todo mundo tem algum odio de estimaçao aquilo que acontece quando voce implica tanto com alguma coisa que acaba se apegando a ela o famoso acompanho so para falar mal sabe e no fim das contas vira +uma relaçao ate divertida trazendo isso para os carros existem alguns deles que tanto odiar acabamos virando meio fas como aquele vilao desprezivel mas com principios e uma boa backstory e dificil resistir a tentaçao de torcer por ele o pontiac aztek que era um carro feio em qualquer epoca mas tambem era repleto de excelente soluçoes de engenharia e a fiat multipla que era basicamente a mesma coisa so que feita na italia e por isso mesmo instantaneamente mais cool e pela mesma razao que ficamos imediatamente atraidos por uma versao esportiva bacana de um carro que em qualquer outra configuraçao so poderia ser classificado como mediocre algo como o dodge neon srt 4 olha so para ele nao e invocado o dodge neon e conhecido dos brasileiros como chrysler neon e veio na onda de importados que se atirou sobre nossas praias na decada de 1990 o neon tinha a proposta de oferecer o conforto e o luxo que os brasileiros percebiam nos veiculos americanos custando o mesmo que um seda medio nacional mas tal como aconteceu o grandalhao chrysler stratus dodge stratus nos eua com o passar do tempo as baixas vendas e a manutençao dispendiosa os fizeram desvalorizar bastante e quase desaparecer das ruas nos estados unidos o neon tem a reputaçao de ser um veiculo barato mas sem muitos atrativos fora isso o visual arredondado tipico dos chrysler da epoca divide opinioes eu gosto ; a experiencia ao volante e no maximo correta; porem sem brilho; e o desempenho e apenas suficiente para uso constante nao vai emocionar ninguem e faz do neon uma escolha popular para os pais que querem presentear os filhos com um carro na primeira habilitaçao mas fazem questao de gastar pouco so que nada disso vale para o dodge neon srt 4 hoje em dia entusiastas mais jovens que nao viram esse carro quando era novo podem ate caçoar dele seja pelo visual tunado de fabrica ao melhor estilo how do you do fellow kids seja pelo fato de ele ter inspiraçao no viper porem menos da metade dos cilindros e traçao nas rodas erradas mas quem acompanhou o lançamento e os testes garante que o neon srt 4 merecia a sigla para street and racing technology que acompanhava seu nome https //www youtube com/watch v=vkslbaebw3u o neon nasceu como mais uma resposta da dodge a invasao japonesa e diferentemente de seu antecessor o colt nao era um japones rebatizado a chrysler tinha uma parceria de longa data com a mitsubishi em vez disso foi concebido por ex engenheiros da amc a american motors corporation adquirida pela chrysler em 1987 designed in america by americans so que esses americans estavam mesmo era fazendo um carro japones a seu proprio modo linhas arredondadas quatro cilindros transversal traçao dianteira e foco na economia de combustivel mas por mais que fosse um carro moderno e jovial quando apresentado pela primeira vez em 1995 o neon carecia da dinamica bem acertada e principalmente da qualidade de construçao e acabamento que carros como o honda civic e o toyota corolla ofereciam https //www youtube com/watch v=4i4kjupyoro a soluçao que a chrysler encontrou para injetar mais personalidade ao neon tambem era inspirada pelos niponicos nao por fabricantes e modelos mas pela cultura dos imports e falo isso no sentido literal o neon srt 4 so existe porque um cara chamado tom gale foi ao sema show de 1998 gale era o vice presidente de design e desenvolvimento de produtos da chrysler na epoca e o sema show ja era o principal evento voltado ao aftermarket nos eua repleto de projetos que serviam de vitrine para as preparadoras e fornecedoras de componentes muitos desses carros eram compactos importados do japao mitsubishi subaru toyota nissan mazda nao era so o consumidor medio que estava interessado neles a cultura do tuning estava em plena ascensao na epoca e sua influencia era vista no chao do sema gale voltou para casa com a ideia fixa deveria dar um jeito de colocar aqueles elementos em um carro da chrysler e o neon que estava prestes a ganhar uma nova geraçao era o veiculo perfeito o que se seguiu foi uma pequena saga para transformar a ideia