responsabilidade pois mesmo antes de comprar o carro e decidir homenagear a lu minha filha amada o carro ja despertava sonhos no otavio e no pai dele conforme expliquei no post inicial o lms tem motor cambio diferencial e muitas outras coisas originais o que e muito interessante na restauraçao pois teremos como resultado final o famoso matching numbers os dodge nacionais tem uma plaqueta no cofre do motor que identifica entre outras coisas o numero do chassi e do motor alem de alguns equipamentos opcionais miniatura da automodelli do dodge charger r/t 1972 que encomendei exatamente igual ao lms como nem tudo e perfeito a carroceria estava em estado deploravel indicando um provavel acidente que afetou a lateral direita e o teto longarinas em bom estado ainda bem pior eu nunca tinha visto tanta massa em um carro toda a carroceria estava revestida conclui entao que o carro foi usado sem alteraçoes mecanicas ate ser encostado pelo tal acidente dai ficou anos largado em algum canto e depois alguem resolveu traze lo de volta as ruas apelando para um funileiro pizzaiolo sabe como e ai que entrou o otavio e depois eu ou seja muito trabalho a ser feito bom chega de mimimi e vamos aos detalhes do projeto motor o bom e velho 318 ps original do carro fabricado em cinco de agosto de 1971 demonstrou ja ter sido aberto mas as medidas ainda eram standard o bloco e os cabeçotes nao apresentavam trincas ou empenamentos depois de hesitar bastante decidi usar o carburador dfv 446 doado por outro r/t meu um 1979 no qual foi instalado um quadrijet holley de 600 cfm depois de restaurado este dfv ficou muito bonito agora vamos ver se funciona direito retifica do bloco retrabalho dos fluxos dos cabeçotes substituiçao das principais peças moveis exceçao ao virabrequim novo comando de valvulas ligeiramente mais animado 270º revisao e pintura dos coletores de admissao e escape novo sistema de escapamento fiel ao original substituiçao das bombas de oleo e combustivel sistema de arrefecimento restauro do radiador substituiçao da bomba d’agua helice defletor mangueiras e valvula termostatica transmissao no cambio substituiçao dos aneis do sincronizador 1ª/2ª e 3ª/4ª jogo de roletes e junta no diferencial braseixos eb 34 de relaçao 3 15 1 substituiçao da coroa e pinhao engrenagens planetaria e satelite e eixo alem de rolamentos e retentores novo sistema de embreagem disco novo embreagem completa nova e toda a ligaçao do sistema com o pedal direçao aquisiçao e revisao de um sistema completo de direçao hidraulica gemmer original do charger r/t 72 pois o lms veio sem restauro do volante walrod e da coluna de direçao originais suspensao restauraçao da travessa dianteira e substituiçao das bandejas pivos batentes e amortecedores na suspensao traseira restauro do feixe de molas substituiçao de buchas batentes e amortecedores por peças novas a maioria de estoque antigo nos new old stock freios substituiçao dos discos dianteiros e pastilhas respectivas recondicionamento do cilindro mestre e das pinças retifica dos tambores traseiros substituiçao dos cilindros e lonas traseiros dos tubos flexiveis e troca de toda a tubulaçao substituiçao do sistema de freio de estacionamento rodas e pneus revisao e pintura das rodas magnum originais do carro nos pneus mais um dilema eu sei que a originalidade exigiria pneus diagonais mas a segurança deve prevalecer escolha dos pneus radiais bf goodrich radial t/a 205/70 14 sistema eletrico novos chicote eletrico e alternador desaparecidos na primeira oficina de funilaria restauro do painel de instrumentos e substituiçao dos farois e de todas as luzes internas e externas carroceria restauraçao geral da estrutura substituiçao das caixas de ar substituiçao de todos os paineis externos da carroceria exceto o painel superior da camara de ar topo curvao a popular churrasqueira teto as laterais traseiras peças novas amd as portas os para lamas dianteiros o capo e a tampa do porta malas substituiçao do assoalho da cabine nos e do porta malas amd pois haviam sido muito alterados pintura na cor original branco polar e colocaçao do teto de vinil usando material da epoca interior chave para uma restauraçao all stock quase todo o interior sera refeito revestimento dos bancos carpetes proteçao termo acustica laterais de porta forro do teto um console original foi adquirido e restaurado assim como o radio original aqui uma concessao aos meus ouvidos achei um toca fitas kp 500 zero na caixa sempre sonhei em ter um aparelho desses vou instalar debaixo do painel o painel de instrumentos ja foi restaurado cronograma do projeto tudo parece ir bem nao bom hora de mostrar como einstein estava certo o tempo e relativo especialmente para funileiros e mecanicos olhem so como ficam as estimativas confrontadas com a realidade funilaria prazo estimado seis meses prazo real 23 meses orçamento excedido em 45% contratado a preço de ouro e pedras preciosas o funileiro estrelado premiado em lindoia varias vezes nao vou mencionar o nome estimou entregar a funilaria pronta em seis meses o carro chegou em 12 de maio de 2011 aprovei o orçamento em 21 de maio; serviço pronto e entregue ate dezembro de 2011 certo errado o carro realmente foi devolvido em dezembro mas de 2012 estourando o prazo em so um ano ou quase o triplo do tempo previsto bom pensarao voces ao menos o carro ficou pronto certo errado de novo o funileiro artesao primadonna nao conseguiu terminar o serviço pois quebrou o braço jogando bola tres meses parado perdeu muito tempo para alinhar a carroceira e depois foi despejado o carro foi entregue com menos de 50% do serviço combinado o serviço foi entao assumido pelo joao andrade o mesmo do dart games que estimou me entregar o carro pronto em 90 dias ou seja ate março de 2013 prazo que ele cumpriu rigorosamente pintura prazo estimado em 120 dias prazo real 70 dias orçamento melhorado em 40% optei por um pintor muito serio jovem que fez um excelente serviço a um preço bem melhor do que eu havia orçado anteriormente mecanica prazo estimado em 90 dias prazo real 250 dias orçamento cumprido toda a mecanica esta pronta e instalada no carro no proximo post vou detalhar o andamento dos serviços de funilaria pintura e mecanica bem como as principais peças adquiridas abraços reinaldo silveira project cars #28
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.