a historia do motor rotativo de felix wankel todo mundo conhece um cientista nazista fascinado por valvulas e motores rotativos sai da prisao em 1947 e funda um pequeno laboratorio de pesquisa em lindau as margens do bodensee lago constança e contratado para prestar consultoria a nsu de neckarsulm principalmente em valvulas rotativas para motores 4 tempos la convence a empresa a usar um eficiente e inovador compressor mecanico de seu desenho em motores de competiçao a geometria do compressor era uma carcaça com o formato do numero 8 mas bem alisado no meio dentro dele girava excentricamente um triangulo ovalizado suas tres pontas sempre em contato com a carcaça aberturas laterais na carcaça admitiam ar atmosferico num ponto e mais adiante expeliam ar comprimido era na verdade o motor wankel como conhecemos funcionando aqui como um compressor mecanico um blower psicodelico alemao felix wankel conseguiu aos poucos viabilizar seu novo motor de combustao interna na nsu a nsu era uma empresa pequena e nao tinha coragem de desenvolver um motor totalmente novo diferente de tudo que existia ate entao wankel era insistente e cheio de artimanhas; seu sonho foi adiante atrelado a pequena firma de neckarlsulm de qualquer forma aos poucos [caption id= attachment_252603 align= aligncenter width= 777 ] famosa foto de herr doktor felix wankel e seu primeiro motor funcional o dkm125 em 1957 [/caption] e foi por estar atrelado a uma empresa pequena que aparece outra caracteristica importante da historia do motor wankel o esquema de licenciamento depois de provar o motor viavel com alguns prototipos em 1957 a nsu resolveu arrumar parceiros para dividir o custo de desenvolvimento vendia licenças e o contrato estipulava que as inovaçoes deveriam ser divididas entre todos os detentores de licença um desenvolvimento colaborativo antes da palavra entrar em voga o resto da historia sabemos uma febre do wankel assolou a industria de 1965 a 1975 com todo mundo correndo para conseguir uma licença mas de um dia para outro bem no meio da historia ao fim dos anos 1960 emissoes de poluentes e consumo de combustivel ficaram extremamente importantes; justamente os calcanhares de aquiles do wankel antes irrelevantes o motor morre e apenas a mazda o mantem vivo em carros esporte algumas aplicaçoes especificas permanecem mas para todos os efeitos some mesmo assim a historia desse motor continua a nos fascinar simplesmente porque e uma historia de coragem e esperança na inovaçao tecnica como criadora de um futuro melhor hoje numa realidade triste onde apenas vontade politica dita o futuro automotivo e a maior novidade tecnologica e a melhora incremental nos antigos veiculos eletricos movida apenas por incentivo estatal parece positivamente incrivel que a industria tenha se dedicado a uma inovaçao tao grande quanto o wankel [caption id= attachment_252604 align= aligncenter width= 500 ] o wankel de maior sucesso o bi rotor automotivo da mazda simples e pequeno [/caption] hoje ninguem mais tentaria isso de vontade propria presos a seus empregos e sua segurança e posiçao social lideres sao hoje apenas titeres de corporaçoes acefalas seguindo roboticamente as exigencias socioeconomicas de um mundo cada vez mais regulamentado e de um publico cujas vontades esdruxulas sao atendidas ad infinitum sem se pensar na validade ou se arriscar algo diferente inovaçao e palavra facil em seus discursos mas algo nunca tentado na realidade na epoca do wankel sem medo de perder sua posiçao solida na industria lideres arriscaram tudo numa aposta tecnologica gigante alguns apostaram e perderam tudo mas sabendo que perder faz parte do jogo acataram seu destino sem choramingar hoje olhando com o beneficio da sabedoria que o passar do tempo nos traz sabemos que era uma furada homerica mas tal coisa e irrelevante olhando com os olhos de 1967 o wankel prometia um novo automovel menor mais leve com menos espaço dedicado ao motor mais potente mais veloz e com a suavidade de funcionamento de uma turbina de aviao uma inovaçao de verdade com vantagens tecnicas claras todo engenheiro que se preze queria entrar