supercarros vem em todos os formatos e tamanhos mas hoje em dia mas o layout mais comum ainda consiste em motor central traseiro dois lugares e perfil em forma de cunha com dianteira baixa e uma linha ascendente do bico a traseira e de consenso geral que foram os italianos que criaram esta formula com o lamborghin miura lançado em 1966 e vendido ate 1973 e claro que ha divergencias tambem em 1966 o prototipo da ford para le mans o gt40 ganhou uma versao de rua para homologaçao e sua formula era parecida so que em vez de um v12 transversal ele tinha um v8 longitudinal [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] em 1971 foi apresentado o primeiro conceito do lamborghini countach desenhado por marcello gandini no estudio bertone o mesmo autor das linhas do miura suas linhas eram mais retas e limpas transpirando modernidade e aerodinamica e ele foi um dos primeiros a estabelecer este estilo outros exemplos da mesma epoca sao o bizarrini manta assinado por giorgetto giugiaro e exibido em 1968; o lancia stratos zero de 1970 e o alfa romeo carabo de 1971 ambos criados por marcello gandini ; e o maserati boomerang outra criaçao de giugiaro mostrado em 1971 todos estes carros ja passaram pelas paginas do flatout ao menos uma vez e todos sao importantes para a existencia dos superesportivos como os conhecemos hoje agora existe outro carro que tambem faz parte desta historia mas que definitivamente nao e tao lembrado quanto os conceitos italianos embora seja um excelente representante deste estilo de design ele veio la do japao e seu nome e dome zero [youtube id= _hqta881nwe width= 620 height= 350 ] a galera do gran turismo certamente lembrou da enigmatica fabricante chamada 童夢 que estreou em gran turismo 4 estes dois ideogramas formam a palavra dōmu que significa um sonho em japones o nome completo da companhia e 株式会社童夢 kabushiki kaisha dōmu que literalmente quer dizer um sonho de criança mas em ingles ela se chama dome co ltd ou simplesmente dome karasu feito com base no honda s600 a dome foi fundada em 1975 por um mecanico e entusiasta chamado minoru hayashi para construir carros de corrida sob encomenda hayashi era meio que um prodigio em 1965 aos 19 anos de idade ele havia construido seu primeiro carro de corrida com base no roadster honda s600 o carro pertencia a um amigo o jovem piloto tojiro ukiya que queria transformar seu conversivel em algo mais aerodinamico sem dinheiro sem recursos e sem experiencia hayashi começou a construir um teto rigido de fibra de vidro com perfil fastback e um bico mais baixo e aerodinamico o carro tambem foi pintado de preto fosco o que lhe rendeu o apelido de karasu corvo em japones o karasu ficou pronto um dia antes de sua corrida de estreia um evento no circuito de suzuka apesar de seu desenvolvimento totalmente amador cuja maior parte aconteceu na sala da casa de hayashi e em uma garagem emprestada o s600 modificado venceu a corrida em cima o kusabi embaixo o panic outros carros de corrida se seguiram em 1966 veio o macransa um honda s800 com carroceria aberta feito para corre no grande premio do japao e em 1970 um monoposto de formula junior chamado kusabi foi construido em 1971 hayashi construiu o panic outro monoposto nao ha muito mais informaçoes a respeito destes carros alem de fotos mesmo a propria dome e bastante economica nos detalhes tudo indica que depois do panic hayashi deu uma pausa para descansar e se preparar para seu novo empreendimento a dome a empresa foi fundada em 1975 com um objetivo simples porem grandioso e dificil correr nas 24 horas de le mans a ideia era vender carros esportivos rapidos e exclusivos que pudessem ajudar a bancar a equipe de corridas guardadas as devidas proporçoes nada muito diferente do que enzo ferrari fez nos anos 50 a diferença e que a fabrica/escritotio da dome ficava em osaka no japao em um predio alugado uma pequena equipe de engenheiros e mecanicos incluindo o proprio hayashi trabalhou dia e noite para ter o primeiro prototipo pronto quase um trava linguas hein no fim de 1977 a tempo para o salao de genebra no inicio de 1978 o estilo do dome zero como o carro foi chamado era visivelmente