talvez voce tenha encarado o volkswagen up somente como um hatch popular com um desempenho pra la de divertido — e voce tem razao nisso mas o lançamento da volks representa algo muito maior ele marca o inicio da popularizaçao do downsizing no brasil e retoma a iniciativa pela industria nacional abandonada pela mesma volkswagen depois do gol 1 0 turbo nao a marca alema nao ira revolucionar o mercado sozinha mas ela foi a primeira a trilhar o caminho que diversas outras empresas andam preparando alem da volks pelo menos outras cinco fabricantes preparam a construçao de motores turbinados no brasil pode nao parecer novidade mas e excluindo o gol 1 0 turbo do começo da decada passada os demais modelos sobrealimentados por turbo fabricados no brasil usaram motores importados pode citar qualquer um fiat uno turbo tempra turbo marea e marea sw turbo punto linea e bravo t jet vw golf gti audi a3 renault fluence gt peugeot 2008 308 408 e os citroen c4 lounge ds3 ds4 ou ds5 tudo de fora com o inovar auto e a exigencia de mais eficiencia energetica nao havia outro caminho que nao o de adotar turbo nos motores feitos aqui ou renovar todos eles ao entrevistar o diretor geral da honeywell christian streck no ano passado ele me disse que os turbos nacionais so começariam a aparecer em 2016 mas que em 2018 ou 2019 a unica maneira de atender as novas regras seria com a adoçao de turbos streck certamente se referia a sua propria empresa com a qual tres fabricantes mantinham conversas firmes de fornecimento a borgwarner acabou se antecipando a concorrente e com muito investimento mudou de campinas para itatiba/sp para poder ampliar sua capacidade de produçao de turbocompressores foram investidos r$ 70 milhoes na mudança para uma capacidade anual de ate 500 mil turbos leves por ano fornecedor nenhum faria um investimento deste porte para atender apenas uma empresa alem da volkswagen a borgwarner deve fornecer seu turbo b01 tambem para a psa dona das marcas peugeot e citroen que fabricara segundo a automotive business o motor 1 2 de tres cilindros eb puretech em porto real no rio de janeiro este novo motor que rende entre 110 cv e 130 cv na europa pode ter uma versao de cilindrada menor por aqui para aproveitar o ipi mais baixo equipando versoes mais em conta do citroen c3 e do peugeot 208 e o 1 2 turbo pode substituir com folga os motores 1 5 e 1 6 a honeywell por sua vez investira entre us$ 5 milhoes e us$ 10 milhoes para fabricar no brasil os modelos ngt10 e ngt12 voltados a motores flex em sua unidade em guarulhos que ocupa apenas 30% do terreno que tem disponivel e o que explica o investimento ser tao menor que o da borgwarner alem de nao haver a necessidade de mudar de fabrica os volumes iniciais de produçao estimados em 100 mil unidades por ano para compensar o investimento tambem ajudam a entender um dos possiveis clientes da honeywell e a gm com sua nova linha de motores de tres cilindros que devem ser produzidos na fabrica de joinville quem tambem deve receber as turbinas e o motor da segunda geraçao do cruze atualmente importado da coreia do sul ele sera fabricado na planta de rosario na argentina fruto do projeto phoenix ele equipara o novo cruze que tambem sera feita por la fala se no 1 4 de 152 cv mas o pessoal do argentina autoblog que acompanha isso muito mais de perto crava que o motor sera 1 5 com 160 cv o que faz sentido para um seda medio em nosso mercado o torque em baixa tem de ser mais expressivo outra que deve comprar turbocompressores da honeywell e a ford mas eles nao equiparao o motor 1 0 a principio o escolhido sera um 1 5 tambem de tres cilindros da familia dragon como adiantaram os amigos do site autos segredos ele sera usado para substituir os atuais 1 5 e 1 6 de quatro cilindros da marca com potencia estimada em 130 cv mas e capaz de ir muito mais longe com potencias de ate 184 cv ate agora o que o colocaria tambem como otimo substituto do 2 0 duratec existe a possibilidade de o 1 0 da marca se tornar um ecoboost tudo vai depender de como o mercado brasileiro reagira ao up se ele vender bem a ford pode antecipar os planos mas tudo indica que ela fara uma aposta mais conservadora trazendo primeiro o motor 1 5 turbo de tres cilindros que sera vendido em um segmento de mercado menos sensivel a preço para depois voltar seus olhos aos modelos de entrada por fim quem tambem deve ter turbinas garrett fabricadas pela honeywell em seus motores e a honda a estreia do novo motor um 1 5 de quatro cilindros deve acontecer com a chegada da nova geraçao do civic esperada para 2016 como tambem ja antecipamos ele sera o substituto dos motores 1 8 e 2 0 atuais rendendo algo entre 190 cv e 225 cv mas a honda nao deve parar por ai o substituto do motor 1 5 do honda fit deve ser um 1 0 de tres cilindros turbinado que sera adotado no mundo inteiro ele tera cerca de 130 cv e torque na casa dos 20 mkgf os dois motores terao injeçao direta como o 1 0 tsi da volkswagen como dissemos o motorzinho que agora temos entre nos e so o primeiro fio de agua escapando da barragem depois dele vem uma enxurrada novos produtos com alta tecnologia grande rendimento energetico e capazes de colocar o brasil em sintonia com o restante do mundo olivier françois ceo da fiat disse a automotive news europe que a culpa de a marca nao ter um carro mundial e do brasil talvez essa onda de renovaçao nos reserve um lugar melhor no mundo e uma culpa a menos para carregar
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