nessa revoluçao alem disso a caracteristica colaborativa e multifacetada tambem nos atrai a esta historia do wankel a maneira peculiar com que cada povo e empresa atacou seu desenvolvimento e muito interessante franceses abraçam com amor a novidade mas sem se dedicar o suficiente no desenvolvimento para acabarem numa imensa bola de fogo visivel da estratosfera japoneses mergulham no trabalho sem olhar para o lado por anos e quando levantam a cabeça um mecanismo perfeito nas maos ninguem mais quer aquilo a historia do wankel mistura tecnica inovaçao e a maravilhosa imperfeiçao humana como nenhuma outra [caption id= attachment_252605 align= aligncenter width= 688 ] os nsu ro80 em produçao em 1967 o futuro parecia brilhante para o wankel[/caption] e e por isso que voltamos mais uma vez a falar dele hoje num tema que ainda nao tinhamos coberto as motocicletas com motor rotativo wankel as nsu sempre foi um fabricante de motocicletas muito antes de fazer automoveis somado a isso as caracteristicas do motor rotativo casam perfeitamente com as necessidades das motocicletas uma pessoa pensaria que a nsu tentaria motos primeiro claro mas nao seu objetivo entao era se tornar um fabricante de automoveis apenas mesmo assim outros tentaram por muito mais tempo que se imagina e e essa historia que contamos hoje com voces em ordem cronologica as 10 motos com motor rotativo de felix wankel hercules w2000 a historia do wankel em motocicletas começa bem no centro da alemanha na cidade de schweinfurt sede da fichtel & sachs a empresa e antiga e famosa criou o cubo de bicicleta com rolamentos antes da virada do seculo xx e depois cresceu exponencialmente para motores dois tempos embreagens amortecedores e ate motocicletas nos anos 1950 era o maior fabricante de motores dois tempos da europa [caption id= attachment_252606 align= aligncenter width= 960 ] uma incrivel foto da sede da fichtel&sachs nos anos 1960 e tem gente que acha que usar bicicleta e novidade [/caption] o primeiro licenciado pela nsu para o wankel foi muito importante a curtiss wright americana comprou ja em 1958 uma licença para todo tipo de motor e exclusividade para os eua vendeu depois sub licensas para outros max bentele seu engenheiro chefe era outro alemao contemporaneo de wankel e muito fez para o desenvolvimento do novo motor mas a segunda licença vendida em 29 de dezembro de 1960 foi exatamente para a fichtel & sachs inicialmente apenas para motores a gasolina ate 12 hp mais tarde seria extendida para ate 100hp a empresa se tornaria a primeira a vender comercialmente motores wankel em 1965 uma pequena unidade de um rotor 108 cm3 6 5 cv a 5500rpm era extremamente compacto pesando apenas 14 kg e com carcaça e rotor refrigerados a ar [caption id= attachment_252607 align= aligncenter width= 229 ] o primeiro wankel comercial sachs km37 1965[/caption] parentese aqui todo motor wankel tem tres sistemas de refrigeraçao primeiro a vedaçao da ponta do rotor sempre refrigerada por oleo misturado a gasolina como um dois tempos mas em menor quantidade que este depois o rotor que pode ser refrigerado a oleo ou a ar esse ultimo no metodo inventado pela sachs; a mistura admitida passava por dentro do rotor para refrigera lo antes de ir a camera de combustao depois a carcaça que pode ser refrigerada a ar ou agua como o bloco num motor a pistao [caption id= attachment_252609 align= aligncenter width= 999 ] uma dkw w2000 identica a hercules w2000[/caption] a hercules por outro lado era tambem uma empresa antiga fabricava bicicletas desde 1886 no pos guerra utilizava predominantemente os motores sachs dois tempos em suas motos em 1963 em dificuldades financeiras acaba nas maos de seu maior credor a fichtel & sachs para expandir o uso do wankel em motocicletas a empresa desenvolve um novo e maior motor refrigerado a ar e uma nova hercules para ser a sua vitrine em 1970 e mostrada a imprensa o primeiro prototipo ainda com transmissao por carda o motor de apenas um rotor desloca 300 cm3 para 22 cv a 6500rpm e tinha um desenho futurista um grande ventilador era montado na sua frente os motores wankel eram