inspirado pela escola italiana de design que estava começando a aflorar naquela epoca a dianteira baixissima o para brisa inclinado as laterais abauladas com uma linha de cintura bem definida e janelas estreitas a traseira comparativamente mais alta e as linhas retas em profusao os detalhes que tornavam o dome unico eram as luzes dianteiras com lentes laranja nao fica claro se eram farois auxiliares ou setas a area envidraçada generosa com janelas quase horizontais as numerosas entradas e saidas de ar e a cor prata davam ao conceito uma aura futurista/espacial mais acentuada que em seus contemporaneos era legal demais o pessoal em genebra tambem curtiu o dome zero como foi batizado o conceito frequentemente estilizado como dome 0 recebeu muita cobertura da imprensa e deixou muita gente curiosa a respeito de seu conjunto mecanico o dome zero era feito de fibra de vidro sobre uma estrutura tubular de metal as portas abriam para cima e revelavam um interior tao conceitual como o lado de fora com painel digital volante de dois raios e ainda mais linhas retas atras dos bancos ficava um seis em linha de 2 8 litros nissan o l28 praticamente igual ao utilizado pelo cupe 280z com comando no cabeçote 147 cv a 5 400 rpm e 21 6 mkgf de torque a 4 000 rpm alimentado por um sistema de injeçao mecanica o cambio era um zf manual de cinco marchas e era possivel ver parte do conjunto ao olhar por baixo do para choque traseiro atraves da tubulaçao de escape a suspensao usava braços triangulares sobrepostos nos quatro cantos e as rodas de 13 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira abrigavam freios a disco era um carro compacto com 3 98 m de comprimento 1 77 m de largura 98 cm de altura e entre eixos de 2 4 metros a altura minima do solo era de 13 cm e o peso total era de atleticos 920 kg os ocupantes ficavam muito muito espremidos dentro dele [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] logo que voltou ao japao hayashi recebeu uma proposta de uma fabricante de brinquedos para comercializar miniaturas do dome zero ele aceitou na hora era a oportunidade de começar a lucrar imediatamente com o conceito antes mesmo de coloca lo nas ruas como carro de produçao outras propostas se seguiram e hayashi ia topando todas foram estes contratos que permitiram que a dome construisse uma nova sede em kyoto e ainda desse um gas no desenvolvimento da versao de rua o obstaculo porem veio na hora de homologar o carro para a produçao o ministerio de transportes do japao tinha um regulamento bastante rigido e o processo era caro e demorado o que no fim das contas levou a dome a simplesmente desistir de colocar o zero no mercado japones diferentemente das grandes fabricantes do pais a dome simplesmente nao pode arcar com os custos da homologaçao hayashi porem teve outra ideia vender carros nos estados unidos o prototipo zero p2 era bastante parecido com o original mas tinha carroceria pintada de vermelho farois menores e a dianteira mais alta alem disso tinha para choques volumosos e retrateis para adequar se as leis de transito americanas que exigiam que a carroceria ficasse intacta em colisoes a ate 8 km/h um exemplar verde tambem foi feito acontece que paralelamente a dome começava a se preparar para correr nas 24 horas de le mans com o dome zero rl a versao de competiçao do zero que no fim das contas era bem diferente do conceito usava uma estrutura monocoque de aluminio tinha cinco metros de comprimento e trazia em posiçao central traseira um v8 cosworth dfv de tres litros e 487 cv infelizmente o prototipo sequer chegou a terminar a corrida de volta ao circuito de la sarthe em 1980 o dome zero rl terminou a corrida de 24 horas na na ultima posiçao [youtube id= vo9w7ci8vxa width= 620 height= 350 ] foi a deixa para que hayashi abandonasse pela metade o projeto do dome zero p2 e jamais voltasse a projetar outro esportivo para as ruas o sonho acabou no entanto a dome existe ate hoje ao longo das decadas a equipe de corridas da dome continuou competindo e tambem atuou como preparadora dedicada nao exclusivamente aos carros da honda
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