FlatOut!
Image default
Mercado e Indústria Segredo

Downsizing nacional: veja quais motores turbo serão lançados no Brasil nos próximos anos

Talvez você tenha encarado o Volkswagen Up! somente como um hatch popular com um desempenho pra lá de divertido — e você tem razão nisso. Mas o lançamento da Volks representa algo muito maior: ele marca o início da popularização do downsizing no Brasil. E retoma a iniciativa pela indústria nacional, abandonada pela mesma Volkswagen depois do Gol 1.0 Turbo. Não, a marca alemã não irá revolucionar o mercado sozinha, mas ela foi a primeira a trilhar o caminho que diversas outras empresas andam preparando. Além da Volks, pelo menos outras cinco fabricantes preparam a construção de motores turbinados no Brasil. Pode não parecer novidade, mas é. Excluindo o Gol 1.0 Turbo, do começo da década passada, os demais modelos sobrealimentados por turbo fabricados no Brasil usaram motores importados. Pode citar qualquer um: Fiat Uno Turbo, Tempra Turbo, Marea e Marea SW Turbo, Punto, Linea e Bravo T-Jet, VW Golf GTI, Audi A3, Renault Fluence GT, Peugeot 2008, 308, 408 e os Citroën C4 Lounge, D