extremamente quentes e mesmo em motocicletas refrigeradas a ar acreditava a sachs era necessario ventilaçao forçada em 1974 e colocada a venda batendo a suzuki por alguns meses a primeira motocicleta wankel do mundo a imprensa de epoca reportou muita coisa boa gostosa de se usar com suavidade potencia e dirigibilidade de primeira linha mas era extremamente cara mais que motocicletas bem maiores e mais potentes em 1976 ganharia um sistema de mistura de oleo a gasolina automatico e mais potencia agora 32 cv a mesma rotaçao na w2000 injection injeçao aqui claro era de oleo o motor usava um carburador bing durou apenas ate 1977 e nunca vendeu bem fruto principalmente de seu alto preço frente ao desempenho na inglaterra foi vendida com uma marca famosa la para motocicletas no reino unido a hercules w2000 era a dkw w2000 yamaha rz201 o terceiro licenciado pela nsu em 1961 foi a yanmar diesel do japao para motores a gasolina ate 100cv e diesel ate 300cv como a empresa era entao ligada a yamaha esta nao pode deixar de aproveitar o acesso e dedicar extenso estudo ao motor rotativo no salao de toquio de 1972 aparecia uma moto que parecia pronta para a venda a rz201 o projeto foi tocado em segredo tao grande que mesmo muitos funcionarios da empresa se surpreenderam por desconhece lo completamente o motor obviamente foi desenhado com cuidado para ficar bonito como deve ser em uma moto onde fica exposto sim um detalhe que parece obvio mas seria esquecido na sequencia pela suzuki era belissimo e obviamente diferente logo a primeira vista ajudado pela refrigeraçao a agua da carcaça que permitia um design limpo sem muitas aletas com dois rotores e 660cm3 tinha rotores refrigerados pela mistura de admissao como as hercules mas tambem ajudados por um sistema auxiliar a oleo dava 66cv a 6000rpm mas no mesmo salao era mostrado a tx750 com um novo bicilindrico a 4 tempos seria esse o futuro da yamaha e nenhuma rz201 foi vendida ao publico suzuki re5 em 1974 aparece a maior aposta no wankel em motocicletas a suzuki re5 a empresa de hammamatsu chegou tarde comprando a licença somente ao fim de 1970 mas como bons japoneses atacaram o desenvolvimento com uma voracidade incrivel mais de 20 inovaçoes foram patenteadas no desenvolvimento da re5 mas o resultado disso e que a simplicidade inerente do wankel uma de suas grandes vantagens ficou perdida numa complexidade de execuçao incrivel o carburador por exemplo era acionado por 5 cabos diferentes existiam dois sistemas de igniçao separados oleo e agua tinham radiadores e bombas separadas a moto acabou enorme pesada e complexa o motor tinha carcaça refrigerada a agua rotor refrigerado a oleo com radiador e ainda existia mistura automatica do oleo na carga de admissao para lubrificar as pontas do rotor um rotor e 497 cm3 para 62cv a 6500rpm o desenho externo futurista com mostradores numa lata de tema redondo para evocar rotaçao rotativo era de giorgetto giugiaro em um de seus piores momentos o motor estranhamente parecia uma maquina industrial de funçao desconhecida parece que nenhum cuidado com aparencia foi gasto ali a mecanica em si era muito boa a garantia era extensa prometendo durabilidade a moto ate hoje admirada para uso em viagens longas principalmente com sua suavidade extrema e estabilidade a altas velocidades sem muitas curvas fechadas devia na verdade ter recebido uma carenagem completa e malas para ser um competidor da honda goldwing por exemplo e esconder o feio motor mas no fim era uma moto normal do tipo que chamamos hoje de naked ou sjb standard japanese bike muito pesada 260 kg cara demais e pouco potente a suzuki mesmo oferecia a sua famosa water buffalo a gt750 de dois tempos refrigerada a agua muito mais veloz e barata outro fracasso para o wankel em motocicletas em 1976 os instrumentos esquisitos de giugiaro somem para um aspecto mais convencional no modelo re5 a mas nao muda nada no grande esquema das coisas e descontinuada ao fim do ano levando com ela um mar de dinheiro investido pela pequena empresa conta a lenda que os diretores da empresa pessoalmente supervisionam os ferramentais serem jogados