A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
História Zero a 300

Dome Zero: quando os japoneses fizeram seu próprio supercarro em forma de cunha

Supercarros vêm em todos os formatos e tamanhos, mas hoje em dia mas o layout mais comum ainda consiste em motor central-traseiro, dois lugares e perfil em forma de "cunha", com dianteira baixa e uma linha ascendente do bico à traseira. É de consenso geral que foram os italianos que criaram esta fórmula com o Lamborghin Miura, lançado em 1966 e vendido até 1973. É claro que há divergências – também em 1966, o protótipo da Ford para Le Mans, o GT40, ganhou uma versão de rua para homologação, e sua fórmula era parecida. Só que, em vez de um V12 transversal, ele tinha um V8 longitudinal. Em 1971 foi apresentado o primeiro conceito do Lamborghini Countach, desenhado por Marcello Gandini no estúdio Bertone – o mesmo autor das linhas do Miura. Suas linhas eram mais retas e limpas, transpirando modernidade e aerodinâmica, e ele foi um dos primeiros a estabelecer este estilo. Outros exemplos da mesma época são o Bizarrini Manta, assinado por Giorge

Matérias relacionadas

Operation Pineapple: quando três jovens escoteiros foram de Jeep de São Paulo ao Alasca (e voltaram!)

Dalmo Hernandes

De 240 a 370: o legado dos Z-cars da Nissan

Dalmo Hernandes

É assim que se vende um Suzuki Vitara do jeito certo

Dalmo Hernandes