em realidade começando com a formaçao de uma equipe de jovens engenheiros e designers cheios de animo e inspiraçao de sobra ate porque o proprio gale era o responsavel pelo conceito inicial do dodge viper que poucos anos antes havia tomado o mundo de assalto ele queria trazer elementos do viper para o neon srt 4 começando pelo sobrenome mas nao era so isso por fora havia a entrada de ar no para choque e o scoop no capo as rodas de cinco raios tambem eram muito parecidas com as que o viper usava na epoca elas tambem eram maiores de 17x6 polegadas com pneus 205/50/17 nos quatro cantos e seu visual era complementado pela suspensao mais baixa e firme com molas mais duras e amortecedores tokico com acerto exclusivo incluindo menos curso para reduzir a rolagem da carroceria e evitar que as rodas pegassem nos para lamas na dianteira havia duas entradas de ar extras para aumentar a capacidade de arrefecimento e um lip no para choque as laterais tambem tinham saias exclusivas e a dodge nao se acanhou em colocar na tampa traseira uma asa que nao ficaria deslocada em um subaru wrx sti contemporaneo no interior mais inspiraçao no viper os bancos tinham desenho muito parecido com os do superesportivo e garantiam muito mais apoio lateral mas tambem havia um lado need for speed underground com textura que imitava fibra de carbono no volante e na coifa do cambio alem de uma bola prata como manopla de cambio e acabamento que imitava metal escovado no painel e no quadro de instrumentos e voces sabem o que e mais louco nao ficava ruim o estilo tinha proposito e era acompanhado de um bom conjunto mecanico o motor era um quatro cilindros de 2 4 litros igual ao usado pelo curioso pt cruiser porem com um turbocompressor para chegar aos 217 cv — no primeiro ano numero que depois aumentou para 233 cv e que segundo testes independentes provavelmente era menor que a potencia real estimada em algo entre 250 cv e 260 cv a versao inicial levava 5 6 segundos para ir de zero a 100 km/h e a partir de 2004 o tempo era de 5 3 segundos sabe o que isso quer dizer que quando foi lançado o dodge neon srt 4 era o segundo carro mais rapido no portfolio da chrysler pedendo apenas para o dodge viper que ia de zero a 100 km/h em 3 6 segundo ah e as rodas abrigavam freios maiores com discos de 280 mm na frente e de 270 mm atras https //www youtube com/watch v=lkj1bud92lu quando foi mostrado pela primeira vez ao publico no sema show de 1999 a recepçao do publico foi positiva no salao de los angeles de 2000 a mesma coisa mas a chrysler talvez temendo que o carro fosse visto como algo pretensioso demais demorou a dar o sinal verde para o projeto ele so veio em 2002 depois que a srt comprometeu se a aproveitar mais componentes de prateleira deixando para desenvolver do zero apenas componentes criticos como o sistema de direçao e ainda assim a gigante americana estava certa de que o srt 4 seria um produto extremamente nichado e projetou algo em torno de 2 500 unidades por ano a chrysler nao esperava que em tres anos 25 000 exemplares fossem vendidos por sorte o neon esportivo ainda era um neon e nao foi dificil aumentar a produçao no fim das contas o maior pecado do neon srt 4 foi ter sido o canto do cisne de sua plataforma a pl que era exclusiva do neon isso porque apesar de ser o melhor neon de todos ele ainda era um carro de acabamento visivelmente inferior ao de um civic ou corolla e era menos confiavel se voce pesquisar em sites e foruns americanos a respeito do neon vai encontrar muitos relatos de problemas cronicos e tambem pessoas usando termos bonitinhos como death trap e shitbox para referir se a ele por outro lado nos ultimos anos os entusiastas mais jovens parecem ter redescoberto o neon srt 4 encorajados pelas facilidades do mundo moderno para quem tem um carro mais temperamental seu visual que era o retrato da epoca e seu desempenho surpreendente sao bons cartoes de visita depois do neon a chrysler decidiu que a dodge precisava mesmo era de um crossover compacto o caliber que tambem ganhou uma versao srt 4 mas diferemente do neon srt 4 ele era um carro previsivel e comportado e tambem pesado e alto que nem de longe era divertido ou memoravel como o seda esportivo
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