sumariamente ao mar nunca mais queriam ver aquilo de novo hercules kc 30 gs enduro em 1976 a hercules tenta uma nova moto wankel agora uma fora de estrada usava outro motor diferente da w2000 o sachs kc31 de um rotor deitado horizontalmente a moto com refrigeraçao a ar na carcaça e rotor deslocava 294cm3 e dava 35cv a 7000rpm pouquissimas motos foram fabricadas numa epoca em que toda a febre do wankel ja estava esfriando consideravelmente quase um estudo apenas existiu apenas no ano de 1976 van veen ocr 1000 enquanto tudo isso acontecia uma tangente desta historia se desenrolava na holanda henk van veen era concessionario da marca kreidler alema especializada em motos de 50 cm3 dois tempos van veen conhecia o mercado era um entusiasta das motocicletas e patrocinava vitoriosa equipe de competiçao com as pequenas kreidler mas sabia ali ao inicio dos anos 1970 que o futuro estava em motos grandes com motor 4 tempos como as novas multi cilindro que vinham do japao a soluçao de van veen e pragmatica decide criar sua propria moto comprando um interessante motor disponivel comercialmente entao o comotor 625 um bi rotor automotivo com carcaça refrigerada a agua e rotor a oleo 996 cm3 e 107 cv a 6500rpm a comotor era uma joint venture da nsu com a citroen para produzir motores wankel automotivos em luxemburgo com uma enorme e equipadissima fabrica criada pela marca francesa pierre bercot famoso lider da citroen nao queria pagar licença nem royalties para a nsu e entao convence a empresa alema a criar a comotor e assim vender motores para quem assim desejasse independentemente de licenças e desenvolvimento a ideia era incentivar o uso facilitar empresas a adotarem a novidade e e claro fornecer motores a citroen sem precisar pagar royalties esperto o bercot [caption id= attachment_252618 align= aligncenter width= 999 ] citroen gs birotor a fonte do motor da van veen ocr 1000[/caption] mas como sabemos estava fadado ao fracasso o citroen gs birrotor de 1974 e acabou cinco minutos depois de aparecer por causa da durabilidade inexistente do motor as poucas unidades vendidas foram rapidamente recolhidas e destruidas levando com elas um investimento monstruoso uma fabrica equipadissima e a carreira de pierre bercot ralo abaixo na verdade o fracasso da comotor ajudou tanto a nsu quanto a citroen a falir citroen se juntaria a peugeot e a nsu a audi vw mas van veen comprou um lote de 100 motores antes disso e com eles criou sua ocr 1000 a moto era bonita extremamente bem projetada e bem feita com componentes de primeira linha seu desempenho apesar do alto peso era otimo mas ja era tarde ninguem acreditava mais no wankel depois do fracasso do nsu ro80 e da citroen mesmo se em motos suas desvantagens de emissao e consumo fossem irrelevantes a natureza artesanal das motos holandesas tambem forçava preço altissimo apenas 38 unidades foram vendidas de 1978 ate 1981 em 2011 mais 10 motos foram fabricadas por um entusiasta que comprara o espolio da marca norton p41 interpol ii o ultimo e talvez mais interessante capitulo do wankel em motocicletas começa ao fim da outrora enorme industria inglesa e muito depois do fim da febre do wankel no inicio dos anos 1970 nos anos 1960 um engenheiro da bsa inglesa chamado david garside compra um motor rotativo da fitchel & sachs monta em uma moto bsa starfire para estudar a viabilidade passa anos a estuda lo profundamente conduzindo testes extensivos ato continuo começa a fazer sua propria moto wankel desenhando um birrotor refrigerado a ar a ser montado transversalmente no quadro da moto inclinado para frente de modo que a carburaçao ficasse acima e o escape abaixo o colapso da industria de motos inglesa atrapalha aqui a moribunda bsa e comprada pela norton em 1973 a norton tambem estava diminuindo de tamanho vertiginosamente a ultima norton commando foi montada em 1975 mas resolve continuar o projeto de garside aos trancos e barrancos mas sem parar em 1983 coloca 350 motocicletas com o birrotor wankel na mao da policia bombeiros e o famoso rac royal automobile club que presta socorro mecanico nas estradas inglesas sim a