nesta ultima quarta feira a ford anunciou que nao fara mais hatches nem sedas nos eua em vez disso a marca concentrara seus esforços em suas bem sucedidas picapes no mustang e em seu suv e nao pense que isto e apenas uma moda americana [gt40 content search= suv widget= 1 ] na europa com suas vias estreitas e cidades milenares um em cada tres carros novos sao suv no brasil um em cada cinco carros sao suv ate mesmo no japao o pais dos kei cars os suv estao se tornando uma febre o toyota cr h foi o quarto carro mais vendido em 2017 e a participaçao dos suv passou pela primeira vez dos 10% o mundo inteiro esta comprando mais suv e isso e um grande contrassenso sobre rodas — e com suspensao altinha nestes tempos em que executivos estao sendo presos e processados por fraudarem testes de emissoes e que niveis de consumo falsificados quebraram uma fabricante os engenheiros precisam se esforçar para operar milagres mecanicos para atender os governos e o publico eles precisam fazer um motor capaz de produzir 1 000 cv que possa rodar mais de 100 km com um litro de combustivel e depois de tudo isso ainda precisa expelir glade lavanda pelo escape surpreendentemente os engenheiros conseguem operar esse milagre e o que o publico faz compra milhares de suv que bebem mais e emitem mais gases indesejados tudo porque eles sao mais pesados que um carro com as mesmas dimensoes horizontais massa maior inercia maior e mais dificil acelerar e manter a aceleraçao de um carro mais pesado e ainda tem o outro lado dessas demandas do futuro os padroes de segurança alem de exigir emissoes de glade lavanda sem cfc os governos querem que os carros sejam seguros e as pessoas querem acabar com as mortes no transito mas querem que seus carros de duas toneladas seja seguro e aqui temos uma questao que atrapalha tudo um negocio chamado terceira lei de newton açao e reaçao quanto maior o peso pior o impacto em uma colisao com um obstaculo fixo nao deformavel — como um paredao de concreto por exemplo — o suv recebe de volta toda a energia aplicada sobre o obstaculo por ele proprio e como dar um soco na parede quanto mais forte mais doi em uma colisao contra um carro menor e mais leve e como socar uma latinha de fanta uva e tambem tem a questao do centro de gravidade mas eu preciso mesmo falar disso ok eu falo o cg mais alto torna o carro mais sujeito a capotamentos tanto pela aceleraçao lateral quanto pela inclinaçao causada em situaçao de fim de curso da suspensao etiqueta colada no quebra sol do ecosport pela propria fabricante por ultimo os suv tem outro problema com cidades cada vez mais cheias e transito cada vez pior qual o sentido de comprar um carro maior e nem sempre tem um aproveitamento de espaço proporcional ao seu porte maior compare os suv com as peruas equivalentes e voce vera que eles nao tem grande vantagem quando se compara porta malas e espaço interno o golf variant por exemplo usa a mesma plataforma e motor 1 4 tsi do tiguan e o volume de seu porta malas e apenas 10 litros menor — 605 litros vs 615 litros se voce comparar o ford kuga com o focus sw ambos vendidos na europa a perua tem uma vantagem de 114 litros o mercedes gle e o e touring tem uma diferença de somente 20 litros em favor do suv — ao custo de centenas de quilos e do equilibrio dinamico ai esta o contrassenso dos suv as pessoas se dizem preocupadas com as demandas globais — habitabilidade urbana emissoes consumo eficiencia — mas seus carros nao refletem isso o que nos leva a perguntar elas estao mesmo preocupadas com emissoes e consumo ou essa preocupaçao e tao verdadeira quanto a capacidade off road do toyota rav4 suponha que seja entao porque as pessoas desejam um carro que vai contra o que elas almejam para o mundo talvez porque eles reflitam algo que eles almejam como o visual lumberjack e a febre dos produtos e hobbies artesanais remetia ao passado mais simples em que era preciso fazer por conta propria o suv traz uma afirmaçao social e a concretizaçao motorizada de um estilo de vida — ainda que nao seja o seu estilo verdadeiro — meio como o cowboy da marlboro algo que combina com estes tempos em que se influencia mais parecendo do que sendo voce nao precisa saber fazer 30 tipos de no ou acender fogo sem fosforos ate por que isso ninguem ve basta ter um suv isso sem contar os fatores psicologicos o porte avantajado e a posiçao elevada alem da sensaçao fisica de superioridade talvez se confunda com uma eventual sensaçao de superioridade mecanica e social apesar do crescimento dos suv isso nao significa que eles irao dominar o planeta para sempre quem lembra das minivans ou dos carros de duas portas brasileiros dos anos 1960 1970 e 1980 alem disso note que eles sao 1 em cada tres carros vendidos na europa china e eua 1 em cada cinco no brasil e 1 em cada 10 no japao isso significa que a maioria dos carros ainda e formada por sedas hatches e peruas e isso nos faz questionar a decisao ousada da ford os sedas da marca ja nao sao lideres de mercado ha um bom tempo mas eles estao longe de ser um fiasco o fusion e o setimo seda mais vendido nos eua e o focus se mantem estavel nos ultimos dez anos mas por algum motivo a ford achou melhor parar de fazer os carros para se dedicar aos suv pode ter relaçao com uma serie de prejuizos que a marca vem acumulando nesse caso cortar os produtos que vendem menos que o previsto e concentrar seus esforços nos produtos que poderia gerar uma economia bilionaria [youtube id= uwfmwyxtrbe width= 620 height= 350 ] alem disso a ford ainda nao tem um modelo 100% eletrico como o bolt e esta bem atrasada no desenvolvimento de tecnologias autonomas essa economia bilionaria podera ser usada e provavelmente sera para tirar o atraso e desenvolver um eletrico afinal no futuro dizem as pessoas nao irao mais comprar carros e nem mesmo dirigi los dizem que no futuro iremos morar em bairros auto suficientes e usaremos o carro somente para deslocamentos mais longos que nao poderao ser supridos por nossas pernas ou pelo transporte publico e a ford — aqui representando o panorama geral das fabricantes de automoveis — esta mergulhando nas previsoes para o futuro que nao estao sendo escritas por elas proprias e isso nos traz de volta a contradiçao dos suv cada vez mais pessoas querem suv que remetem justamente ao contrario deste futuro que estao pintando um suv remete a liberdade a aventura ao desbravamento de novos caminhos a busca pelo desconhecido e nao ao confinamento em uma zona urbana perfeita na qual o carro e so uma ferramenta para conseguirmos o que nao esta ao nosso alcance talvez essa onda crescente dos suv seja um indicio da resistencia das pessoas a esse futuro sombrio para nos entusiastas as motivaçoes para se ter um carro ainda sao as mesmas de sempre ir de a ate b da forma mais confortavel possivel a forma muda mas o conteudo e o mesmo se os suv serao os guardiaes da direçao humana que sejam ao menos a ford nao esta matando o mustang o que diz muito sobre o futuro dos carros feitos para quem gosta de carros alem disso quem disse que os suv serao eternos
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