ironia de equipar as equipes de resposta rapida inglesas com motocicletas experimentais inglesas com motor wankel nao escapa a ninguem piada pronta mas a ideia e boa usando uso severo como laboratorio em cooperaçao com estas agencias que sempre tinham motos estepe a norton faz um programa de desenvolvimento eficientissimo ao final dele as motos eram extremamente duraveis confiaveis e eficientes na funçao mas a empresa estava praticamente falida norton p43 classic durante os anos 1980 a norton passa por varias divisoes donos e encarnaçoes sem vender quase nenhuma moto em 1987 e dividida de novo e a marca de motocicletas e relançada com uma versao civil da moto de policia sem carenagem a norton classic apenas 100 motos sao produzidas vendidas a alto preço para financiar o projeto seguinte a norton classic porem era tranquilamente a melhor moto wankel ate ali incrivelmente uma moto bem acertada e universalmente adorada por todos que ja a pilotaram o motor aqui exposto tinha um desenho tecnico bem cuidado quase que mostrando como era sua configuraçao em uma olhada apenas dois rotores refrigeraçao da carcaça e do rotor a ar 588 cm3 a potencia e a rotaçao maxima impressionavam 79cv a 9000rpm norton p52/p53 commander em um paper da sae de 1982 falando de como chegara em seu primeiro motor garside dizia refrigeraçao liquida foi considerada brevemente no inicio mas foi rejeitada porque nao seria aceitavel para a grande maioria de clientes no mercado de motocicletas hoje motos de refrigeraçao a agua sao lugar comum e sem duvida se soubessemos disso uma decisao diferente seria tomada em 1988 conserta este erro com a commander em versoes civil p53 e de policia p52 a refrigeraçao a agua da carcaça nao so melhorou a durabilidade do wankel birrotor como tambem liberou mais potencia agora eram 85cv aos mesmos 9000 rpm mas a norton nao era mais uma empresa de volume; apesar de relativo sucesso em seu nicho apenas pouco mais de 250 motos sao fabricadas de 1988 a 1992 norton rcw588 paralelo ao lançamento da commander um grupo de funcionarios dedicados consegue viabilizar uma equipe de competiçao com o patrocinio famoso john player special uma moto de competiçao e desenvolvida com componentes de chassis de primeira linha e o motor refrigerado a agua preparado para 140 cv e o inicio de uma longa serie de motos de corrida baseadas no motor wankel da norton a equipe jps tem sucesso steve hislop vence o senior tt da ilha de man em 1992 primeira vez da norton desde 1961 ian simpson vence o campeonato ingles de superbike em 1994 apesar do programa acabar junto com a norton ao fim dos anos 1990 uma serie de entusiastas permanece competindo com o wankel ingles desenvolvendo o cada vez mais notoriamente a empresa de brian crighton crightonracing com ainda hoje oferece a venda uma motocicleta de corrida equipada com um motor de competiçao chamado rotron rt700 baseado no norton agora com 700cm3 e 200cv norton p55 f1 jps em 1989 aparece a ultima norton wankel de rua a f1 uma versao da rcw588 para as ruas a f1 era oferecida apenas na decoraçao nas cores preto e dourado da jps como as motos de corrida o motor refrigerado a agua dava 90cv e um desempenho comparavel as supermotos da epoca mas e claro que a produçao permanecia pequena artesanal e o preço estratosferico no meio dos anos 1990 a norton fecha as portas algumas tentativas de revive la aparecem de tempos em tempos mas nada em escala industrial seria o motor wankel para motos devia ter dado certo mas uma combinaçao de tragedia financeira em automoveis baixa confiança do publico em sua durabilidade e aplicaçao mal feita pelos pioneiros acaba por fazer a aplicaçao ainda menos comum que a de automoveis onde a mazda manteve o motor vivo por muito tempo a norton quase conseguiu fazer o mesmo mas foi impedida pelo colapso da industria de motos inglesa inevitavel claro queimar oleo no motor hoje e crime inafiançavel e ate o mais popular dois tempos com pistao morreu faz tempo no fim apenas mais um grande motor para motos mas definitivamente relegado as paginas da historia
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